Juno Di x Korg M1

    Autor Mensagem
    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/11


    Prezados,

    Sou guitarrista e baixista e estou enveredando pro lado do teclado, qual seria a melhor opção entre estes dois instrumentos para uso em recepções, casamentos, trilhas e shows com banda?

    Sei pouco sobre eles e posso estar equivocado, por favor corrijam o que não estiver correto:

    Roland Juno Di

    Novo = 2.300 reais
    Sucesso de vendas, colocou a Roland no topo do mercado do segmento "meu primeiro teclado profissional"
    Considerado "entry-level" - ao contrário do modelo G a edição dos timbres é realizada apenas pelo computador.
    128 de POLY mas em palco o som "some" no meio da banda e não tem "peso" no PA.
    Fácil de programar, mas sem muitas opções de programação. Vem com 1.000 timbres "prontos".
    Edição pelo computador - o teclado pode "controlar" o notebook ativando samplers e outros.
    O som de piano acústico é bom (exceto em "som grande"), mas os órgãos são fracos.
    Os modelos antigos estragavam com facilidade, mas parece que a Roland deu jeito nisso.
    Peso: 5 kg

    Korg M1

    Usado (não é mais fabricado) = entre 1.000 e 1.700 reais.
    Como o DX7 teve grande sucesso comercial, mas hoje seus timbres são tidos como "ultrapassados".
    Considerado "profissional" - Deep Purple, Van Halen, Madonna, The Cure, Jarre, Yes, Smiths, etc etc etc...
    Apenas 32 de poly mas o som é "porrada" no PA.
    Difícil de programar, tem milhões de possibilidades. Vem com apenas 100 timbres de fábrica + 100 usuário.
    Cartões de memória "velhos" e complicação para baixar novos sons, estes só pelo Cakewalk.
    O som de piano acústico é ruim, mas tem enorme potencial para criar timbres (synth) com sons "puros".
    Não tem "borrachinha" no mecanismo das teclas, que é feito de metal.
    Peso: mais de 20 kg (mas é robusto como um tanque de guerra)

    EXISTE ALGUMA OUTRA BOA OPÇÃO NA FAIXA 1.500 e 2.500 REAIS ???

    Agradeço antecipadamente e solenemente a opinião de vocês...
    Obrigadão!

    macba
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Blue Jazz
    Olha amigo, o M1 tem muita história, mas sozinho para esse trampo seu indico o Juno Di mesmo ou um Stage piano mais barato, talvez um Kurzweil SP76 2 por 2.800 mais ou menos. O M1 sozinho não ajudaria muito você, sem contar que achar um em bom estado de conservação seria muita sorte.

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Blue Jazz

    Não conheço de perto nenhum dos dois, mas vou arriscar uma opinião pessoal. O Korg M1 é um teclado histórico, um marco na história da Korg, mas é um teclado antigo, necessita de revisões, de cuidados. Só deve ser adquirido por quem busca o som específico desse instrumento. E ainda assim, existe a emulação completa desse sintetizador no PC.

    Já o Juno Di, vejo muita gente reclamando da eficiência desse teclado no palco, mas como é um teclado novo, o deixa em tempo com a tecnologia atual, como a do pen drive e com timbres mais atuais. Mas principalmente, é um teclado novo, não vai lhe obrigar a ir na assistência.

    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    macba e Maestron,

    Muito obrigado pelas sugestões!

    O Kurzweil SP76 sairia caro para mim, porém consigo um Yamaha P95 por pouco mais de 2 mil... minha dúvida é: ele pode funcionar como "controlador" utilizando timbres em tempo real de outra fonte, como um notebook? Haveria problema com a latência? Outra coisa, como ele só tem saída para fone de ouvido, a qualidade num sistema de PA seria boa, ou ele é só para tocar em casa e em pequenos eventos?

    Desculpem a ignorância, mas sou novo nas teclas...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Blue Jazz

    vai nesse juno ou qualquer coisa nova com esse nome

    M1 ainda é um ótimo teclado, porém é pra quem coleciona, que curte velharias, pra quem procura um som especifico
    se vai tocar em recepções casamentos, talvez vai usar outros timbres? sax, sanfona? ou vai seguir a linha de acordo com seu "nick"
    esse M1 teclado não é bom de piano acustico

    ==============================

    ele pode funcionar como "controlador" utilizando timbres em tempo real de outra fonte, como um notebook? Haveria problema com a latência?

    a latencia vai haver no processamento do seu computador, não nas irformações que os teclados mandam, na conversão do que chega em midi e tansformar em audio, não há latencia na informação midi do teclado até o pc

    você pode ligar qualquer coisa com saida midi + cabo midi/usb de um de tosquices como casio ct 670/mt 240, velharias como M1, d-50 ou uma super maquina como um kronos, motif que a resposta será no mesmo tempo

    R Santiago
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Acho que para o vc quer o ideal seria o Juno Di do que o M1. O Juno é mais atual. Tem mais variedade de timbres e efeitos, saída USB, lê mp3, etc... a vantagem do M1 são as teclas e o sequencer, porém como vc falou tem muita coisa "datada" como os pianos e provavelmente o teclado em si deve está bastante rodado pois ele deve ter no mínimo uns 18 anos de vida..kkk

    Com R$ 2.500,00 vc pode achar até um Triton le 61 que além de ter sequencer lê sampler, se tiver as memórias instaladas.

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Caro Blue Jazz,

    Não diga uma coisa dessa... Juno Di sem peso no PA? Quem sabe fossem timbres mal editados, ou o sistema de som "peba", pois o Di é um "tecladinho" que fala muito bem e está entre os melhores midlevels do mercado!

    Não aconselharia você a pegar o M1 pra tocar esse seu repertório. É um synth que fez história? SIM! Mas já passou seu tempo. Além de serem difíceis peças para reposição, manutenção e tal, você precisa de algo mais contemporâneo pra fazer seu som.

    Bem editado ele faz milagres... pra se ter uma ideia, com o Di tirei sons de órgão melhores do que no Fantom X! (hehe...)

    Então vá de Juno Di sem medo!

    Gus79
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    freitas_silva

    O Juno Di não é middle. É sintetizador entry-level mesmo.

    Bem, entre o M1 e o Juno, e partindo da premissa que ambos estejam em excelentes condições, eu iria de M1 sem dúvida. Mas é porque eu toco rock autoral e não preciso de sons de trompete, violão ou acordeão.

    Mas se eu não fosse eu, e fosse tecladista de casamentos e recepções, iria sem dúvida de Juno Di.

    bravo57
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Juno Di sem dúvidas.

    Com todo respeito ao M1, mas esse é um teclado muito específico, hj só tem quem curte e manja de velharias e faz um som específico. O Juno é atual, novo, tem peças em linha e não vai estragar tão cedo; fora que é um teclado versátil, edite ele com paciencia e vc verá que teclado ele é... O M1 é um teclado pra quem tem certeza que o quer.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mais um voto para o Juno D (E se vc for realmente usar um note, instala o Korg Legacy nele e terá um M1 virtual disponível ;) )

    Blue Jazz
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Amigos,

    Sou muito agradecido a vocês pelos conselhos, todos foram úteis e pesaram na minha decisão. Obrigado!

    Fui conferir o M1 que me ofereceram e o teclado está praticamente novo, parece que ficou guardado no armário por uns 18 anos, desde que foi comprado.

    Para mim, realmente o som de piano acústico é seu principal defeito, mas vi qualidades como a boa tocabilidade e os sons muito puros. Talvez por já ter tocado (como guitarrista e baixista) muito rock progressivo, fusion e free-jazz, acabei fisgado pelos timbres e pelo conceito deste instrumento.

    Fato é que, somado a isso, o valor - menos de 2/3 do Juno Di mais barato que encontrei (novo) - pesou pra mim.

    Achei também que é um teclado muito difícil de programar, mas parece oferecer diversas possibilidades. Um engenheiro de som amigo se dispôs a me ajudar a melhorar o piano acústico - ele garante que é possível tirar um timbre minimamente convincente, ainda que distante do ideal. Ainda existe a solução através do midi (sysex) que pode ajudar a resolver o problema.

    Enfim, é um caso de pagar pra ver, e eu paguei...

    De qualquer forma, cada um tem seus prós e contras: o Juno é atual e superior em muitos quesitos, e sem dúvida o mais indicado para recepções ou casamentos com enfase no piano acústico; e o M1, apesar de "ultrapassado", não compromete a qualidade musical de sua proposta - os timbres disponíveis deste instrumento, encontrados nos novos teclados da Korg, apresentam um nível de compressão que os distancia um pouco do original.

    No final das contas, foi uma decisão onde o bolso pesou e o coração também.

    Abraço a todos, e obrigado novamente.

    Gus79
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Blue Jazz

    Eu faria exatamente o mesmo.

    Parabéns pela aquisição!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Achei também que é um teclado muito difícil de programar, mas parece oferecer diversas possibilidades. Um engenheiro de som amigo se dispôs a me ajudar a melhorar o piano acústico - ele garante que é possível tirar um timbre minimamente convincente, ainda que distante do ideal. Ainda existe a solução através do midi (sysex) que pode ajudar a resolver o problema..

    somente um comentario

    sobre utilizar sysex o que você vai conseguir é encontrar um timbre ou banco de timbres e colocar no teclado, ou encontrar um editor pra pc e usar para programar o teclado via pc.... coisas assim

    teclados em geral trabalham da seguinte forma:
    a uma lista de amostras (multisounds) que são a materia prima para criar um timbre, então você só consegue criar um timbre usando alguma destas amostras, quando mais o teclado for novo e poderoso, mais amostras novas e com qualidade ele tem

    o que você vai conseguir é editar um timbre e tentar melhorar com os muitisounds que você já tem, mas você nesse teclado não vai conseguir colocar outro timbre que não é derivado dele ou de outro teclado

    fazendo um paralelo com o que comentei já que você toca guitarra e baixo
    posso ter uma pedaleira
    Boss BE-5
    e ter otimos timbres com chorus, delay, overdrive e compressor
    mas eu nunca vou tirar dela um timbre com wah-wah, porque não tem nela
    talvez mexendo no chorus, no compressor e dando uma pirueta eu consiga o efeito, mas não é algo que nasceu nela

    korgman
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: korgman
    · votar


    Caro Blue Blue Jazz,

    Não entendi o porque de ter que se decidir entre o Juno Di e um "M1".

    Isto porque o Korg M1 é um teclado muito antigo, e mesmo sendo um marco na história, porque foi "o Primeiro Workstation do mundo", sua geração sonora a muito foi ultrapassada..

    Logo comparar o M1 ao Juno Di seria algo totalmente dispare.

    Sugestões para agregar... Korg X50 E Korg Microstation

    KORG X50

    Com certeza seria interessante testar o Korg X50, que é um sintetizador que possui 5 oitavas "61 teclas", combina 8 sons com separação de splits "regioes" completa, e um incivel equalizador master que habilita ao seu usuário a equilibrar o som como desejar para que soe com densidade brilho e qualidade no PA, possui software editor e é um excelente controlador MIDI para VST's, podendo inclusive ser utilizado como um VST físico dentro da DAW de seu software de áudio.

    KORG MICROSTATION


    Já o microstation é um lançamento bem interessante um workstation que possui 61 miniteclas, com sonoridade avançada, e que se tornou o teclado preferido para guitarristas cantores, musicos que precisam d eum teclado compacto e de sonoridade poderosa, possui um sequenciador e voc~e poderá disparar musicas MIDI enquanto executa sua combinação de sons preferida em tempo real, ou então executa combinações de sons de no máximo 16 sons simultaneos,também possui software editor sonoro por computador e é um excelente controlador para VST's, e claro é muoto compacto e possui óimo custo benefício.

    Criei recentemente um vídeo que mostra com carregar as combinações que criei para este teclado, e no final do video demonstro algumas delas.



    E claro se vir a adquirir o Micro Station ou o Korg X50 informo que possui combinações balanceadas e com densidade e brilho, prontas para utilziação ao vivo para os dois produtos.

    Se tiver mais dúvidasentre em contato comigo

    Valeu,

    Áureo Galli - Suporte Korg
    E-mail - korg@pridemusic.com.br
    http://www.youtube.com/korgmann
    http://www.youtube.com/watch?v=jCvqbyf2pcY

    Keyboardman2
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Entre o M1 e o Juno Di eu ficaria com o Juno, comparando um com o outro o Juno é muito melhor, mas se comparado com teclados atuais o Juno D é uma piada. Atualmente nessa faixa usado vc consegue o X50 ou Juno G, mas se não está preocupado com a idade sugiro um XP que dá banho em um monte de teclados atuais. Os risco dos XPs 60/80 são encontrar algumas peças como display, placa etc, mas os XP 30/50 têm mais peças disponíveis no mercado, inclusive tem peças comuns aos Junos, segundo um técnico da Roland de minha cidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Juno Di x Korg M1