ajuda com improvisação: tons

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # jul/10


    galera

    normalmente eu tocava um blues (12 compassos) em G, por exemplo e improvisava com base na escala blues (penta) em C (C, D#, F, F# G, A#).


    certo?

    agora ví uns vídeos no youtube mas o cara tá tocando a base do blues em C e usando a mesma escala (C, D#, F, F# G, A#).


    por que? qual soa melhor?

    me perdi aí!


    abraço

    SaintFerio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    G e C são tons parecidos, talvez por isso que vc não tenha notado a diferença... Não sei se vc já pensou em fazer assim, comece pelo C agudo e vá descendo, Bb, G, F#, F, Eb e C fica bem melhor vc começando "descendo" do que subindo...

    Escala "clássica" de blues em G é G, F, D, C#, C, Bb e G ... Mas vc pode viajar pela escala usando modos gregos e tal...

    Gui bass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    "normalmente eu tocava um blues (12 compassos) em G, por exemplo e improvisava com base na escala blues (penta) em C (C, D#, F, F# G, A#)."
    certo?

    agora ví uns vídeos no youtube mas o cara tá tocando a base do blues em C e usando a mesma escala (C, D#, F, F# G, A#).

    simplesmente ah uma modificação nos intervalos da escala quando se muda o tom e continua-se usando as mesmas notas..

    tipo.. soa melhor aquela q soar melhor ao seu ouvido.. seu ouvido manda..
    rsrsr

    hoje em dia as pessoas não confiam mais nos seus ouvidos..

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Bom, improvisar com a pentablues em dó numa música em dó é meio lógico, né? Difícil não soar bem. ;)

    Estuda um pouco de harmonia, e também os lances de tonalidades vizinhas.

    NillMaker
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    O jeito não é só você usar a escala na música, mas saber usar na música.. .tem que ter nao somente a escala e aplicá-la.. mas ter a pegada, saber inserir as notas no momento certo e taw... é isso que vai fazer a diferença! Mas você ta certo! =)


    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda com improvisação: tons