Piano vertical ou digital? E mais uma questão

    Autor Mensagem
    Rodolfo Gomes
    Veterano
    # jul/10


    Olá amigos do Cifraclub,

    Estou pesquisando (mais uma vez) sobre qual seria o melhor tipo de piano para eu comprar no final do ano.

    Lendo mais sobre o assunto, decidi olhar os preços de pianos verticais no MercadoLivre, que ficam entre 2 - 4 mil reais (mais simples, em cor de madeira), ou a partir de 6 (como Fritz Dobbert).

    Pensando assim, compensaria comprar um piano digital (Yamaha P85/P95) ou um vertical usado (sem "marca famosa")?

    Existe alguma marca "famosa" que ofereça pianos verticais a preço acessível?

    Obrigado.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Rodolfo Gomes
    Olha... Cada um tem suas características, aí vai de o que vc precisa num piano. Se for pelo instinto tecladístico eu chutaria sem medo o vertical hehe... Não há piano digital que se iguale ao trambolho de verdade, de madeira e aço com aquele som poderoso... ^^

    As vantagens do digital são poder mudar o volume ou usar fone de ouvido, poder ser desmontado e guardado (se não for de móvel, é claro), não precisar de afinação e, é como vc mesmo constatou, uma diferença notável no preço. Aguns tem acompanhamento, edição de timbre, e outras frescuras que não se encontra num piano. Se nada disso te fizer falta, vai de vertical mesmo.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    1 coisa que tem que avaliar, seria a utilidade, se vc não pretende tirar de casa, tem espaço disponivél, vale apena ficar com um vertical.

    2 coisa, não compre um piano pela marca, isso não quer dizer grande coisa, você podecomprar um stenway e ele ta todo "ferrado", piano acustico é uma coisa muito particular, como se fosse um carro, tem detalhes que você deve ficar atento, como mecanica, tabua harmonica, até os centimetros que tem de corda enrolado no cravelho que pode significar uma dificuldade em manter afinação se a distancia for muito pequena.

    Em relação ao som, isso tb é gosto pessoal, como você pediu umas dicas de marcar, cara se for de fritz dobbert va dos antigos, de 80 pra baixo, que ainda não usavam plastico na mecanica, procura tb por Piano Brasil, é nacional na opinião demuitas pessoas a melhor marca nacional e com melhor sonoridade, fuja essencialmente dos pianos franceses tipo Henry Herz, tem tb os Essenfelder que são ótimos pianos, se tu tem bala na agulha parte logo parar os alemães, claro que fugindo dos Schwartzmanns da vida, mais sevc conseguir um Schiedmayer, ou Rosnich, com mais grana um Steinway ou Grotrian tudo vai da sua grana, tem um piano Tcheco, chamdo Petrof, que tb é muito bom, bom são apenas dicas, mais a melhor de todas as dicas, é teste, veja TUDO que puder por dentro e por fora, revise, avalie e só assim compre, pq piano acustico pra trocar depois é bem mais dificil que um digital.

    Se a questão também for espaço, tem uns pianos acusticos que são chamados de "petit" que são mais compatos, mais prefiro não opiniar sobre eles pois nunca tive um não sei quais as diferenças exatas entre ele e o vertical, se é que elas existem.

    Espero ter ajudado, se precisa de ajuda pode me mandar um email, raphagonzart@hotmail.com .

    Artref
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Eu penso assim: se você está começando a tocar piano, pode comprar um digital que vai resolver. Claro que sempre é melhor no acústico, mas no começo as músicas são mais simples e você vai desenvolver basicamente os dedos, não há muita complexidade técnica nas obras e portanto não serão exigidas coisas que só no acústico você consegue.

    Já com o avanço do estudo, uma hora você não vai mais conseguir estudar no digital, porque a sonoridade, a expressividade e as coisas que só o acústico responde, você vai precisar. Pode ser até um digital V-Piano evolution 2k plus Full HD, não se engane, ele não deixa de ser um emulador com todas as limitações.

    Aí você tem o acústico, só que deve considerar outro fator: salvo raríssimas excessões, o usado não compensa. MUITO difícil achar um piano usado em bom estado. A maioria está desbalanceado, ou o som é ruim, ou o mecanismo já está desgastado, cravilhas, enfim. Muito, muito difícil achar um bom. Ainda mais se você não entende de piano.

    Esses que você viu no mercado livre por 2, 3k...fuja deles. Vai ser impossível você achar um bom. Se for pra comprar um acústico, parta para um novo, e não precisa ser importado não; os da Fritz Dobbert (os únicos fabricados novos no Brasil atualmente) são ÓTIMOS. Penso diferente do Gonzales, porque eu acho impossível achar um piano da década de 80 no estado de um novo.

    Um piano novo da Fritz você paga uns 9k, só que tem garantia de anos e são novos. Não terá problemas algum, e mesmo nos modelos mais simples você certamente achará um que soa lindamente, com todas as nuances que só o acústico proporciona e que nenhum digital emula.

    Em último caso de comprar um piano usado, vá ver e leve um pianista experiente com você. Melhor ainda se levar um técnico também, assim você pode avaliar com precisão (e lhe adianto que vai ser bem difícil achar um que esteja excelente...)

    arilevita
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sempre : piano acústico !
    Pesquise bastante pois volta e meia surgem ofertas super interessantes de pianos em bom estado por conta de mudança de residência, etc...

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Artref
    Realmente é dificil achar um usado em exclente estado de mecanica, mais pro meu gosto pessoal, o som metalico dos fritz atuais nao me agradam.

    Penso diferente do Gonzales, porque eu acho impossível achar um piano da década de 80 no estado de um novo.

    Eu não disse que no estado de um novo, vou além tem pianos anteriores a decadade 80 com sonoridade melhor que a dos atuais,isto apenas se tratando em fritz,caso não tenha ficado claro que este comparação minha entre novos e usados anteriores a 80 é apenas em relação a Fritz, mas ae é questão de gosto, é claro que não estara com a marteleira, acabamento externo, cravelhas, tudo igual a um novo.

    Oque aconteceu foi que da decada de 80 pra ca, eles modificaram alguns materias, oq "metalizou" o som, se você tiver conhecimento de pessoas que frequentam a ULM em são paulo por exemplo, pergunte a eles, sobre o timbre dos fritz que colocaram la uns anos atras, comparando-os com os anteriores,respeito sua opinião, nao penso aqui em fazer frente a você, apenas to explicando meu modo de ver.

    E a Fritz não é a unica fabrica nacional atualmente no Brasil, também existe a Zimmermann.Que são um pouco mais baratos e inferiores a FritzDobbert.Localizada na zona norte de São Paulo.

    Artref
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    E a Fritz não é a unica fabrica nacional atualmente no Brasil, também existe a Zimmermann.Que são um pouco mais baratos e inferiores a FritzDobbert.Localizada na zona norte de São Paulo.

    Opa, bom saber, vou dar uma pesquisada. Valeu.

    Rodolfo Gomes
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Obrigado por todos que responderam. Vou ponderar todas as ofertas de mercado e ver o custo x benefício.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Piano vertical ou digital? E mais uma questão