Aulas para crianças - Brinquedo ou coisa séria?

    Autor Mensagem
    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11


    Seguinte meus caríssimos:

    Um amigo do meu pai tem um filho (pensa na anti-matéria em pessoa) de 5 anos, e ele me pediu para dar aulas de acordeon pro guri. Tivemos algumas aulas, o que ensinei foi basicamente isto:
    - Atirei o pau no gato.
    - diatônica de dó (sem explicar b* nenhuma).
    - aquela do peixinho (como pode um peixe vivo/viver fora d'água fria).
    - Exercícios de dedos numerados dentro das cinco primeira notas de dó (dó,ré,mi,fá,sol). Tirei do método do Mascarenhas.

    Pois me deparo com uma dúvida: estaria na hora de iniciar umas pequeninas pinceladas de teoria?
    O guri não se fixa muita em uma coisa só, ou seja, muita teoria agora não ia dar certo. However, não sei se é legal ir só ensinando músicas e mais músicas sem parar para ir passando um pouquinho de teoria.

    Espero a atenção de todos.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não pegou o método do Mascarenhas, segue com ele por um tempo, para ver se o Guri se liga mais

    A primeira coisa que tem que insistir é fazer ele entender quais são as notas musicais, e onde elas se localizam no teclado

    Vale fazer os desenhos para relacionar

    É pouca idade, mas tem que ir inserindo noções de tempo, ritmo, tentar algumas brincadeiras, sei que é díficil, ainda mais se a criança não colabora hehe

    Boa sorte com ele, é uma boa experiencia para nunca mais dar aula a ninguem, ou amar este ofício hehe

    Demolisher
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não dou aulas há muito tempo, maaaaaasssssss....
    Minha filha está com quatro anos, feitos agora em março. O que eu venho fazendo é estimular a curiosidade dela sobre a música e deixá-la se interessar por instrumentos musicais. Ela tem, no quarto dela um violão, um teclado, flauta doce, gaita, chocalho, tambor... Enfim... Tudo o que eu gostaria de ter tido quando muleque...
    Eu estou ensinando, na brincadeira, a escala cromática, noções de ritmo e musiquinhas simples.
    Mas o melhor de tudo, é quando eu me sento para estudar e ela pega o violãozinho e senta do meu lado para "tocar" comigo... Eu acabo não estudando nada, mas vale a pena cada segundo...
    Eu comecei a estudar violão clássico com 8 anos de idade, então, acho que posso esperar ela querer realmente para aumentar a seriedade das "aulas", mesmo sabendo que "Santo de Casa Não Faz Milagres"...

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Demolisher

    Pois é. Pra não enjoá-lo, após dois terços da aula nós largamos os acordeons e eu dou a ele um pandeiro e assumo um violão. O pai dele o manteve longe de modinhas: o guri é apaixonado pelo Zé Ramalho, e se eu toco um Cachorro Grande ou até um João Bosco ele se descarrega no pandeiro (com um ritmo impecável, por incrível que pareça). Ele gosta muito de música e eu também o incentivo a ter curiosidade.
    Está mais ou menos funcionando, ele gosta bastante do acordeon. A minha dúvida era somente a respeito da teoria. Daqui a pouco tem aula novamente, acho que vou fazer isto, umas coisinhas de ritmo, os nomes das notas, etc.

    Se alguém quiser relatar mais experiências e compartilhar as opiniões sou eternamente grato.

    Abraços.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    upzinho básico

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    upzinho básico(2)

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Moço, ficar upando tanto assim e ainda mais no mesmo dia não vai ajudar muito. O forum aqui é meio "lento", seja paciente.

    Então, acho que seria interessante começar um pouco de teoria, mas tente sempre fazer de um jeito divertido, interativo. Criança não gosta de nada que seja chato, que se pareça com as matérias da escola. Então é melhor você focar mais na prática e passar um pouco de teoria como se fossem curiosidades, explicando como as coisas funcionam, umas noções de ritmo... Bem como você está fazendo, mesmo. =)

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    CheshireCat
    Moço, ficar upando tanto assim e ainda mais no mesmo dia não vai ajudar muito. O forum aqui é meio "lento", seja paciente.


    Valeu, vivendo e aprendendo.

    Pois é, agora há pouco terminamos a aula. Primeiro tenho que dar um pandeiro pro guri, pegar o violão e tocar uma duas do cachorro grande (só que 300 vezes) pra ele descarregar as energias. Ensinei um pouco de teoria, escala, arpejo, acorde... nos saímos bem até o momento.

    Obrigado a todos pelas dicas.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    escala, arpejo, acorde tudo na mesma aula, ainda mais percussao com o pandeiro... o menino tem 5 anos, nao esta pegando pesado nao hehe

    Muito marmanjo aqui ainda vacila com estes assuntos

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    pai tem um filho (pensa na anti-matéria em pessoa) de 5 anos,
    aulas de acordeon

    primeiro eu gostaria de saber se é mesmo vontade da criança ou se é do pai

    teoria no máximo leitura de notas, se for trabalhar nessa linha, uma coisa de cada vez, criança nessa idade não vai entender o que é uma nota de "meio" tempo, ponto de aumento (50% do valor da nota) e outras coisas cabeludas pra essa idade

    pela idade da criança eu daria sugestão de aprender pimeiro: flauta doce, ou teclado se gostar passar pra acordeon
    não consigo enxergar no mundo de hoje uma criança estudando movimento de fole

    -----------------------------------
    upzinho básico
    usa mais quando o tópico muda de pagina dentro do fórum especifico e aguenta o povo chegar do trampo, da balada... tem horario que é parado mesmo

    macaco veio
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Alguns anos atras quando tive escola, um pai de um aluno pediu para dar uma aula de teclado para seu filho de 5 anos pra ver se o menino gostava. Ensinei o nome das teclas e os acordes de C e Dm mas o menino tava mais interessado em fuçar os sons do psr 510. Depois de uma meia hora desliguei o teclado e ja iamos saindo conversando eu e o pai do menino para a outra sala, quando olhamos para traz o menino estava dando porrada nas teclas puto porque tinha parado de sair som. O pai do menino disse: oh meu filho não faz isso não e se desculpou. Quando foram embora e eu liguei o teclado, uma das ultimas teclas tinha parado de funcionar.
    Uma outra aluna de 6 anos tropeçou no fio e derrubou o gravador cassete que eu usava pra dar aulas quebrando a tampa onde se punha fita.
    Hoje em dia so aceito de 7 anos pra cima.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Edson Caetano

    escala, arpejo, acorde tudo na mesma aula, ainda mais percussao com o pandeiro... o menino tem 5 anos, nao esta pegando pesado nao hehe

    Muito marmanjo aqui ainda vacila com estes assuntos


    Na verdade eu dou o pandeiro só pra ele descarregar as energias, se divertir. Ele gosta muito de música, então não queria bitolar o guri logo no começo, deixar ele gostar de tudo um pouquinho.
    Ele já sabia a escala, mas daí eu ensinei o arpejo, dei os nomes às coisas e expliquei mais ou menos como funcionava.

    fernando tecladista

    primeiro eu gostaria de saber se é mesmo vontade da criança ou se é do pai
    O pai dele deu a idéia mas o guri gosta muito, está aprendendo rápido e tocando bastante. Alguém sem vontade não faria isto, certo?
    pela idade da criança eu daria sugestão de aprender pimeiro: flauta doce, ou teclado se gostar passar pra acordeon
    não consigo enxergar no mundo de hoje uma criança estudando movimento de fole


    Eu também sugeri o teclado primeiro, mas o pai dele, como já tinha um acordeon (de brinquedo, ainda), disse que era pra iniciar ele que depois, caso ele demonstrasse interesse, adquirir ou um acordeon decente ou um teclado.
    Vamos ver no que dá.
    Quanto ao fole: ele está fazendo certinho. Não me atenho a exercícios maçantes, pois nem adulto merece.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não me atenho a exercícios maçantes, pois nem adulto merece
    Nâo merecemos mesmo, mas é necessário, música é disciplina, paciencia, sentimento, infelizmente temos que ralar hehe

    Como seria este acordeon de brinquedo??

    Olha, se um menino de 5 anos já sabe escalas e já entendeu os arpejos, está com um pequeno genio nas mãos

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Edson Caetano
    Nâo merecemos mesmo, mas é necessário, música é disciplina, paciencia, sentimento, infelizmente temos que ralar hehe


    Eu sei, mas ele ainda vai ter muito tempo pra isso.

    Como seria este acordeon de brinquedo??

    Oito baixos, começa em C3 e vai até E4. Bem pequeno.


    Olha, se um menino de 5 anos já sabe escalas e já entendeu os arpejos, está com um pequeno genio nas mãos

    Não é AS escalas nem OS arpejos, mas só o de C. Vamos indo em partes.
    Quanto ao gênio: o guri aprende assustadoramente rápido mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas para crianças - Brinquedo ou coisa séria?