Controlador de 61 teclas. Qual recomendam?

    Autor Mensagem
    sirmcca
    Veterano
    # abr/11


    Olá, galera
    alguns sabem que toco em banda cover de Beatles e a intenção da banda é reproduzir fielmente as músicas como estão gravadas.
    Atualmente tenho um Motif Xs7 que me atende super bem...e pra complicar não da pra apenas 1 pessoa tocar algumas músicas mais orquestradas e arranjadas...como são 5 integrantes fazemos assim...Quando nao tem guitarra na música um dos guitarristas vem tocar teclado comigo. As vezes tocamos no mesmo teclado a 4 mãos e outras músicas mais complexas necessita de outro teclado...Atualmente uso um PSR 220 para controlar mas as teclas sao podres e compromete a dinamica e até mesmo o timbre.
    Preciso de um controlador de 61 teclas e com teclas boas e claro que quanto menor melhor.
    Qual recomendam?
    Posso gastar até uns 1000 reais com ele.
    Muito Obrigado!

    Marcos Martini
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    sirmcca
    Preciso de um controlador de 61 teclas e com teclas boas e claro que quanto menor melhor.
    Qual recomendam?
    Posso gastar até uns 1000 reais com ele.


    PCRm80 (usado) + ou- R$800
    PCR-800 (usado) + ou - R$1000,00

    UMX-610 (novo) R$800,00 ou menos.
    tem teclas boas.

    Rick Santos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    UMX 610 ou 61, sem dúvida!





    Abraços

    Rick Santos

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    PCR-800 sem dúvida. Mais controle, display, aftertouch

    sirmcca
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vlw galera
    vou pesquisar esses modelos...se tiver a chance de testar eu posto minhas observações aki
    muito obrigado!

    petu_ce
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: petu_ce
    · votar


    sirmcca

    Atualmente, até R$ 1000,00 você pega:

    M-audio Oxygen V3
    Vantagens: vários controles (knobs, faders, botões, etc); mapeia automaticamente parâmetros comuns; presets de fábrica de controles de softwares; possui display e entrada para pedal de sustain;
    Desvantagem: não tem porta midi, apenas USB. Logo não serve para controlar módulos. Tem que usá-lo com um computador. Em função disso, não colocaram o recurso para carregá-lo com fonte externa, pois carrega direto da porta USB.

    Behringer UMX-610
    Vantagens: teclas (eu não testei, mas todos elogiam), porta Midi Out, acompanha interface externa (não é muito boa, mas quebra um galho, além de ser grátis!), entrada para pedal de sustain, pode ser alimentado por fonte externa, cor vermelha (depende do gosto) e preço;
    Desvantagem: não possui display

    M-audio Keystudio 49i
    Vantagem: interface integrada completa (áudio e midi), possui timbre integrado de piano com polifonia de 20 notas
    e pode ser carregado por fonte externa (DC power jack);
    Desvantagem: possui apenas 4 oitavas, pouquíssimos controles, não tem display.

    Cakewalk A500 pro
    Vantagens: é o mesmo A800 pro com 4 oitavas -> 45 controles assinaláveis + 8 pads sensitíveis + Alavanca de picth bend e modulation (no mesmo estilo dos synths da Roland), porta MIDI IN/OUT, além da USB, compatível com ACT (Active Controller Technology) + Tecnologia FTP de baixa latência de transmissão MIDI + Cakewalk Production Plus Pack + entrada para pedal de sustain + pode ser alimentado por fonte externa + possui display
    Desvantagem: possui apenas 4 oitavas

    Alesis A61
    Vantagem: possui Midi Out, entrada para pedal de sustain e display;
    Desvantagem: poucos controles.


    Realizei pesquisa hoje (05/04/2011), pela internet, e todos os controladores citados acima estão custando abaixo de mil reais. Um pouco acima desse valor, com 5 oitavas, teremos o M-Audio Axiom 61 V2 e o Cakewalk A800 pro. Desconsiderei as opções de controladores abaixo de 4 oitavas, devido à proposta do criador do tópico.

    Continuem esta listagem, com as opções que vocês forem lembrando, para ajudar mais gente a decidir qual controlador comprar.

    petu_ce
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: petu_ce
    · votar


    Eu já tive o Edirol PCR800 que o colega Marcos Martini citou. É realmente muito bom. É praticamente o mesmo Cakewalk A800 pro (modelo atual). Ressalto que Edirol e Cakewalk são produtos do grupo Roland.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    sirmcca

    Quanto ao UMX610, além da desvantagem de não possuir display, que o petu_ce já apontou, tem uma outra desvantagem que o pessoal reclama bastante, não é nem um pouco prática a troca de canais devido ao fato de não ter um teclado numérico, desse modo as próprias teclas (todas as 61) tem dupla função para inserção dados.

    petu_ce
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Quanto ao UMX610, além da desvantagem de não possuir display, que o petu_ce já apontou, tem uma outra desvantagem que o pessoal reclama bastante, não é nem um pouco prática a troca de canais devido ao fato de não ter um teclado numérico, desse modo as próprias teclas (todas as 61) tem dupla função para inserção dados.

    Cleber Vaz, você tocou num ponto importantíssimo na escolha de um controlador.

    sirmcca
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    É
    o que eu mais gostei até agora foi o Alesis A61.
    Sobre as teclas eu já tive um Qs7 que é um teclado de 1996...acredito que este controlador tenha teclas iguais ou melhores que o Qs7.
    Visual limpo..nao tem muitos controladores mas para o meu uso rola tranquilo já que controlo pelo motif!

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    petu_ce
    Cleber Vaz, você tocou num ponto importantíssimo na escolha de um controlador.

    Pois é, o pessoal aqui no fórum já recamou bastante desse aspecto do UMX, o único tipo de informação que pode ser enviada de forma prática por ele, alem de Note On e Note Off, são os CCs, é só programar cada CC em cada botão ou knob e fica super simples mas mudar banco, mudar programa, mudar canal e etc precisa pelo menos 3 toques, usar o botão "Asign" e e etc, no meio de uma música então fica bem complicado.

    Por outro lado eu uso o UMX61 com o Forte Ensemble e programo o Forte de acordo com o UMX61, desse modo faço literalmente qualquer coisa com um único botão, porém se alguém quiser um controlador para outras aplicações tem que pensar bem antes de optar pela linha UMX.

    petu_ce
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sobre as teclas eu já tive um Qs7 que é um teclado de 1996...acredito que este controlador tenha teclas iguais ou melhores que o Qs7.

    Sirmcca, era justamente isso que eu queria confirmar: as teclas do Alesis A61 são as mesmas da linha QS?

    masterpro
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, eu tenho um CME UF6 há 2 anos e é muito bacana, as teclas são firminhas, bastante controles, e eu acho ele bonitão, os detalhes em vermelho lembram um Nord (lembram bem de longe, mas lembram). E detalhe, ele pode ser alimentado tanto por fonte, como só pela usb. Atualmente ele virou modinha, tenho visto ele em tudo que é DVD por aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador de 61 teclas. Qual recomendam?