Modulação recursiva - fazendo seu synth suar.

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Casper


    Normalmente os envelopes dos sintetizadores
    tem uma característica linear, como na figura abaixo:

    http://hackmeopen.com/wp-content/uploads/2011/04/ADSR_envelope-300x184 .png

    Os acessos aos parâmetros (Attack, Decay, Sustain e Release)
    geralmente são suficientes para a maioria das aplicações.

    Mas alguns sons tem características de envelope não lineares,
    como na figura abaixo:

    http://www.audiomulch.com/images/blog/southpole-expedition-part-3-patt ern-sequenced-adsr-envelopes-adsr-timing.png

    Tem um truque sujo que aprendi recentemente, que
    permite esculpir com perfeição o envelope, se chama
    modulação recursiva. O nome é complicado mas o princípio
    é simples. Peguei um exemplo no fórum do DSI. O conceito
    é o seguinte: Um dos parâmetros da modulação altera
    um dos parâmetros dele mesmo. Confuso? Olhe abaixo:

    Code:
    Mod source = FiltEnv
    Mod dest = Env1Decay
    Amount = Positive or negative

    Aumentando a quantidade de modulação para cima
    ou para baixo, consegue-se "dobrar" a reta do ADSR, em qualquer
    direção e qualquer segmento. No exemplo acima,
    o Decay ficou exponencial.

    Vou colocar uns exemplos de áudio de um
    bass drum linear x bass drum exponencial

    Qualquer synth que tenha modulation matrix pode
    fazer isso sem problemas. Esse conceito não é novo,
    mas foi popularizado no Access Virus:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Access_Virus

    Eu gostei muito de ter mais controle sobre o ADSR.
    Recomendo um teste a todos.

    silvG8
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Casper
    Finalmente um post que vale a pena ver!! Muito bom!

    Eu já tinha visto alguma coisa sobre isso no manual do V-Synth GT e pude até testar uma vez, mas não foi algo que fiquei usando muito tempo (não pelo trabalho que dá, é mais por falta de tempo mesmo, acabo usando o teclado para me divertir).

    Depois desse post vou ver o que consigo fazer de mais interessante... vou procurar uma maneira de fazer isso com os envelopes dos filtros.

    Valeu!

    Casper
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Caro silvG8:

    Vejo pouco as pessoas discutindo como usar
    o equipamento. Tem muita discussão do tipo:

    -Devo comprar o xyz que tem 865433 mil sons
    ou o xzu que tem 65849034 milhões de sons?

    Mas, retomando...

    Veja esse artigo:

    http://emusician.com/tutorials/emusic_matrix/

    Casper
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Na página 26 do manual do virus tem uma explicação
    bem mais clara sobre recursividade. Inclusive esse manual é
    excelente para outros tópicos também.
    Recomendo uma leitura.

    http://virus.info/page/render/lang/en/p/15/do/Support_contact_and_reso urces.html

    Vá em

    Browse all manuals and tutorials

    depois

    em Tutorials pegue o:

    Synthesizer Programming English

    silvG8
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Casper
    Vou dar uma olhada no que você colocou aqui em cima. O link do primeiro post (emusician) é bem legal, estou lendo no momento. Vamos ver se conseguimos juntar umas informações legais aqui.

    Valeu!

    Casper
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tirado do:

    http://infekted.org/virus/forum.php

    Dicas sobre modulação:

    For vibratos it is quite simple, set lfo1 to modulat osc1+osc2 at a high rate

    For cutoff sweeping, set lfo2 to modulate filter1+2

    For envelope's decay, in the mod matrix set the source to the filter envelope and destination to filter decay. Positive amount makes a concave decay, a neg value makes a convex one (like moog's, this is also explained in the programming tutorial on access website).

    another tip.... sync 2 saw, set osc2 semitone to +7 and osc2 to -12, using lfo1 (slow rate) modulate the osc2 pitch with a high amount, you'll get a kind of screaming sound.

    waltercruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    que doido essas dicas Casper.

    Olha, tem uma idéia que eu tava pensando.. Eu sei que eu mesmo vou ficar com preguiça de faze-la, talvez numa outra encarnação eu nasça menos preguiçoso, mas é o seguinte: seria bacana se uma galera com synths diferentes procurasse replicar um som comum em todos os synths e comparar os resultados, explicar os processos. Eu acho que seria divertido... :)

    Vou pesquisar sobre esse modulation matrix!

    waltercruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    legal, o QS tem modulation matrix.. será que animo de tunar meu nanosynth? :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modulação recursiva - fazendo seu synth suar.