Como faser glissando.

    Autor Mensagem
    LucyNerios
    Veterano
    # jul/10


    E aew gente...
    Esses dias senti uma certa dificuldade com os glissandos (eu chamo de slide mais acho que o nome certo eh glissando)... eu fis alguns e depois de um tempo nao aguentava mais de tanta dor no dedo por ficar raspando nas teclas (acho que o fato de eu estar tocando num teclado com teclas pesadas influencia tamem neh ?)... queria saber como voces fazem os glissandos e qual o melhor metodo. Eu fasso colocando o dedão na palma da mão, dai eu viro a mão e tipo arrasto a parte da unha do dedão nas teclas... eh assim mesmo ?
    Valew...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    o fato de eu estar tocando num teclado com teclas pesadas influencia tamem neh?
    com certeza

    Eu fasso colocando o dedão na palma da mão, dai eu viro a mão e tipo arrasto a parte da unha do dedão nas teclas... eh assim mesmo ?
    hehehe ... não consigo imaginar a dor que tu sentiu com as teclas pesadas!! nuss

    Então ... glissado ... dá para fazer com a região acima do pulso e abaixo da palma da mão, aquela região mais carnuda a mão ... é muiito mais confortável.
    Mas dá para fazer com o dedão sem dobrá-lo na palma da mão!! heheh

    lusojunior
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Então ... glissado ... dá para fazer com a região acima do pulso e abaixo da palma da mão, aquela região mais carnuda a mão ... é muiito mais confortável.

    LucyNerios

    Siga a dica do _BLACKMORE_, eu também faço assim e realmente, não me imagino usando o dedão a não ser em teclas hiper-leves-de-brinquedo

    Artref
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Se for pra descer para os graves com a mão direita, faço com o dedão. Se for pra subir para os agudos com a mão direita, faço com as unhas dos outros dedos (colocando a costa dele na tecla, acho que deu pra entender). Na mão esquerda é só inverter.

    LucyNerios, desculpe ser chato, mas dê uma pequena caprichadinha aí no português...

    LucyNerios
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Opa, valew ai da ajuda... e Artref, desculpa o portugues, é que eu tava com um pouquinho de pressa dai usei os: EH, VC, etc...
    shuashuahsuashuhsaushau...

    Quanto ao glissando eu fazia ele do jeito que o Blackmore falou so que dai vendo um video na internet do Rick Bonadio ele fazia o glissando com o dedão... dai eu pensei: "Bom, ja que o Rick Bonadio que é o cara fais assim esse deve ser o jeito certo né !"... dai fui me meter a fazer e me estrepei um pouco... hsuahsaushauhu... Mais daqui uns 3 dias ja da pra tocar denovo eu acho...

    Vo dar um piano pro Rick Bonadio e mandar ele fazer meia hora de glissando com o dedão ai ele vai ver quanto é bom ! shauhsaushuashua...

    Valew gente.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    LucyNerios
    Dois motivos pra vc não fazer com a unha: ficar com aquela dorzinha agradável como se tivesse prendido o dedo no portão e arranhar as teclas.
    Já eu não faço com o punho, eu procuro fazer com a lateral dos dedos, assim:



    pomtwo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    nas aulas de piano , a professora ensinou que era com o dedao virado com a unha pras teclas .. so que tambem vc nao precisa afundar o dedo nas teclas com tudo e sair rasnpando ele isso em piano ....

    porem com orgaos eu uso a parte do punho e alem dos glissandos ainda aperto alguma teclas da escala pra parecer mais com os glissandos de orgao onde se usa as duas mao em dois manuais ao mesmo tempo .. enquanto uma glissa a outra faz uma base ou algum solo .. porem ha maneiras muito distintas de fazer isso ... eu mesmo uma vez tentei colocar algo meu num glissando e deu certo ... eu encostei o cotovelo numa tecla e desci o resto do braço apertando as teclas na sequencia .. ficou legal pra caramba .. porem o resultado pareceu de um glissando .. so que bem mais rapido .. por o dedo nao ficar um pouco preso nos vaos de uma tecla pra outra ... porem isso eh doidera .. e na igreja onde eu toco jamais faria isso .. por que chega a ser uma coreografia fazer isso .. hehehehe e nao da neh ,,

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pô, se você já tá reclamando de dor com glissando simples, dê graças a Deus que você não tem que tocar Liszt - tem glissando oitavado direto.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Essa Técnica é chamada de glissando? sempre pensei que glissando no piano era aquele cromatismo longo de umas duas ou mais oitavas. essa técnica eu conhecia como sweep. estava errado ou tem algum motivo essa minha confusão?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ThiagoMafra
    Glissando sim. Glissando é deslizar entre as notas dentro de um intervalo (o símbolo é aquela "minhoca" na diagonal ou a sigla gliss).

    Sweep não é nome formal de técnica de piano - todas são ou em italiano ou alemão, mas geralmente italiano.

    Em instrumentos não-temperados, um glissando é sinônimo de portamento.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Entendi. Mas e esse cromatismo que eu falei, tem nome específico? Tipo o car ir do C6 até um B1 nota a nota, só que bem rápido, estupidamente rápido. Como se chamaria isso ?

    marphy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ThiagoMafra

    Entao cara, meu professor me ensinou com o nome de glissando, mais ele tambem falou que é muito comum chamar isso de slide, mais que o nome certo mesmo é glissando. Isso que voce falou de cair nota por nota eu acho que nada mais é do que um cromatismo (escala cromatica) só que bem rapido. Me corrijam se eu estiver errado. Falow, T++

    BlackHill
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eu uso as unhas do meu indicador e dedo do meio com a palma para cima pra fazer o glissando. Assim não dói absolutamente nada

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ThiagoMafra
    Entendi. Mas e esse cromatismo que eu falei, tem nome específico? Tipo o car ir do C6 até um B1 nota a nota, só que bem rápido, estupidamente rápido. Como se chamaria isso ?

    Glissando.

    Faop
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Glissando bom é aquele em que a cutícula fica fraturada hehe

    Uma coisa que eu reparei já é que organista faz com o pulso e pianista com os dedos, creio eu que seja pelo peso das teclas. Eu ja tentei fazer com o pulso no piano e não surtiu o efeito desejado. Mas eu faço, normalmente, com o polegar ou com o indicador,medio e anelar.

    marphy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Cara acho que do jeito que o ThiagoMafra falou o nome certo nao seria glissando, pois glissando você nao percorre nota a nota, ja no cromatismo sim. Então creio eu que o nome certo seja cromatismo mesmo.

    Faop

    Realmente cara é mais dificil fazer glissandos com o pulso em teclas de piano, mais eu to me acostumando, fazer glissando com a ponta dos dedos é muito ruim pois na maioria das vezes voce nao acerta so a unha (o que acaba tirando um bife da sua cuticula). shauhsuahsuahu...

    waltercruz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ahhaa, eu tava tocando num cover do santana sexta.. no solo de hammond.. glissando com a palma da mão.. ficou aqui o vergão... enorme ;)

    acho que eu tava empolgado.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    marphy
    Cara acho que do jeito que o ThiagoMafra falou o nome certo nao seria glissando, pois glissando você nao percorre nota a nota, ja no cromatismo sim. Então creio eu que o nome certo seja cromatismo mesmo.
    Percorre sim, se o intérprete quiser, ou se tiver alguma indicação pra isto. Até porque, por definição, o glissando deve pegar todas as frequências entre as duas notas designadas.

    Cromatismo é qualquer movimento que use algum trecho da escala cromática. Podem ser 3 notas ou mais de 60; logo, um gliss pode ser um movimento cromático. Ou até microtonal.

    marphy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Como que se faz um glissando em movimento cromatico ? Essa eu não entendi, acho meio dificil fazer um glissando seguinto uma escala cromatica... sahuhsauhshasuahusua...

    dgsoul
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    Ken Himura
    um gliss pode ser um movimento cromático. Ou até microtonal.


    É veio, explica essa história direito pq considerando que esse é um fórum de Teclado, fazer essa proeza nas teclas fica meio difícil

    Agora concordo com vc se vc estiver se referindo a uma guita, um baixo, ai sim, mas teclas, só se mandar fazer um teclado com as teclas pretas na mesma altura e tamanho das brancas, já imaginou que legal?!
    =D!!!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    Ken Himura

    Entendo. Só pra clarificar o que antes eu chamava de glissando era mais ou menos o q acontece naquela peça do outro tópico (http://www.youtube.com/watch?v=qa0Z6g1XJkU) mais especificamente na parte em que ela tira a mão esquerda do piano e vem num cromatismo descendente muito rápido.

    Faop
    Glissando bom é aquele em que a cutícula fica fraturada hehe
    waltercruz
    ahhaa, eu tava tocando num cover do santana sexta.. no solo de hammond.. glissando com a palma da mão.. ficou aqui o vergão... enorme ;)

    acho que eu tava empolgado.


    Taí, glissando no piano acontece, agora em hammond parece ser metade da técnica pq raramente tem um cara q faz um solo de hammond sem glissando...
    Quanto a se machucar, já esfolei o dedo mindinho(vezes!), quase os quatro dedos da mão direita, já quase queimei a palma da mão... mas meu maior medo é um dia acabar quebrando os dedos fazendo isso em teclas semi-pesadas ou pesadas... ah e já ía esquecendo que foi assim que eu quebrei o Eb3 do XP-80...

    Minha dúvida sobre essa técnica é justamente por causa das técnicas de hammond, como fazer aquelas viradas supercontraldas de um jon lord por exemplo e aquelas "escorregadas" que parecem meio que "engasgadas"? ou então como poder abusar dessa técnica no hammond sem correr os rsicos que eu citei aí em cima?

    marphy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    dgsoul

    HSUAHSUAHSU... acho que ficaria meio estranho um teclado com todas as teclas na mesma altura em... xD

    ThiagoMafra

    É... em piano ou teclados com teclas pesadas acho que não tem muito segredo, o negócio é achar um jeito de fazer o glissando que machuque menos os dedos.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    dgsoul
    É veio, explica essa história direito pq considerando que esse é um fórum de Teclado, fazer essa proeza nas teclas fica meio difícil

    Synth faz milagre, cara. Tem escala em sintetizador que tem 60 notas por oitava, por exemplo. E dá pra glissar nisso! =D

    Ou mais fácil ainda, montar um time monofônico com portamento. O glissando vai pegar tudo que estiver entre as duas notas.

    marphy
    Como que se faz um glissando em movimento cromatico ?
    Deslizando nas brancas e nas pretas junto. É bem difícil, mas dá. Não é tão usado porque o efeito final é praticamente o mesmo. Mas, em compensação, dá pra fazer (e tem música pedindo) pra fazer glissando oitavado, em terças, em sextas, glissar acorde etc.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    glissar acorde

    P****!!!!!!!!

    posta um vídeo de uma coisa dessas aí!!!!

    waltercruz
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eu glisso acordes de vez em qdo... mas tenho de estar zen no momento.;

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ThiagoMafra
    Pô, de cabeça eu não lembro quase nada agora. Tem que procurar nas partituras hehehe.

    Lembro que perto do final da Rapsódia Húngara no. 2, de Liszt, tem vários glissandos oitavados. Numa versão modificada (dificultada, eu diria), os glissandos são em acordes.

    http://www.youtube.com/watch?v=CBygW-3ffOY

    Tem uma do Ravel (não lembro ao certo qual) que pede glissando começando em uma tríade.

    Esse tipo de macaquice (haha) é comum no repertório virtuosístico. Geralmente tem um gliss meio difícil nestas peças.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tenho uma gravção aqui do lang lang tocando essa música... no show do Andrea Boceli. Mas assisti tb esse vídeo q vc postou. Realmente é estupido esse lance do final...

    dgsoul
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura
    Lembro que perto do final da Rapsódia Húngara no. 2, de Liszt, tem vários glissandos oitavados. Numa versão modificada (dificultada, eu diria), os glissandos são em acordes.

    http://www.youtube.com/watch?v=CBygW-3ffOY



    acho ki agora eu tô começando a entender o que vc quer dizer...agora WTF de final é esse do video?!

    marphy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Haaa... agora comecei a entender o que voce queria dizer cara, bem legal o lance, parece bem dificil tambem... é que esse não é um tipo de glissando que a gente ta acostumado a ver (aqueles glissandos que se arrastam a mão por cima das teclas), isso é meio como se fossem acordes tocados bem rapidos de forma ascendente ou descendente... mais no fim das contas é legal conhecer essas coisas novas. Mais aqui entre nós: que feio ficou esse final da musica, apesar de ser algo interessante esse esquema de glissandos a sonoridade eu não gostei nem um pouco, parece um negocio muito técnico e sem muito "feeling" sabe ? Mais quem sou eu pra criticar Liszt né ? Falow, até mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como faser glissando.