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Casper Veterano
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# out/11 · Editado por: Casper
Normalmente os envelopes dos sintetizadores tem uma característica linear, como na figura abaixo:
http://hackmeopen.com/wp-content/uploads/2011/04/ADSR_envelope-300x184 .png
Os acessos aos parâmetros (Attack, Decay, Sustain e Release) geralmente são suficientes para a maioria das aplicações.
Mas alguns sons tem características de envelope não lineares, como na figura abaixo:
http://www.audiomulch.com/images/blog/southpole-expedition-part-3-patt ern-sequenced-adsr-envelopes-adsr-timing.png
Tem um truque sujo que aprendi recentemente, que permite esculpir com perfeição o envelope, se chama modulação recursiva. O nome é complicado mas o princípio é simples. Peguei um exemplo no fórum do DSI. O conceito é o seguinte: Um dos parâmetros da modulação altera um dos parâmetros dele mesmo. Confuso? Olhe abaixo:
Code: Mod source = FiltEnv Mod dest = Env1Decay Amount = Positive or negative
Aumentando a quantidade de modulação para cima ou para baixo, consegue-se "dobrar" a reta do ADSR, em qualquer direção e qualquer segmento. No exemplo acima, o Decay ficou exponencial.
Vou colocar uns exemplos de áudio de um bass drum linear x bass drum exponencial
Qualquer synth que tenha modulation matrix pode fazer isso sem problemas. Esse conceito não é novo, mas foi popularizado no Access Virus:
http://en.wikipedia.org/wiki/Access_Virus
Eu gostei muito de ter mais controle sobre o ADSR. Recomendo um teste a todos.
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silvG8 Veterano |
# out/11
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Casper Finalmente um post que vale a pena ver!! Muito bom!
Eu já tinha visto alguma coisa sobre isso no manual do V-Synth GT e pude até testar uma vez, mas não foi algo que fiquei usando muito tempo (não pelo trabalho que dá, é mais por falta de tempo mesmo, acabo usando o teclado para me divertir).
Depois desse post vou ver o que consigo fazer de mais interessante... vou procurar uma maneira de fazer isso com os envelopes dos filtros.
Valeu!
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Casper Veterano
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# out/11
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Caro silvG8:
Vejo pouco as pessoas discutindo como usar o equipamento. Tem muita discussão do tipo:
-Devo comprar o xyz que tem 865433 mil sons ou o xzu que tem 65849034 milhões de sons?
Mas, retomando...
Veja esse artigo:
http://emusician.com/tutorials/emusic_matrix/
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Casper Veterano
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# out/11
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Na página 26 do manual do virus tem uma explicação bem mais clara sobre recursividade. Inclusive esse manual é excelente para outros tópicos também. Recomendo uma leitura.
http://virus.info/page/render/lang/en/p/15/do/Support_contact_and_reso urces.html
Vá em
Browse all manuals and tutorials
depois em Tutorials pegue o:
Synthesizer Programming English
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silvG8 Veterano |
# out/11
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Casper Vou dar uma olhada no que você colocou aqui em cima. O link do primeiro post (emusician) é bem legal, estou lendo no momento. Vamos ver se conseguimos juntar umas informações legais aqui.
Valeu!
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Casper Veterano
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# out/11
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Tirado do:
http://infekted.org/virus/forum.php
Dicas sobre modulação:
For vibratos it is quite simple, set lfo1 to modulat osc1+osc2 at a high rate
For cutoff sweeping, set lfo2 to modulate filter1+2
For envelope's decay, in the mod matrix set the source to the filter envelope and destination to filter decay. Positive amount makes a concave decay, a neg value makes a convex one (like moog's, this is also explained in the programming tutorial on access website).
another tip.... sync 2 saw, set osc2 semitone to +7 and osc2 to -12, using lfo1 (slow rate) modulate the osc2 pitch with a high amount, you'll get a kind of screaming sound.
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waltercruz Veterano |
# out/11
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que doido essas dicas Casper.
Olha, tem uma idéia que eu tava pensando.. Eu sei que eu mesmo vou ficar com preguiça de faze-la, talvez numa outra encarnação eu nasça menos preguiçoso, mas é o seguinte: seria bacana se uma galera com synths diferentes procurasse replicar um som comum em todos os synths e comparar os resultados, explicar os processos. Eu acho que seria divertido... :)
Vou pesquisar sobre esse modulation matrix!
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waltercruz Veterano |
# out/11
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legal, o QS tem modulation matrix.. será que animo de tunar meu nanosynth? :)
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