gente é isso mesmo?

    Autor Mensagem
    MICHELETECLADO
    Veterano
    # set/10


    gente me falaram isso mas não sei se é verdade:
    "quando agente toca uma musica em c(dó) por exemplo o campo harmônico será
    c dm em f g am b° (isso eu já sei)
    o que achei estranho foi que falaram que para "solar"(tocar nota po nota) , os acordes menores seriam bemois pq quando é menor é menos meio tom seria
    c ,dm ,em, f, g ,am ,b° no caso dos acordes mas para solar seria c, c#, d#,f ,g, g#,b° seria isso mesmo?

    dgsoul
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    MICHELETECLADO


    Onde que vc tá pegando orientação musical? Você já correu atrás de revistas ou apostilas de teoria musical?


    Não caia nessa de: "Me falaram q é assim"; "disseram que pra isso aki eu preciso fazer isso aqui"...Procure a fonte daquilo que você precisa saber.


    Até mesmo na net tem um monte de sites flando sobre teorias musicais e exercícios.

    Aqui mesmo no FCC-T tem um tópico exclusivo falando sobre teorias e técnicas(dá uma lida neste tópico). Acredito que lá a galera vai te ajudar melhor, blza!?


    Abraços e bons estudos


    Obs: Não esqueça de fechar o tópico assim que vc migrar para o outro ai em cima. (assim não sobrecarrega o fórum).

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    você misturou duas coisas diferentes

    a primeira é campo harmonico o que você falou nas 3 primeiras linhas está certo

    esse lance de meio tom de acorde menor é outra coisa, é sobre a formação do acorde, nada a ver com campo harmonio
    o acorde menor tem só o seu IIIº meio tom abaixo na sua formação

    ex:
    acorde Maior é o I- III - V grau de sua escala:
    acorde menor é o I-III(b) - V grau da mesma escala

    então:

    escala de Dó: do-re-mi-fa-sol-la-si-do
    C - (dó Maior): Do-Mi-Sol
    Cm (dó menor) Dó-Mib-sol

    escala de Ré: re-mi-fa#-sol-la-si-do#-re
    D (Re Maior): Re-Fa#-la
    Dm (REmenor) Re Fa(natural) La

    MICHELETECLADO
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ah tá entendi essa de dó maior e menor eu já sabia estava a minha duvida é se eu tocar um acorde menor como faço para solar na verdade eu toco por cifras e com baoxo oitavado na mão esquerda eu quero solar mais não sei como

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    vou dar uma dica "tosca" mas funciona

    ex: vc toca uma música em Dó maior
    então vc usa as notas da escala de do( óbvio )
    supondo q vd use os seguintes acordes

    C G Am F

    N hora q vc trocar esses acordes sole em uma das tres notas da triade e depois use outras notas, dentro da escala,

    ex
    na mesma hora q vc tocar C ( mão esqueda) vc usa ou o do ou mi ou sol ai vc vai tocando outras notas da escala (sem dar grandes saltos) quando vc chegar na hora de vc tocar o G, vc usa novamente um das tres notas da triade, sol si ou re, quando for Am ,la dó ou mi e a mesma coisa com F.

    espero ter ajudado

    fripp
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se fosse um homem q tivesse aberto este tópico seria destruído em poucos segundos...

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fripp
    Se fosse um homem q tivesse aberto este tópico seria destruído em poucos segundos...

    Tbm !!! ñ é para menos ;(

    MICHELETECLADO
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gugu tecladista gostei das dicas
    e fripp eu não sou homem mais se fosse ele também teria o direito de colocar aqui as suas dúvidas por mais idiota que seja porque estamos aprendendo ainda...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fripp
    http://www.youtube.com/watch?v=KrTZOYQCY8I

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MICHELETECLADO
    eu não sou homem...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    É Isso dá para ver longe (nick) ;-)


    colocar aqui as suas dúvidas por mais "#@%§?£" que seja porque estamos aprendendo ainda...


    Regras do Fórum Cifra Club

    2.3. Cuidado com os palavrões. Modere seu linguajar.

    fripp
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fernando tecladista
    Hein? rs...
    MICHELETECLADO
    Apoiada! Apoiada! Apoiada!

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fripp
    fernando tecladista
    Hein? rs...


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    pomtwo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    e tambem tem outra dica que nao eh tao correta , mas eu uso ..

    vc pega os acordes de um campo e faz o primeiro , o segundo e o terceiro grau do tom

    por exemplo: C (do maior) usa-se C-1 , G-2, F-3

    pra saber quantos sustenidos (#) vai no tom principal, forme os acordes em cada grau , seguindo o exemplo da linha de cima e olhe quantos sustenidos os acordes fazem ...

    exemplo : D (re maior ) a composiçao de D seria .. re , fa #e la ... o segundo grau do campo = A (la maior) la, do # e mi .. e sol terceiro grau do campo = G (sol maior) sol , si , re

    dentre esses exemplos vc tem acidentes naturais em ... fa # e do # .. assim quando vc for solar , vc usara esses dois acidente .. no fa e no do ... claro que tem regras mais faceis e de melhor aplicaçao do que a minha ... mais eh uma regrinha simples e que me ajudou muito no começo ...

    ai depois entra notas dissonantes ... mas essa eh uma outra aula .. por hj so esse exercicio !!!

    MICHELETECLADO
    Veterano
    # set/10
    · votar


    pomtwonaum entendi o segundo grau do tom de C não é Dm?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Na minha época, se usavam escalas para ensinar quais notas tocar em um tom...

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    No meu tempo tbm, Mais lembre q estamus véios.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    pomtwo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    os acorde do tom de c maior sao

    C - G- C- C + preposiçao (7) F- Fm- C- Am -Dm -G -C .. essa eh a escala de formaçao dos acordes do tom de Do maior

    sendo sempre o C o primeiro grau ( dominante) G a segunda do ciclo , C7 preposiçao, F a terceira nota do ciclo .. dentro disso se tem variantes como Fm ( dissonantes) Am a quarta , e Dm a quinta ...

    dentro disso corre-se todos os tons e cada um com sua formaçao de ciclo ( Na minha época, se usavam escalas para ensinar quais notas tocar em um tom...) que nada mais eh do que isso aqui ....

    MICHELETECLADO
    Veterano
    # out/10
    · votar


    os acorde do tom de c maior sao

    C - G- C- C + preposiçao (7) F- Fm- C- Am -Dm -G -C .. essa eh a escala de formaçao dos acordes do tom de Do maior

    gente o que é isso?nunca vi isso só tenho 2 meses de teclado só sei campo harmônico C Dm Em F G Am B C

    fripp
    Veterano
    # out/10 · Editado por: fripp
    · votar


    pomtwo
    O q é isso, velho? De onde saiu essa "preposição"? Espero q n tenha sido das aulas de português... E o Fm? Nem em uma uma cadência II (Fm7) - V (Bb7) ele faz sentido, já que estaria preparando o Eb. Confesso q n entendi nada.

    dgsoul
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pomtwo


    Brother, ce num tem uma vídeo-aula como referência (nem que seja algum video do YouTube) pra este exemplo que vc citou não?

    Confesso que tbm fikei confuso com sua explicação. :( !!!

    MICHELETECLADO


    gente o que é isso?nunca vi isso só tenho 2 meses de teclado só sei campo harmônico C Dm Em F G Am B C


    Continue nesse mesmo querida, não tenha pressa de pular no desconhecido (até pra vc não fazer feio, rsrsrs!!!).


    Obs: Como não tive professor, demorei pelo menos uns 6 meses nessa regrinha ae d cima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gente é isso mesmo?