Troca de Acorde

    Autor Mensagem
    and_luiz_oliveira
    Veterano
    # dez/11


    Opa belza?
    Sempre quis postar isto aqui, mas sempre procurei e nunca achei nada parecido.

    O que voces fazem quando precisa trocar de acorde. Tem que dar uma enfeitada né, uma brincada...

    Exemplo: Na escala maior de Sol temos o seguinte:

    1 | 4 | 6m | 5 | 1 ||:
    G | C | Em | D | G ||:


    O que voces fazem entre essas passagens de notas?

    Artref
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tem que ter critério e bom senso pra "enfeitar", senão vira uma lambança que vejo por aí às vezes, como por exemplo música romântica que o sujeito insiste em "enfeitar" com sétimas maiores e outras coisas, o que descaracteriza a música, enfim.

    Na sua sequência, tem muita coisa que pode ser feita. Algumas sugestões "menos radicais" que eu teria:

    -Você pode colocar sétima menor na tônica no último momento antes de ir pra sub, vc acaba resolvendo o trítono e fica como se fosse dominante. Mas não comece já com sétima na tônica inicialmente.

    -Ainda de 1 pra 4, você pode colocar no último tempo um G/B antes de entrar no C.

    -Se você tiver liberdade pra isso e se não tiver outro instrumento de harmonia pra chocar com você (principalmente baixo), você pode inverter o baixo de alguns acordes. É um recurso bastante utilizado em música pop boa e às vezes fica bonito. Exemplo:

    G | C/G | Em/G | D/F# | G

    Mesma sequência mas com baixos diferentes, muda tudo. De repente fazer somente uma ou duas inversões, no máximo, sei lá. Teste aí, veja o que combina, é um recurso interessante e muito fácil de usar por nós tecladistas. (um violonista já se ferraria pra fazer).

    -De C pra Em você pode colocar um D no meio, como se fosse nota de passagem. Ou no último tempo. Recurso interessante e fácil pra gente.

    -Tônica com 9ª não é tão agressivo e cabe em bastante estilo. Também é muito fácil de ser feito por nós.

    -Aliás, 9ª é uma dissonância "leve", dá pra experimentar em outros. Só não coloque demais que estraga. Talvez um ou dois acordes com 9ª (ou 2ª maior).

    -O famoso sus4, muito usado por nós das teclas, também poderia ser usado nessa última dominante aí, o D, antes de voltar pra Tônica (G). Dsus4, D e resolve no G. (Não pode chocar com outro instrumento fazendo harmonia)

    -Manter a harmonia mas trabalhar os timbres! Recurso único nosso, que fornece um universo de exploração e beleza. Talvez fazer a mesma sequência mas colocando um pad fazendo sweep ao fundo, ou um pad com algum movimento, enfim, dependa da música, do estilo, se é verso, se é refrão, etc, etc.

    -Dependendo da aplicação, você pode colocar dissonãncias mais "pesadas", como 7ª maior, 9ª menor (bemol), etc. Mas só cabe em estilos específicos, como jazz, mpb, bossa, etc. Algo como:
    G7M | C7M | Em7 | D79(b) | G6, sei lá.

    Como você pode ver, tem muita coisa que pode ser feita, mas tudo deve ser analisado em relação ao contexto: estilo, instrumentos tocando junto, dinâmica, etc, etc.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Artref
    + 1, muito boas colocações

    and_luiz_oliveira
    Você colocou uma progressão, eu escreveria o campo Maior de Sol com as Tétrades e do resultado reescreveria todos os acordes conforme os graus que você sugeriu, com isso já te abriria várias novas opções a serem usadas

    Erikito
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    amigo vc pode usar tbm pontes diminutas ou seja poderia ficar assim

    G | G/B | C | Ebdim | Em | D6/F# | Dsus4/ A | G7M
    Obs: ponte diminuta só é usada quando a passagem é de um acorde maior para um menor, repare que antes de chegar no mi eu tenho Eb
    ou seja se usa uma ponte ex: dó, dó#, ré, ( mib ) mi ( C > Ebdim > Em )

    mark_valey
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O pessoal já deu várias dicas ótimas.

    Uma coisa que costumo fazer (quando é possível) é colocar a sétima e nona nos acordes menores e geralmente usando uma posição aberta.

    Outro recurso que acho bem bacana é fazer a sétima, quarta e nona quando estou tocando a tônica e vou para a dominante. Esse padrão é fácil de decorar porque é só fazer a subdominante com baixo na dominante. Resumindo, essa sequência ficaria como algo desse tipo:

    G | C | Em7/9 | C/D | G |

    Artref
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Outro recurso que acho bem bacana é fazer a sétima, quarta e nona quando estou tocando a tônica e vou para a dominante. Esse padrão é fácil de decorar porque é só fazer a subdominante com baixo na dominante. Resumindo, essa sequência ficaria como algo desse tipo:

    Não seria o contrário? quando você está na dominante e vai pra tônica?

    By the way, se for o que tô pensando, uso bastante, fica bem estiloso. Recomendadíssimo! hehe.

    and_luiz_oliveira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nossa galera quanta dica...

    Eu sempre faço assim, todo acorde maior eu faço com 9 e todo acorde menor eu faço com 7.

    Eu estou enjuado disto, é sempre a mesma coisa, as vezes eu já começo com 7 maior pra dar um brilho. E sempre quando saio da 5 pra tonica eu faço esta 5 como SUS... Agora sus4 eu nunca ouvi falar.


    Dsus - Baixo Ré - Acorde: Do Mi Sol.
    Como ficaria o Sus4? A quarta de ré é sol e ja esta sendo usada, seria a quarta de Dó?

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Muito bom tópicos assim.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    and_luiz_oliveira
    Acordes Sus, a 3 é omitida para dar espaço a 4 justa sus4 ou 2 maior sus2

    Considere o empilhamento a partir da tônica, depois faça a inversão, fica mais fácil entender o que está acontecendo

    mark_valey
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não seria o contrário? quando você está na dominante e vai pra tônica?

    Exatamente... troquei as bolas na hora de digitar. :p

    Mr Madruga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Dá pra serem um pouco mais ousados?
    Estamos em G então podemos colocar alguns acordes que não são do tom.
    Ex em C : ||C7M | Am7/9 Gm C| F7M | Dm7/9||

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    A galera podia gravar uns vídeos aí mostrando o que fariam com o desafio proposto no primeiro post. Que tal? Seria uma mini-Jam em vídeo!!!

    waltercruz
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    hehee, eu tive essa mesma idéia do J.Dionatan

    Bedin
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    J.Dionatan
    waltercruz

    Muito boa e produtiva a idéia. Sem falar que nunca nada neste sentido, porque na maioria dos vídeos que fala sobre keys aqui na comunidade, somente tem foco sobre a tecnologia e recursos dos teclados, e quase nenhum vídeo tem foco sobre técnica ou aplicações musicais como as mencionadas acima.

    Abraços!

    Artref
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Poderíamos produzir algo, um pequeno trecho, com essa harmonia aí. Coisa bem rápida, 30s, sei lá. Eu tinha pensado em sequenciar algo, bem simples, usando o Kronos. Colocaria batera, uns efeitos, enfim. Seria bem legal cada um fazer o que quiser usando a harmonia que o rapaz citou. No meu caso só não dá pra rolar vídeo, mas áudio até vira.

    Shadad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    and_luiz_oliveira

    Antes de fazermos uma rearmonização prescisamos saber por onde "anda" a melodia. E ela que dita as regras. Sem uma melodia a rearmonização de uma progressão de acordes não significa coisa alguma. Qualquer um pode fazer o que bem entende ou não entende e jogar acordes a esmo.

    Mas, atirando no escuro, supondo que eu conheça a melodia desse trecho, eu tentaria começando pelas primeiras dicas que aprendemos sobre arranjo e harmonia:

    *Inversão de acordes

    *Baixo pedal

    *Adição de tensões

    *Substituições de acordes pelos seus respectivos relativos e por acordes dos tons vizinhos.

    *Substituições por acordes do tom homonimo menor...

    *Adição de dominantes secundários e seus cadenciais


    J.Dionatan

    A galera podia gravar uns vídeos aí mostrando o que fariam com o desafio proposto no primeiro post. Que tal? Seria uma mini-Jam em vídeo!!!

    Pra mim a melhor forma de fazer isso seria se rearmonizássemos um trecho de uma musica conhecida, de preferencia num estilo com harmonias mais ricas. Sendo uma música conhecida fica mais fácil de percebermos as diferenças entre as rearmonizações.

    J.Dionatan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não vou ganhar uns pontinhos pela idéia?? rsrsr

    Falando sério, como o Shadad comentou: Teria que alguém gravar a harmonia na forma básica, somente com os acordes citados, ou outros enfim, mas que tivesse um sentido né. Depois aí sim a galera criaria a rearmonização. Como todo mundo que começa a tocar utiliza bastante a fórmula citada: G | C | Em | D | G , poderia ser em cima deste mesmos acordes né.

    Mas vamos lá que a idéia tá ficando boa

    Erikito
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gostei dessa idéia ae galera achu que vou montar um video com a rearmonização dessa sequência

    J.Dionatan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Hoje estava conversando com meu professor de piano sobre rearmonização, e me veio este tópico em mente. Que tal voltarmos a idéia do "Desafio da rearmonização" ?? Este tópico tem dicas bem legais né.

    WKBorges
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    J.Dionatan

    Seria bem legal .... só o fato de vc ter lembrado este tópico já foi muito bom ..... esse tópico é muito rico.
    Cara eu topo o desafio ..... por mim tudo bem!!!!!!!!!!

    Shadad
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Mais um que topa! o/

    kid gumer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    seria ótimo, principalmente para nós novatos

    fernandodi
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara!! Esse tópico é muito bom!! Ficou altas paradas boas tudo resumido! Acho que vou copiar tudo e imprimir pra dar uma praticada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de Acorde