melodias que tomam conta de nossa mente

    Autor Mensagem
    frankbemol
    Veterano
    # set/10


    alguem sabe dizer porque algumas melodias não saem da nossa cabeça?existe alguma relação com a tonalidade ou seria a repetição exaustiva que faria passarmos o dia inteiro cantando ou solfeijando a melodia mesmo sem perceber?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # set/10
    · votar


    "eww eww eww Eymael o democrata cristão..."

    Essa não sai da cabeça nem com reza braba... tá foda!!!

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu ia citar "Você não vale nada mas eu gosto de você".
    Mas aí eu lembrei de um solinho do Jordan Rudess do DT em "In The Presence of My Enemies Pt.2" onde ele repete tanto na música que esse solo fica na cabeça por alguns dias.

    Sei lá eu se é a melodia ou a repetição! Deve ser uma combinação dos dois.

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Este fenomeno é chamado de "earworms" (verme de ouvido).


    Bem vc deve pensar:"WTF!!! Eu tenho um bicho no meu ouvido qu e bota ovinhos musicais, Fuuuuuuuuuuuuuuu!!!

    Mas na verdade são "Parasitas" no sentido de que elas se alojam em sua cabeça e provocam um tipo de "coceira cognitiva" ou "coceira cerebral" - uma necessidade do cérebro de preencher lacunas no ritmo de uma música.

    "Quando nós ouvimos uma música, ela ativa uma parte do cérebro chamada córtex auditivo. Pesquisadores da Universidade Dartmouth descobriram que quando eles tocavam parte de uma música conhecida para os sujeitos de uma pesquisa, o córtex auditivo dos participante automaticamente preenchiam com o resto - em outras palavras, seus cérebros continuavam "cantando" muito depois que a música tinha terminado"


    Este fenomeno também tem outros nomes:

    *Musica-Chiclete
    *Repetunitis
    *Melodiomania






    Curiosidades - Os earworms de Mozart

    Os "vermes de ouvido" não são apenas um fenômeno moderno. Nos anos 1700, os filhos de Mozart o deixavam louco quando começavam a tocar uma melodia no piano e não a terminavam. Mozart descia as escadas às pressas para finalizar a melodia
    (pra bom entendedor de sublinhados, sabem "quem" mozart ia finalizar realmente, né?! hehehe).



    Como tirar uma música da cabeça

    Infelizmente não há forma testada e comprovada de tirar uma música-chiclete da cabeça depois que ela está alojada. Elas podem martelar seu cérebro por poucos minutos ou por dias a fio - tempo bastante para deixar qualquer pessoa são batendo pino. A maioria dos earworms vai embora por conta própria, mas se uma canção estiver enchendo o seu saco ao ponto da insanidade, aqui vão umas poucas dicas para tentar:

    1. Cante outra canção, ou toque outra melodia ou instrumento. Mude para uma atividade que o mantenha ocupado, como malhar.

    2. Ouça a canção inteira (isso funciona para algumas pessoas, principalmente para aquelas que se lembram apenas de parte da música que está grudada).

    3. Ligue o rádio ou o CD para que o cérebro sintonize outra canção.

    4. Compartilhe a canção com um amigo (mas não se surpreenda se a pessoa virar um ex-amigo quando ele ou ela for embora cantarolando a melodia).

    5. Visualize o earworm como uma criatura real de arrastando para fora da sua cabeça,e depois imagine-se pisando nele.



    Não se preocupe se você continuar ficando com músicas grudadas na sua cabeça - isso não significa que haja algo errado com você. Contudo, se você ouvir a música que não está ali (em vez de apenas pensar nela), procure um psicólogo ou ajuda de um psiquiatra. Pode ser um sinal de endomusia - um tipo de pensamento obsessivo em que as pessoas ouvem canções que não estão sendo tocadas.



    fonte:How Stuff Works Brasil

    Neste site você também encontra:

    *Como funciona o Jazz?
    *Como funciona o Hip-Hop?
    *Porque os ruidos altos fazem os ouvidos Zunirem?

    Entre muitas outras coisa interressantes.


    Abçs!!!


    Postou? Esclareceu? Fechou!

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    boa resposta, qual a que ja te chateou mais?kkkkkk

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    frankbemol


    boa resposta, qual a que ja te chateou mais?kkkkkk



    "...O rebolation-tion, o Rebolatiooonnn!!!

    Reboation é bom bom Rebolation é bom-bom-bom..."

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kkkkkkkkk
    é verdade, acho que atualmente é a recordista

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Depois daquele comercial de cerveja só escuto

    Adocica meu amor adocica....


    e também aquele video dos rolling stones q tem o audio do beto barbosa ajudou
    kkkkkkkkkkkkkk é uma praga

    frankbemol
    Veterano
    # set/10
    · votar


    sei,sei kkkkkk
    essa epoca de politica tem muita vinheta que fica tbm

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    frankbemol


    sei,sei kkkkkk
    essa epoca de politica tem muita vinheta que fica tbm



    é mesmo, mas fazer o que: "Pior que tá, não fica!!!"


    (a não ser que a Dilma resolva posar pra Playboy, aí pode se jogar!!!)

    Gugu tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    kkkkkkkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a melodias que tomam conta de nossa mente