[OFF] - Aterramento de orgão

    Autor Mensagem
    Eduardo 336
    Veterano
    # ago/10


    Boa tarde amigos

    Tenho um orgão Gambitt que é alimentado pelo pedal de volume(a fonte fica no pedal) e tanto a energia quanto o audio vem pelo mesmo cabo, do orgão ao pedal.

    Acontece que esse pedal/fonte que estou usando não é o original do orgão e tem apenas 4 pinos, sendo que a saida de energia/audio do orgão tem 5.

    Como o orgão esta emitindo um ruído de fundo acredito que justamente o 5º pino que falta no pedal é justamente o pino de terra.

    Alguém com um pouco de experiência em eletrônica pode me dar umas dicas sobre como fazer o aterramento?

    Não conheço nenhum técnico de confiança aqui onde moro, tenho medo de levar o orgão pra qualquer "picareta" da vida.

    Valeu

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eduardo 336

    só de curiosidade, qual é o modelo?

    vi uma vez esse lance de ter o transformador no pedal e foi em um diatron, antigo pra dedéu

    de tecnicos, geralmente os mais velhos são melhores nisso, testavam, iam de transistor em transistor até achar... os novos tem conhecimento, mas hoje estão muito naquelas de "troca a placa toda" que é comum fazer isso em teclado atual

    o que eu tentaria:
    -entrar em contato com a Gambitt pra ver se ela indica algum tecnico na sua região
    -além da gambitt entraria em contato com a tokai e com a tamye, essa tamye é a atual fabrica de um dos fundadores da minami
    como são as empresas mais antigas, deve conhecer alguem que mexa com velharias
    - algum lojista que esta a tempo no ramo


    o chato é que o site das 3 que citei não aparece o cadastro da rede autorizada, tem que ficar mandando email

    marcusVinicius
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eduardo 336

    Cara, se este quinto pino for mesmo o aterramento - o que acho que pode ser mesmo - o aterramento seria através do pedal/fonte e o pedal/fonte deveria estar aterrados à sua rede elétrica através do terceiro pino na tomada.

    Para resolver isso pensei em sugerir para verificar a diferença de potencial entre este quinto pino e o pino de aterramento da tomada (com o órgão ligado) com um multímetro, mas acho que é muito arriscado...

    Tente ver com técnicos ou com o fabricante o esquema elétrico geral do equipamento; ali tem que ter esta informação.

    De qualquer forma, de nada adianta isso se você não tem uma rede elétrica com aterramento.

    Existe a possibilidade de obter o pedal/fonte original?

    Ou pergunta direto pra eles na Gambitt...

    caioscattini
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eduardo 336
    O Local onde o órgão está tem aterramento (casa, apto)?
    Caso sim, faça um teste:
    Amarre um fio de energia descascado em qualquer parte metálica do órgão e ligue neste ponto de terra. Se vc tiver um multimetro, meça a voltagem entre estes dois pontos. Caso haja algo acima de 1 ou 2 volts, há problema de aterramento.
    Se a ligação que sugeri remover o ruído, é problema de terra.
    Mas veja bem: falta de aterramento só causam ruídos em equipamentos simples de áudio quando:

    1. A energia já vem com ruído, onde este é simplesmente reproduzido nos alto-falantes.
    2. Há problemas de isolamento em potenciômetros, indutores ou curto em alto-falantes. Ou ainda capacitores danificados.
    3. São ruídos de baixa frequencia, da ordem de 60Hz e seus harmônicos (ou seja, graves, como um contrabaixo).

    pode fazer o teste sem medo de queimar nada...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eduardo 336

    Cuidado pois pode ser outra coisa também, até alguns capacitores rachados já sujam bastante o som, onde você mora? O que o fernando tecladista sugeriu é a melhor opção, esses orgãos são bem primitivos e se precisar de uma placa então já era, pra consertar esses monstros só o pessoal com mais coragem, aqui na minha cidade, por exemplo, o cara mais "conceituado" nem toca a mão nesses teclados antigos...

    Eduardo 336
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ae galera, valeu pelas dicas!

    Acho que é problema de aterramento sim, pois só de encostar a mão em partes metálicas do orgão o ruído já aumenta.

    Quanto a troca de componentes, o orgão não tem placa nenhuma, só componentes soltos com ligações ponto a ponto. Até pensei em testar todos com o multimetro mas ia dar uma trabalheira remover um por um e soldar dnv...

    A rede aqui em casa tem aterramento sim

    caioscattini
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eduardo 336
    Ótimo, então amarre um fio de energia descascado em qualquer parte metálica do órgão e ligue neste ponto de terra.

    O Haxixin
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tenho um órgão gambitt com esse mesmo problema e se resolve da seguinte maneira compre um pedal boost que some todo o ruido dele. Sou de sp e conheço tecnico que mexe com esse tipo de órgão. Ele disse que isso é do proprio teclado de fabrica haha desde o Caribean, diatron, Farcsa, Arbon, Gambitt, Palmer tem esse ruido, é o carma! hahaha.
    Bem espero que de certo com seu órgão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [OFF] - Aterramento de orgão