Edição de timbres

    Autor Mensagem
    André_89
    Veterano
    # jul/10


    de umas semanas pra cá estou tentando aprender a editar os timbres do meu teclado, mas tenho tido alguns problemas... queria pedir algumas dicas dos mais experientes...

    o meu teclado é um roland juno D

    tenho tentado sem muito sucesso fazer timbres daqueles que ficam só de fundo, estilo pink floyd sabe? eu mexo nisso, naquilo, ponho e tiro efeito,misturo um tone com outro.. mas não tem ficado muito show... qualquer dica é bem vinda, nao sei quase nada...

    mais um problema q eu encontrei, peguei um timbre de flauta e mexi nele, ficou muito próximo ao q eu queria, mas com um probleminha, ficou com aquele som tremido, aquela vibração natural... tem como reduzir essa vibração?

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    André eu também possuo um Juninho, te digo o seguinte: Continue mexendo e muito, na parte de efeitos não é apenas colocar ou não um reverb, ou um tremolo, mas também existem outros ajustes como ganho, frequencias afetadas, tempo, com certeza é possivel reduzir ou aumentar esta vibração basta achar o parametro certo.

    caioscattini
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    André_89
    na edição prcure o item 'pitch envelope'
    Mude todos os valores para zero

    Artref
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tão importante quanto fuçar é ler e aprender sobre síntese. Dá uma googlada, certeza que tem muita coisa. Aprenda o básico sobre os envelopes, ADSR, efeitos, e depois fuce no teclado aplicando os conhecimentos. Logo logo você tá dominando ;)

    Bedin
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Olá Pessoal!

    Interessante seria adquirir o Livro: Sintetizadores à Brasileira.

    Livro do Paquito, onde você poderá entender tudo sobre os conceitos. Juntamente com o Livro, vem um CD com as amostras de áudio.

    Comprei e aprendi muito com este livro.

    Abraço!

    Música de Preto
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Interessante seria adquirir o Livro: Sintetizadores à Brasileira.

    sua vida diante de teclados vai mudar depois desse livro

    bravo57
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MODO COVEIRO [ON]

    Rapaziada, surgiu uma dúvida. O GW8 da Roland é um arranjador que permite algumas edições em timbres, já o MM6 que está um patamar abaixo é um pouco de tudo, porém com enfase em sintese.

    Daí vem a pergunta pra que conhece os dois... Quem tem mais poder de edição nessa história?

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Conheço apenas o GW8, o qual tenho.

    A edição do GW8 é bem básica. Além dos Knobs (cutoff, reso., atack, decay...) é possível editar um timbre de forma básica, mas não a ponto de ser chamado de sintetizador. Em compensação, tem mais de 1300 sons com ótima qualidade, derivados do Fantom-X.

    Já o MM6, até onde eu sei, é um sintetizador que faz arranjos, mas não sei se tem acompanhamento automático, acho que não. Infelizmente sua capacidade de edição é bem restrita, mas acho que tem edição mais detalhada do que o GW8. Também gostaria de saber de quem tem ou teve os dois...

    Shadad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bravo57

    Não conheço o GW8, mas já tive um MM6.

    No MM6 não é possível configurar osciladores ou elementos, formas de ondas que formam o timbre. OMM6 também não tem LFO ou filtros para editar melhor a dinâmica ou a afinação.

    Edição no MM6: cutoff, resonanse, attack, release

    Se você achar outro teclado que tenha qualquer coisa a mais que isso, estará no lucro.

    Shadad
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bravo57

    Não conheço o GW8, mas já tive um MM6.

    No MM6 não é possível configurar osciladores ou elementos, formas de ondas que formam o timbre. OMM6 também não tem LFO ou filtros para editar melhor a dinâmica ou a afinação.

    Edição no MM6: cutoff, resonanse, attack, release

    Se você achar outro teclado que tenha qualquer coisa a mais que isso, estará no lucro.

    Shadad
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    EDIT: Post duplo.

    bravo57
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Obrigado pela atenção pessoal...

    O fato é que seria estranho um sintetizador ter menos edição que um arranjador, por isso minha dúvida...
    Eu confesso que não manjo muita coisa de edição, por isso eu queria pegar um synth, pra praticar; o MM6 tem a vantagem do preço, e possivelmente pegarei um usado, pois aqui no Rio um novo tá muito caro. Novo não tem por menos de R$1920,00 uns 100,00 a menos que um Juno di, que tem muito mais recursos. Por que será que o MM6 subiu tanto de preço?

    bravo57
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: bravo57
    · votar


    Shadad
    Em tempo, já que vc tem o MM6, dá para inserir efeitos nos timbre? Tipo, rotary, acelera ou diminuir o rotary, compressor, overdrive, phaser... E quantos timbre dá pra misturar?

    Vlw

    Shadad
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    bravo57

    Não tenho mais o MM6, já "tive".

    E possível misturar até dois timbres e dividir o teclado duas zonas. :/
    Miséria!

    No MM6 é possível usar 3 efeitos simultaneamente: um chorus, um reverb e um efeito variável que pode ser overdrive, wah wah, phaser, flanger, delay, compressor ou rotary entre outros.

    Os efeitos não são editáveis. Por exemplo, no MM6 existe vários tipos de reverb, cada um com uma duração e uma profundidade diferente. Presets prontos e ineditáveis. Enquanto em um synth existe apenas 1 reverb com vários parametros de ajuste Acontece o mesmo com os outros efeitos. O MM6 tem vários efeitos de rotary em várias velocidades, enquanto num synth de verdade há apenas 1 efeito rotary no qual voce pode ajustar a velocidade e aceleração do drive, do rotor, distâncias dos microfones... tudo a seu gosto.

    Não e possível acelerar ou desacelerar o roraty no MM6. A velocidade é fixa. Voce pode usar 2 timbres de órgãos em bancos diferentes, um com rotary fast e outro com rotary slow, mas não vai haver aceleração ou desaceleração quendo voce mudar o timbre. A mudança na velocidade da leslie será brusca.

    Não recomento um MM6 pra voce que está querendo entrar no mundo da síntese. Ele não tem nem os recursos básicos.

    A principal vantagem do MM6 é que ele tem uns timbres legais e já vem tudo pronto.

    O synth entry-level que eu recomendo é o Korg X-50. Ele é mais caro que o MM6, mas vale a pena juntar um pouco mais de grana.

    A Yamaha também tem o S03. Que é um synth de verdade e mais barato do que o MM6.. Ele é poderoso, mas tem um display pequeno e a edição é meio complicada, pelo menos pra mim.

    Ah, o MM6 ficou caro depois do do marketing que fizeram dizendo que ele um mini Motif.

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bravo57

    Eu confesso que não manjo muita coisa de edição, por isso eu queria pegar um synth, pra praticar...

    Cara, se quer aprender síntese, então não há sintetizador melhor indicado do que o Roland Gaia, aprender com ele é sopa no mel... Se não for possível, então pega outro synth mais em conta como um microkorg, que também é fácil de aprender... A não ser que voce só queira saber de romplers, aí o mais indicado talvez seja o MM6 mesmo (mas confira se realmente vale a pena aprender síntese nele mesmo, pois pelo o que o Shadad escreveu, não vai dar pra aprender quase nada...

    Outra dica boa para aprender síntese são os VSTis, alguns são tão fáceis (mostram tudo em tempo real, formas de onda, tipo de filtros, inúmeros envelopes) bem diferente desses teclados baseados em menus.

    bravo57
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: bravo57
    · votar


    Shadad
    Vlw por toda explicação. Foi de grande valia... realmente não vou gostar do MM6 devido a toda essa limitação, queno eu trocar de teclado vai ter que ser pra durar com o bixinho, talvez eu tente mesmo o Di daqui a algum tempo, a Yamaha tá cometendo uma fraude e fazendo um monte de gente de burro as fazendo acreditar na comparação entre seu top e seu entry.

    Maestron
    Obrigado pelo conselho amigo, mas o Gaia por mais maquina que seja não vai me servir em todo uso que farei do teclado, pois precisarei de pelo menos 61 teclas e todo tipo de som (principalmente pianos), vejo que o Di será o melhor para mim, pois tem um software editor fantastico, knobs para tempo real, qualidade sonora boa e etc. A sintese me interessa muito, mas o teclado vai ter que ser versátil.

    O S03 tem realmente uma edição excelente, mas eu sentiria falta de alguns controles em tempo real, e acho que pra quem é pelado em sintese pode não ser tão bom assim, pois os presets são meio fracos.

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bravo57

    Entendi... Nesse caso acho melhor o Juno Di, principalmente por causa dos Knobs... Já o S03, além de antigo, se não me engano, o software que vem com ele serva apenas para sequenciar (não tenho certeza)... E a edição nele é muito chata, não há sequer uma "roda" para agilizar a procura pelos parâmetros, tem que fazer tudo apertando botão...

    Gus79
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O editor do s03 faz edição dos timbres sim.

    Ele faz edição beeeem profunda tanto no próprio teclado (nao e' tao dificil) ou pelo pc.

    E discordo que seus presets sejam ruins. Acho muito bons ate.

    Eu acho o s03 um puta sintetizador.

    E da pra usar a roda de modulação para alterar parametros (inclusive de sintese) em tempo real, basta programar.

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gus79

    Putz... Essa doeu... Se eu soubesse que podia usar a roda de modulação para editar, não teria perdido tanto tempo... rsssss...

    Mas também acho o S03 um grande sintetizador, só não tirei tanto proveito dele por ignorância minha mesmo...

    viktor 999
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    cara para o Juno G aprendi muito com os videos do nosso amigo Rogertronics , ele tem muito videos ensinando sobre sintetizadores.
    http://www.youtube.com/watch?v=ndw9DNg7nxU
    http://www.youtube.com/watch?v=k2Gp_-A-g_k
    http://www.youtube.com/watch?v=8lpregBK-_Q

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não fossem as teclas ruins, o S03 seria uma baita máquina!!!!

    viktor 999
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Maestro Mittmann
    e pra isso que existe o S08

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Hehe, certamente mas e o preço de um S08? Acho meio salgado.

    bravo57
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Maestron
    Bem, pode até dar para usar a roda de modulation, mas não custava nada a Yamaha ter colocado um Dial nele. Aí facilitaria muito mais, seria um teclado muito mais atraente. Mas vou ter que jogar o desejo de um synth pro futuro. Tenho muita coisa pra fazer agora, e investir num teclado melhor agora me atrasaria muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Edição de timbres