Dúvida sobre Composição , Modulação E Vestibular

    Autor Mensagem
    Tekila
    Veterano
    # jun/06


    AE galera, vou prestar Composição na usp, unesp, unicamp, santa marcelina e faam no final desse ano, e na prova eles pedem uma obra própria, pra não fazer feio tenho tentado compor coisas rapidas e com tempos quebrados, mas como ainda tenho muito o que aprender sobre harmonia, minhas musicas sao mto pobres musicalmente, apenas tempos quebrados e velocidades sobre uma mesma escala
    Meu professor me disse que apesar da tecnica ser importante, uma musica bem trabalhada ganha muito mais "pontos" no vestibular, sendo assim ele me mostrou algumas musicas simples mas com muita modulação e variação de escalas (muitas músicas de filme principalmente)

    agora estou tentando compor músicas mais simples e mais bem trabalhadas mas estou tendo muita dificuldade com a modulação e a variação de "sentimentos" na música. alguem poderia me dar umas dicas , mostrar algumas cadências, dar exemplos de como criar uma obra rica harmonicamente?

    Marcos Amaral
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Opa...
    não sou o melhor cara pra falar de composição e harmonia, mas tem certas coisas que eu aprendo com a experiência mesmo...
    e o que eu garanto é que não adianta ficar se importando por demais em fazer algo muito sofisticado, cheio de modulações, empréstimos modais, dissonâncias, pois, muitas vezes, soa muito artificial...
    como vc disse, sua música deve expressar sentimentos!
    e o fato é que para isso vc deve compor naturalmente... eu conheço diversas músicas que são colocados sobre um melodia de dois ou três acordes, usando somente uma escala mesmo... e são músicas lindas! é claro que, se tratando de uma obra erudita, como eu imagino que seja, vc não precisa se limitar a essa gama pequena, só to falando pra vc tb não querer ficar forçando a barra...
    como já diria "Roupa Nova": simplicidade e sofisticação!!! hehehe
    Abraços
    espero ter ajudado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Composição , Modulação E Vestibular