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juniorteclas Veterano |
# mar/11
faço esse acorde mas ñ sei o nome dele: baixo em D e mão direita F# C F,eu sei que ele soa bem,pensei que era ré maior mas ele tbm tem a terça menor!!!
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yurikat Veterano |
# mar/11
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Cara essa é a nona aumentada... segue uma breve explicação:
Adicionando-se um intervalo de nona aumentada a um acorde de sétima dominante, obtemos um acorde de nona aumentada. Em muitos casos, o intervalo de nona é simplificado enarmônicamente. Nestes casos, o acorde parece ser de nona dominante com terça maior e menor
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Shadad Veterano |
# mar/11
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juniorteclas
É exatamente como o yurikat disse.
Mas, resumindo, o nome do acorde é: ré com sétima e nona aumentada. A cifra é: D7(#9)
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juniorteclas Veterano |
# mar/11
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obg galera!!!como foi q eu ñ pensei nisso.valeu
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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yurikat Shadad
+1 pra cada um
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yurikat Veterano |
# mar/11
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Bom já q to ganhando ponto me animei... Um problema comum é saber fazer o acorde mas não saber aplicar o mesmo, sendo assim segue uma das formas de aplicar este acorde.
Vou tentar explicar da forma mais simples possivel... Esse acorde prepara para acorde menor... Ex E7(#9) - Am7(9)
Tmbm é possivel trocar o baixo de E para Bb... sendo assim ficaria (LH) Bb (RH) G# - D - E - G resolução tmbm em Am7(9)
Obs... este acorde com baixo invertido em Bb tmbm prepara o acorde de C7M(9)... fica muito bonito mesmo...
Falou
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marphy Veterano |
# mar/11
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Vocês disseram que o acorde é um Ré com nona e setima né ? Mais entao onde esta a nota Lá ? Isso que me deixou em duvida... porque do jeito que o juniorteclas falou o acorde não tem a nota Lá. Valew.
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Laelzio Veterano |
# mar/11
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acorde com nona = tonica, terca, quinta, setima, e nona.
As notas que define o acorde com setima e a tonica, terca, e setima, sao as notas que define o acorde, no caso do acorde com nona maior eh soh adicionar #9, como foi feito.
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marphy Veterano |
# mar/11
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"acorde com nona = tonica, terca, quinta, setima, e nona."
Exatamente o que eu disse... cade a quinta ? (que seria a nota Lá)
Segundo o nosso amigo juniorteclas disse, no acorde dela não tinha a nota Lá... por isso fiquei meio confuso.
Valew.
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Laelzio Veterano |
# mar/11
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"As notas que define o acorde com setima e a tonica, terca, e setima"
no caso de D7(#9) nao eh preciso ter a quinta.
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waltercruz Veterano |
# mar/11
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No meu gosto esse acorde iria com a quinta aumentada também :)
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marphy Veterano |
# mar/11
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Laelzio
Porque ? =S
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Laelzio Veterano |
# mar/11
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teoricamente, qd se adiciona notas à triade, pode ficar sem a Quinta, as dissonantes é que não podem faltar, no caso 3, 7 e #9
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Shadad Veterano |
# mar/11
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marphy
Nos Acordes com mais de 4 sons/notas a 5ª geralmente é omitida, principalmente nos instrumentos com polifonia mais limitada (violão, guitarra, cavaquinho, etc) porque a sonoridade dela fica supérflua em meio ás tensões. Outra razão para a 5ª ser omitida é porque ela não define o modo do acorde. Ao contrário da 3ª, 7ª, 9ª e 13ª.
Mas se não faltarem dedos nem cordas para tocar a 5ª e se ela não chocar com a nota da melodia, podemos usá-la sem receio.
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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Shadad
Exatamente.
Uma outra razão, pelo menos pra mim, de evitar o uso deste intervalo neste tipo de acorde é o fato da 5a nem sempre ser justa, sendo às vezes aumentada ou diminuta, porque o acorde é do tipo alterado. Na dúvida eu evito. Pra saber se choca ou não com a harmonia eu uso um powerchord... Se der errado é porque a 5a não e justa mesmo °.°
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Maestro Mittmann Veterano |
# mar/11
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yurikat
Cara, legal!!!! Poxa, sempre fico com medo de entrar nos tópicos de teoria pq o pessoal da uns foras maravilhosos, principalmente no de guitarra (chamar os modos de "Modos gregos" me dói na alma) ai a gnt chama a atenção e ainda ganha uma briga de brinde. Eu vivo de lecionar música e teoria musical é um dos fortes do trabalho mas como a gnt n quer posar de arrogante, se abstem. Qdo vi a pergunta do forum pensei: Lá vem merda, mas não tu deste uma explicação concisa e correta! Parabéns!!!
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marphy Veterano |
# mar/11
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Shadad
Haa... foi o que eu pensei... omitir a quinta nao é uma regra, e sim uma opção. Valew.
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Shadad Veterano |
# mar/11
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LeandroP
Uma outra razão, pelo menos pra mim, de evitar o uso deste intervalo neste tipo de acorde é o fato da 5a nem sempre ser justa, sendo às vezes aumentada ou diminuta, porque o acorde é do tipo alterado
Comigo é um pocuco diferente...
Os casos nos quais eu mais omito a 5ª no acorde são quando eu estou fazendo cama para alguém improvisar ou quando eu mesmo estou improvisando. Aumentando, assim, as possibilidades no improviso.
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camiloaquino Veterano |
# mar/11
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Putzzz....só tem fera aqui mesmo....a explicação do Yurikat foi perfeita....me fez lembrar minhas aulas teóricas.....só uma coisa q eu nunca tinha parado pra pensar era na polifonia de uma guitarra, violão, cavaquinho....interessante. E eu achando ruim uma polifonia de 128 notas dos meus teclados...rsrsrs
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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Shadad
Quanto mais omissão nesses casos, melhor °.°
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yurikat Veterano |
# mar/11
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Maestro Mittmann camiloaquino Valeu galera... o pouco q sei não custa em nada dividir...
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juniorteclas Veterano |
# mar/11
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o acorde fica mais bonito com a 5 aumentada. tava pesquisando o nome e chamam de acorde alterado(mão esquerda D - mão direita F# A# C F , -------Dalt.
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Shadad Veterano |
# mar/11
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juniorteclas
O acorde que você acabou de citar poderá soar melhor se você montar o voicing da segiunte forma:
Mão esquerda: D - F# Mão direita: C - F(E#) - A#
Essa formação irá soar interessante por causa dos intervalos de quartas sobrepostas.
Experimente!
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juniorteclas Veterano |
# mar/11
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Shadad valeu kra pela a dica!!!
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