Roland Rd300NX é bom?

Autor Mensagem
    kokada
    Veterano
    # jun/11

Alguém conhece esse piano digital? Eu testei ele numa loja e achei muito bom! O vendedor enfatizou que por utilizar o som "Super Natural", é bem superior ao anterior, RD300GX. Vcs confirmam isso?

Eu já havia testado o RD300GX mas faz tempo, então não lembro a diferença. Só sei que o NX realmente tem um timbre espetacular, bem expressivo. Só achei caro, na faixa dos 5.000,00.

Por isso pensei no GX, será que a diferença é gritante assim entre os timbres? Analisando só o piano acústico...

Compensa pagar a mais por causa do "Super Natural" do NX?

tecladistapvh
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: tecladistapvh
    · votar

O meu chegou sábado. Ainda estou apanhando pra mexer nele.
    Segue umas demos que gravei nele. Um áudio ficou meio engasgando por causa do note que precisava reiniciar.

demo 1

demo 2

Quanto ao rd300 gx eu nunca toquei nele, então não posso falar sobre as teclas, mas os pianos são melhores.
    E o valor a vista do RD300-nx a vista ta saindo por 4.200,00 na loja onde comprei o meu.

kokada
    Veterano
    # jun/11
    · votar

tecladistapvh
    Vc comprou em SP? Qual loja?

kokada
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: kokada
    · votar

Desvirtuando um pouco o tópico já, mas eu to na duvida se vale a pena pegar o NX. Isso porque volta e meia eu entro no site de demo das placas SRX do Fantom X, e fico babando, principalmente pros pianos da placa SRX-11...

http://www.rolandus.com/flash/demos/srx/srx_demo.html

Ou então esses timbres da SRX-07:
    http://www.synthmania.com/srx-07.htm
    (Loucura, loucura! rs)

O que fazer? rs Já que um Fantom X tá saindo na mesma faixa de um novo NX - eu sei que não tem nada a ver comparar um workstation com um piano digital, mas estou considerando só os pianos... sobre o Fantom, eu ganharia os outros timbres, que são muito melhores que do NX... tirando os pianos elétricos, que achei muito bons do NX.

expedifer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: expedifer
    · votar

Sobre teclas, não tem as mesmas telas a versões RD700GX/NX e RD300GX/NX. Eu toquei em todos e percebi que as da versão 300, estão mais pra "semi-pesadas" que pesadas. Na verdades todos os 4 tem teclas pesadas, mas como os sistemas são diferentes, as do 700 são mais "reais", legais, boas e respondem bem melhor no toque. Eu não gostei mesmo (vou ser malhado) tocar nas versões 300. Questão pessoal. Na verdade em matéria de teclas, a Roland deixa a desejar ate no V-Piano, G8, RD700, FP, etc, (toquei neles) contra a Yamaha que hoje possui o melhor sistema de teclas pesadas entre todas as marcas (XF8, CP1, CP5, S90SX, linha P, etc., e só as pesadas, mas que não se confunda com qualidades de pianos/timbres, aí é outra estóra). Ate o Privia da Casio tem teclas pesadas melhor que da Roland.

Diferenças de teclas (especificações):
    RD700GX/NX
    88 keys (PHA III Ivory Feel Keyboard with Escapement)

RD300GX/NX
    88 keys (Ivory Feel-G keyboard)

Sobre supernatural (nesse caso de samples de pianos acusticos), na verdade a linha GX tem sim pianos (2 no 700 e 1 no 300) e a linha NX também tem (3 no 700 e 2 no 300). Mas o campeão, seria se pôr a placa dos 17 pianos acústicos entre outros, no RD700GX (no 700NX ou nos 300GX/NX não dá), coisa só encontrada agora no Jupiter.

expedifer
    Veterano
    · votar

kokada
    Já que um Fantom X tá saindo na mesma faixa de um novo NX

Qual Fantom X? Só o X8 tem teclas pesadas. E o X8 é workstation com sampler e sequenciador, coisa que a linha RD não tem nada disso. As placas SRX são sim sampleamentos mas apesar de boas, são inferiores em pianos que as placas ARX (supernatural) lançadas ate agora (e só nesses timbres existente, não dos demais), inclusive da placa de 18 pianos supernatural do 700GX. Ate o lançamento das SRX, há muitos anos atrás, não havia nada melhor no mercado, com algumas exceções como os Akai. Mas hoje, ate samples adquiridos na web são muito melhores (eu tenho os do Steinway, C7, Bosendorfer, etc). Mas teu cálculo seria: vale a pena em grana um Sinth "velho" + SRX? Pense só nisso (aí ate um Juno Stage resolve).

kokada
    Veterano
    # jun/11
    · votar

expedifer
    Nossa, eu achei legal as teclas do 300NX... as do 300GX não lembro... Esses 2 pianos Super Natural no 300NX vc conta: 1 acústico e 1 elétrico né? Vi no data lista isso dele... como eu gosto de pianos brilhantes tipo Elton John, acho que do 300NX dá pro gasto e sobra né?

expedifer
    Veterano
    # jun/11
    · votar

Nossa, eu achei legal as teclas do 300NX

Então toque no 700 e volte aqui pra contar. Todos os pianos do 300 (ou 700) são melhor que qualquer piano de toda linha Fantom (não sei porque ainda não existe Fantom com samples supernatural, alias, com algum sample qualquer: tá igual ao Motif XF, sem nenhum sample). Só o Jupiter vem de série com todos os pianos supernatural, a coleção completa. pra mim ele é o novo RD apesar de não ser classificado como SP, pois não tem nem sequenciador e nem sampleador, apesar das 76 teclas inferiores.

tecladistapvh
    Veterano
    # jun/11
    · votar

tecladistapvh
    Vc comprou em SP? Qual loja?

Comprei aqui
    Comprei parcelado 4.667,00. Se você pretende comprar a vista tem 10% de desconto, cai pra 4.200,00.

kokada
    Veterano
    · votar

expedifer
    É verdade, hoje testei o 700GX e 700NX e pude perceber a diferença das teclas(em relação às teclas do 300NX). O mais estranho é que o 300NX, que tinha gostado tanto, agora achei bem inferior ao 700GX(em teclas e timbres). Tem um timbre, o Bright Piano do 700GX que não encontrei no 300NX, muito bom!

E se fosse pra escolher entre um 700GX e um 700NX, na minha opinião ficaria com o 700GX. Isso pq tem aquele Kit com os pianos Super Natural. Não sei pq, mas gostei mais do 700GX.

Só que aí financeiramente sai bem mais, mais de 7.000,00 e aí já não dá pra mim! rs

Como vc mencionou tb o Juno Stage, cheguei a testar por curiosidade, e até que não é tão ruim o piano acústico dele. Os elétricos são muito bons! Há algum tempo já tinha testado ele e sempre fiquei com a pulga atrás da orelha no piano acústico, mas dessa vez gostei mais. Estranho, não?

A vantagem do Stage são os outros timbres que eu vou ganhar, que são bem melhores que os do 300NX, tirando o piano acústico claro, e a desvantagem as teclas pesadas que vou perder. Mas não pode-se ter tudo né? rs

Mas aí vou parar por aqui pq já to desvirtuei demais o tópico inicial. Só sei que de 300NX acho que não vou não, to quase descartando! :-(

viktor 999
    Veterano
    # jun/11
    · votar

expedifer
    vc já testou os pianos da SRX07?????se já como são em comparação com os da SRX11????pergunto a vc pois perece que e um grande conhecedor de pianos ...vleu

expedifer
    Veterano
    # jun/11
    · votar

viktor 999
    Os melhores pianos das SRX estão na 11. Ate na 2 não são tão bons. Na 7 seu forte são vintage entre outros. Um ou outro piano nela é "fraquinho" em comparação a 11 (falamos dos acústios não?). So EP há a 12. Mas mesmo a 11 não é perfeita, em nenhum piano. O problema das SRX é que a gravação dos seus samples não teve a tecnologia que teve os supernatural, pois foram gravados, se não me engano, por volta do ano 2000, já pro primeiros fantoms. Ou seja, uma década de diferença com as supernatural, junte-se a isso a capacidade de memória ROM das placas (me parece que as ARX tem 20X mais memória). E o mesmo que vc pegar o Kit que tenho das amostras Steinway de 416Mb e as comprimir pra entrar numa memória de 32Mb. Como vai ficar a qualidade? vai cair de 32bit e 96Khz de amostragem pra 8bit e 24khz, ou seja, menos de 1/3 da qualidade real. Não há outra forma de reduzir o tamanho das amostras (faça o teste num editor de som diminuido o tamanho de uma música/gravação).

Nas SRX deve ter havido no máximo uns 3 microfones sobre o piano na gravação. Nas ARX-supernatural que na verdade ate agora só há a placa dos 17 pianos sampleados do Jupiter (ou nas novas Akai do Kronos ou nas minhas amostras) deve ter tido havido no mínimo 12 microfones espalhados ao redor do piano. E isso custa muita memória e tamanho. Não queira exigir qualidade de som com placas de pouca memória. Uma diferença que vc mesmo pode perceber em amostras "fragilmente" gravadas, pra não dizer fracas (isso ate pra qualquer leigo verificar), é simplesmente testar todas as notas/teclas de um piano: é claro, sempre haverá notas "lindas" como nessas SRX, mas também SEMPRE perceberá algumas notas ou distorcendo ou não gerando aquele som que tem num pianos verdadeiro, como geralmente nas notas baixas/graves, as mais dificeis de gravar. Perceberá ou que essas notas, algumas, ou fica ruim sua vibração, distorce, ou fica fraco, baixo, não dá a vibração de um piano de cauda, ou não chega ao fim a resonância, etc. Faça o teste no teu teclado e dai perceberá do quanto "ruim" é um sinth de pianos-patch, sem vibração, acústica, resonância, grave, etc. Aí parta pras SRX e verá que realmente falta "aquela qualidade real" em algumas notas e finalmente chegará nas ARX-K-RD700GX-Jupiter-V-Piano-CP1 (nem sei do porque ainda não saiu pianos pro G8), nas novas Akai e nas boas amostras wav como do Steinway, C7 e Bosendorfer, onde achará que a humanidade chegou no mais longe que podia em reprodução acustica. É o que temos ate hoje. Talvez amanha...........não se sabe o que pode ocorrer.

As demos das SRX
    http://www.rolandus.com/flash/demos/srx/index.html

expedifer
    Veterano
    · votar

kokada
    Vc acha um RD700GX usado por 5mil a vista. Saiu de linha. Procure.

"O mais estranho é que o 300NX, que tinha gostado tanto, agora achei bem inferior ao 700GX(em teclas e timbres)"

Eu também já percebi isso: parece que reduziram em alguns "porcentos" a sonoridade nele. Será isso? Veja aqui como está mais pesado (apesar de possuir a placa):
    http://www.youtube.com/watch?v=sf43rAjEoxM&feature=player_embedded

ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar

expedifer

Aí eu te pergunto: Para controlar uma coisa tipo Ivory II, com 300NX vc consegue desfrutar de toda a qualidade do Ivory II? E com o 700NX?

Outra coisa: achei as teclas do V-piano fantásticas. Chegaram a me lembrar as do Yamaha meia cauda que tem na made in brazil.

viktor 999
    Veterano
    # jun/11
    · votar

expedifer
    e acústicos sim tenho uma Srx 07 e nunca tive oportunidade de testar a SRX11 queria saber a diferença ...

kokada
    Veterano
    · votar

expedifer
    Se tivesse grana compraria um 700GX, tem o timbre "Bright Piano", que é perfeito para tocar musicas do Elton John e Bruce Horsnby(The way it is) por exemplo. No Fantom G o mais próximo é o Brite NY-Grand se nao me engano - bom tb, talvez no G8 ele fique igual ao 700GX por causa das teclas pesadas. Sou apaixonado por esse tipo de timbre. E ele não soa nada artificial, som hiper limpo, delicia de tocar! Não precisa nem do kit Super Natural pro meu gosto.

Falando no kit, no ebay ta hiper barato, U$ 99,00. Aqui nas lojas sai por 1.000,00 haha que país nós estamos mesmo? Ah Brazil, é mesmo! Isso pra mim é inacreditável!!!!!!!!!! Absurdo dos absurdos!!!!

Olha o preço do ebay:
    http://cgi.ebay.com/Roland-RD-700GX-SuperNATURAL-Piano-Kit-/1905404197 57?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c5d1812ad

E olha o desgosto do preço no Brasil:
    http://www.teclacenter.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo _produto=1015&nome_produto=PLACA-ROLAND-K-RD700GX1-P/-RD-700GX&nome_Ca tegoria=ACESS%D3RIOS&nome_SubCategoria=PLACA-DE-EXPANS%C3O

Acho que essa placa ganhou de todas as diferenças de preço que já vi até hoje - estamos falando de pagar 10x o valor do preço original.

Falando nas SRX's, qual a melhor placa SRX pra esse timbre que procuro? A SRX-02, 07 ou 11?

To decidido a pegar um Juno Stage e depois comprar uma SRX de piano acústico "pelo menos". Motivos de grana rs

Um 700GX por 5.000 usado se tiver eu quero, onde vc viu??? Mas parcelado né! Rs Pergunto isso pq o Stage um novo parcelado tá por 4.400,00. E um usado por 3.300,00. Grana é fogo!!!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Roland Rd300NX é bom?