Dicas de MIDI avançado

    Autor Mensagem
    euroset
    Veterano
    # set/10


    galera,

    comprei a controladora A800 Pro da Cakewalk Roland e estou fazendo uma imersão ao mundo do MIDI. Uso a controladora principalmente com o Ableton Live e o Kore 2 (sem o acessório externo) e estou passando pelo seguinte dilema: quando tenho um knob fora da posição "meio-dia" a controladora fica enviando mensagens midi ininterruptamente.

    Creio que não seja normal pois isso atrapalha nos endereçamentos que personalizo em meu DAW pois toda hora existe uma informação sendo enviada, "passando por cima" das que tento enviar.
    Um exemplo ocorre até nos Control Maps nativos da A800 Pro. Por exemplo, quando giro o knob e deixo numa posição pretendendo por exemplo acertar um PAN, o knob na tela do meu DAW vai de 'pouquinho em pouquinho' até a posição física que deixei, não acompanhando a minha girada no botão em tempo real.

    Por enquanto não quero achar que se trata de um erro de fábrica da controladora e sim que devo entender mais de midi (avançado, acho) e usar o software editor de mapas que vem junto e fazer meu próprio mapa, na unha. Só que pra isso preciso de uma ajuda pra saber a diferença entre Channel Message do tipo Channel Pressure e do tipo Control Change, ou Program Change, System Ex.... putz.. tudo grego pra mim por enquanto.

    Fui no Google mas os links que achei já começam meio avançados pra mim.rsrr Qualquer indicação de link, curso, livro, que comece do zero até o razoavelmente avançado vai ser uma boa! Ou até se alguém já passou por esse problema com controladora.

    abs

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Camarada o A-pro da cakewalk é lançamento, pouquissima informação na net ainda...

    Algumas colocações

    - O A-pro foi arquitetado para trabalhar com softawares da cakewalke, e mesmo para estes da trabalho configurar, agora para o ableton, devia ter encardo algo da novation, mas já era, mesmo assim dá para usar com quanquer coisa com live act

    - O A-pro vem com 19 mapas midis, um inalteravel, e outros 18 que vai ter que configurar na UNHA hehe, é isso mesmo, mesmo dentro da daw, tem que configurar todos os mapas de todos os VSTs que quer

    Por enquanto não quero achar que se trata de um erro de fábrica da controladora e sim que devo entender mais de midi
    Com certeza não é erro da fabrica, é que configurar corretamente controladores midi, não é terefa fácil, ainda mais quando tentamos fazer isso com softs em que não foram feitos nativamente para rolar

    Channel Message do tipo Channel Pressure e do tipo Control Change, ou Program Change
    Manual pra que se tem o forum... de uma lida no famoso mauel ué
    Channel pressure - controla o after touch, simplesmente
    Control Change - muda os presets dos vstis
    Chanel - canal midi sendo usado

    Vamos trocar ideias sim, tenho o A-pro 800 como voce, mas já li o manual, umas 10 vezes, uso os softs nativos e comparo com outros, coloco ele com outros equipamentos, o negocio é ralar, pois se trata de novidade e bem dificil de configurar

    ok

    mantemos contato

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de MIDI avançado