Jamaica Roots Hammond

    Autor Mensagem
    DON KLANGO
    Veterano
    # out/10


    Instrumento adaptado pelos jazzistas nos anos 50, o hammond virou febre na música jamaicana e foi usado desde os primórdios das produções na ilha pelas orquestras de Ska, mas foi no final dos anos 60 que a coisa ficou séria. A diversidade de timbres que o instrumento alcançava era um fator que pesava muito nas produções, pois um organista solista fazia o papel de um naipe de metais, o que diminuía os custos para o produtor.


    O grande uso do hammond fez com que surgisse bons organistas jamaicanos, os que mais se destacaram foram: Glen Adams, Winston Wright, Neville Hinds, Ansel Collins, Robert Lynn, etc.


    Eles conseguiam fazer melodias que agradavam os ouvidos mas que não necessariamente precisavam de um alto nível de complexidade, e era mais uma arma para se fazer versões. As produções dedicadas ao skinheads são o auge de tudo que já foi gravado na Jamaica e na Inglaterra com o órgão hammond. Bandas de estúdio como The Rudies, Hot Rod, Bunny Lee All Stars e outras abusaram dos trimbres que o instrumento proporcionava e fizeram a cabeça de uma grande galera.

    Osvaldojr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não se esqueça que o hammond no rock tbm influenciou uma galera .John Lord do Deep Purple...

    marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Já que estão falando nisso, numa tentativa de entender bem o instrumento, saí pesquisando e googliando...

    Achei duas coisas bem legais:

    http://hem.passagen.se/daveo/Hammond_english.htm

    http://www.nshos.com/hammondintro.htm
    (achei muito bom este...)

    ... o cara era fabricante de relógio...

    marcusVinicius
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Quanto a influências,

    Não se esqueça que o hammond no rock tbm influenciou uma galera .John Lord do Deep Purple...

    e blues, jazz, pop brasileiro... existe hoje música sem Hammond?

    Tá bom, sim, existe... mas é pouca (kkk).

    Gosto tanto desse som que o velho PSR de guerra virou um controlador Hammond dedicado (B4).

    El_Cabong
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O Hammond sempre foi da Suzuki, ou a Suzuki comprou depois a Hammond ?

    gustavocp
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Comprou depois...

    O mais legal é que tem gente que não conhece o som do instrumento e não percebe quando ele tá presente em uma música.
    Só para pra ouvir quando tem um solo.
    Tem umas músicas que o cara cresceu ouvindo que só depois eu fui ver que tinham Hammond...

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Rick Santos
    · votar


    alguem sabe se ainda existem hammonds em bom estado para venda aki no brasil?

    Ahh, quase que eu ia me esquecendo, com preço acessível tb???

    brunoamaral
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Rick Santos

    No Mercado Livre vira e mexe aparece. Quanto ao preço, varia muito conforme o modelo e o estado de conservação. Já vi hammonds entre R$3.000 e R$15.000 à venda lá.

    Se você quiser hammonds em perfeito estado mas a preço nada acessíveis, dê uma olhada nesse site: http://www.b3hammond.com/

    Eles mandam pra qualquer lugar do mundo. No caso, além do preço salgadíssimo, prepare-se para arcar com o Imposto de Importação.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # out/10
    · votar


    brunoamaral

    Cara tô querendo trocar umas ideias contigo já faz um tempo sobre o PC3. Já te mandei uma mensagem aqui pelo teu perfil no fórum. Me add no msn mabkeyboard@hotmail.com

    R Santiago
    Veterano
    # out/10 · Editado por: R Santiago
    · votar


    DON KLANGO

    Muito interessante!! Vou pesquisar sobre essas bandas e músicos :))

    Realmente o Hammond teve um papel fundamental no desenvolvimento do reggae e ska. O que seria das músicas de Bob Marley sem a famosa base de Hammond UH ACA UH ACA UH ACA :)))
    O Reggae Roots é e sem pre será uma das minhas influencias

    O Hammond é um instrumento único!! Espero que nunca mais suma do nosso cotidiano musical. Coisa que aconteceu nos anos 80...


    Tem umas músicas que o cara cresceu ouvindo que só depois eu fui ver que tinham Hammond...


    Quando eu era gurizinho eu tinha uma fita com músicas infantis e a base das músicas era toda de Hammond (Coisas dos anos 70). Lembro até hoje que ficava ligado naquele som mesmo sem saber direito o que era. Infelizmente perdi essa fita e nem sei qual era a banda...

    brunoamaral
    Veterano
    # out/10
    · votar


    MAB Keyboard

    Já adicionei, fique à vontade pra tirar qualquer dúvida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jamaica Roots Hammond