Controlador: Tap, Midi Out e Básicos

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # set/10


    Pessoal estou precisando adicionar algumas funções ao meu Roland EM-25, e achei como alternativa mais barata a ter que comprar outro teclado usar um controlador no Midi In.

    Pesquisei muito, mas não estou conseguindo achar controladores com "Tap Tempo", e é uma das funções que eu queria como adicional.

    Achei um:AKAI LPK25 que tem o Tap Tempo, mas ele não tem as Wheels Modulation e Pitchbend, e além disso é USB... só pra micro mesmo...

    Alguém por aí conhece algum controlador com pelo menos essas 3 funções:
    Tap Tempo e alavancas de Modulação e Pitch ?

    Ou ainda, qualquer controlador pode ser configurado para etr essa função (Tap Tempo)?



    PS:. O Tap tempo funciona como estou pensando mesmo?
    Enquanto roda um MIDI, eu consigo com toques no botão Tap fazer o midi mudar de Tempo em tempo real?

    Henrique Leal
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Só um UP, porque eu vi falar de algo sobre Tap tempo ter a ver com efeito de Delay... ou aí é outra história?

    Vi essa função pela primeira vez nas descrições de uns teclados Korg, e achei uma função Super útil pra usar com banda pra rodar o MIDI daqueles trechos que tem muitos instrumentos e nem tem como tocar todos...

    Na verdade eu qeuria um Korg logo de uma vez, mas como sabem dos preços Korg aqui no Brasil né...

    Enfim.. se alguém souber de algum controlador com Tap tempo fora esse AKAI LPK25... em breve vou ter uma graninha extra que talvez de pra comprar um controller de uns 300 a 500 mangos... valew

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Gaia SH-01
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/230491/

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    o lance do "TAP" tá meio misturado

    tap em teclado arranjador: você tem uma pulsação da música na cabeça, então aperta esse botão 4 vezes e o teclado assume esse tempo pra quando você apertar o start do ritmo

    tap em processador de efeito, você tem o tempo do delay na tua cabeça e aperta lá umas 4 vezes e o efeito assume esse tempo

    PS:. O Tap tempo funciona como estou pensando mesmo?
    Enquanto roda um MIDI, eu consigo com toques no botão Tap fazer o midi mudar de Tempo em tempo real?

    pode ser

    o que o tap vai fazer depende do teclado
    eu tenho um teclado aqui que consigo fazer o que comentei primeiro, mas não consigo mudar o andamento durante a música porque o botão de tap passa para a funçao de reset (volta no tempo 1)


    e achei uma função Super útil pra usar com banda pra rodar o MIDI daqueles trechos que tem muitos instrumentos e nem tem como tocar todos...
    pra entrar no meio da música essequece
    na teoria você apertaria 4 vezes e o ritmo entra junto com a banda, mas você não é uma maquina então isso dá um tranco feio na música
    na tela durante esses 4 toques você via notar que o tempo muda, se é pra sair 120 vai ver o display ocilando em 110, 130.... e termina em uns 124...

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Felipe Felix

    Gaia SH-01


    Na boa brother, nem um GAIA SH201 com defeito está na faixa de 300 a 500 contos, ainda mais um Roland GAIA SH01 que é lançamento desse ano (2010)!!!

    E com o dinheiro que ele gastaria num GAIA, daria pra ele comprar um controlador desse, novo e ainda sobra uma grana!!!

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    dgsoul

    Eu não sei se o Axiom 61 te a função que ele está procurando. Ele pediu para alguém citar algum outro com a função TAP, eu citei um que eu sei que tem a função TAP.
    Mas sei que você tem razão, é um brinquedinho um pouco caro.

    Henrique Leal
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    fernando tecladista
    na teoria você apertaria 4 vezes e o ritmo entra junto com a banda, mas você não é uma maquina então isso dá um tranco feio na música

    Então, mas a minha idéia de utilização poderia ser também do tipo, eu deixar um MIDI preparado pra rodar um pequeno trecho no meio da musica, aí, durante uns 2 ou 3 compassos antes de entrar o trecho eu ajusto o TAP, e quando for pra rodar é só da play que ele já roda no tempo da banda.

    Creio que assim dá pra usar né?

    Felipe Felix

    esse Gaia parece ser bem caro, lançamento né?.. sem chance...


    dgsoul

    Gostei da indicação do Axiom.. dei umas olhadas em vários vídeos, inclusive no de 25 teclas(que já num fui muito com a cara não...), mas o 49/61, achei interessante... pena que ainda é caro pra mim...

    achei um programinha interessante que simula o Tap e envia via MIDI, pra computador... talvez rola rodar com notebook... (supondo que o batera da minha banda empreste o note dele...hehe)...

    e aí, talvez um controlador de 25 teclas com o Pitch e o Modulation, ou seja o básico!... Quanto será que consigo um masi barato usado?

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Henrique Leal
    esse Gaia parece ser bem caro, lançamento né?.. sem chance...

    É que o Gaia e sintetizador, mas pode ser usado como controlador.

    Ele reproduz midi, mp3 e mais alguns formatos, e eu sei que ele tem a função de acertar o tempo por TAP e, depois, quando apertar o play, reproduzir a MIDI no tempo.

    Possui apenas 37 teclas, tem D-Beam e um joystick com Pitch Bend e Modulation.

    Custa cerca de R$ 2000 zerado na Teclacenter (mas se der uma entrada o preço cai bastante). Usado ainda não vi ninguém vendendo (rsrs).

    Henrique Leal
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Felipe Felix

    Hmm... vendo os recursos assim completos... até que me interessei... Rodar Mp3 é um ótimo recurso para o que eu quero também... o que excluiria de vez um notebook, isso, adicionando os controles (pitch, mod e d-beam) ...

    pena é o preço... não acho que compensa parcelar nada... Só se caísse uns 500 reais pra tentar fazer uns esforços e conseguir comprar.... já vi que tenho muito a pesquisar....

    dgsoul
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    Felipe Felix


    Mas sei que você tem razão, é um brinquedinho um pouco caro.


    Mas que é um maquinão disso não tenho duvidas, hehehe!!! (Já imaginou um Motif XF7 + Gaia SH01, nusss!!!!)


    Ainda vou ter esse set, quem viver verá, huashuashuahs!!!!

    Henrique Leal
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Bom dia pessoal!

    Estive ontem na Expomusic, e aindei pesquisando os modelos citados aqui, fiz algumas perguntas aos expositores, mas acabei esquecendo de fazer perguntas sobre o tap tempo, e na verdade só agora me toquei que esqueci.

    Estava testano os teclados lá e vi que a função tap tempo é basicamente para arpegiators, as funções de arpegiator são informações MIDI também?, e o tap realmente funciona com as SMFs, ou para o caso que disse, de soltar um midi "no tempo da banda" eu teria que criar um arpegiator com o que eu quero soltar?

    E outra, testei bastante o microSampler da Korg, mas não cheguei a conclusão, se eu posso associar um tempo fixo à um sampleamento que fiz (via microfone ou audio-in) e depois usar o tap tempo para ajustar em tempo real o valor.

    Alguém sabe?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador: Tap, Midi Out e Básicos