qual o nome desse acorde?

    Autor Mensagem
    juniorteclas
    Veterano
    # mar/11


    faço esse acorde mas ñ sei o nome dele: baixo em D e mão direita F# C F,eu sei que ele soa bem,pensei que era ré maior mas ele tbm tem a terça menor!!!

    yurikat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara essa é a nona aumentada... segue uma breve explicação:

    Adicionando-se um intervalo de nona aumentada a um acorde de sétima dominante, obtemos um acorde de nona aumentada. Em muitos casos, o intervalo de nona é simplificado enarmônicamente. Nestes casos, o acorde parece ser de nona dominante com terça maior e menor

    Shadad
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    juniorteclas

    É exatamente como o yurikat disse.

    Mas, resumindo, o nome do acorde é: ré com sétima e nona aumentada.
    A cifra é: D7(#9)

    juniorteclas
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    obg galera!!!como foi q eu ñ pensei nisso.valeu

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    yurikat
    Shadad

    +1 pra cada um

    yurikat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom já q to ganhando ponto me animei... Um problema comum é saber fazer o acorde mas não saber aplicar o mesmo, sendo assim segue uma das formas de aplicar este acorde.

    Vou tentar explicar da forma mais simples possivel...
    Esse acorde prepara para acorde menor...
    Ex E7(#9) - Am7(9)

    Tmbm é possivel trocar o baixo de E para Bb... sendo assim ficaria
    (LH) Bb (RH) G# - D - E - G
    resolução tmbm em Am7(9)

    Obs... este acorde com baixo invertido em Bb tmbm prepara o acorde de C7M(9)... fica muito bonito mesmo...

    Falou

    marphy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vocês disseram que o acorde é um Ré com nona e setima né ? Mais entao onde esta a nota Lá ? Isso que me deixou em duvida... porque do jeito que o juniorteclas falou o acorde não tem a nota Lá. Valew.

    Laelzio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    acorde com nona = tonica, terca, quinta, setima, e nona.

    As notas que define o acorde com setima e a tonica, terca, e setima, sao as notas que define o acorde, no caso do acorde com nona maior eh soh adicionar #9, como foi feito.

    marphy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    "acorde com nona = tonica, terca, quinta, setima, e nona."

    Exatamente o que eu disse... cade a quinta ? (que seria a nota Lá)

    Segundo o nosso amigo juniorteclas disse, no acorde dela não tinha a nota Lá... por isso fiquei meio confuso.

    Valew.

    Laelzio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    "As notas que define o acorde com setima e a tonica, terca, e setima"

    no caso de D7(#9) nao eh preciso ter a quinta.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    No meu gosto esse acorde iria com a quinta aumentada também :)

    marphy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Laelzio

    Porque ? =S

    Laelzio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    teoricamente, qd se adiciona notas à triade, pode ficar sem a Quinta, as dissonantes é que não podem faltar, no caso 3, 7 e #9

    Shadad
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    marphy

    Nos Acordes com mais de 4 sons/notas a 5ª geralmente é omitida, principalmente nos instrumentos com polifonia mais limitada (violão, guitarra, cavaquinho, etc) porque a sonoridade dela fica supérflua em meio ás tensões. Outra razão para a 5ª ser omitida é porque ela não define o modo do acorde. Ao contrário da 3ª, 7ª, 9ª e 13ª.

    Mas se não faltarem dedos nem cordas para tocar a 5ª e se ela não chocar com a nota da melodia, podemos usá-la sem receio.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Shadad

    Exatamente.

    Uma outra razão, pelo menos pra mim, de evitar o uso deste intervalo neste tipo de acorde é o fato da 5a nem sempre ser justa, sendo às vezes aumentada ou diminuta, porque o acorde é do tipo alterado. Na dúvida eu evito. Pra saber se choca ou não com a harmonia eu uso um powerchord... Se der errado é porque a 5a não e justa mesmo °.°

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    yurikat

    Cara, legal!!!! Poxa, sempre fico com medo de entrar nos tópicos de teoria pq o pessoal da uns foras maravilhosos, principalmente no de guitarra (chamar os modos de "Modos gregos" me dói na alma) ai a gnt chama a atenção e ainda ganha uma briga de brinde.
    Eu vivo de lecionar música e teoria musical é um dos fortes do trabalho mas como a gnt n quer posar de arrogante, se abstem. Qdo vi a pergunta do forum pensei: Lá vem merda, mas não tu deste uma explicação concisa e correta! Parabéns!!!

    marphy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Shadad

    Haa... foi o que eu pensei... omitir a quinta nao é uma regra, e sim uma opção. Valew.

    Shadad
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    LeandroP

    Uma outra razão, pelo menos pra mim, de evitar o uso deste intervalo neste tipo de acorde é o fato da 5a nem sempre ser justa, sendo às vezes aumentada ou diminuta, porque o acorde é do tipo alterado

    Comigo é um pocuco diferente...

    Os casos nos quais eu mais omito a 5ª no acorde são quando eu estou fazendo cama para alguém improvisar ou quando eu mesmo estou improvisando. Aumentando, assim, as possibilidades no improviso.

    camiloaquino
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Putzzz....só tem fera aqui mesmo....a explicação do Yurikat foi perfeita....me fez lembrar minhas aulas teóricas.....só uma coisa q eu nunca tinha parado pra pensar era na polifonia de uma guitarra, violão, cavaquinho....interessante. E eu achando ruim uma polifonia de 128 notas dos meus teclados...rsrsrs

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Shadad

    Quanto mais omissão nesses casos, melhor °.°

    yurikat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Maestro Mittmann
    camiloaquino
    Valeu galera... o pouco q sei não custa em nada dividir...

    juniorteclas
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    o acorde fica mais bonito com a 5 aumentada.
    tava pesquisando o nome e chamam de acorde alterado(mão esquerda D - mão direita F# A# C F , -------Dalt.

    Shadad
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    juniorteclas

    O acorde que você acabou de citar poderá soar melhor se você montar o voicing da segiunte forma:

    Mão esquerda: D - F#
    Mão direita: C - F(E#) - A#

    Essa formação irá soar interessante por causa dos intervalos de quartas sobrepostas.

    Experimente!

    juniorteclas
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Shadad
    valeu kra pela a dica!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual o nome desse acorde?