Como fazer um fundo de pregaçao

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# ago/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


É sério mesmo isso aqui:
ore a deus pra elke te dar um solo bem bunito quem sabe ele te da né
só de ler por cima, vi uns 10 erros, começando que "D"eus não começa com "d", mas ver coisas como Elke, bunito, dar um solo, doeram na mente, aí em seguida vem

o pessoal me ajuda aqui como que e o solo da musica de volta a inocencia-quatro por um

Provando apenas uma coisa, não leu as regras, onde deveria-se pesquisar antes, principalmente tendo um tópico fixo para pedidos de partituras e cifras, escrever em português Br, entre outros ...

Lamentável

E isso em nada tem haver com a crença de cada um, e sim com respeito a esta comunidade e aos autores originais do tópico

:( Desculpem o desabafo amigos

Mr. Phil
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mr. Phil
· votar


Por muitos anos fiz fundos musicais durante a palavra (o que não fazia para tocar enquanto os outros músicos estavam sentados chupando dedo, rsrsrs...) xD
Hoje, porém, já acho que isso pode causar distração se não for feito do jeito certo.

Na verdade, a Palavra por si só já fala aos corações, não precisa de acessórios. Não se trata de lavagem cerebral ou de trabalhar no psico-emocional das pessoas, o Espírito Santo já faz isso por conta própria (é o trabalho dele convencer, consolar...)

Muitos confundem as coisas. Há alguns anos lembro de pregadores no meio da pregação olhando para mim, fazendo-me sinal para parar de tocar, era meio humilhante, principalmente quando na frente de mais de 15mil pessoas... e eu estava lá, achando que estava "ajudando" o cara a criar o "maior clima" para Deus agir... tolice a minha e presunção.

Confesso que na época eu já era um bom músico, mas não tinha ainda a menor noção do "peso espiritual" (ou "luta...") que existe no momento da pregação, e que um gesto ou piada no momento errado pode atrapalhar (e muito).

Como alguns disseram... peça a Deus a direção certa sobre como proceder, afinidade, intimidade geram isso.

Na hora do apelo sim, o teclado (ou o inteiro grupo) entra com uma melodia ou cântico especifico, com uma mensagem especifica de esperança, de perdão ou de vitória... dependendo da mensagem.

Essa é somente a minha opinião sobre o assunto.

Abç, ;P

WKBorges
Veterano
# mai/12
· votar


Muito legal este tópico ..... me ajudou bastante!!!!!!!

naty pires
Veterano
# jul/12
· votar


Só pra deixar minha opnião...nunca gostei de fazer fundo musical pra pregaçao,até prefiro que coloquem um cd com musicas instrumentais,acho que é uma boa!!ai o musico descansa um pouco,de ficar em pé e presta atençao no que esta sendo falado.

Voz_Violão
Veterano
# jul/12
· votar


Depende muito de quem está pregando, o tema da mensagem, o estilo da igreja, sou da igreja bola de neve, apesar do meu nick agora de violonista fui promovido a tecladista ; ) e no fundo da pregação eu sempre uso piano, raramente uso pads e fico fazendo algumas bases simples, de vez em quando jogo uma melodia ou outra e também fico brincando nos arpejos.

O mais importante é a vida com Deus, pode acreditar que se você é íntimo do Paizão na hora Deus te capacita pois nosso Deus é criativo.

Fica na paz.

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Na hora te capacita também não né...
Vou sem saber tocar nada e sai o melhor louvor que Deus poderia receber de um homem(hipotético). Creio que não.

Voz_Violão
Veterano
# jul/12
· votar


fernandodi

Você não entendeu, nem falei pra você e sim para os musicos que tocam nas igrejas, creio que eles entenderam bem o que eu quis dizer pois eles sabem a diferença quando Deus move no culto, ele capacita sim mas não disse que não precisa saber tocar, nem adianta perder tempo aqui tentando te explicar, você não entende..

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Voz_Violão

Você expressou a sua opinião considerando que Deus lhe capacita a tocar melhor num culto, não foi? Então o fernandodi também tem todo o direito de expressar a dele e dizer que não acredita nisso.. Ou será que todos os que duvidarem de você é porque são incapazes de entender o que você diz?

Seria bom mais respeito com a opinião e a inteligência alheia...

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Então varão que "eu nao entenderei", se expresse melhor ok.
E onde esta a sua humildade, homem de Deus? Onde esta a sua paciência?
"Suportai-vos uns aos outros" homem de dura cerviz.

Voz_Violão
Veterano
# jul/12
· votar


Ta de brincadeira né, você colocou palavras na minha boca eu não disse que alguem subiria no pupito sem saber tocar nada e Deus capacitaria, onde que eu disse que não tinha que saber tocar nada?? Isso que me indignou. Pegar algo que eu falei e transformar em outra coisa.

Então senhor santíssimo, humilde e paciente, fica na paz de Deus.

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


"Então senhor santíssimo, humilde e paciente, fica na paz de Deus."

É pra rir né?

Mas, voltemos ao assunto do tópico. Esqueçam isso aqui e falem sobre o tópico

Tiago Correia
Veterano
# jul/12
· votar


Bom complementando o que o Mr. Phil disse em 2011. Também não gosto de fazer fundos pois fico muito vazio quando tenho que fazê-los. Ainda não compreendo a real intenção de um pregador quanto a isso. Creio que seja para sua oratória ficar mais bonita e sensibilizar as pessoas que a ouvem.

A própria Palavra em si traz a vida e eu detesto ter que ofuscar isso. Mas negar um pedido de fundo como já fiz não pega bem. Isso ocorre mais com os pregadores de fora. De certa forma fundos provocam distração ainda mais se o cara for músico então se tenho que fazê-lo:

-Música simples
-Conhecida (ex: shout to the Lord)
-Principalmente: que tenha a mesma temática da pregação (perdão, amor, adoração, sacrifício, missões etc.).
-Marca-se as progressões com improvisações bem sutis para que o tema não se torne enjoativo já que poderá tocá-lo por mais de 40 min.
-Quando o pregador faz pausa, silêncio, dá uma respirada ou silêncio é legal pode se retornar ao tema.

WKBorges
Veterano
# jul/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Minha opinião!!

Concordo com o Tiago Correia, precisa-se tomar muito cuidado para que não haja distrações nesses fundos musicais.
Quando eu faço isso, procuro fazer coisas muito simples, como: tocar tônica e subdominante, arpejando de forma bem simples a escala.
Acho que isso não tem tanta necessidade, mas tem um porém. Fica muito legal quando há uma sincronização entre o pregador e o tecladista. Pois, pode-se fazer uma junção entre pregação e adoração, dando ênfase a palavra.
Sei que adoração não é simplesmente música, mas a música certa, tocada na hora certa, que respalda a palavra que está sendo ministrada, pode gerar um ambiente muito bom, pois a música em si consegue nos ministrar de uma maneira inexplicável.

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Tiago Correia Dá uma sugestão dessas músicas

Tiago Correia
Veterano
# jul/12
· votar


Acho que fica fácil se basear por repertório de cantores e ministérios:

-Aline Barros e Hillsong: sempre emplacam suas músicas gosto do hillsong por ter uma estrutura bem simples das músicas.

-Digno é o Senhor (Sacrifício)
-Vim para adorar-te (Adoração)

-Diante do Trono/Jesus Culture/Kleber Lucas

-Anseio (adoração)
-Mais que uma voz (adoração)
-How He love us (Amor)
-Perdão
-Oração (versão Soraya Moraes - missões) "The Prayer"
-Quão Grande É o meu Deus (Chris Tomlin)

-Michael W. Smith

-Meu respirar (versão)
-Perto Quero Estar (versão)
-Jesus, Essência do Louvor

e por ai vai.

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


Tiago Correia, valeu. Vou dar uma pesquisada nessas e já sabendo como se escolhe as músicas (como deu pra ver pelos exemplos) ai eu me viro depois...

Também não sou bem a favor de tocar durante a pregação, mas uma vez acabou o louvor e pediram pra eu tocar na palavra. Nossa, deu trabalho. Além de eu não tocar bem, geralmente sou muito dependente da cifra. Ai já sabe né, tinha que parar uma música procurar outra na minha pasta de cifras..

Giovanicontador
Membro Novato
# dez/15
· votar


há alguns camaradas(nem vou chamar de tecladistas) que faz uns fundos ridículos.... tipo qualquer coisa..toca qualquer nota....outros tocam uma no nota pisam no sustaimm e fica olhando pra igreja com aquela cara de bunda lavada.....aonde eu congrego o baixista e que faz o fundo alias uma merda de fundo... não sabe nem tocar o bass (toca só na cabeça das notas) e se astreve a fazer fundo... (gosta de se amostrar pra moças da igreja,,kkk como as moças não conhecem nada de musica kkk agora quem conhece ja vé que ele ta fazendo merda).. FUNDO MUSICAL TEM A VER COM O TEMA DA PREGAÇÃO... COM O TIPO DE TIMBRE.. COM O MOVER DE DEUS NA IGREJA... SABER INTERCALAR NOS MOMENTOS DE ESPAÇO NA PREGAÇÃO.. NÃO TIRAR A ATENÇÃO DA IGREJA NA PALAVRA... AGORA SINCERAMENTE AQUI NA MINHA IGREJA TEM DOMINGO QUE ME INRITA A MERDA Q O CARA FAZ....DÁ VONTADE DE SUBIR LÁ E FALAR ....CARA SAI DAI...KK E FAZER UNS ACORDES COM M7/9 13º SUS4 - VALEU

Casper
Veterano
# dez/15
· votar


Caro Giovanicontador:

Há uma chance não nula do senhor não ter encontrado
em sua igreja a paz espiritual desejada. Seu texto indica
a presença de alguns pecados capitais em sua
existência.

fernando tecladista
Veterano
# dez/15
· votar


.CARA SAI DAI...KK E FAZER UNS ACORDES COM M7/9 13º SUS4 -
Faltou no culto no dia que o pastor pregou sobre humildade

Uma sugestão e você como irmão de igreja dele, conversar com ele, e dar umas aulas de graça, explicando sobre os macetes de fazer um fundo,

poderia até expandir essa ideia e planejar um workshop para os músicos da sua igreja, elaborar um apostila, ou até criar umas video aulas no youtube
e ate mais adiante você visitar outras igrejas, claro que praticando a humildade e a caridade e não cobrar pelo serviço


Fora isso, ir na igreja para passar raiva é estranho, geralmente em igreja eu encontro a paz interior, procuro deixar meu ouvido de musico do lado de fora e me concentrar no momento, ouvir a palavra já que música é algo que entendo como secundário Jesus pregou sem fundo musical

Synth-Men
Veterano
# dez/15
· votar


Jesus pregou sem fundo musical

Sem mais para o momento.

Casper
Veterano
# dez/15
· votar


Jesus pregou sem fundo musical

Fui enganado a vida toda.

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Jesus pregou sem fundo musical
Ele também não tinha o "período de louvor e adoração" antes das pregações, e nem por isso deixamos de fazê-los correto?

pianista alagoano
Membro Novato
# dez/15
· votar


Rapazes, toco em igreja e não gosto muito de fazer fundos musicais, acho isso uma besteira, muita gente nem presta atenção.

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Eu particularmente faria uma versão sutil de "não quero dinheiro, eu só quero amar"... Fica a sugestão...

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Ou então essa:

https://www.youtube.com/watch?v=c4WO7g2VOac

Synth-Men
Veterano
# dez/15
· votar


Rapazes, toco em igreja e não gosto muito de fazer fundos musicais, acho isso uma besteira, muita gente nem presta atenção.


A ideia é esta. Não prestar atenção na musica e no tecladista, mas na pregação e na palavra lida. É o mais importante.



Ele também não tinha o "período de louvor e adoração" antes das pregações, e nem por isso deixamos de fazê-los correto?


Não há mal nenhum, desde que não seja a atração principal, mas apenas um complemento do culto.

alan.bassplayer
Membro Novato
# dez/15
· votar


Synth-Men
Eu não utilizaria a palavra complemento, mas sim parte do culto. Os músicos funcionam como "facilitadores" para que a igreja tenha um período de louvor à Deus.

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Alguns aqui realmente desconhecem o poder da Música... Favor vão fazer outra coisa da vida, porque definitivamente vocês não são do ramo por melhor que possam conhecer e eventualmente tocar!

Música não é "complemento" nem "fundo"...

A Música é justamente o agente detonador das emoções necessárias para que o discurso (seja de um pastor, padre, político, orador, poeta) possa adentrar a Alma das pessoas...


Claro que quanto mais sutil, mais subliminar e poderosa pode ser essa penetração...

Outra prova disso são as trilhas sonoras...

Nós músicos estamos lidando com fogo sonoro! Não podemos desprezar nosso poder...

pianoid
Veterano
# dez/15
· votar


Bach, óbvio

Casper
Veterano
# dez/15
· votar


Caro pianoid:

Falou tudo. Cantatas são a trilha oficial. Quem pensa
o contrário certamente encontrará a queimação infinita
nos confins do poço mais profundo.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um fundo de pregaçao