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Duds_Lemak Veterano |
# nov/11
Antes de tudo eu tentei achar algum tópico neste fórum sobre o que eu queria entender e não achei. Se houver algum tópico sobre o tema, por favor, me enviem (posso não ter encontrado as palavras certas para o que procuro).
Eu sempre estudei piano, mas entrei no mundo dos teclados recentemente. Então estou confuso quanto ao seguinte:
Que tipos de efeitos costumam ser usados com as "timbragens clássicas"?
Sei que os órgãos e Hammonds costumam ser usados com Leslie/Rotatory's e com distorcion e ouvi falar sobre o uso de flanger com pianos Rhodes. Mas o que mais?
Queria saber o que posso usar com um Mini Moog (vi algumas configurações e a maioria usando Delay), por exemplo.
Com Farfisa's, com Clavinetes, com Wurlitzers, com Mellotrons e Leads para solos eu não tenho nem idéia do tipo de efeito que se costuma usar.
Se alguém puder ajudar eu agradeço!
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Gus79 Veterano |
# nov/11
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Duds_Lemak
Equalizador, filtros de vários tipos, wah (que também é um filtro), enhancer, chorus/flanger, compressor, delays de vários tipos (curtos, longos, ping-pong, multi-delays, pan-delay), etc, etc, etc.
Tudo isso dá pra usar com lead, por exemplo.
Com Farfisa e outros órgãos dos anos 60 e 70, um equalizador, um chorus, um compressor, um vibrato (diferente da leslie).
Com Wurlitzer, equalizador, wah, chorus, compressor, delay...
Dá pra brincar muito com efeitos. Na verdade, acho que boa parte do timbre é feito na parte dos efeitos. No Youtube tem vários vídeos nos quais o cara pega um teclado xexelento e mete efeitos de qualidade (ou mesmo um rotary speaker) e... pronto! O brinquedo de repente fala bonito!
Acho que, falando de efeitos, há somente uma regra: ficou bom, usa.
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Duds_Lemak Veterano |
# nov/11
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Essa regra é universal pra tudo na música. hehehe
O problema mesmo são os inúmeros testes de efeitos. Fico horas testando coisas diferentes em casa, mas quando entro no estúdio e toco junto da banda muita coisa fica péssima. Agora vou tentar seguir os passos de quem usou antes, se ficar ruim paciência.
Valeu pelas dicas aí, cara! Agora só uma coisa: nesses vídeos do youtube o cara usa efeitos externos ao teclado?
Tipo, ele liga pedais de efeitos no teclado? Ou alguma pedaleira? Ou algo do tipo? Normalmente os sintetizadores que vi por aí já possuem efeitos próprios.
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Mu_Cephei Veterano |
# nov/11
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Gostaria de aproveitar este tópico para perguntar algo sobre um timbre que tento tirar com vsts mas que estou com dificuldades.postarei aqui duas músicas para que me ajudem a como tirar esse timbre. percebo que há uma mistura de piano , strings , choir , mas não sei como combinar da maneira certa esses timbres ``primordiais´´ , ou se já há um vst próprio que combine esses instrumentos.
http://www.youtube.com/watch?v=pXmYStnOpR8&feature=related nessa música começa aos 00:45
http://www.youtube.com/watch?v=esQhOVS8GAw nesta já começa desde o início , porém o timbre é um pouco diferente.
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Gus79 Veterano |
# nov/11
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Duds_Lemak
Cara, se o seu teclado não tem efeitos de qualidade, ou não tem muitos inserts de efeitos, usa efeitos externos.
Eu usei pedais e pedaleiras de guitarra por muito tempo junto com meus teclados. A vantagem é que você pode regular os efeitos ao mesmo tempo e editar os efeitos em tempo real.
Experimenta plugar um bom simulador de Leslie em qualquer Casio barato e você vai ver que o órgão vai ganhar vida. ;)
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Edson Caetano Veterano
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# nov/11
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Mu_Cephei Normalmente é uma mistura de todos estes timbres que falou hehe
Falando em teclados temos que falar de PADS, de LEADS, estes são muito usados, os primeiros para ambiencia e os segundos para os solos, e claro sem esquecer dos clássicos, Pianos Ac, EP, e Orgnas, e das sinteses ou samplers das cordas, metais e madeiras, é complicado, queremos que o teclado faça tudo hehehe
Para resumir, este timbre que quer, não é um só, e sim uma perform ou combi, ou mesmo uma gravação em dezenas de canais
Sou fã do Dream Theather, em uma video aula antiga, o Jordan Rudess mostra um timbre que ele fez em cima do Kurzweill 2600 que ele fez um som com 13 Layers, sabe o que é isso ?? são 13 timbres diferentes que geraram um, hehe, imagina a polifonia disso, se der uma simples tetadre, vão ser 52 notas ao mesmo tempo, a gente fica amarrado com tanta tecnologia agregada, a pouco tempo achavam que 64, 128 de polifonia era absurdo, hoje qualquer arranjador precisa para seus styles inumeras vozes, mais os splits, duals, layers, effects....
O tópico é válido, já foi criado hehe, eu mesmo fiz um que queria saber como desenvolver timbres das bandas clássicas, mas o negócio é que no nosso ramo, as possibilidades são infinitas, principalmente se o cara estiver sintetizando do Zero
Mas espero que chegue em algo próximo e fique feliz
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Mu_Cephei Veterano |
# nov/11
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Edson Caetano valeu cara
estava pensando em gravar uma faixa em midi com o trecho que eu desejo ter o ``mega ultra timbre´´ , multiplicar essa faixa pelo número de timbres constituintes e aplicar cada um em uma faixa . Agradeço a ajuda.
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Edson Caetano Veterano
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# nov/11
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Mu_Cephei Esta é uma saída bacana, vai somando os timbres e ver que frankstein vai dar hehe, mas nem precisa chegar em 13, as vezes um piano e strings, com uma bela equalização, reverbs, delays, com a ataque e releases ajustados faz milagres, lembre que o timbre não é só a fonte geradora, tem toda a parte de efeitos a se somar, no seu caso, plugins de voz e guitarra em VSTs podem ajudar bastante se aplicados no canal de saída da DAW
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