Dúvida sobre teclado na line-in e na entrada de mic

    Autor Mensagem
    Alves Here
    Veterano
    # out/10


    Eu tentei pesquisar por todo o fórum mas não consegui resolver minha dúvida...

    Seguinte, eu to com um Yamaha PSRE223 aqui, comprei um cabo P10-P2 na eletronica (mandei o cara fazer), pra ligar o teclado no PC e poder gravar ele, só que eu to ligando o cabo na entrada auxiliar (line-in) mas não tá pegando...

    eu já verifiquei os plugs e eles parecem estar soldados corretamente, e os 2 são stereos..
    também já fui nas configurações de som e habilitei lá a reprodução e gravação da Auxiliar, mas não pega...
    outro dia tbm tentei ligar um violão com captador na auxiliar e também não pegou, peguei ódio dessa maldita entrada auxiliar XD

    O negócio é: Vocês sabem o que pode estar acontecendo pra não estar funcionando na entrada auxiliar?

    E outra dúvida: E se eu ligasse o teclado na entrada de Microfone? correria risco de queima-la? pq eu vi alguns posts por aí mas eu não sei... pq não sei se o teclado é alta potência ou baixa, e me disseram que a entrada de mic só suporta baixa potência...

    Valeu.

    do-bandolim
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Alves Here,

    Em relação ao porque de não estar conseguindo gravar não posso lhe dizer nada, pois não faço gravações através de PC. Talvez você esteja executando algum procedimento errado, já verificou o volume de todas as saídas e entradas, configurações etc? engraçado... era para estar passando algum sinal. Agora se você for ligar diretamente na entrada MIC, pode sim correr o risco de queimá-la. A não ser que você use um DIRECT BOX para igualar as impedâncias. Pelo menos em mesas de som é assim, penso que no PC não deve ser diferente.

    Alves Here
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mas tem certeza que a impedância de um teclado normal sem amplificador é tão grande assim que a entrada de mic não suporta? já ví que essa entrada de mic é muito fraca :\

    Quanto a entrada auxiliar eu tenho certeza que já configurei tudo no painel de volumes, deixei tudo no máximo, caixa no máximo, teclado no máximo, e não sai o menor ruido quando toco...

    Alguém aí que entende mais do assunto??

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Alves Here

    Posso te dizer que já liguei meu PSR E413 na entrada de microfone do meu pc e consegui gravar.
    Nem sabia que aquela entradinha azul era o aux.

    caioscattini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Alves Here
    a diferença da entrada de mic para entrada line-in é que a entrada de line é atenuada em -20dB (só isso)
    ou seja, se vc utiliza-la, deve ligar o teclado com um volume mais baixo pra não saturar o sinal.
    Dê um duplo-Clique no alto-falantezinho que tem na barra de tarefas. Aparece o controle de volume. Vai em opções>propriedades, e na opção 'gravação' verifique se as entradas não estão mutadas e se os volumes estão no máximo.
    Abra o software de gravação e selecione 'line-in'. Toque (ainda sem gravar) e verifique se o som sai no fone ou alto falantes.
    Se não estiver com defeito, tem que funcionar.
    Abç

    Alves Here
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pois eu já fiz tudo isso caioscattini, eu habilitei o Auxiliar, ele não está mudo, botei o vol dele no máximo, e habilitei ele pra gravar no Audacity, mas não sai som, nem na caixa de som nem na gravação, e eu marquei ele tanto na parte de reprodução quanto gravação :\

    Quanto a ligar na entrada micro, como vou saber o máximo de volume que posso deixar o teclado pra não correr riscos? tem alguma dica pra saber? tipo se o som ficar chiado é sinal de que tá muito alto o vol?

    marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Alves Here
    Quanto a ligar na entrada micro, como vou saber o máximo de volume que posso deixar o teclado pra não correr riscos? tem alguma dica pra saber? tipo se o som ficar chiado é sinal de que tá muito alto o vol?

    Põe no mínimo e vai aumentando com calma até começar a rachar. Quando começar a rachar, diminui um pouco. Não tem grandes riscos de queimar, só vai com calma.

    Agora, uma coisa que o caioscattini comentou que pode estar passando despercebido:

    Dê um duplo-Clique no alto-falantezinho que tem na barra de tarefas. Aparece o controle de volume. Vai em opções>propriedades, e na opção 'gravação' verifique se as entradas não estão mutadas e se os volumes estão no máximo.

    Não adianta dar volume nos diferentes itens do mixer do PC tem que trocar o painel (do mixer de volume de reprodução para o mixer de gravação) e selecionar o auxiliar como uma entrada que está ligada.

    luisamonnerat
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Tô exatamente com o mesmo problema. Comprei um cabo P10/P2, mas já testei com ukulele e violão elétricos e não sai nada na line-in. Quando troco o cabo do violão para o XRL, grava normal. O problema é que eu queria gravar no ukulele e ele só tem entrada P10. Se alguém tiver alguma sugestão agradeceria muito!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    luisamonnerat

    Não seria o caso de usar um DI (Direct Box)?
    Assim você pode usar cabo balanceado ou com P10.

    luisamonnerat
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Não seria o caso de usar um DI (Direct Box)?
    Assim você pode usar cabo balanceado ou com P10.

    Não seria o caso de usar um DI (Direct Box)?
    Assim você pode usar cabo balanceado ou com P10.

    LeandroP

    Oi, Leandro. Então... Dessa parte eu não entendo, sou bem leiga no assunto. Eu tô com medo de gastar muito e não funcionar justamente porque não sei, rs. Eu tô usando uma placa de som USB externa, porque queria gravar vídeos sem corte com voz e ukulele ao mesmo tempo. Como testei com a saída XLR (violão) / e adaptador P10 para P2 na placa, e funcionou, eu tava pensando se daria para colocar um adaptador P10 (saíndo do ukulele) para XRL macho e depois colocar um cabo XRL fêmea balanceado saindo para P2. Não sei se funcionaria. Se tiver alguma opinião ou sugestão (inclusive sobre a Direct Box), eu agradeceria muito.

    luisamonnerat
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Não seria o caso de usar um DI (Direct Box)?
    Assim você pode usar cabo balanceado ou com P10.


    Ah... Pelo que eu vi aqui, o computador tá reconhecendo o som pelo cabo P10/P2. Já a placa externa não, aí poderia ser porque o cabo não é balanceado?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    luisamonnerat

    Eu não sei lhe dizer o porquê de funcionar com entrada balanceada e não funcionar com P10. Neste vídeo você tem uma breve explicação do que é um Direct Box (DI) e pra quê ele serve:


    https://www.youtube.com/watch?v=QqxDPBQmfAg

    Não custa caro e você pode encontrar modelos passivos (que não precisam de alimentação) e ativos. Pro seu caso, um modelo passivo lhe atenderia bem. E ele sempre encontra utilidade, seja com instrumentos musicais, ou microfones.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre teclado na line-in e na entrada de mic