Cravo, Espineta, Clavicórdio e outros instrumentos

    Autor Mensagem
    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04


    Estive vendo outro dia, num livro chamado "Instrumentos que contém teclado", esses instrumentos. Sei que a maioria desses são bem antigos, mas ainda são usados? Clavicórdio, Espineta, Cravo (esse eu sei que se usa. Até em orquestra, né?). Tem um órgão tb que parece que ocupa uma sala inteira e tal. O Pianista talvez saiba explicar isso, mas quem aí souber algo a respeito, estou aberto às explicações! :)
    Valew!!

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O cravo acho que todos já sabem o que é. Clavicórdio e espineta, são dois instrumentos da família de piano, surgiram com cordas de latão, lá pelo sec. XV. Primeiro veio o clavicórdio, pequeno, com poucas corda e pouco som, aí algum músico resolveu fazer uma espineta, que é a mesma coisa, mas ocupando o maior espaço disponível, um instrumento bem longo, para produzir mais som. Mesmo assim o som desse instrumento ainda é muito baixo, perto de um piano.

    Os dois são usados em concertos de música barroca ou recitais do gênero, Bach, Vivaldi, Purcell, tem muita música para eles. Mas a orquestra nunca é muito grande, exatemente por terem o som baixo demais.

    Quanto ao órgão, eu creio que seja o órgão de tubos, que pode ter até mais de 10 mil tubos, tem um som monstruoso, lindo de mais. E ocupa um espaço considerável, hehe.

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valew, pianista! Brigadão!

    Siul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Leandro, ótima pergunta.
    Pianista, outro dia vc me aconselhou comprar as 23 peças fáceis de Bach. Comprei o livro 14 peças fáceis, extraída do diário Anna Madalena, segunda mulher de Bach.

    Não poderia ficar de fora dessa pergunta, hehe.

    Você sabe onde vende esses instrumentos, quanto custa, e que tamanho tem a espineta?

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Siul
    O Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach, outro livro essencial para se começar piano. Boa aquisição!

    Quanto a pergunta dos instrumentos, agora complico. Aonde, provavelmente na Europa e EUA, inclusive por serem instrumentos não tão tocados hoje em dia. Já o cravo devem existir fábricas no Brasil. Acho, não é certeza.

    A espineta tem por volta de 1m a 1,70m, pode variar bastante.

    Já o preço eu não vou saber repsonder, não faço nem idéia. Inclusive porque nunca vi vendendo. :P

    Espero ter ajudado.

    Siul
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Obrigado pianista. Estou no quinto minueto deste livro.
    Se eu não conseguir comprar um desses instrumentos, um dia quero pelo menos ter o prazer de tocá-los, nem que seja no museu.

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Siul
    Que exagero, hahaha. Basta ir em algum conservatório de música ou uma boa escola (de música óbvio) que você encontra um cravo ou um clavicórdio. Só a espineta que fica meio difícil achar.

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ai ai...
    Eu comprei o 23 peças fáceis...
    Mas ainda não consigo tocar
    :~~~~~~~~~

    Comprei o volume 2 do metódo que eu to estudando...
    Acho que no fim dele eu vou estar apto a tocar
    :P

    Eu aprendi primeiro a tocar teclado, agora que eu estou entrando mais em piano, então, as vezes a mão esquerda não responde muito bem...

    mas é isso aí...
    alguém sabe um link de foto de um cravo? eu nunca vi.
    :(

    valeu

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    dan_nsh
    É só treinar, você consegue.

    http://www.enciclopedia.com.br/MED2000/MED2000A/IMAGE/CRAVO.htm

    A propósito, nesse mesmo site, tem foto de diversos insturmento, quem não conhece, vale a pena dar uma olhada.

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Me senti orgulhoso de mim mesmo esses dias! Consegui tocar, lendo a partitura, a 1ª Valsa (só não diz de quem é). Mas o ruim é q esse livreto é de 1950. Comprei nos livros usados! Aí está tudo em clave de sol. Nada está em clave de fá. Quero treinar a leitura da clave de fá tb. Quanto custa um livro desse de peças fáceis? É fácil encontrá-lo?
    Legal que meu tópico está sendo construtivo! hehehe Todos nós estamos aproveitando, até mesmo aprendendo com O Pianista, que já até considero meio que nosso professor! hehehe. Obrigado pela força, O Pianista!! :)

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    LeandroDoria
    Que isso, disponha, é muito bom saber que estou ajudando vocês, ainda que pouca coisa, é um prazer!! :)

    Acho isso o importante do fórum, todos aprendermos com todos e nos ajudarmos.

    LeandroDoria
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Com certeza!! :)

    Cláudia_Loureiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    cravo eh uma coisa muito lindaaaa =) adoro seu som , ... sem falar nas pinturas =)))))))

    macaco veio
    Veterano
    # out/04
    · votar


    vai gostar de pau velho assim la longe eu queria tocar eh no instrumento do Elton John.

    Videomaker
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Videomaker
    · votar


    Siul
    Você sabe onde vende esse instrumento e quanto custa???


    Aqui um DOC falando sobre o CRAVO...!!!
    Para conseguir assistir é necessário ter conta no youtube, por ter sido patrocinado por um canal de bebidas alcóolicas...!!!



    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    cravo é melhor aproveitado em música barroca. É derivado de instrumentos menores ainda, os virginais da renascença. É um instrumento sem capacidade de dinâmica, ou seja, o volume de som é um só não importa se você toque forte ou pianíssimo.

    clavicórdio era usado principalmente nas casas como instrumento de treino, pelo pouco som que gerava. Mas gozava ao que parece do gosto de Bach e principalmente seu filho Carl Philip. Era um instrumento experimental assim como o nascente piano de então e assim como esse também permitia dinâmica. E mais: permitia vibrato 0_o Mas tem um sonzinho meio brega em comparação com o maravilhoso trimbre metálico do piano...

    espineta acho que é um piano pequeno...

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    macaco veio
    vai gostar de pau velho assim la longe eu queria tocar eh no instrumento do Elton John.

    o instrumento do Elton também é véi, véi kkkkkk

    Videomaker
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Voltando ao assunto...!!!
    Além do timbre, eu acho esse instrumento muito fantástico, porque ele não é produzido em alta escala, "pasteurizados" igual aos pianos.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Adoro o som do cravo.

    Este Takahashi é um artesão de mão cheia muito caprichoso.
    Feliz quem pode ter um Cravo deste a começar pelo espaço necessário.

    Videomaker
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Adler3x3
    Adoro o som do cravo.

    Muito show mesmo..!!!
    Depois desse documentário aí que fiquei fascinado por esse instrumento...!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    porque ele não é produzido em alta escala, "pasteurizados" igual aos pianos.
    hoje se analisar bem verá que nem pianos são fabricados em escala como era antigamente a uns 50 anos, cadê as fabricas do brasil, só tem uma que dizem que está importando tudo


    outro fato é questão de sonoridade + estilo musical + história..
    o cravo teve sua fama no período barroco depois disso foi jogado as traças quando surgiu o piano

    um problema é que nem tudo que foi composto para tocar em piano se consegue tocar no cravo, músicas de Chopin e Liszt entendo que não soariam com a mesma beleza que soam no piano tenho o mesmo pensamento com músicas contemporâneas que além de "notas" tem todo um lance de harmônicos dissonâncias uso de pedal e etc.. que não tem no cravo

    o outro fato é que praticamente tudo que foi composto para cravo soa bem no piano

    então alguém só compraria um cravo caso fosse um músico que estuda música barroca
    alguem compraria um piano só pra tocar qualquer coisa, de bach, mozart, tom jobim e richard clayderman

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    É um instrumento sem capacidade de dinâmica, ou seja, o volume de som é um só não importa se você toque forte ou pianíssimo.

    Não tem a dinâmica de um piano, mas isso é mito.


    o cravo teve sua fama no período barroco depois disso foi jogado as traças quando surgiu o piano

    Claro que a fama do piano é de longe insuperável, mas ao contrário dos outros instrumentos de teclas que citaram, que estão mais restritos a repertório de época, o cravo teve um revival forte no começo do século 20.

    Até criaram versões maiores e mais robustas dos instrumentos, mas parece que mais tarde o design tradicional acabou prevalecendo por conta da qualidade do timbre.

    Já até li que boa parte do reconhecimento/versatilidade e do uso em música popular que existe hoje, se deve a esse revival.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    o cravo teve um revival forte no começo do século 20.
    sim, pelo menos eu vejo que até a música barroca em si teve, quando comecei estudar orgão e depois piano em conservatório, não se ouvia, falar em grupos montando um grupo de música barroca, ou conservatório com aulas de cravo eram muito poucos, hoje se encontra isso muito mais facil

    porém, o "revival" que vejo e com música do próprio período e de coisas contemporâneas, mas o cravo pela sua sonoridade e mecânica acaba tendo coisas que não vira em outros instrumentos, por exemplo, eu consigo adaptar "clair de lune do debussy" e tocar isso em um orgão, o que é nota grave presa no pedal do pianodá pra jogar para a pedaleira do orgão, mas a segunda pagina dela entendo que ficaria ridícula ao cravo
    consigo imaginar a sonata em Dó do mozart ao cravo, mas não vejo soar bem a apassionata beethoven

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    fernando tecladista
    Agora que você falou, nem sei se essa retomada de interesse se deve boa parte a esse interesse renovado pela música barroca.

    Mas o revival nem é apenas pela música antiga, mas em composições novas também. Num "esforço" conjunto de intérpretes proeminentes (acho que a Wanda Landowska é o grande destaque) e compositores se fez muita coisa nova pro cravo.

    De grandes compositores, lembro do Poulenc e o de Falla. Fora os compositores modernos (Xenakis, Ligeti, Glass...). O cravo não é tanto um instrumento de nicho (como é o caso dos outros).


    mas o cravo pela sua sonoridade e mecânica acaba tendo coisas que não vira em outros instrumentos
    Sim! Concordo plenamente! Muito do repertório romântico e posterior é pensado nas capacidades do piano acústico.

    O grande trunfo do piano é o leque imenso de timbre e dinâmicas. Com um pouco de estudo e experiência dá pra emular os timbres do órgão, do próprio cravo, de algumas seções da orquestra e outros instrumentos. Nesse quesito perde pros instrumentos eletrônicos de tecla, mas ainda assim acho que (o acústico) é insuperável na expressividade. Já o cravo é muito mais limitado e me irrita às vezes, hhauehua...

    E falando de particularidades, também tem coisas que só o cravo consegue fazer. Não sei já ouviu o Continuum do Ligeti, mas a premissa básica era explorar o conceito de continuum (mais ou menos a partir de 18 notas/sons por segundo, elas deixam de ser percebidas como sons individuais - ou algo assim), onde só no cravo se consegue tocar tão rápido.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    TG Aoshi
    Não sei já ouviu o Continuum do Ligeti
    vou ouvir!!

    Videomaker
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    TG Aoshi
    já ouviu o Continuum do Ligeti?


    Eu assisti o vídeo no youtube e não gostei...!!! :-(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cravo, Espineta, Clavicórdio e outros instrumentos