Roland Juno Di - Que me dizem dos timbres de órgão dele ?

    Autor Mensagem
    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JEFF_SAN


    Vi esse teclado, ouvi algumas demos, e gostei muito. Gostaia de saber de quem o tem, ou mesmo de quem já o tocou, se dá pra extrair bons sons de órgão Hammond dele. Eu toco em uma banda na qual uso um timbre Hammond igual ao que Jon Lord usava no Deep Purple, com bastante distorção de amplificador de guitarra.

    Grato, e se alguém tiver alguns áudios dos sons de órgão do Di, e quiser postar aqui, melhor ainda, assim a análise fica melhor!

    Ps.: Pra fazer esse som de Hammond o mais fiel ao original, eu tenho tocado usando VSTs, principalmente o Native Instruments B4 II e o VB3. Maior problema deles, principalmente do segundo, é que os agudos deles não "berram", característica marcante do Hammond. Meu solo da Highway Star não consegue ter o peso necessário, por mais distorção, Leslie, ou o que quer que eu faça.

    Buhbor
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Os de fabrica dele não são bons.

    Mas por ser sintetizador da pra fazer uns bem legais.
    So que da um trabalhão e requer algum conhecimento de hammond.

    Ja vou adiantando que não tem nada haver com editar os que existem no teclado. É criar um do ZERO no modo perfom.

    Eu fiz no Juno Stage e ficou mto bom, e no Juno Di seria igual.
    Tem praticamente os mesmos recursos necessários pra fazer. Lembrando do detalhe que no Juno Di você precisa fazer no computador, que é onde você tem acesso aos principais parâmetros de edição.

    Sei pq tb tive um Juno Di.


    Abraço

    Shadad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JEFF_SAN

    Maior problema deles, principalmente do segundo, é que os agudos deles não "berram", característica marcante do Hammond. Meu solo da Highway Star não consegue ter o peso necessário, por mais distorção, Leslie, ou o que quer que eu faça.

    Que placa/interface de áudio você usa?

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu ligo o teclado ao notebook, via MIDI-USB, e do note eu passo pro amplificador, geralmente não ligo teclado em PA.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bota uma interfacezinha :) até a UCA-202 que não é lá grande coisa dá uma definição melhor nos agudos.

    Shadad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JEFF_SAN

    Eu ligo o teclado ao notebook, via MIDI-USB, e do note eu passo pro amplificador, geralmente não ligo teclado em PA.


    O que faz um um teclado top ter timbres melhores, mais pesados do que os de um teclado entry-level?

    Resposta: São vários fatores, mas um dos que devemos levar mais em conta é a qualidade dos conversores. Os conversores transformam as amostras PCM do teclado processadas pela síntese em som de verdade. O som que escutamos.

    É isso que uma interface de áudio faz! É isso que uma interface de áudio é. Um conversor. A placa de aúdio on board do seu laptop também tem um conversor, mas a sua qualidade é muito inferior.

    Provavelmente a falta de peso que voce está percebendo no timbre se deve a falta de uma interface. Uma Behringer UCA (já tive uma) das que o nosso amigo waltercruz indicou já ajuda, e muito.

    Muita gente reclama que VSTi não tem peso nos palcos. Mas devemos nos lembrar que a maioria dos que usam VSTi o fazem com interfaces de baixo custo, Fast Tracks e UCAs da vida. Se formos analizar os preços/qualidade dos conversores dessas interfaces veremos que o máximo que conseguiremos será um peso de teclado entry-level.

    Não é lógico dizer (eu já ouvi dizerem) que uma interface barata soa da mesma forma que uma interface que custa 2 mil contos.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bem dito Shadad. Um dos primeiros testes que eu fiz com a UCA foi esse, toquei uns mp3 por ela e pela placa onboard e através dela as músicas saíram bem definidas!

    Eu nào sei como é o teu ouvido ou o meu... Mas eu usava um Motif Rack, e quando passei a usar o B4 uma das coisas que eu estranhei foi exatamente esse 'agudo', essa presença do Hammond.Eu que estava acostumado com um Hammond mais morno, achei foi estranho demais. Mas falta ainda comparar com um clonewheel pra ter uma boa referência.

    Shadad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    waltercruz

    Um dos primeiros testes que eu fiz com a UCA foi esse, toquei uns mp3 por ela e pela placa onboard e através dela as músicas saíram bem definidas!

    O que tá pegando que alguns dos laptops de hoje em dia possuem placas de áudio on board bem razoáveis, ao ponto de terem latencias imperceptíveis com VSTis. Muita gente acha que só por não ter latencia o negócio já está bom e dispensam as interfaces.

    quando passei a usar o B4 uma das coisas que eu estranhei foi exatamente esse 'agudo', essa presença do Hammond.

    Se possível, teste seus VSTis com placas/interfaces baratas e depois teste com alguma top. Voce perceberá a diferença, principalmente em um P.A..

    Shadad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JEFF_SAN

    Respondendo a sua pergunta...

    ...os presets de órgão do Juno-Di não me agradaram, mais um membro daqui do fórum conseguiu um resustado muito bom editando:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/251340/

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Shadad e waltercruz

    Desculpem por mudar um pouquinho o assunto do tópico, mas me interessei por essa última conversa vocês sobre interfaces:

    Se possível, teste seus VSTis com placas/interfaces baratas e depois teste com alguma top. Voce perceberá a diferença, principalmente em um P.A..

    "Fast Tracks e UCAs da vida" são ruins mesmo? Quais seria as placas e marcas melhores indicadas para homestudio? Quais as que têm os bons conversosres?

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    quando passei a usar o B4 uma das coisas que eu estranhei foi exatamente esse 'agudo', essa presença do Hammond.Eu que estava acostumado com um Hammond mais morno, achei foi estranho demais

    rsrsrsrs, é justamente esse agudo forte que diferenca o original Hammond B3 e seus melhores clonewheels dos sintetizadores e suas emulações de Hammond. Eu nunca vi NENHUM sintetizador, nem dos mais caros, que tivesse o agudo "berrante" como o do Hammond. Parece que o cara que programou o timbre nunca ouviu ou mesmo tocou um Hammond na vida.

    Quanto aos VSTs, o Native B4 tem um agudo que "berra", ao estilo do Hammond. Já o VB3, que na minha opinião supera o B4 em diversos aspectos, peca em não ter esse agudo característico do Hammond, e faz MUITA falta. No meu caso, problema tem sido fazer os agudos sobressairem. Os graves até que soam bem, mas na hora de um solo que necessita da força do timbre, eu tenho saído prejudicado.

    pomtwo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu nunca vi NENHUM sintetizador, nem dos mais caros, que tivesse o agudo "berrante" como o do Hammond. Parece que o cara que programou o timbre nunca ouviu ou mesmo tocou um Hammond na vida.

    porem temos que levar em consideraçao uma coisa que é muito importante , que a maioria das vezes a qual escutamos um hammond (John Lord , Jimmy Smith, etc ) os hammonds deles estao conectados a uma leslie 122 ... portanto , nao eh so o hammond que faz os agudos gritantes , mas a timbragem que a leslie da e o som da valvula ... quem nao conhece os famosos solos de guitarra gritante dos anos 60,70 produzidos por valvulas ...com a leslie eh a mesma coisa , ela esquenta o som , o que o torna bem gritante ....

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Então o problema de quem programa timbres de Hammond pra sintetizadores deve ser quanto a programação da Leslie, srsrrrsrsrsr. Po, timbre de órgão que realmente se equipara com o original, só dos clonewheels, como Nord C1, Hammond XK3, e o nosso Tokai TX5. Quanto aos sintetizadores, pode ser o melhor dos melhores, não fica igual. Recentemente, ouvi um show do Dream Theater no Japão onde eles tocaram todo o álbum Made in Japan, do Deep Purple. No primeiro acorde que o Jordan Rudess tocou, eu logo notei que não se tratava de um Hammond, e sim dos synts dele tentando emular Hammond (e olha que ele toca com equipamento top, e da Korg, que é a que mais perto chega na emulação dos timbre de Hammond, em se tratando de sintetizadores).

    Timbre do Hammond B3 + Leslie é certamente o mais difícil de se fazer algo parecido, quase 100% fiel.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aqui um show do Deep Purple desse ano, introdução do Don Airey no Hammond C3 com duas Leslies, dá pra ver o que é o agudo dele, outro patamar ! Esse agudo que eu estou buscando (com VST ou mesmo Synths não chegarei nunca a esse nível, mas tento chegar o mais perto).



    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JEFF_SAN
    Com VSTs chega perto, com teclados TOPs mais perto ainda... com Di nem a pau, um teclado de 2k não tem jeito, mas o timbre de órgão 34 era o que eu usava para o purple, super drive é sussa, mas muito longe do real obvio

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu to com uma Audio Kontrol 1 agora :)

    To gostando, usando agora o Vintage Organs e o B4 da Native ( O B4 foi descontinuado, o Vintage Organs é a 'versão atual', mas o primeiro é phisical modeling e o segundo é baseado em samples.).

    Só ainda não achei um piano que me seduza em Vst.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    aliás, acabei de off-topicar o tópico de vez, sorry guys.

    adao chagas
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JEFF_SAN


    É possível criar bons patches de Hammond no Juno Di. No link abaixo um pequeno clip com 3 amostras que criei:

    http://www.4shared.com/audio/rJY8yE1x/DP_online.html

    Um abraço

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    adao chagas

    Essas amostras estão excelentes, o timbre ficou bem semelhante, a programação da Leslie ficou ótima, distorção boa também, senti firmeza nos agudos... De todos os sons de Hammond que ouvi de um monte de sintetizadores por aí esse foi provavelmente o que mais me agradou.

    E ao vivo, você já tocu com esse timbre de órgão assim? Se tocou, como ficou, teve peso legal em algum amp, ou em PA?

    Obrigado!

    adao chagas
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: adao chagas
    · votar


    JEFF_SAN

    Eu tenho um Tokai TX-5, mas uso bastante o Juno Di, principalmente os pianos elétricos e órgãos que programei. Os órgãos com distorção têm se saído muito bem nos amplificadores que tenho usado e há uma grande quantidade de parâmetros e efeitos que podem ser alterados para melhorar o timbre. Os timbres analógicos são muito bons também.

    Um abraço

    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JEFF, tu conhece bem o som da Leslie, o que acha da Leslie do B4? Já testou a Leslie do Amplitube?

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    waltercruz

    A do Amplitube eu ainda não testei. Quanto a do B4, eu acho boa! Eu costumo aumentar um pouco o tempo de desaceleração e aceleração dos rotores (que já vem melhor progamado no VB3), fora isso, no geral a Leslie do B4 é boa. Quando eu toco com distorção, eu não costumo usar a Leslie, que costuma ficar meio estranho, ainda mais se tocar no grave. Já nos agudos, e com o timbre de órgão puro, fica excelente.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Esse vídeo eu gravei usando o VB3. Gosto muito da Leslie do VB3, e gosto muito do VB3 em geral. A hora que alguém melhorar os agudos dele, e deixar no mesmo nível dos do B4, e colocar uma distorção mais forte também, coisa que o B4 também supera, o VB3 será fácil o melhor VST de Hammond da praça!



    waltercruz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bacana o vídeo... Dá uma testada na Leslie do Amplitube, eu to gostando dela.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vou testar !

    avatar 2
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ola pessoal este é meu primeiro contato, e eu tenho um yamaha psre 413, e estou estudando os modelos mox6, sp76II, juno di e com relação ao juno di vejo os membros deste forum falar mal dele e eu gostaria de que voces falassem mais sobre este teclado pois eu queria pogar ele mas tenho medo de me decepcionar pois dele vejo apenas demos no you tube pois aki em macapá-ap nao tem ele pra testar, toco na igreja e ja vi este teclado em uma igreja e ao ouvir-lo gostei do piano ao vivo e não axei ruim tanto assim e gostaria da opiniao de vcs pois estou na duvida entre estes me ajudem por favor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Juno Di - Que me dizem dos timbres de órgão dele ?