Resetar o teclado prejudica o sistema?

    Autor Mensagem
    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11


    Pessoal, eu uso um P-85 e tenho por hábito resetá-lo antes de começar a tocar. Faço isso sempre, afim de evitar que acidentalmente ele esteja com o pitch alterado, excesso de reverb ou coisa parecida.
    Essa prática pode, algum dia, de alguma forma, acabar prejudicando o sistema interno?
    O que vocês acham?
    Alguém faz o mesmo?

    expedifer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Não é pra ser habitual. Mas porque faz sempre isso? Vc sempre mexe ou altera as configurações? Porque não as salva?

    Mitilico
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    nunca tive esse hábito, mas sempre que precisei resetar, o fiz sem problemas. No seu caso, já percebeu mudança de efeitos sem resetar ao ligar? se sim, acho que é pau no teclado. Não parece normal isso aí.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O que acontece eh que um reset é mais ou menos como uma limpesa no aparelho, e caso vc não perceba alguma anomalia no sistema essa sua rotina é totalmente desnecessária, isso é um recurso para uso em certos casos de emergência e não rotineiros.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Acontece sim, já vou explicar o porquê:

    No yamaha P-85 as designações do pitch são feitas nas próprias teclas. Existe uma sequência de teclas que precionadas simultaneamente elevam ou abaixam os tunes. Embora sejam teclas que absurdamente seriam usadas em uma execução musical, por incrível que pareça, já aconteceu de o teclado não fechar com o baixo recentemente ajustado pelo afinador. Verifiquei, e era meu o problema.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tá .. mas quando se desliga o equipamento ele mantém a ultima configuração do sistema ... e pelo que estou entendendo durante uma execução o equipamento se "desconfigura"? muito tosco isso.

    caioscattini
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mestre Duarte


    problemas de pitch em teclados geralemente têm 2 origens:
    -problemas no pitch bend (que não é seu caso)
    -problemas na fonte ou ponto de energia.

    verifique.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    caioscattini

    Valeu. Essa semana, mesmo, eu vou levar a minha fonte (hayonih) para ser avaliada numa loja que trabalha com assistência técnica aqui em Gravataí.
    É bem possível mesmo, pois a fonte é daquelas automáticas, com voltagem variável de 85 a 265 volts; 2 amperes.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    _BLACKMORE_

    Já faz alguns cultos na igreja que eu toco que não tem acontecido mais. Todavia, os únicos dados que se mantém na memória (normalmente) são os do REC (gravação), o led verde se mantém ligado até que a música gravada seja deletada ou o instrumento seja resetado. Por isso, é bem provável que o caioscattini tenha razão, trata-se de um problema técnico na energia ou, pior, na placa do instrumento. Mas, de qualquer forma, quando resetado, a afinação volta ao normal.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    é bem provável que o caioscattini tenha razão, trata-se de um problema técnico na energia ou, pior, na placa do instrumento

    eu dei uma lida no manual justamente na parte onde se muda o pitch do instrumento e acho muito difícil (para não dizer impossível) de se mudar a afinação qdo está tocando o instrumento, e uma coisa ... eu não concordo com o dito acima mas eu não tenho conhecimento técnico neste instrumento para dar embasamento a minha opnião.

    caioscattini
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mestre Duarte
    _BLACKMORE_


    Segunda-feira passada, ensaiei na igreja com um Korgx50, e estava tocando uma salsa com notas oitavadas bem rápido
    De repente o teclado subia uma oitava do nada, e ainda subia uns decimos de tom (ou seja destemperava)
    Achei que era alguma combinação de teclas oculta.

    Como eu iria tocar na terça-feira, levei meu Juno-G com medo do Korg dar pau na ora do culto.

    No meio de várias músicas, o teclado falhava (o som mutava mesmo)

    Conclusão: o ponto de energia utilizado era o mesmo. Problema na elétrica.

    Equipamentos digitais, quando tem problema de fornecimento, apresentam os mais esquisitos problemas.
    Tenho 14 anos de exp na área de eletrônica.

    Mestre Duarte,

    Verifique isso antes que a mother board do seu piano QUEIME

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    então vc sabe o que é uma fonte chaveada, e que desde que a oscilação na rede elétrica esteja dentro da faixa de trabalho da fonte isso não fará a menor diferença na saída da mesma ... agora ... se o ponto de energia está oscilando, então o problema não é no teclado e sim na rede elétrica ... não é mesmo?
    Agora se a fonte não é chaveada e sim linear ... dai é outra história.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu falei com o pessoal da loja e a fonte estava normal. Porém, vou usar outra fonte por um tempo e não vou resetar o equipamento.

    Vamos ver no que vai dar!!!

    caioscattini
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    não confie em fontes que se dizem chaveadas.
    quando a oscilação é absurda não tem filtro que aguente.

    Mestre Duarte
    não confia na sua fonte.
    compra uma nova original.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ok ... só confio no que conheço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resetar o teclado prejudica o sistema?