Aulas de síntese, será que teria retorno?

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: silvG8


    Bom, eu estava pensando outro dia o que poderia fazer em relação a dar aulas e tive essa idéia de dar aulas sobre síntese, particular, em casa ou na casa do aluno.

    O que acham dessa idéia? Será que teria algum retorno? Se tivesse algo do tipo onde moram, arriscariam?? Será que faço alguma coisa em relação à primeira aula, não cobrando e conhecendo um pouco do instrumento do aluno?

    Que preço seria justo? A princípio pensei em R$40-45/aula pois teria o gasto do deslocamento, etc. e o fator ter de estudar para ensinar no teclado do aluno.

    Esperando a opinião do pessoal... valeu!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ué ... prepare um material básico, faça a propaganda e veja no que dá ... mas ó ... use da tecnologia, internet e web CAM fazem as fronteiras ficarem looooooooonge!

    silvG8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    _BLACKMORE_
    Aí que tá, eu preferia algo mais local, mesmo que para poucos alunos. Acho que não faz muito sentido ficar usando webcam para dar aula. Não vejo sentido nisso nem para outras coisas, muito menos para música. Bom, acho que vou começar a preparar um material básico, provavelmente sem divulga-lo e vou vendo no que dá. Obrigado por responder!

    Esperando mais opiniões do pessoal... antes de ter trabalho gostaria de ter um feedback.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    silvG8
    Meu atual professor me dá aulas de sintese, o cara manja pra caramba, tambem disso (ele que me dá as aulas de piano clássico), não tem material apostilado não, talvez por eu já correr atrás por conta própria de muita coisa ou porque tenha poucos alunos com interesse nesta área

    Eu vejo a complicação em um ponto, estamos lá estudando a sintese substrativa, a primeira aula ficamos apenas no básico ADSR, partindo para os elementos básicos, OSCs, Ondas, Filtros, ... aquele apanhadão dos regimentos deste tipo de sintese, aí chega o momento x: em que equipamento vamos ter aula???

    No dele, um Triton Classic, no meu Kronos, no Ipad, nos VSTs... em que tipo de software ou equipamento seria mais didático, foi nesse ponto que eu e ele se pegamos, tinha até perguntado por aqui algo a respeito disso

    Resultado é que eu achei melhor aprender sintese nos meus equipamentos, achei mais fácil assim, por ter acesso imediato a eles aqui em casa, o primeiro mês foi fácil carregar o Kronos, empolgado com as aulas de sintese, depois cansei, comecei levar o Ipad, o qual silvG8, você que tem um, acho que vai ser o melhor instrumento didático, tem os synths mais simples, é super leve de levar, dá para visualizar facilmente o que está acontecendo, e você já tem grande dominio de vários synths bem didáticos como o sunrizer vai ser uma mão na roda

    Ultimamente, ainda mais preguiça de carregar equipamentos para as aulas (as vezes até a pasta de aula fica díficil de lembrar), passamos a utilizar tambem alguns VSTs no controlador que tem lá na sala de aula, mas tambem pensei em comprar o emw de 450 conto só para isso, aprender os rudimentos da sintese

    Meu professor não tem preço diferenciado, ele faz a aula particular totalmente personalizada para o aluno, 35,00/hora, ele vai ensinar o que o aluno está precisando e está interessado, no estágio que eu estou com ele, ele me pede para tentar recriar do Init, timbres de músicas diversas, coisas fáceis como o inicio da Tom Sawer, Final Countdown, Michel Jarre, e por aí vai, ele tem noção pra caramba disso, e os timbres mais conhecidos ele conseguiu me guiar tranquilamente para chegar em resultados interessantes

    Estou focando este ano novamente para o piano clássico, mas não tem como deixar de lado mais a sintese, fiquei viciado nesta praga, tenho achado até mais prazeroso criar uma sonoridade minha, exclusiva, do que fazer uma sonata (estou maluco com as de Bethoven), mas como quero ver se nos próximos anos (13 ou 14) eu tente a prova para partir para o técnico (7,8,9 anos), mas isso já estou fugindo do assunto hehe

    É isso aí, até mais

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: tiagoalvez2010
    · votar


    silvG8
    Isso é o que procuro, pois tenho muito interesse em aprender sobre síntese, mas ainda não achei aki na minha região alguém para me dar aulas. Eu pagaria o preço que vc citou satisfeito. Vejo que vc gosta do assunto... Boa iniciativa de repassar seu conhecimento, parabéns...

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olha, honestamente acho que vai ser difícil você achar aluno, já que a maioria dos tecladistas não tem interesse em aprender isso. Já tentei passar síntese pros meus alunos e foi frustrante, infelizmente ainda há muita resistência, pessoal torce o nariz e "acha tudo complicado", por mais simples e básico que seja o tópico.

    O que é uma pena, já que é um puta conhecimento bacana e que faz muita diferença no resultado do som que o cara faz. Pra mim é brutal a diferença de um tecladista que programa pra outro que é "tocador de preset".

    Temos um universo a ser explorado com cada synth em relação a síntese e à própria programação do teclado -fazer splits, layers, configurar efeitos, sequenciamento, etc. E tem gente que não está nem aí pra isso, ignora, tem preconceito ou nem se dispõe a aprender o básico, se fecha naquele pré conceito idiota de que "Ah, isso é tudo complicado", ou, pior ainda "Ah, eu não sou programador, sou TECLADISTA" (como se programar teclado não fosse coisa de tecladista).

    Enfim, prepare-se para se frustrar, hahaha. Você deve dar aula de piano clássico, não dá? Não sei com você, mas aqui o pessoal se entedia só de eu falar de técnica, e olha que geralmente pego o báásico mesmo, e é algo pra ele "TOCAR MESMO" (como eles dizem). Imagine falar de síntese?

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Quem me dera aulas de síntese... Vou precisar muito.... Será que há alguém aqui em Salvador disposto a isso? Queria umas aulas personalizadas de sequenciamento também...

    E concordo com o SilvG8, as aulas têm que ser presenciais, no equipamento do aluno!

    silvG8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano
    Eu faria algo um pouco diferente do que ele propôs... o objetivo era ensinar o aluno a usar o seu teclado para sintetizar, e não com um propósito de apenas criar timbres de synths, mas também aplicar isso a timbres básicos para torna-los próprios. Interessante foi a idéia proposta de levar junto o iPad que realmente seria uma mão na roda. Quanto ao dominar os programas mais básicos, não é assim... quando "dominamos" e entendemos o que cada coisa faz basta aplicar o conhecimento, independente da interface. Eu por exemplo não sou muito bom em FM, é algo que preciso conhecer mais, mas é raro em teclados atuais.

    Acho o EMW uma máquina muito interessante pela qualidade dos filtros analógicos, etc. mas acho que pra você não teria vantagem este modelo menor. O ideal mesmo, que você citou até agora, seria um Slim Phatty/Similar (que ainda não será muito fácil) ou a série SH da Roland (são os sintetizadores mais didáticos que conheço, não é porque tenho, me ajudou MUITO no começo, quando não entendia muita coisa). Quanto mais botão para usar, melhor!

    Quanto ao piano, acredite, nada é mais gratificante do que tocar "clássico"... as Sonatas de Beethoven são muito boas, apenas acho que não valeria a pena para você começar nenhuma delas. Espere um tempo, evolua,..... estou com uma professora agora que está repassando comigo tudo que aprendi nos últimos 12 anos de piano (prof. nova), e está limpando muita coisa das minhas execuções!


    tiagoalvez2010
    Obrigado pelo comentário! Bom saber sobre o lance do preço também!! Vamos ver se encontro alguém interessado aqui no ES...


    Artref
    Agora que você falou sobre alunos me desentimulo um pouco... aí me veio uma idéia... será que eu não poderia treinar alguém das lojas daqui ou algo do tipo? Aqui deve ter umas 3 lojas de música e absolutamente ninguém dessas lojas sabe porra nenhuma de teclado e provavelmente deixa de vender por causa disso.

    Eu dei aula de piano erudito a pouco tempo atrás mas acabei desistindo porque meus horários estavam muito ruins, e não é algo de que dependo para viver, fazia apenas por gostar... assim que puder, recomeço com as aulas, tendo certeza de que não seriam estes alunos os interessados em aprender síntese! hehehehh!!

    Bom, ainda estou otimista que encontro alguém. Acho que o lance de a aula ser específica para o equipamento me dá alguma chance. Vou começar a procurar alguma coisa assim... o que tenho certeza é de que poucos iniciantes iriam me procurar com esse objetivo. De qualquer maneira agradeço a opinião sincera, já deixo de fazer as apostilas que iam dar trabalho.



    Obrigado a todos! E aí, mais alguém? =)

    silvG8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Maestron
    Estava respondendo e acabei não vendo sua mensagem! Obrigado pelo retorno... a idéia é essa mesmo, me adaptar ao equipamento do aluno, tanto que a primeira aula nem seria cobrada, pra ter um apanhado geral do equipamento.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    silvG8

    Nunca dei aulas de síntese mas é só aparecer num palco com um analógico (fiz isso mês passado) e quando termina o show enche de gente na volta querendo saber "O que é?" "Como é que funciona?" " e etc

    Na época que me apresentei com o nosso analógico caseiro foi mais incrível ainda.
    Me parece que para despertar esse interesse em alguém é necessário provocar, nada mais provocativo que um synth analógico mas mesmo assim ninguém jamais me pediu "aulas de síntese". Já dei dicas por email para amigos mas aulas mesmo nunca...só de teclado.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: J.Dionatan
    · votar


    Bom se eu escrever algo fora do próposito do tópico desculpa, mas vai lá:
    Eu acho que falta aulas para TECLADISTAS mesmo. Como o Artref citou todo tecladista tem que saber o mínimo de programação. O simples fato de trocar de timbre num teclado já é um início de personalização do timbre e alteração das propriedades que chegarão ao ouvinte. Por isto acho que falta uma didática no campo dos tecladistas que abrangeria:
    - Tipos e classificações de timbres
    - Utilização correta do modo arranjador dos teclados
    - Sínteses, modificações timbristícas e afins
    - Sequenciamentos, noções dos instrumentos que compõe a música sequenciada (existem métodos para se fazer bateria numa música sequenciada não?)
    - Noções de nuances e expressões quando for tocar Brass, Orquestrais e tal
    - Orgão Hammond no teclado: Como tocar, como programar registros (sei que existe mais não tenho idéia como funciona), velocidade da Leslie e etc...

    Enfim, citei algumas coisinha, mas tem muito mais por aí. E acho que o item que o Igor cita é um sub item do programa que deveria ter para tecladistas. No geral só sobrevivem aqueles que pesquisam muito e aprendem na maioria das vezes de forma auto-didata. Não existe uma forma otimizada para conduzir o aluno sobre todos estes campos.

    Aqui em Ctba, existem dezenas de escola de Piano, mas apenas uma com Roland Gaias para aulas de síntese, portanto te dou a maior força. Serás um pioneiro e poderá montar seu próprio plano de estudo (lembram das apostilas que fizeram como o Casper).

    silvG8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cleber Vaz
    É verdade, quando consegue um som diferente e que chama atenção todo mundo quer saber o que é...... mas não tenho intenção de colocar alunos para tocar em meus equipamentos, apenas nos deles mesmos. Vamos ver se vinga algo como eu planejo.

    J.Dionatan
    Concordo com você em vários aspectos! Acredito que este não seria meu propósito... a única coisa que eu gostaria de fazer é ensinar a síntese e edição de timbres, nada mais.

    Não acho que seria positivo para mim ensinar sobre coisas que não me interessam muito como arranjadores, etc. e quanto à técnica, basta que o aluno se interesse pelo som (como no caso do órgão).

    Mas é um ponto de vista que concordo em 100%! O negócio, como o Artref disse, é encontrar quem tenha interesse. Eu vou tentar algumas coisas por aqui e ver se tenho retorno.

    kokada
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: kokada
    · votar


    silvG8
    Olha, eu tenho interesse nessas aulas, mas no momento estou na pindaíba danada, tendo até que vender meu teclado. Mas se eu tivesse grana eu faria as aulas sim.

    Pra mim especificamente eu queria aprender a fazer timbres de músicas dos anos 80. O Motif XS tem 2 pacotes de timbres editados, que deixam igualzinho ou bem parecido à música original:

    Volume 1:
    http://shop.motifator.com/index.php/voice-libraries/motif-xs-voice-lib raries/80s-pop-rock-soundset-for-yamaha-motif-xs.html

    Volume 2:
    http://shop.motifator.com/index.php/voice-libraries/motif-xs-voice-lib raries/80s-pop-rock-voice-bank-for-yamaha-motif-xs-volume-2.html

    Vc manja sintetizar timbres assim?

    E esse Gaia SH-01, ele é bom pra aprender síntese?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olha, eu tenho interesse nessas aulas, mas no momento estou na pindaíba danada ... Mas se eu tivesse grana eu faria as aulas sim (2)

    um adendo ... aula on line! afinal EAD está na moda! kkk

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu cursei uma disciplina de computação e música durante a faculdade e valeu muito a pena... o professor tinha formação em engenharia e computação, mas tocava teclado e tinha vários sintetizadores.

    Acho que o público para esse tipo de coisa são engenheiros, físicos, matemáticos, cientistas da computação. Quem não é das exatas geralmente acha a coisa meio chata e prefere ir mexendo nos knobs sem saber exatamente o que está acontecendo :P

    rsfelicio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano,

    Tem como enviar os contatos do prof?
    Tenho interesse em algo com esse formato

    Valeu

    mauropsouza
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: mauropsouza
    · votar


    UMA IDÉIA: Porque vce não bola um workshop, tipo um intensivão ...tipo assim um sabadão ou um fime de semana tipo um seminário....até que esse negócio de workshop os músicos ja estão mais acostumados, dai vce tiraria alunos para as aulas normais, incluiria coisas como sequenciamneto e gravação tb....nisso há uma sede muito grande tb todo mundo quer aprender a gravar suas coisas...PODERIA DAR DICAS SOBRE SAMPLEAMENTO ETC...

    mauropsouza
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: mauropsouza
    · votar


    VOCE PODERIA PEGAR UM PATROCINIO DAS LOJAS QUE VCE COMPRA SEUS TECLADOS CAROS,RSRSRSR... e cobrar baratinho para o 1o. Workshop, só para testar e ver a coisa como funciona vce faria cartazes nas escolas de músicas lojas etc...
    Voce poderia ver materias do interesse dos tecladistas na sua região e incluir a síntese que vce gosta...criar seu mercado, então....

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    rsfelicio
    É o Adolfo Mendonça tecladista da banda General Tequila, Metal Jam, finalista do covernation da MTV com Dream Theather Cover, aulas em sala própria em Santos SP, fera é pouco, se tiver na sua área me manda uma mp que te passo o telefone, a primeira aula é free porque ele faz uma entrevista antes para saber o que você quer e espera das aulas, muito bom, recomendo

    silvG8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kokada
    Sim, eu faço timbres assim sem dificuldade. Ficar exatamente igual ao original é mais complicado porque depende da sonoridade do próprio instrumento, mas réplicas como essas faço tranqüilo.

    O Gaia SH-01 foi pra mim o teclado que me abriu para o mundo da síntese subtrativa. É muito intuitivo e como você controla basicamente tudo com apenas o toque de botões/knobs/sliders você consegue entender com muita mais facilidade como tudo funciona porque está tudo na sua cara. Eu recomendo bastante equipamentos semelhantes a ele, com muitos controles que facilitem o aprendizado.

    Quanto as aulas, não pretendo fazer nada via internet e sim pessoalmente então provavelmente não seria possível dar aulas a quem está em SP. No mais, fico feliz em saber que a idéia te agrada. Obrigado pela resposta!

    _BLACKMORE_
    Nada! To pensando em algo mais local a princípio, não quero ter que pensar em como fazer isso via vídeo, além de ficar muito impessoal e perder um pouco do que eu gostaria de ensinar.

    mauropsouza
    A idéia é realmente interessante, mas aqui no ES nenhuma loja vai ter interesse em um Workshop e muito menos em patrocinar nada. Eu poderia sim fazer algo do tipo, mas acabaria tendo que investir e realmente não quero ter que pagar do meu bolso.

    Vamos ver como me viro por aqui...... tendo novidades eu conto a todos.

    Obrigado pelas respostas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas de síntese, será que teria retorno?