Teclado Eletrônico: onde está a originalidade?

    Autor Mensagem
    Mestre Duarte
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Mestre Duarte


    De um lado, os veneráveis GranPiano, Organ, Strings; de outro, os sintéticos, mas não menos louváveis E.Piano, Sinth pad, Sinth lead, etc. Todavia, o timbre número 1 (lugar de honra) no padrão MIDI internacional é, advinha de quem: Gran Piano.

    No meio de tantas possibilidades fônicas e sínteses algorítmicas inovadoras e em número infinitamente crescente, fica a pergunta:

    - Qual é o timbre oficial desse instrumento cada vez mais popular que, pelo menos o nome, é bem original: TECLADO ELETRÔNICO. Será que existe um timbre que o represente com originalidade ou ele não passa de um simulador, uma máquina de imitar fontes acústicas já existentes?

    - Será que haverá o dia em que esse instrumento deixará de curvar-se diante da majestade do Piano Acústico, ou eternamente só será considerado bom se for "igualzinho ao original"?

    O que você acha?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu penso que nem é questão de originalidade do teclado ... mas sim evolução da tecnologia.
    Veja bem ... hoje em dia existe sax, sanfona, bateria, guitarra e quantos instrumentos possíveis de se imaginar em formato eletrônico isso devido ao avanço da tecnologia.
    Em outras área, os aparelhos multi funções como os celulares ... ou a aplicação dos computadores ... enfim, avanço da tecnologia.

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    esse teclado nessa musica é o mais original que consigo



    Gus79
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mestre Duarte

    Eu penso bem diferente.

    Para mim, quanto mais sintético o timbre, mais bonito. Quanto mais impossível de ser feito com instrumentos acústicos, melhor.

    Um pianinho aqui, uns strings ali, até vai. Mas acho o cúmulo da breguice usar trombeta, trumpete, trompa, sax, guitarra, baixo acústico, flauta, etc. no teclado.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Será que existe um timbre que o represente com originalidade ou ele não passa de um simulador, uma máquina de imitar fontes acústicas já existentes?

    - Será que haverá o dia em que esse instrumento deixará de curvar-se diante da majestade do Piano Acústico, ou eternamente só será considerado bom se for "igualzinho ao original"?

    Se sons sempre partem de uma experiência anterior, logo as simulações sempre serão um padrão. Mesmo os fabricantes de instrumentos acústicos do passado sempre se baseavam por outros instrumentos feitos antes. Os eletrônicos vão cair na mesma questão.

    Difícil e meio utópica essa linha que espera um som vindo de não sei onde. Sim, hoje em dia dá para fazer tudo, mas o que é que vai ser estético?

    Um som matematicamente puro [uma onda simples, senoidal sem harmônicos] é teoricamente lindo, mas musicalmente não diz nada, é oco.

    Casper
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Todavia, o timbre número 1 (lugar de honra) no padrão MIDI internacional é, advinha de quem: Grand Piano.

    Na sua concepção. Eu por exemplo, jamais uso esse timbre.

    Será que existe um timbre que o represente com originalidade ou ele não passa de um simulador, uma máquina de imitar fontes acústicas já existentes?

    E precisa existir isso? Um Moog, por exemplo, não
    precisa imitar nada para ser fantástico.

    - Será que haverá o dia em que esse instrumento deixará de curvar-se diante da majestade do Piano Acústico, ou eternamente só será considerado bom se for "igualzinho ao original"?

    Uma imitação nunca vai alcançar o original. Nunca.
    Pelo mesmo motivo que uma boneca inflável não substitui
    o modêlo original. São aproximações.

    Uma imitação é usada se:

    1) Vc não tem acesso ao instrumento original;
    2) O som é tão secundário que realmente não importa;
    3) Vc prefere o pior, por motivos complicados de explicar;

    No meu modo de pensar, imitar porcamente um instrumento
    é um fator extremamente limitante, perto da possibilidade
    infinita de criação de novos timbres e sons que instrumentos
    convencionais jamais terão.

    Isso sim, é liberdade:

    http://www.selfoscillate.de/MODFULL.HTM

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu as vezes confesso que concordo com o mesmo pensamento que já achei retrogrado quando fui tirar a carteira da OMB

    cheguei lá e perguntaram
    -o que o senhor toca?
    -teclado
    -teclado não existe, existe ogão, piano, acordeon
    e teclado o que é pra vocês?
    é só uma parte do mecanismo do instrumento, sanfona tem teclado, acordeon tem teclado....

    por esse lado vejo que é igual a dizer
    eu toco "corda"
    corda de que: violino, viola violão, harpa...

    também já reparei que outros instrumentos também tem isso, é que a gente não enxerga

    qual a sonoridade da guitarra?
    a do metal, a do classic rock, a do b.b.king, a do satriani , do santanna, a do pink floyd, cada um tira um timbre diferente
    se aparecer um "alienigena" que nunca viu o que é uma guitarra ele não vai acreditar que o instumento que se usa no Cannibal Corpse é o mesmo do b.b. king

    baixo também não é instumento, é função
    tem baixo em orgão, se faz baixo em piano, sinfonica tem contrabaixo acustico, banda marcial tem tuba, nipe se sax tem o sax baixo ou tenor, coral tem alguem na função

    ================================

    eu curto o termo que se usava antigamente
    tinha encarte de LP assim

    banda XXXX
    vocal: fulano
    guitarra: beltrano
    baixo: nononono
    "sintetizadores": ciclano



    quanto a timbre, quando se lê sobre sintese, se vê que o timbre em sí é uma conbinação de harmonicos, tanto em instrumento acustico ou eletronico
    então acho estranho eu não poder usar os harmonicos impares de um synth, porque fica a cara do clarinete que chegou antes e pegou pra ele

    JEFF_SAN
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sei lá cara, se tivesse grana pra gastar e ter um Hammond B3, um Yamaha RM1, um piano de cauda, um sintetizador Moog, jogaria todo e qualquer teclado eletrônico que tivesse no lixo. Como não tenho grana pra ter todos (hoje não tenho nenhum), necessito do teclado eletrônico, pra fazer os timbres dos instrumentos que citei.

    Mas na verdade, acho o teclado um instrumento meio sem-carisma, meio tosco, sei lá. Não marca presença, não tem personaliade, como uma guitarra ou piano por exemplo. Procure wallpapers de piano ou guitarra na net: vai achar aos montes, mas de teclado, teclado eletrônico, tipo motifs da vida, não vai achar nada. Falta carisma, personalidade, algo que um piano ou um Hammond sempre tiveram, mas que falta aos tecladinhos portáteis.

    Sem qualquer ofensa, mas é como analiso as coisas, depois de muito pesquisar e refletir. E pra constar, toco teclado também.

    Gus79
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JEFF_SAN
    Eu acho que isso e' porque quem nao e' tecladista que curte sintetizador nao faz a menor ideia do que seja um sintetizador, bem diferente de piano e guitarra, que estao no imaginario popular.

    E eu nao teria wallpaper de motif nunca, que ideia mais ridicula! Se fosse pra ter wallpaper, teria de minimoog ou de polysix...

    JEFF_SAN
    Veterano
    # set/11
    · votar


    E eu nao teria wallpaper de motif nunca, que ideia mais ridicula! Se fosse pra ter wallpaper, teria de minimoog ou de polysix...

    Exatamente, mostra o quão sem charme são os teclados eletrônicos, em detrimento de pianos, órgãos e sintetizadores.

    F.L.E
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu acho que o teclado ou sintetizador entra mais na questão de praticidade do que tentar imitar ou substituir algum instrumento, porque o instrumento acustico nunca vai ser substituido, mas a tecnologia está proposcionando aos músicos levar por exemplo um piano de calda pra um palco o que não aconteceria facilmente com um piano de verdade pelo tamanho pelo preço isso também com os outros instrumentos que contém num teclado ou sintetizador. Podemos até mudar o timbre e aperfeiçoar mas cada um tem seu lugar.

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Uma vez um cara me pediu para tocar o som "original" do teclado...tipo assim como é o som dele, qual o som dele? Tentei um órgão ele disse não, o piano ele disse não é esse...dai peguei algo como um "piano" eletrônico daqueles analog synth, com mais sustain...ele falou sim é essse,rsrsrsrs....vai entender.....
    Moral da história...os teclados eletrônicos em si não tem alma, a alma é dada por quem toca, tira o melhor som seja de synth, ou piano....tinham bandas antigas que tiravam "som" de pedra, com synhts bem "limitados" gravando em rolo de 4 pistas e davam show.
    Agora confesso que sou fã deles principalmente do que, pelo visto, vces mais detestam: A capacidade emular instrumentos acústicos de uma forma tão clara que possa enganar até quem lida com música clássica, e hoje estamos num patamar bem próximo disso, e eu vibro, do meu primeiro cassiozinho, passando por psr, Juno-106, D-50, 01wfd, k2500....Motif xs8, pude ver isso acontecer e acho natural fazer uma trilha um jingle, só com teclado hoje em dia .....tudo depende da sonoridade que voce vai tirar, explorar, a alma da coisa, gosto de Bethoven e Craft Werck, passndo por Clube da esquina, Petra e Chemical Brothers, porque não. ...é isso

    tecladoprofusao
    Veterano
    # set/11 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Uma vez, num ensaio, tentando escolher um timbre pra uma música, o vocalista me pediu "aquele timbre normal de teclado, aquele pãããã...". Demorei a entender que ele tava pedindo um saw lead, igual ao do Jump ou Final Countdown. Se for pra eleger um timbre como "o timbre original" de sintetizadores, acho que é esse.

    Gus79
    E eu nao teria wallpaper de motif nunca, que ideia mais ridicula! Se fosse pra ter wallpaper, teria de minimoog ou de polysix.
    eu uso uma foto do Pico4... :)

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/11
    · votar


    E eu nao teria wallpaper de motif nunca

    Eu tenho Wallpaper do Motif, tenho um sonho de ter um Motif, será meu primeiro top, não tenho sonho no momento de ter um Hammond B3, um minimoog, um piano de cauda... Porque? Porque não seria nada prático levar pra tocar na banda todos eles sendo que em um ótimo equipamento consigo "emular" todos eles. Muitos colegas de banda nem conhecem os instrumentos citados, somente os teclados e pela fama dos PSRs acham que todos tem ritmos etc... No final das contas o que vale é quanto o seu instrumento irá contribuir para a música proposta. Conseguiria o dono de um moog completar uma música com um maravilhoso timbre de piano? Claro que não.
    Por isto que no momento o que vale é um bom teclado. E meu Wallpaper ainda é do já ultrapassado ES7 :-)

    Artref
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pessoal, claro que tem som típico de teclado! Os principais seriam PADS, SYNTHS e LEADS. Outros timbres que também são a identidade do teclado/sintetizador em minha opinião: Pianos FM, Pianos do tipo "MIDIed Grand", Bells (sons "tipo fantasia"), etc. São timbres que nasceram no sintetizador, deram a marca ao instrumento.

    Alguém lembra de mais algum?

    E o dia que o sintetizador terá a mesma importância dos acústicos já chegou, inclusive tem músicos que não emulam nada em seu trabalho, apenas fazem som próprio de sintetizador. É questão das pessoas se conscientizarem e se informarem.

    Na minha opinião, nosso instrumento - o teclado, o sintetizador - é um dos mais belos e versáteis que existe, pois além de ter mais de um som identidade, ainda pode emular muito bem som de praticamente tudo. We are powerfull.

    Strato_Master
    Veterano
    # set/11
    · votar


    - Qual é o timbre oficial desse instrumento cada vez mais popular que, pelo menos o nome, é bem original: TECLADO ELETRÔNICO.

    para mim sempre foi e sempre será E.Piano+ Sinth pad

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado Eletrônico: onde está a originalidade?