Piano digital + sintetizador?

    Autor Mensagem
    khullah
    Veterano
    # nov/11


    Olá pessoal. Sei que esta é uma duvida frequente aqui no forum, mas nao encontrei nenhuma resposta ate agora que me satisfez. (no final do post um resumo rapidinho).

    Tenho um casio comum, de 5 oitavas, que possui alguns efeitos. Nao estou mais contente com ele por alguns motivos: as teclas nao sao pesadas, preciso de pelo menos mais uma oitava, gostaria de mais timbres e tambem de mais efeitos, que pudesse controlar com knobs.

    O problema todo esta na questao teclado/piano digital. Pelo "hardware", me agrada muito um piano digital. O que nao me agrada é que geralmente possuem poucos timbres. Já quando vejo um teclado profissional ou semi, me agradam os timbres, efeitos e knobs, pitch bends e etc. O que eu queria era uma mistura dos dois. Já pensei em comprar apenas um controlador midi bom, trazendo externamente os timbres que desejo, porem é quase o preço de um teclado bom. Outra ideia seria fazer isso com um piano digital mesmo, usando programas de computador como fruit loops e outros, mas se pudesse ter tudo no teclado eu preferiria. Talvez algum que possua entrada para pendrive?


    Para que: tocar piano clássico e utilizar em home studio (sintetizador)
    Meu nivel musical: médio para piano, mas sou formado em bateria e manjo tambem de guitarra, violao e baixo
    Faixa de preço: $3000
    Teclas: pesadas (76 ou 88)
    Caracteristicas: knobs, pitch bend, bastante timbres e efeitos ou possibilidade de incorpora-los
    Modelo que já me interessei: casio privia px410r, mas nao comprei pois ja disseram nao ser muito bom e é dificil de achar.

    Valeu!

    viktor 999
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    khullah
    cara pelo jeito que vc falou o KURZWEIL SP76II.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    velho ... teu problema é "parecido" com o meu. E vou resolver com um SV-1 no próximo ano.
    Procurando um bocado, testando alguns softsynths (VST) eu percebi que eles pesam pouco no pc ou notebook, e o nível dos softsynth é muito maior que a maioria dos hardsynths do mercado, claro tudo tem seu preço.
    Caso vc tenha paciência, eu recomendo que vc teste o maior número possível de VST´s (synths, vocais, percussão, strings e o que mais achar necessário) ... com o PC q vc tiver ... explore até chegar no limite entre máquina e satisfação, e faça um pequeno investimento ... compre 1 ou 2 daqueles korg nanokontrol ... pois com eles vc consegue controlar 99% dos controles virtuais dos softwares, e isso lhe dará a dinâmica.
    Depois que entender e aprender o uso dos VST´s aí sim comprar um bom piano digital, obviamente que este tenha saída MID, USB ou ambas para q vc possa controlar com o piano os synths, se assim achar necessário.
    Uma outra recomendação, comprar uma daquelas mesinhas pequenas tipo as Xenix 1202 ou menor ...
    Bom ... essa foi minha sugestão ... pois qto ao piano a minha meta é o SV-1 ... e o restante é o que acabo de descrever acima (já funfando)

    khullah
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    É, realmente esse parece uma boa opção! Só tenho duas considerações: tem muita diferença entre teclas pesadas e semi-pesadas? E ele só tem 128 timbres, é isso mesmo? O Privia que mencionei tem 600, se não me engano.

    Sabe me dizer outros similares a esse?

    khullah
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Blackmore:
    Ja conheço alguns VTSs, acho que é questao de achar os bons mesmo. A resposta do controlador sobre eles é imediata, sem lag? Uma vez tentei tocar guitarra com uma Fast Track da M-Audio, mas ficou pessimo pela demora de chegar o sinal e processar pelo VST.

    Outra coisa, esses controladores aí dá pra personalizar livremente qual efeito fica em cada canal/knob? Não tenho nem idéia de como se faz isso. E como faz o som do VST ser acionado pelo piano e controlado pelo controlador? Nem sabia que dava hehe

    Mas é uma boa indicação, valeu!

    DuduXP
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    tem muita diferença entre teclas pesadas e semi-pesadas?
    Dependendo do uso faz muita diferença.

    E ele só tem 128 timbres, é isso mesmo?
    Não, são 128 presets, mais 64 do banco user, mais 64 setups, acho que é isso, e com atualizações a Kurzweil vai disponibilizando mais sons.

    O Privia que mencionei tem 600, se não me engano.
    O Privia que voce mencionou tem uma tendencia a ser controlador, deve ter sons bons, mas na minha opinião os sons Kurzweil são melhores, poucos sons de grande qualidade, são melhores que muitos sons de média ou baixa qualidade. Os Privia tem timbres de piano muito bons, porém o resto dos stimbres, não são muito bem aceitos.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    khullah

    Ja conheço alguns VTSs, acho que é questao de achar os bons mesmo
    já é um começo

    A resposta do controlador sobre eles é imediata, sem lag?
    sim imediata ...

    Uma vez tentei tocar guitarra com uma Fast Track da M-Audio, mas ficou pessimo pela demora de chegar o sinal e processar pelo VST.
    isso é outra história, vc está processando um sinal de audio e não enviando um comando.

    Outra coisa, esses controladores aí dá pra personalizar livremente qual efeito fica em cada canal/knob?
    o nano sim ... cada botão ou knob ou fader pode ativar um recurso diferente no VST

    E como faz o som do VST ser acionado pelo piano e controlado pelo controlador?
    canal midi ... vc ajusta o canal para receber o q é enviado pelo controlador ... tem bastante informação aqui mesmo no FCC ... dá uma procurada.

    pomtwo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cara nao é dificil de opinar sobre os teclados , o dificil é com o que vc tem em maos R$ 3000 da pra comprar socegado um SP76ll mas ele nao éh synth , ele eh apenas um controlador com timbres (timbres otimos) porem nada de sintese nele ... efeitos ate possui

    talvez se vc juntar um pouquinho mais , vc pega um synth com teclas de piano , tipo mox8, s90 es/xs ou entao teclado com semipesadas como pc3le e por ai vai ...

    ou entao apostar num bom controlador com um modulo que nao tem latencia como os vst

    khullah
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    valeu pelas respostas

    duduxp: vou te fazer outra pergunta entao. É muito ruim/diferente tocar solos de sintetizador (ex: solos de power metal) com teclas pesadas? E é muito ruim/diferente tocar piano com teclas semi-pesadas (comparado a um piano real)?

    legal saber sobre a qualidade dos timbres


    Blackmore: tem razao, um sinal MIDI deve ser processado muito mais rapido que um sinal de audio. Lembrei que ate ja toquei teclado ligado ao PC por cabo MIDI/USB usando instrumentos do Fruity Loops.


    pomtwo: é, eu tenho noçao dessa minha limitaçao por valor. O problema é que, como falei, toco vários instrumentos, e no momento tenho idéia de comprar uma bateria eletronica, e quando possivel trocar minha guitarra, baixo e violao pois sao mto ruins. Juntando tudo fica pesado demais. O que estou buscando é uma soluçao pratica e viavel.

    Falando nisso, pesquisei sobre VSTs e achei bem interessante modulos de VST, como o VBox e o Receptor da Muse. Da pra ter tudo que é tipo de efeito ali, sem nem prejudicar a performance do computador e podendo usar tambem ao vivo (acredito que timbres tambem possam ser incorporados? Seriam os VSTi's?). Nesse caso eu conseguiria comprar um piano digital bom, talvez um nano control e um modulo desses. Achei interessante também que poderia usar o mesmo modulo para a bateria eletronica, o que seria muito pratico e muito mais barato (só nao vai dar pra tocar ao mesmo tempo). O que acham?

    Valeu!

    khullah
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    up

    ppaulo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    sei que não nada a ver, tomei uma advertencia por ter criado um tópico, mas nao acho nenhum topico que posso perguntar sobre minha duvida

    quais programas usar para gravar piano digital no computador ? to usando um yamaha clavinova, pluguei um p10 e na minha fast track pro

    khullah
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano digital + sintetizador?