Acorde e escala correspondente

Autor Mensagem
MICHELETECLADO
Veterano
# dez/10


Eu quero saber se quando eu estou tocando uma musica em um tom por exemplo em mi(E) eu faço o acorde E e uso a escala de e para fazer um solinho tudo com a mao direita porque com a esquerda eu faço o baixo oitavado a minha duvida é que quando eu mudar pra outro acorde tipo A(lá) eu faço um solinho usando a escala d mi ou de lá?sendo que a musica esta no tom d E

Edson Caetano
Veterano
# dez/10
· votar


O solo é baseado no tom da música, vai usar a escala de Mi, independente do acorde que estiver valendo

yurikat
Veterano
# dez/10
· votar


Edson Caetano
Desculpa cara mas vc está errado... para cada acorde é possivel usar várias escalas... segue um quadro de acordes/escalas:
Acorde Escala/Modo

Dó Maior, Dó Lídio, Dó Maior Bebop
Cmaj7, Cmaj9, C6, C Dó Maior Pentatônica, Sol Maior Pentatônica

Cmaj7#11 Dó Lídio, Si in sen

Dó Dórico, Dó Menor Bebop, Dó Menor Pentatônica
Cm7, Cm9, Cm11, Cm Fá Maior Pentatônica, Si Bemol Maior Pentatônica
Mi Bemol Maior Bebop, Dó Blues, Dó Menor

Dó Dórico, Dó Menor Melódica, Dó Menor Pentatônica,
Cm6, Cm Fá Maior Pentatônica, Si Bemol Maior Pentatônica,
Dó Menor Bebop, Mi Bemol Maior Bebop, Ré in sen

Cm-maj7 Dó Menor Melódica, Dó Menor Harmônica, Mi Bemol Maior Bebop

Cm7b6 Dó Menor, Lá Bemol Maior Pentatônica

Cm7b9 Dó Frígio, Dó Frígio com Sexta Maior

Dó Mixolídio, Dó Lídio Dominante, Dó Bebop Dominante,
C7, C9, C13, C Dó Blues, Dó Maior Pentatônica

C7sus, Csus, C11 Dó Mixolídio
Bb/C, Gm7/C Dó Suspensa Pentatônica, Fá Maior Pentatônica

C7#11, C7 Dó Lídio Dominante

C7alt, C7#9#5, C7#9 Dó Alterada, Fá Menor Harmônica, Fá Menor Melódica

C7b9b5, C7b9 Dó Diminuta ST, Fá Menor Harmônica, Fá Menor Melódica

C7aug, C7+, C7#5 Dó de Tons Inteiros

Cm7b5 Dó Lócrio com Segunda Maior, Dó Lócrio

Cdim7 Dó Diminuta de Tons Inteiros

Dó Frígio, Dó Frígio com Sexta Maior, Dó Frígio Espanhol
Cphryg Dó in sen

Cmaj7#5 Dó Lídia Aumentada, Dó Maior Bebop

C7susb9 Dó Frígio com Sexta Maior, Dó Frígio

Sedank
Veterano
# dez/10
· votar


Depende muito do que você gosta.

Se você está em E, e está fazendo um A, seria legal você solar em E, para não fugir muito do tom.

Mas por outro lado A é tom vizinho de E, por isso não há problema em solar em A.

Sedank
Veterano
# dez/10
· votar


Edson Caetano
O solo é baseado no tom da música, vai usar a escala de Mi, independente do acorde que estiver valendo

Mas não mesmo. Num tom de Mi um solo bem legal seria em C#m.

: )

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


O Solo é baseado no campo harmônico do Tom da Música. Mas é claro, existem técnicas para fugir um pouco do campo e ficar um belo som. Mas pode se tirar um belo som, mesmo sem fugir do Campo harmonico.

Segue um vídeo interessante, de um dedilhado em D:





pomtwo
Veterano
# dez/10
· votar


pelo que eu entendo , se vc esta em mi .. e quer solar .. o mi mesmo da varias possibilidades .. porem ha acidentes naturais .. e os que vc mesmo coloca.. (notas dissonantes)

nao precisa mudar de tom pra se solar ... ate por que vc tem uma coisa chamada de escala cromatica .. que ela pode entrar em açao a qualquer hora e vc pode usar qualquer nota que se encaixe ao seu tom ...

MICHELETECLADO
Veterano
# dez/10
· votar


Edson Caetano
ENTÃO ERA ISSO QUE EU QUERIA SABER OBRIGADA
SERIA NO CASO DE E AS NOTAS PARA SOLAR: F# G# A B C# D# E
SERIA ENTÃO AS NOTAS DO CAMPO HARMÔNICO?

dgsoul
Veterano
# dez/10
· votar


huashuashuashuashuas!!!


Edson Caetano Wins!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/10
· votar


Pois é... A resposta do yurikat está correta, mas não adianta tentar ensinar isso pra quem tá começando agora, logo,

Edson Caetano wins!!![2]

yurikat
Veterano
# dez/10
· votar


Jonathas Lacerda
Cara para quem está começando a melhor forma de ensinar é ensinar corretamente, desta forma o cara evita vários vicios indesejados... O único problema é se aparecer acordes meio diminutos, b9b13, etc; ela não vai saber oq fazer... neste caso não vai adiantar saber a escalinha de mi maior.
Falou

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


foi isso que eu disse

tiago scott
Veterano
# dez/10
· votar


Edson Caetano wins!!![3]

Seguindo um conceito didático da coisa, a escala feita deve seguir o campo em que se está tocando neste caso MÍ.

As outras alterações e encadeamentos vem com o tempo, pois no final das contas você tem diversas escalas e modos a trabalhar, porém predominantemente você deve resolver as escalas e acordes pensando em Mi. Por que se você análisar por exemplo, fazer uma escala de C#m no campo de Mí, e fazer a escala de Mí partindo do 6º grau isso acaba ficando muito óbvio.

Agora por exemplo fazer uma escala de Dº, nossa escala de Dº em mí? Mais ai é partindo do ponto de vista de encadeamentos, ou seja, escala de Dº que é cadência ou apoximação para C#m (6º) de Mí, e assim por diante. Mas no final das contas tudo gira em cima do tom da Música!!!

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


Normalmente vc vai ficar improvisando no tom da música mesmo, no seu caso o E

tem várias variações possíveis como a escala relativa por exemplo, só que todas giram em torno do tom como o amigo de cima ai disse

mas da pra combinar escalas distintas, vejam o exemplo de sultans of swing...

a progessão inicial é: Dm (C - Bb) A A

O tom é F (ou relativa Dm) , porém o A não faz parte desse campo harmônico, e pode ver que tem riffs da guitarra construiídos sobre a escala de A e de F.

tem outros exemplos por ai que combinam escalas distintas......mas tem q saber como usar pra ficar bom!!

abs!

AGCC
Veterano
# dez/10 · Editado por: AGCC
· votar


Pois é... A resposta do yurikat está correta, mas não adianta tentar ensinar isso pra quem tá começando agora, logo,

Edson Caetano wins!!![3]


yurikat
Acho que pra pergunta que o nossa amiga MICHELETECLADO fez a melhor resposta é: trabalhe em cima da escala em que a música foi composta.

Pessoal, na música quase tudo tem umas trocentas formas de se fazer, porém, entretanto, todavia... a nossa amiga parece estar aprendendo, portanto vamos com uma cosia de cada vez.

MICHELETECLADO
Veterano
# dez/10
· votar


é melhor seguir a escala de mi por enquanto.....

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


é melhor seguir a escala de mi por enquanto.....


hahahah
Fatality !!!

MICHELETECLADO
Veterano
# dez/10
· votar


BLACKMORE idiotas nunca opinam alguma coisa que preste
FATALITY!

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


MICHELETECLADO

idiotas nunca opinam alguma coisa que preste

Essa foi BABALATY! ;)

Edson Caetano
Veterano
# dez/10
· votar


Nem pensei que este assunto ia tão longe, mas ...

A coisa é simples, a pergunta foi em cima de Música TONAL, portanto o solo SEMPRE deve ser feito em cima da TONALIDADE da música, simples assim

Agora para complicar, vem o pessoal entrando em Música MODAL, aí é outra história, mas que não vem ao mérito da questão neste momento

E nem adianta argumentar que eu faço isso, faço aquilo, você está certo ou errado, o que acontece é que pode-se misturar o modo TONAL com MODAL, mas convenhamos, passa de longe do que foi perguntado, principalmente para quem acredito, esteja começando

Fica aí uma sugestão de leitura bem agradável
Harmonia - Método Prático - Vol. 01 - Ian Guest

Se a gente estudasse mais e discutisse menos, talvez iriamos chegar a um consenso bem mais rápido sobre assuntos simples

Abraços a todos

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


Se a gente estudasse mais e discutisse menos, talvez iriamos chegar a um consenso bem mais rápido sobre assuntos simples

BRUTAAAAALLITTYYYYY !!! HAHAHAHAHA

LeandroP
Moderador
# dez/10
· votar


hehauheuahe
Edson Caetano Wins!!!

xGumAx
Veterano
# dez/10
· votar


Quando a musica é bem simples, eu gosto de colorir os acordes, no caso de um solo, criar padrões com dissonancias, pedal-point.

Por exemplo: Se a melodia permitir, vc pode transformar um E em E7M(9) e dedilhar, arpejar, frasear. Um C#m colocar uma 9ª e 11ª...

Talvez até citar uma 6M num acorde menor ou 4# e 7M num acorde maior, pra ficar legal (flavor notes). Isso um um ar jazzístico, mas não é complicado e fica bem legal...

Eu ja faço isso e sei aonde ir, sugiro vc pesquisar por notas outside, notas de passagem/notas de tensão e tbm por pentatônicas (não pentablues). São coisas que colorem a sua musicalidade.

Edson Caetano
Veterano
# dez/10
· votar


xGumAx
Está certo... mas e aí...

Quer explicar isso de uma maneira que um iniciante intenda??

O porque ser possível colocar estas notas, como é feita sua resolução dentro do campo harmônico... é materia para décadas, impossivel sintetizar em um simples tópico

O óbvio é a objetividade e o resultado a curto prazo, que imagino seja a vontade da Michelle (me desculpa te citar, foi o que eu achei)

E se eu não quiser adicionar tensões, quiser ficar apenas no campo tonal original...

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


Edson Caetano

ô povinho difícil de entender ... :) né não ?
esse é um motivo pelo qual estou a muito tempo deixando de passear por aqui ... só tem gênio ... :)

Cleber Vaz
Veterano
# dez/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


_BLACKMORE_

ô povinho difícil de entender ... :) né não ?
esse é um motivo pelo qual estou a muito tempo deixando de passear por aqui ... só tem gênio ... :)


Depois da "reforma" na educação, durante o regime militar, com a introdução do primeiro e segundo grau nas escolas, não sobraram boas chances de que o povo brasileiro se entenda, aliás essa tendência que nosso povo tem de ser "superdotado" fez parte da proposta da "reforma". Quem tiver a oportunidade de por as mãos em livros do tempo do ginasial e colegial pode comparar, se duvidar, mas a finalidade da mudança foi ligar o "timer" de uma bomba relógio que quando explodir (e já está quase explodindo) vai deixar a maciça maioria dos brasileiros em estado de analfabetismo funcional, a reforma na educação do Brasil foi feita de modo a "Treinar Mão de Obra" e não "Educar Cidadãos" pois cidadãos são mais difíceis de manobrar...

Bom, para não dizerem que só entrei aqui para fazer piada e falar mal dos milicos e norte americanos...

MICHELETECLADO

é melhor seguir a escala de mi por enquanto.....

E porque não? A escala de Mi já dá bastante o que fazer em uma música nesse tom, no momento em que você notar que esse "bastante" virou "pouco" aí estará na hora de partir para as outras opções de "cores" que os colegas apresentaram...

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


Cleber Vaz

as vezes o menos é mais

AGCC
Veterano
# dez/10
· votar


_BLACKMORE_
Cleber Vaz
Edson Caetano
Toco teclado há 8 anos e só este ano comecei aprender campo harmônico, hahaha, durante 7anos toquei só em cima da escala e já era um universo bem amplo para mim... =]

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10
· votar


um professor de guitarra que eu tive a alguns anos, me disse que tocou com um tecladista muito bom. o cara tocava de tudo, porém ele gostava de "criar" umas coisas que eram um tanto fora da realidade e necessidade das músicas tocadas, uma nona ali, uma diminuta acolá, uma décima terceira, uma sétima ...
Um dia, esse cabra entra em um estúdio e ouve um som horrível de órgão ... dae pergunta ... "Quem é esse bonzão C_G_ndo a música?" ... de repende ouviu a voz do guitarrista da banda dele ... "Esse BONZÃO é vc, com sua mania de melhorar as músicas" ... :-| .... silêencio ...

AGCC
Veterano
# dez/10
· votar


_BLACKMORE_
Hehehe...

Eu aprendi isso há pouco também, às vezes, e muitas vezes é assim, a música só precisa ser tocada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acorde e escala correspondente