Esclarecimento para uma dúvida sobre latencia

    Autor Mensagem
    tarcisiomandrade
    Veterano
    # dez/10


    Olá Galera!
    Eu queria esclarecer uma dúvida minha. Em termos de latência e qualidade de som qual seria melhor eu comprar: uma Fast Track Pro e ligar num teclado comum ou o controlador M-audio Axiom 61? Obrigado.

    PS: já procurei no forum algo sobre isso mas não achei nada que me esclarecesse essa dúvida.

    expedifer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    O problema da latência está no notebook/Pc e não no controlador/teclado. Pode ser muita coisa, desde o windows lento/sobrecarregado, software ruim, antivirus pesado, configuração do equipamento ruim, mas principalmente uma falta de uma boa (geralmente cara) placa de som. Impossível saber o que vc tem ou o que falta em tudo isso (e nem diz pra que vai usar, deve ser VST/samples pois latência só existe na saída de som do Pc)

    tarcisiomandrade
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Obrigado por responder, expedifer. Só que eu não estou com problema de latencia não. Eu só quero comprar um dos dois e queria saber qual seria mais vantajoso em termos de latencia e qualidade de som, ou seja, se o axiom 61 possui placa de som interna boa e se eu for liga-ló no palco o som vai ser bom, digo pq eu já liguei o teclado via midi no Notebook e a latencia foi boa só o som ficou meio choco. Enfim, quais dos dois seria melhor ter?

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    tarcisiomandrade
    O seu som choco provavelmente deve ser por conta da geração do sinal de áudio numa placa de som de baixa qualidade (estou acreditando que vc utilizou uma destas onboard).

    Não conheço a qualidade da interface de som do Axiom 61, mas não tenho muita dúvida que ela seja muito boa. Com o Axiom, vc vai ter maior controle sobre os vst do que com um teclado comum que não é controlador; ou seja, além de um melhor som, vc tem melhor controle. Sem falar que a sua latência deverá diminuir.

    Eu pensaria no Axiom.

    expedifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O M-audio Axiom 61 é um controlador e nenhum controlador tem "placa de som" interna. Se tiver, aí vira ou sintwtizador ou arranjador, ainda com numa eletrônica (motherboard) muito mais complexa que isso, da própria marca). E controlador, da marca que for, não interfere (melhora ou piora) na latência. Isso é coisa exclusiva de três (3) fatores: notebook/Pc (na configuração, hardwares e softwares), conexão (cabo/midi/usb/software) e placa de som (interna ou externa) pois geralmente (99%) das placas de som internas (onboard) são péssimas e uma fast track pro é uma belíssima placa de som e ajuda muito a reduzir a latência (mas não adiantará nada se teu note é muito ruim em muitas coisas).

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer - beleza?

    (...) é um controlador e nenhum controlador tem "placa de som" interna (...)

    Eu não verifiquei se o Axiom 61 tem ou não interface de audio; ele não tem mesmo, mas não diria que nenhum controlador tem placa de som...

    Olha isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/205197/

    Foi por conta de ter lido isso que não achei estranho o que ele comentou. o.o

    (...) controlador, da marca que for, não interfere (melhora ou piora) na latência. Isso é coisa exclusiva de três (3) fatores: notebook/Pc (na configuração, hardwares e softwares), conexão (cabo/midi/usb/software) e placa de som (interna ou externa) (...)

    tarcisiomandrade
    O expedifer está corretíssimo. Eu acredito que a grande vilã é a placa de som. No meu set, a latencia pula de 9ms para 343ms quando eu troco da placa externa para a onboard.

    Na real, como este controlador não tem interface de áudio integrada, eu retiro a minha recomendação anterior. Vá atrás da interface de áudio ou veja um controlador que traga ela junto.

    Falou.

    expedifer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: expedifer
    · votar


    marcusVinicius

    Vejo que vc é novo aqui.

    Muita gente nova, talvez de pouca experiência com equipamentos, confunde INTERFACE DE AUDIO (nome genérico-Br de cabo de audio, que muitos confundem com placa!!) com PLACA DE SOM (nome genério-Br de hardware de audio, e não "quebra-galho" ou enganação). É um erro básico, que ate eu já critiquei muitos por usar interface (que pra mim não passam de brinquedos de 2ª categoria) que mais atrapalha que ajuda a quem quer um bom som. Muitos perguntam delas aqui, ainda querendo "milagres" dela, sem justificativa (quer um P..som sem gastar num bom equipamento) e diga-se essa P..enganação em que tem esse "aparelhos! que vc citou que NADA tem de placa de som (lá mesmo nem cita isso, só vc que confundiu). Não se deve procurar "pêlo em ovo" no que os outros dizem, como se fez, só pra pôr essa observação e apenas para contrariar o bom senso do tópico, ninguém ganha com isso além de acabar num mau aconselhamento (e mesmo que ele usasse um G8 como controlador, pra que lhe servirá nisso essa sua P...saída de som?)

    Apenas uma única recomendação que dou: deve-se pesquisar mais sobre ambas coisas aqui nos "milhões" de tópicos a respeito pra não citar tal "engano", como bem disse antes (só sintetizadores e arranjadores tem placas de som numa eletrônica complexa, motherboard, para dar a qualidade que se pede). O resto é brinquedo e enganação (nem se deve citar tal inadequada indicação para quem pergunta e quer resolver seus problemas, como foi daqui: a latência). Repito: nenhum controlador tem placa de som.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vamos a fatos com quem teve e esta tendo experiencia neste assunto... EU hehe

    Tenho em casa exatamente as duas situações:
    1- PC desktop, placa Audiobox e Controlador A-800
    2 - Note + o mesmo controlador sem a placa

    Posso dizer claramente que, Latencia em nada tem haver com o fato de ter ou não uma placa off board, ou on board, e que a qualidade de Som é relacionada a saída e não a Latencia

    Normalmente Latencia é problema de Hardware, softwares mal dimensionados, aquele pc/note que já é fraquinho, vem entulhado de softwares, registro abarrotado, o cara ainda deixa um monte de coisa rolando no segundo plano sem saber, a internet rolando e quer que o som saia sem soluçar né, hehe parece brincadeira, mas é uma situação bem típica

    Mas voltando
    Exemplificando as minhas duas situações acima
    (ps. o controlador pode ser ligado tanto via MIDI direta como USB)

    1- Desktop (roda bem em meus dois pcs, um core 2 duo e um i5)
    Nestes dois computadores (o i5 é a atualização recente), instalei a placa de som externa Audiobox da Presonus, e através da conexão midi, coloco meu controlador, alias não só ele, mas como tambem posso conectar meu Sp88x, meu JunoDi, até meu e-66, portanto qualquer teclado que tenha conexoes MIDI, usando aqui Windows 07 em 64 bits (a era Asio aqui já era, ehhe os drivers são outros, mas isso é outra história)

    Nesta configuração, Core 2 duo 4gb de ram, = ZERO de Latencia para todas as minhas aplicações, com o i5 8gbde Ram, a ventoinha nem faz barulho, ou seja aplicações de Audio já rodava tranquilo no Core 2 duo, já no i5 ele trabalha com muita folga (com Softs de Audio é claro)

    seguindo o raciocinio, se não eu me atrapalho

    2 - Notebook + controlador A800 via USB
    Eu quero mobilidade, não quero ter que conectar muitos cabos, carregar muita coisa, então dispensei qualquer tipo de placa externa e chegamos a segunda situaçao

    Resultado - ZERO de Latencia, e isso novamente acontecia em meu note antigo que era Centrino e nem vou falar do novo que é um Vaio i7 6gb de ram

    O interessante é que independente do equipamento, ser muito bom, ou mais simples, é possivel se obter som sem latencia, é só focar no que a máquina é , se tem recursos de sobra como meus novos sistemas, dá para inserir um monte de tralha junto, se são mais enxutos, esqueça a net, esqueça firulas, desabilite tudo, se preferivel, formatação limpa, e instale apenas o essencial, certamente vai rodar o que se quer sem latencia

    Para a nossa felicidade, trabalhar com audio é infinitamente mais leve do que video

    Tenho ainda uma 3 hipotese que já trabalhei, mas deixei de lado, os cabos Midi/USB, funcionam tranquilos e não precisam de placas adicionais, e rodam sem latencia, é só saber configurar

    Matando este assunto sobre latencia, aí sim podemos entrar em um novo assunto: QUALIDADE de Audio, Saída, aí sim vamos ter que levar em consideração a qualidade das placas de som e pra que finalidade vamos usar o computador:
    - tocar em casa para estudo
    - tocar no home studio
    - tocar com banda ensaiando
    - tocar em barzinhos
    - tocar junto com o Iron Maiden em uma Mega turne hehe

    Speakers embutidos de note book, ou caixinhas genericas, aí fica meio dificil falar de som xoxo, elas não prestam para isso, então nem adianta chingar a placa

    Escolha um sistema de som razoavel para as situações que descrevi acima, sozinho uma caixa combo as vezes resolve bem, mesmo com placas genéricas e cabo p2 simples, depende do grau de exigencia de cada um, não espere milagres daquele seu cabo chines de 35 reais e aquelas caixinhas que vieram de brinde com o Pc hehehe

    Minhas conclusões
    - Latencia - problema com Hardware / Software, ligados principalmente a sistemas saturados, ou imcompativeis
    - Qualidade de Som - Alem da saída, o sistema de som tem que ter a qualidade / potencia esperada
    - Windows 7 e sistemas 64 bits, vieram pra valer e já resolvem muitos problemas, tanto que hoje aqui tudo está nesse sistema

    - Usando placa externa, ou apenas a saida da placa on, para o que eu faço sou feliz, e o som, é ótimo, latencia zero, quem quiser conhecer está convidado, talvez acompanhando o Dream Theather quando o Rudess sair eu invisto em algo mais profissa hehee

    Escrevi muito desculpem

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    expedifer
    Vejo que vc é novo aqui.

    Cara, levei um carteiraço aqui?

    De acordo com a sua nomenclatura, como você chamaria uma M-Audio Fast Track Ultra?

    Placa é uma abreviação do termo placa de circuito impresso. Como antigamente não existia estes atuais sistemas de som onboard, o pessoal tinha que instalar um sistema externo numa conexão disponível nos slots da placa-mãe. Uma vez que este sistema era basicamente composto por uma placa de circuito impresso e tem a função de permitir a geração de som no computador, ficou a nomenclatura de placa de som.

    Veja como a M-Audio apresenta a Fast Track Ultra:
    The Fast Track® Ultra 8 x 8 audio/MIDI interface takes M-Audio's acclaimed mobile recording line to the next level with high-speed USB 2.0 connectivity, MX Core™ DSP mixer and four preamps with award-winning Octane™ technology. (...)

    Segundo a sua nomenclatura, este dispositivo de áudio é um brinquedo de segunda categoria. É um angliscismo, eu sei, mas não concordo de forma alguma a nomenclatura que você está propondo.

    Prosseguindo, peço a você a gentileza de verificar o que diz no site da CME sobre o controlador VXv2:
    Not only is it a MIDI controller keyboard, VXv2 series also includes many unique functions to meet the needs of 21st century's new musicians. Firstly, VXv2 includes both USB MIDI and USB audio functions; users do not need extra audio interface when they using VXv2 with music software.


    Quando leio esta descrição, entendo que existe um dispositivo de audio integrado no controlador e que ele faz as vezes de um sistema de som qualquer, seja ele estes onboards ou externos. Na página 14 do manual deste controlador há um diagrama unifilar que me leva a concluir a mesma coisa... com este controlador, não há a necessidade de utilizar-se uma outra interface de audio - qualquer que seja.

    Olhei também a descrição do M-Audio KeyStudio 49i, olha só:
    The KeyStudio 49i delivers everything you need to start making and recording music today. It's the first USB keyboard controller with a built-in audio interface and premium piano sound. Play the on-board piano as a stand-alone instrument—then plug the USB cable into your computer to play a total of 128 sounds and listen to them from the keyboard's audio outputs. (...)

    E aí? Tem ou não sistema de áudio interno?

    Agora, por favor, pegue sua carteira de veterano e guarde no bolso.

    Rick Santos
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    marcusVinicius

    me deixou boquiaberto



    gostei de sua explicação, por acaso você não é um engenheiro eletronico ou coisa do tipo?

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tudo bem, Audio Interface, conectou o controlador diretamente ao computador, via USB, sem a necessidade de mais nada, mas o som não continua saindo da placa de som do computador ??

    Ou seja, é uma interface de audio, mas não, uma placa de audio

    Sei que estamos fazendo muita confusão com nomes, as nomenclaturas são inventadas aos montes para coisa nova no mercado

    Mas por exemplo meu controlador, o A-800, ele tem uma interface de audio (será que poderia considerar?), que seria o que permite ele ser conectado ao computador via USB , mas não tem nenhum tipo de saida de Audio, o que não classificaria ele como placa de som off board

    Os controladores atuais não tem este tipo de possibilidade, pelo menos os que eu conheço...

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Escrevendo novamente, mas acabei de ver o site do controlador da CME
    http://www.cme-pro.com/en/product-detail.php?product_id=9

    e este controlador, não é que tem, Saída de Audio

    Mas pensando melhor, os stages pianos da kurzweill, tipo o SP88x são considerados pelo fabricante, controladores, e estes tem timbre interno, e tem saída de audio

    Ve a bagunça que a industria cria na gente

    Mas será que o fato de um teclado ter saída de audio o torna placa de som off-board

    por exemplo, o Windows reconhece o teclado e toca o media player através dele, com o kurzweill por exemplo não funciona assim, ele não tem relação com o pc, tem apenas as saídas para os sons internos dele

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: marcusVinicius
    · votar


    Edson Caetano
    Tudo bem, Audio Interface, conectou o controlador diretamente ao computador, via USB, sem a necessidade de mais nada, mas o som não continua saindo da placa de som do computador ??

    Não. Se você configurar seu software para usar a interface de audio do controlador, não.

    Ou seja, é uma interface de audio, mas não, uma placa de audio

    O fato do dispositivo ser isolado ou ser integrado a um outro aparelho - laptop ou controlador - não muda a função dele, continua sendo uma interface de audio: algo que transforma uma informação binária (1010101011000001 010101010010010) em uma onda sonora e disponibiliza ela a ser amplificada num auto-falante (sistema de som em geral).

    Sei que estamos fazendo muita confusão com nomes, as nomenclaturas são inventadas aos montes para coisa nova no mercado

    Casos de angliscismos como este, acho prudente sempre ver o significado original em sites como os dos fabricantes.

    Mas por exemplo meu controlador, o A-800, ele tem uma interface de audio (será que poderia considerar?), que seria o que permite ele ser conectado ao computador via USB , mas não tem nenhum tipo de saida de Audio, o que não classificaria ele como placa de som off board

    Bom, dá uma pesquisada do porquê da existência desta interface de áudio no A-800 e conta pra gente... deve haver uma explicação. Olhando o site da Roland, não encontrei referência a este dispositivo de áudio no A-800.

    e este controlador, não é que tem, Saída de Audio

    Você acha que tirei os textos de onde?

    Mas pensando melhor, os stages pianos da kurzweill, tipo o SP88x são considerados pelo fabricante, controladores, e estes tem timbre interno, e tem saída de audio

    Neste caso, é uma saída de audio dedicada aos timbres dele. Ela não poderia ser utilizada pelo computador... daí não serve para usar por um VST, pois ela não tem condições de receber a info binária do VST (por exemplo) e então transformar em som.

    Mas será que o fato de um teclado ter saída de audio o torna placa de som off-board

    Se o dispositivo de áudio que está ligado a esta saída tiver um driver que pode ser instalado no seu SO, e permite que o SO a utilize, eu acredito que sim. É justamente isso que entendo a partir das informações que os fabricantes disponibilizam.

    Rick Santos - e aí cara, blz?
    Sim, sou engenheiro mas não eletrônico; civil.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    E o pessoal reclamando da escassez de controladores com 88 teclas, este CME aí é o que...

    tarcisiomandrade
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    fala galera!
    Gostei de ver muitas trocas de ideias! é isso ai!
    Mas pelo visto, pra mim, por enquanto, seria a placa som fast track. pq dai eu uso um teclado normal (Alesis quadrasynth) e o notebook. Como eu disse antes, em relação da latencia, ficou muito bom só o som que ficou sem peso (o meu colega disse que tem a ver com um recurso que se chama AD-DA - analogico/digital - digital/analógico) e como a placa de som do notebook é fraca então ela não possui esse recurso (me corrijam se eu estiver errado!).
    abraço a todos!

    marcusVinicius
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    tarcisiomandrade
    Não é por aí, qualquer placa de som/interface de audio tem um sistema de conversão AD/DA. Aqui eu confesso que começa um território meio sombrio pra mim, pois não conheço profundamente a questão.

    A conversão AD é o que possibilita que a onda sonora real seja armazenada no seu computador ou - no caminho inverso - permite que uma onda sonora sintetizada por um software se materialize como som. Sei que existem conversões AD em 8bits, 16bits, 24bits e entendo que quanto menos bits tiver a palavra binária, menor será a precisão da conversão AD.

    Eu estou imaginando o seguinte; uma vez que o seu teclado envia a informação MIDI para o VST e este gera o som com latência admissível, o ponto que resta é a interface de audio ou as configurações dos diversos elementos.

    Faça alguns testes alterando as configurações do software, 22kHz, 44.1kHz ou 48kHz, 16bits para 24bits ou 32bits, reduza o buffer, tente mexer por tudo. Não dê bola para a latência, procure fazer o som ficar bom. Tipo: som ruim com latência de 9ms x som ótimo porém latência de 450ms... depois conta aqui.

    tarcisiomandrade
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: tarcisiomandrade
    · votar


    vale, marcusVinicius!
    OK, eu vou fazer uns testes aqui, mas eu vou comprar mesmo o fast track pro, pra começar. Vou usá-la com um teclado normal mesmo, até mesmo pq eu ainda não quero grandes coisas, vou usar somente pra tocar em barzinhos, casamentos, etc, usando pianos, cordas, orgãos, etc. Depois comprarei um controlador para coisas "maiores".
    Eu toquei uma vez, num barzinho só com o notebook , usando um piano no reason e ficou bom. só o som que ficou sem peso. Por isso acredito que o fast track pro vai me suprir isso. postarei os resultados depois.
    abrass

    Zara
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    marcusVinicius
    Curti a sua explicação e acabou levantando a mesma dúvida em mim aqui também. Estou pra pegar emprestada uma Fast Track Pro e controlar (o que eu entendo por usar como interface de áudio é bem nos termos de "interface com o usuário" mesmo - o dispositivo que vc utliza para se comunicar com o computador) os VSTs do Logic Pro com um teclado comunzão, velho: o Yamaha PSR-630.

    Tudo que eu sei do mundo sombrio dos controladores, placas, VSTs, MIDI e dispositivos de áudio é que a latência deve ser reduzida manualmente para 2ms e a gravação deve rolar solta em wav 44100.

    MAIS NADA. E não tenho vergonha de falar que sou newba na parada.

    Até quero ver como vai ser quando eu ligar o teclado aqui no computador pra ver se vai dar latência ou não. Ligando direto no Garage Band, na entrada de linha do MacBook Pro, não dá a mínima latência, uma vez que a Apple fez o software e a placa onboard com esse propósito: usuário tocar guitarra/VST/Loops/teclado/whatsoever sem sofrer com a maldita latência.

    A única coisa que eu poderia sugerir a um membro com a sub-alcunha de "membro novato" é utilizar a busca para trocar ideias que, talvez, já foram amplamente discutidas. Mas generalizar e falar que muito membro novato é noob, já é demais. Eu sou veterana e não manjo 1 real da parada de VSTs. So what?

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esclarecimento para uma dúvida sobre latencia