duvida em composiçao

    Autor Mensagem
    duveen
    Veterano
    # nov/10


    e ai galera
    quero saber a respeito de composiçao:
    ao escolher um tom para uma musica por exemplo Cm - eu tenho as notas: C - D - D#(Eb) - F - G - G#(Ab) - A#(Bb)

    quais acordes eu devo usar na musica, um D( D-F#-A triade) tem a nota F# e A q nao estao na escala, mas eu posso usar na musica?o mesmo para um solo, deve seguir as notas da escala?

    marcusVinicius
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Complicado duveen...

    Você tem algo gravado ou a partitura desta melodia? A harmonia pode ser somente o Cm e Bd mas depende muito do desenvolvimento da melodia.

    Mr Madruga
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Para ter um som sem fugir da escala, esse D teria que ser diminuto, mas se for fazer alguma coisa de encaixar notas que não estão na escala pra tocar, ai já é algo mais complexo.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    e ai galera
    quero saber a respeito de composiçao:
    ao escolher um tom para uma musica por exemplo Cm - eu tenho as notas: C - D - D#(Eb) - F - G - G#(Ab) - A#(Bb)

    quais acordes eu devo usar na musica, um D( D-F#-A triade) tem a nota F# e A q nao estao na escala, mas eu posso usar na musica?o mesmo para um solo, deve seguir as notas da escala?



    Cara, você pode tudo, só que você tem que der um domínio sobre a liguagem da harmonia

    O acorde que você está usando, dentro da tonalidade de Cm (natural) é um acorde de dominante (V grau), é isso mesmo. Esse acorde vai preparar outro acorde de V só que vai ser o Gm


    Então D é o V/V (quinto do quinto, o famoso)

    Experimenta tocar Cm D Gm ou Cm Bb D Gm ou Cm Ab Bb Fm D/F# G7 Cm e por aí vai!!

    caioscattini
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    duveen
    Para uma música em tom menor melódico (que pode ser o caso da sua música em questão), os acordes que fazem parte da harmonia são:

    Cm Dm7/5- Eb(7+) F(7+) G7 Ab Bb.

    Para a escala de Cm melódico você só pode usar estes acordes.
    Se for Cm harmônico a única alteração é de G7 para Gm
    As coisas em parenteses são opcionais.
    Quaisquer outro são modulações para outra tonalidade.

    E, se você modular para outra tonalidade (utilizando o D citado acima, por exemplo), você deverá então seguir a cadência do novo tom. (Paar solos e base)

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cara, tom menor é tom menor. Melódico, harmônico ou natural/antigo é escala.

    duveen
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    caioscattini
    valeu cara, vc foi bem claro.
    obrigado aos outros tbm, por responderem, sei o basico de teoria, entao alguns conceitos ai passaram batidos..

    eu nunca entendi isso, de uma musica em C por exemplo q nao tem sustenidos, ter um A ( A - C# - E), ou o proprio D.

    alguem pode dar uma explicação, o caioscattini foi direto e me disse quais notas fazem parte.

    e ai, como funciona isso na hora de compor, como saber qual acorde prepara para qual e de que notas ele é formado? sem ir formando no ouvido, ate bater um q fique agradavel...

    DraKo
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: DraKo
    · votar


    cara harmoniza as escalas que fica mais facil por exemplo

    C D E F G A B
    E F G A B C D
    G A B C D E F

    essas triades (na vertical) são os acordes que se pode usar na tonalidade de C maior natural. Saca?
    Entao os acorde do campo harmonico de Dó maior são
    C Dm Em F G Am Bº

    DraKo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara a manha é harmonizar as escalas veja o exemplo

    Escala de C maior

    C D E F G A B
    E F G A B C D
    G A B C D E F

    Essas triades formam os acorde pertencentes ao campo harmonico de C maior que são:

    C Dm Em F G Am B°

    DraKo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    putz saiu 2 vezes ^^

    duveen
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    DraKo, esse lance é interessante, obrigado pela ajuda!

    e sobre um acorde preparar para o outro, como funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida em composiçao