[Dicas] Progressões [Harmonia]

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # fev/11


    Ola Amigos tudo bem?

    Estou meio afastado da "musica" nos ultimos anos e tals.

    Estou querendo treinar algumas progressões e tals, sou apaixonado por Funk Jazz, Soul, Blues...

    Gosto muito desse estilo aqui





    E queria algum arquivo em PDF ou algo do tipo, que falasse mais sobre esses tipos de progressões e tals.

    Valw quem puder ajudar

    Mr Madruga
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    Gostei do piano dele, esse Privia é bem difícil de encontrar.

    Mas eu também queria saber disso ai de Funk, blues, jazz, groove...

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    não domino o universo do jazz infelizmente não poderei ajudar

    keys_all
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ninguem???

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    cara sinto mto mas eu realmente não posso te ajudar

    pirovani_es
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Olá, colega...
    Não posso t ajudar "objetivamente", mas, sim, te dar algumas dicas pra t orientar na busca por algum livro/apostila, pq eu costumava baixar muitos songbooks, partituras avulsa, apostilas com teorias d harmonia e improvisação. Talvez eu até tenha algo aqui ainda (mas não d funk groove)...


    1- Pelo emule ou qualquer coisa semelhante e até mesmo pelo 4shared eu digito, por exemplo, "jazz piano", faça esse teste... Vc vai encontrar bastante coisa. Como vc quer estudar progressões vai ter sempre arquivos escrito harmony, ou improvisation, phrases, sei la...

    2- Outra coisa melhor ainda, mas mais trabalhosa a se fazer, é estudar artistas referentes ao estilo. Por exemplo, conheça o jazz bebop/hard bop (q provavelmente é oq vc procura) e seus expoentes, daí baixe songbooks d acordo com aquilo q vc gostar. Se vc não sabe ler partituras pelo menos todo (ou a maioria) dos songbooks d música popular apresenta cifras pra q vc estude e conheça progressões.

    3- Muitas improvisações se baseiam em escalas pentatônicas, como no caso, pelo menos eu acho, do segundo video. Então baixe apostilas d blues. Escreva coisas do tipo "blues improvisation", no 4shared por exemplo.

    Cara, como eu falei, não estou t ajudando objetivamente, mas talvez possa pelo menos ser um guia. Se não ajudei, me desculpe...

    Ah, uma coisa: eu sou novato aqui. Tem problema escrever nome d sites aqui como eu fiz?

    Flw aí...

    keys_all
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pirovani_es, obrigado pelas "dicas"

    Eu sei ler partituras sim. E sei tambem as escalas pentatonicas, blues... enfim..

    Eu queria mesmo são as hamornias usadas como no ex que postei ali em cima.

    Mas acho que com essa sua "clareada" vai me ajuda bastante.

    Vou pesquisar mais sobre eles.

    Um dos que escuto MUITO é "Brian Culbertosn" ja escutou?

    pirovani_es
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bem, eu ouvi aqui. Não tinha ouvido esse cara ainda mas procure esse estilo como smooth jazz. As progressões dele são diferentes dos videos q vc colocou aqui (e até mais simples): pelo q eu percebo aqui o básico dele é IIm7/9 - IIIm7 | IIIm5+/7/9-. Entre outras progressões baseando-se no IIº.
    Bem, eu não sei muito sobre isso, mas com certeza vc encontrará fácil fácil algo sobre harmonia e improvisação no smooth jazz/ jazz contemporâneo. Eu tenho uma apostila aqui (q eu nunca parei pra ler rsrs) para smooth jazz piano by Mark Harrison.

    Espero mais uma vez ter ajudado minimamente, tendo em vista q o estou colocando aqui é só algo de referência...

    Abraços.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Você pode começar pelo blues que é mais fácil, especialmente no quesito pentatônica

    I7 IV7 V7

    Trabalhe o walking bass em cima disso ae, o que já vai te dar um pouco de trabalho.

    Depois é que você pode começar com II V.

    Não custa nada procurar, mas aqui tem vários livros que podem te ajudar!!

    http://search.4shared.com/q/BBQD/1/books_office/Piano+jazz

    http://search.4shared.com/q/BBQD/1/books_office/Piano+blues

    keys_all
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Galera obrigado mesmo pelas dicas...

    Lembrando que não sou fã de JAZZ CLASSICO eheh

    E sim Jazz Funk....

    Mesmo assim muito obrigado a todos!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dicas] Progressões [Harmonia]