Monitores para usar com piano VST

    Autor Mensagem
    rviolin
    Veterano
    # set/11 · Editado por: rviolin


    Olá pessoal,
    depois de muito procurar por um VST de piano, encontrei os pianos Best Service Galaxy II K4, que tem uma excelente qualidade sonora e tem bastante recursos para adequar ao estilo de música desejado.

    Agora estou a procura de um par de caixas para ligar na saida do meu notebook. Atualmente uso um fone AKG K414 que é muito bom, mas preciso de um kit de caixas para os outros ouvirem.

    Fiz um teste com meu minisystem Philips que tem boa qualidade de som. Porém, o som do piano VST ficou muito ruim, nada parecido com o que eu escuto no fone. Os graves ficaram muito fortes e não tem médio nenhum. Enfim não dá nem para comparar, pois toda a qualidade dos pianos Galaxy que eu tenho quando uso o fone foram embora nessas caixas.

    Pesquisando, ví algumas alternativas com valor até uns R$ 1500:

    - Behringer B2031a
    - Phonic P 5 A
    - Yamaha Hs 50
    - Krk Rp6
    - Samson Resolve 65a
    - Edifier R2000t

    Não vou usar para mixar, e a potência também não importa muito. Quero qualidade e fidelidade ao som do VST.

    Qual recomendam?

    kokada
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rviolin
    Eu uso uma nEar05. Antes, tinha um Behringer só que troquei pq tinha muito grave, embolava o som... dos que vc falou, só conheço o Yamaha HS50, tem o som mais "flat" mas o pessoal elogia muito esses cones brancos, que são famosos. Eu ficaria com esse.

    PeterBull
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rviolin

    Cara uso vsti com certa frequência (Todos meus show...hehe) e já sofri d+ com a "ilusão" dos fones...

    Já peguei timbres que nos fones ficavam lindos e no P.A uma bosta...rs

    Hoje tem meu Home Studio e uso um par do HS-50, e acho excelente p/ tipo de produção que faço, mas tbm aconselho o KRK Rp6 que é um otimo monitor.

    O bom de um 'Monitor de Referência" diferente de uma "Caixa de Som Amplificada ou etc..." e que ele da um som FLAT, ou seja um som real do vsti, nao sobra ou falta grave e vc pode analisar e comparar...

    Já ouvir falar do Edifier ser muito bom e barato, uso o HS 50 pq faço mixagem e tdu mais, se tiver grana p/ comprar aconselho, caso queira algo mais barato pesquisa o Edifier que aparenta e pelos comentários ser um bom custoxbenefício.

    Abraço...

    rviolin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    kokada
    PeterBull

    Sobre essa "ilusão" do fone, o que você faz para resolver? Cria uma equalização para usar com o fone e uma outra equalização para usar nos monitores? Quando você usa o VST nos monitores, você equaliza para melhorar alguma coisa ou o som que sai do monitor já é bom?

    Claro que a qualidade do VST interfere, mas vamos considerar um VST como o Galaxy Piano que tem um som perfeito. Quando digo perfeito, me refiro aos videos que já vi na internet, a minha percepção com meu fone quando eu toco e os demos do site.

    Como eu disse antes, o meu aparelho de som tem um qualidade tão boa para as músicas, mas para o som do piano acustico ficou uma porcaria.

    Abraços

    PeterBull
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rviolin

    Perfeito eu discordo...

    E na real vídeo de demonstração e p/ sacanear qualquer um...
    O cara lança um vídeo de demonstração de um vsti, mas quando vc pega vc chega desacredita.

    Lá tem equalização e blá blá blá...

    Bom uso fones somente p/ estudo e os testes reais mesmos são nos palcos e no meu monitor de referência...

    Tipo baixo ou compro um vsti...
    Testo ele no monitor primeiro p/ ter uma noção um pouco mais real do timbre...

    Se eu gostar eu testo no P.A e se eu souber q ele precisa de um pouco de grave ou agudo, eu jogo uma equalização na track e resolvo, mas se no meu primeiro teste eu ver q não compensa eu nem tento fazer milagre...

    O HS 50 tem opção de dar ganho p/ as freqüências...
    E acredito que os outros tbm...

    O som da sua casa tem qualidade p/ musicas, mas a freqüências de um piano ou timbres sendo tocados separadamente e diferente então vc tem q tentar equalizar se seu som permitir ou tentar testar um dos presets de equalização do som... Tipo tem POP, JAZZ, ROCK e ver se algum destes resolve...


    Abraço...

    rviolin
    Veterano
    # set/11 · Editado por: rviolin
    · votar


    PeterBull

    Obrigado pelas dicas. Agora fiquei um pouco mais confuso sobre monitor.
    Andei lendo no aqui no forum que monitor serve mesmo é para mixar, e que para ouvir a musica (no meu caso, ouvir o som do piano) o som fica "feio".
    Agora fiquei em dúvida, pois tem gente recomendando que se compre essas caixas de som (tipo Edifier) mas que não sejam flat, pois o flat pode deixar o som "feio".
    Isso procede? Quer dizer que se eu ligar a saida do meu notebook num par de HS-50 o som pode ser mais "feio" do que sai nos fones ou em qualquer caixa barata?

    PeterBull
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não sei quem deu essa informação, mas não é a realidade...

    O monitor te da o som FLAT ou seja o som real. Se o som do timbre e feio vai ficar feio uai...hehe

    Agora se o som é bom vai ficar bom...

    Uso pianos no meu monitor e so som fica bom...

    Essa informação não procede...

    rviolin
    Veterano
    # set/11 · Editado por: rviolin
    · votar


    PeterBull

    Qual VST de piano você utiliza? Você precisa fazer alguma equalização no VST? Se sim, qual plugin usa para equalizar?

    No caso de quem falou, veja esse post. O cara ligou um Motif nos monitores e o som ficou ruim.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/222367/

    PeterBull
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rviolin

    So vou fazer algumas considerações...

    1ª- Vc vai ligar o monitor diretamente na saida no notebook né?

    * Isso gera perca de qualidade sonora e prossivelmente latência que é o atraso entre você tocar e a placa executar o som.
    * Já testou e funcionou corretamente? Geralmente os vsti mais pesados vão lhe dar este problema.

    2ª Eu uso uma interface de audio externa Usb

    * Uso uma Ua-25 Ex da Cakewalk a qual melhora a qualidade do som e diminui a latência no meu caso se torna impercepitível...

    3ª Teste os monitores

    * Como você pretende usar so o timbre de piano procure testar p/ ver qual destes monitores ira te satisfazer mais...


    Qualquer duvida estamos ai...

    Abraço...

    PeterBull
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rviolin

    o Krk eu aconselho para uso de musicas eletronicas ou hip hop p/ instrumentos acusticos aconselho o Hs-50.
    Ele realmente tem uma sobra de graves o que deve geral o "som embolado" que ele diz...

    Cara uso o Alicia Keys e um sampler do S-90 da Yamaha e Fica muito bonito no monitor..

    Abraço...

    rviolin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    PeterBull valew pelas dicas.

    No meu caso, uso a propria placa onboard do note. Coloco ela para rodar a 48 Khz (ela suporta até 192 Khz) e me dá uma latência de 5ms.
    Portanto, problema de latência eu não tenho (pelo menos que eu perceba). Agora sobre a qualidade, eu não sei dizer se é "boa" porque nunca pude testar com uma placa externa. Você já comparou a qualidade de sua placa externa com a placa onboard? Dá para perceber diferença?

    Sobre testar, onde moro não tem nada disso que falamos. Terei que comprar pela internet.

    PeterBull
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rviolin

    Uso um macbook e já testei sem a minha interface sinto uma perca de qualidade mas nada de "nossa acabou com o som" so algumas frequências que não saem tão bem definidas e como uso muita coisa junta a latência q o pior de tudo.

    Nego diz q não mas p/ mim 5ms é imperceptivel...

    Pois é queria ter uma camera decente p/ gravar um piano no meu monitor p/ vc ter uma ideia, mas fica exelente, muito parecido com o resultado no P.A.

    kokada
    Veterano
    # set/11 · Editado por: kokada
    · votar


    rviolin
    Eu tb já me desiludi muito com fones... na verdade, eu uso eles só pra gravação, pq na gravação o som sai igualzinho o que estou ouvindo.

    Já com o monitor que eu tenho, eu não equalizo nada, mesmo pq ele só tem o botão de volume. Mesmo o som não saindo tão bonito como sai no fone, ainda gosto do resultado e é o som mais próximo que vai sair na P.A. do que nos fones.

    Agora quanto ao seu comentário de que o piano não sai legal no seu aparelho de som onde vc ouve músicas, isso é normal mesmo. Tb tenho um micro system onde eu ouço músicas, mp3, ligo o áudio pra ver filmes, e o som sai legal. Agora se ligar o teclado nele, o som sai esquisito, sem peso, com reverb, um lixo. Nem invente, compre um monitor - compra logo o Yamaha HS50 que vc vai estar bem servido! E se precisar de graves, pega uma mesa de som simples só pra adicionar graves! Ou então, tem um subwoofer dessa linha da Yamaha tb pra utilizar junto!

    Agora, esse Galaxy II, pela demo da net parece ser muito bom - mas não se engane como disseram aí - na demo tem toda uma produção, equalização, que fazem o som do VST sair mais bonito! Eu babava ouvindo as demos de um piano da Native Instruments, o New York Concert Grand - mas aí tenho ele, e é bem diferente do que eu ouvi na demo... na demo aparecia com bastante brilho, mas na real falta brilho... o melhor piano que achei até agora foi um resample que um cara chamado JR Samples fez do Reason Pianos, só que pra Kontakt. Inclusive ficou melhor que o original, ele deve ter editado alguma coisa. É um Steinway D bem expressivo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Monitores para usar com piano VST