Hamichord (VB3), simulador de Hammond italiano.

    Autor Mensagem
    gustavocp
    Veterano
    # jun/11


    Este é mais um produto feito por italianos dentro do mundo dos órgãos Hammond.
    Os caras realmente tem uma paixão por esse mundo e os produtos deles são realmente surpreendentes.

    HAMICHORD.
    É um hardware dedicado que roda o famoso software VB3.

    Eu achei simplesmente fantástico!!!

    Eu abriria mão de ter um XK-System e pegava um desses.
    Só não consegui ver se tem como colocar pedaleira Midi. Se alguém conseguir essa informação, por favor, me avise.

    Segue dois videos legais do criador do Vb3 (Guido) e mais dois organistas (um deles é o Max Tempia, que é incrivelmente bom).
    Os vídeos estão em italiano, mas dá pra entender...



    http://www.youtube.com/watch?v=zbLcJBGji70

    http://www.youtube.com/watch?v=moKaeUcHous

    Abraços!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    enho a impressao de jah ter visto .... hoje tudo eh tao facil

    gustavocp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    (não entendi)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Com o poder de muitos microcontroladores hoje em dia o mais difícil é fazer as fórmulas matemáticas do algoritmo do que a eletrônica propriamente dita.
    Pouco mais de um ano atrás eu iniciei estudos para fazer pequenos aparelhos com MIDI, e até se possível fosse pequenos simuladores.
    Nessa grande pesquisa eu vi pela internet alguns simuladores de Hammond, controladores homemade, clones analógicos, sintetizadores analógicos, CI´s dedicados para efeitos, mergers, mesas totalmente controlada por MIDI, DMX510 ...
    Aqui nesse país onde trabalhamos ene vezes mais que outros países para termos o mesmo e muitas vezes menos, termina sendo difícil conseguir algo mas lá fora veja quanto a tecnologia e o acesso a ela corre, e os custos ... no final são acessíveis.
    Aqui, uma simples importação de um conjunto de teclas waterfall para um simulador sai quase 1000contos ... isso fora o restante da eletrônica e mecânica da coisa.
    Então deixando mais claro o post anterior ...

    "Tenho a impressão de já ter visto ... este simulador, é bem interessante, porém ... hoje tudo é tão fácil ... (eletrônica, componentes, custos, acesso) para os gringos que até desanima tentar algo por aqui".

    gustavocp
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: gustavocp
    · votar


    o.k.
    ...agora entendi

    :|

    É, concordo que conseguir material para implementar esse tipo de coisa é muito difícil aqui.

    Mas, mesmo assim. Fica a dica.
    O ponto forte que eu acho é o VB3, que tem um som muito bom (o melhor atualmente, na minha opinião) e o fato do próprio VB3 conectar bonitinho com o hardware e ter todos os knobs físicos já corretamente assignados com os parâmetros do software.

    Um hardware bonito desses, com a geração de som do VB3... = *** Winning ***

    Abração!

    gustavocp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ah, e outra coisa... tem como conectar pedaleira Midi sim. Já achei.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O ponto forte que eu acho é o VB3 ... o fato do próprio VB3 conectar bonitinho com o hardware e ter todos os knobs físicos já corretamente assignados com os parâmetros do software

    hehehe ... vai entender, eu fiz um pqno hardware que precisava dos botões programáveis pq ser "engessado" diminuia as possibilidades de controle do usuário.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    vai entender, eu fiz um pqno hardware que precisava dos botões programáveis pq ser "engessado" diminuia as possibilidades de controle do usuário.

    Se for uma coisa dessas tem que ser engessado mesmo hehe se for um controlador para uso geral tem que ser programável...

    Achei legal esse vídeo aqui


    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cleber Vaz

    engessado eh ate mais facil de fazer ... nao tem q ler ou escrever EEPROM ... o firm fica mais simples .... o problema eh sempre alguem querer algo diferente!

    gustavocp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sei lá,

    F*ck it!!!
    Faz o que tu julga melhor e deu.
    Se formos atrás do que todo mundo quer, teríamos cada produto podre...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    engessado eh ate mais facil de fazer ... nao tem q ler ou escrever EEPROM ... o firm fica mais simples ....

    Pode-se configurar tudo de acordo com um controlador engessado também...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Faz o que tu julga melhor e deu.

    assim caminha a humanidade ...


    Cleber Vaz

    Pode-se configurar tudo de acordo com um controlador engessado também...

    um controlador engessado controlar um modulo engessado? poderia explicar? agora eu não entendi, se quiser manda por e-mail se não aqui desvirtua de vez.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom.....
    Fica a dica.


    :/

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    um controlador engessado controlar um modulo engessado? poderia explicar? agora eu não entendi, se quiser manda por e-mail se não aqui desvirtua de vez.

    Desculpe, no notebook se configura, no módulo é outra coisa...

    gustavocp
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Crumar MOJO.

    Mesma engine de geração de som do Hamichord (Vb3), em um pacote menor.
    Com os combos vendendo adoidados, lançaram um cara pra competir com o Sk2 da Hammond e com o C2 da Nord.

    PS: Aparece com o nome Crumar, mas é fabricado pela italiana BG's que comprou a antiga marca.

    ...fica o registro.


    https://lh5.googleusercontent.com/_EGMfvFMz0M4/TZBF8kQGawI/AAAAAAAAB7o /SXWGE-ibFeo/s640/IMG_0865.JPG

    Abraços...

    gustavocp
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Nossa!!!

    Pra mim, é o melhor simulador até agora.
    Olha a percussão, olha o keyclick, olha o chorus/vib.


    http://www.youtube.com/embed/xP-10n-e014?rel=0
    http://www.youtube.com/embed/DBwQSZ8YYLY?rel=0
    http://www.youtube.com/embed/O_l5fY1QoYo?rel=0

    pomtwo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu na verdade ainda nao entendi bem esses simuladores , a crumar lançou tambem o MOJO mesmo simulador , so que pelo que eu entendi, nenhum deles eh um rompler/sampler de verdade , pelo que eu entendi , eles sao apenas controladores dedicados para usar o VB3 , ou seja , ele nao tem timbres , apenas vc conecta ele ao VB3 e ele te da todas a possibilidades em tempo real

    é isso mesmo ou eu entendi mal ????

    gustavocp
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: gustavocp
    · votar


    Assim

    Existe um software, chamado VB3.
    Aí o Guido, que é um italiano louco que programou o software vende o VB3 como VST.
    Ok.

    Aí uma empresa italiana chamada BGMI fez uma reunião com o criador do VB3 e disse... olha, a gente quer fazer um simulador de Hammond, a gente faz toda a parte de hardware, todo o eletrônico, e gostaríamos muito de utilizar o teu software como gerador de som.

    Portanto tanto Hamichord quanto o Crumar Mojo (a BGMI comprou o nome Crumar) são só máquinas diferentes, mas ambas usam o mesmo software DENTRO DELAS pra gerar o som.
    Como tu falou, não é preciso conectar o Vb3 nelas, ele já vem embutido dentro do hardware. É só ligar e ele roda...

    Se formos pensar, não difere muito do que acontece hoje.
    Se pegarmos o Hammond Xk1, o Xk3, o Xk3c, o Sk1 e o Sk2... todos eles usam o mesmo "software" VASEIII da Suzuki pra geração de som.
    As versões do software vão aumentando conforme o software é melhorado, mas ainda assim é só um software.
    A principal diferença é que não conseguimos comprar o VASEIII só, em forma de VST pra usar nos nossos computadores.
    Da mesma maneira, a Tokai usa um software de geração de som dela, dentro do Tx-5.
    A Nord usa o software dela dentro do Electro, Electro2, C1, C2, C2D, etc.

    Então... Sim. Se comprarmos um Hamichord ou um Mojo estamos comprando uma carcaça feita especialmente pra rodar o VB3. Mas, o VB3 já vem junto com o preço e instalado nessa carcaça.

    Ou seja, da mesma maneira que o Xk3, o Xk1, o Sk1 são carcaças pra rodar o VASEIII. E da mesma forma que um Tx-5 é uma carcaça pro software da Tokai que gera o som dele (todos estes que também já vem instalados e junto no preço final do produto).

    PS: Tanto o Hamichord quanto o Mojo tem um computador dentro deles rodando o que chamam de uma versão embedded do Windows. Não é o Windows que a gente está acostumado a usar nos nossos Pcs, é um Windows usado principalmente pra esse tipo de aplicação embarcada, que fica embutida em um hardware específico.

    "Resumindo" então... a única diferença é que eu posso comprar o software de dentro do Hamichord e do Mojo à parte. Eu por exemplo paguei 49 euros pra ter o VB3. Coisa que eu não consigo fazer com o software da Hammond, nem com o da Tokai, nem com o da Nord, nem com o da Roland, etc etc etc...

    Espero que eu tenha ajudado.


    Abraaaaaço!

    pomtwo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ah pode cre agora entendi .... eu achei que tinha que ter o VB3 no pc pra usar o hami e o mojo apenas como controlador ...

    eh que eu tambem nao consegui ver nenhum visor nos dois , entao achei que era algo sem timbres , sem memoria

    mas valeu ajudou pra caramba

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hamichord (VB3), simulador de Hammond italiano.