Como afinar um piano?

    Autor Mensagem
    Metalier
    Veterano
    # dez/03


    E ae galera,eu sou novo por aki no forum.....eu procurei em tudo quanto eh lugar,aki no forum tbm e naum achei;me bateu uma duvida cruel sobre como eh o processo de afinação de pianos......eu sei q aki o negocio eh teclado mas c/ certeza devem haver pianistas e se alguém puder me ajudar,muito obrigado.....

    Soulface
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara, pelo q eu sei, existem pouquíssimas pessoas q sabem afinar um piano...(se eu estiver errado, me desculpem)

    Metalier
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Eh,pq pra mim parece um bagulho mto foda,deve ser trabalhoso,sei lah......o problema eh q eu num tenhu nem ideia de como eh heehhhe mas valew

    O pianista
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Lá vamos nós, hehe.
    Vou explicar bem detalhadamente: o piano se consiste, em 3 cordas por notas, na região central, uma única corda grossa no grave por nota e 3 por nota no agudo também. considerando que o piano tem 88 teclas, 50 dessas são do médio para cima, o piano tem umas 150 "cordinhas para se afinar" (perdão esqueci o nome técnico, depois ponho aqui).

    O afinador, utiliza um instumento que segura na ponta metálica que prende essas cordas e vai girando, apertando ou afrouxando, até chegar no tom exato. O trabalho, é exatamente fazer com que as 3 juntas, provoquem o timbre desejado, no tom certo.

    Existem, de fato, poucos afinadores hoje em dia no Brasil, se comparado à Europa ou EUA. Mas os que tem, fazem seu trabalho com qualidade, pois exije muita habilidade. Um cara experiente, pode levar 30 minutos para afinar o piano inteiro. Um "novato", vai levar umas 5 ou 6 horas. O preço também varia de 50 a 150 reais... é bem salgado.

    E pelo amor de Deus, isso vai para quem acabou de começar a tocar piano: NÃO TENTE AFINAR SEU PIANO SOZINHO, TENHA DÓ DELE!!!

    Acho que é isso aí basicamente, qualquer coisa pode perguntar.

    Metalier
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Nossa,agora sim eu intendi e nada melhor do que um pianista pra me explicar,aliás O Pianista ehheeheh brigadaum cara,abraço

    O pianista
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Opa, disponha.

    Alastico
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara...desculpa ressucitar esse topico..mas vc sabe qual eh a chave q usa pra afinar o piano...eu tava usando uma de bateria.funciona..mas eh mto dificil...
    aonde posso encontrar? se alguem souber...pode me responder no email de preferencia?
    alastico@hotmail.com
    vlwwww

    mazza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Como afinar um piano?

    contrate um profissional, é o mais adequado...

    Alastico
    a chave pra afinar piano vc vai encontrar na Casa Bevilacqua aqui em São Paulo, não aconselho a utilizar outro tipo de chave, as porcas para afinação do piano tem um encaixe especial pra essa chave, se vc reparou bem, elas são meio cônicas, se vc usar qualquer outro tipo de chave, vai acabar DANIFICANDO o seu piano, não faça isso!!!! a chave original é a única recomendada pra esse ajuste, tenha dó do seu instrumento!!!

    Alastico
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    oka...mto obrigado..irei providenciar....=)...

    e desculpa por ressucitar esse topico..rs

    Beto-Music
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cuidado com afinadores meia boca

    Um afinador foi na escola de música onde estudo piano e cobrou 3000 reais para afinar 12 pianos. Muitos ficaram piores do que antes, incluindo os 2 principais de cauda. Ficou com o timbre uma porcaria, metade clássico e metade som de faro west.

    Um bom afinador sobe alé,m de afinar, passar as cordas nas astes de modo que fiquem firmes, sendo a pressão bem distribuidas nesses pontos, Assim a afinação dura mais.

    Cuidado ao escolher um afinador pessoal.

    musiker
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olá Galera,
    ... não achei a chave de afinação na Casa Bevilacqua mas mesmo assim improvisei algo e consegui afinar meu BECHSTEIN. Muito bom!!!
    Astrosaudações,
    João Marcos, Belo Horizonte

    afinador
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: afinador
    · votar


    afinador de piano
    Em www.piano.kit.net existem muitas informações sobre afinação de pianos.
    Também www.piano.blogger.com.br

    teclamusica
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Chamar um Luthier seria mais fácil, porque ele entende do assunto. Mas um Luthier de confiança!!!!!!!!

    joevani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Um afinador de piano foi na escola de música onde estudo piano e cobrou 3000 reais para afinar 12 pianos. Muitos ficaram piores do que antes, incluindo os 2 principais de cauda. Ficou com o timbre uma porcaria, metade clássico e metade som de faro west.

    Aqui no RJ capital, falando em afinação de pianos, conheço um bastante confiável, eu tenho um Kawai e ficou com o som muito bom! Quando comprei não prestei atenção e veio desregulado da loja... Talvez tenha sido o transporte. Ele tem um site em www.pianoforte.com.br.

    Um grande abraço espero ter ajudado.

    gustavocp
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Poxa, tem vários vídeos legais no youtube sobre afinação de pianos (quase todos em ingles).

    PinkRose
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vi alguns comentários que gostaria de ressaltar o seguinte: É impossível afinar um piano em 30 minutos como se disse acima, ok? O tempo de afinação de um piano, depende muito do seu estado de conservação. Um piano deve ser afinado de 6 em 6 meses, e uma vistoria em toda a sua mecânica se faz necessária pelo menos uma vez por ano. O desgaste dos martelos, molas, provocam vários fatores que prejudicam uma perfeita afinação deste instrumento. Portanto, para se afinar um piano, leva-se em média 2 horas, quando este instrumento está em perfeito estado de conservação. Caso contrário, faz-se uma afinação e após 15 dias mais ou menos, faz-se outra para definir o padrão de afinação. E existem tb, aqueles instrumentos que não adianta nada. Não afinam de jeito nenhum, ok? É sempre aconselhável procurar um profissional da área para obter-se bons resultados, ok?

    jaquegobira
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bom...estou um pouco atrasada, mas não posso deixar de comentar.
    Trabalho com um afinador de pianos que tem experiência e competência na arte de afinar. Realmente, não se afina um piano em menos de 1 hora e quarenta minutos/ 2 horas. O aparelho usado para afinar se chama diapasão ( para afinar de ouvido e só o faz quem tem técnica). Há muitos afinadores que utilizam um aparelho eletrônico, mas pelo que ouço no meio, não fica tão boa quanto "de ouvido". O afinador que conheço tem pleno conhecimento, pois trabalha com pianos desde os 15 anos e quanto a afinação fez cursos em tradicionais empresas.
    Vou deixar o blog do afinador para quem quiser dar uma olhada: www.tienespianos.blogspot.com Tem muitas informações, dicas e muitas coisas interessantes. Valeu, pessoal !

    edweste
    Veterano
    # fev/20
    · votar


    PinkRose
    Concordo com você, não existe afinação de 30 minutos, lembro que o italiano Sr. Aroni em São Paulo que era o melhor, afinava meu piano em 2 horas e deixava lindo, o Tiene do Rio é espetacular, mas, é infelizmente longe de SP.
    Hoje tenho um afinador em SP que demora 3 horas para afinar, ele usa até iphone para medir algumas coisas estranhas, mas, dessas 3 horas ele colou novos feltros sobre os antigos, pois, estavam desgastados, até voltou noutro dia para trocar a mola quebrada do pedal de sustain e nem cobrou por isso, e ainda agulhou meus martelos para tirar aquele som brilhante e insuportável que pianistas amadores adoram.
    Indiquei ele para outros amigos, e a sinceridade dele é impressionante, ele disse para duas amigas, comprar outro piano, e ele nem vende piano, para um colega ele disse que o piano era impossível afinar, e que ele deveria jogar fora ou queimar o piano, e avaliou o piano por 500 reais. Parece que ele cobra um valor para visitar junto ao comprador, para avaliar os pianos, para não comprar porcaria, ele tem opiniões muito fortes, como: "Pianos 'Fritz Dobbert' não prestam", ele gosta muito do 'Essenfelder' de Curitiba e fala que o preço da afinação dos antigos 'Pianos Brazil' é o dobro, uma amiga ficou ofendida, e ele respondeu: "se fossem bons, ainda estavam fabricando".
    Não sei, cada afinador é de um jeito adorava o 'Sr. Aroni im memoriam', e hoje gosto e não troco esse, afino a cada 2 anos e demora para desafinar.
    Para quem quiser o Whats dele: SP 11 98132-8135

    johnxx3
    Membro Novato
    # fev/20 · Editado por: johnxx3
    · votar


    É por essas, que na minha opinião, nao troco um SP por piano nenhum (acústico, de parede ou cauda), é claro, exceto por um Steinway D novo, Bosendorfer Imperial ou um CFX zerinho (...rsrrsrsrsrsr...). É claro que um acústico tem sua suprema vantagem que unicamente (só isso mesmo, definitivamente), que é seu real som, a acústica enchendo uma sala, as vibrações das cordas sentidas nas maos e vibrando a barriga (e outros lugares ..rsrsrsrsr), mas isso pra um BOM piano, de super-marca, mas fora isso, é só pesadelo: idade, peso, precisar de reforma, ficar afinando, cupins, precisar mudar de lugar, barulheira que faz e perturbar vizinhos (sem volume e em Ap ser um terror), nao poder levar a nenhum lugar, se quiser trocar por outro é um tormento, trazer outro é outro terror, seu altíssimo preço (de um novo), etc e mil outros, como principalmente falta de espaço ou roubar espaço, etc. Nos dias de hoje, nao dá, é pedir pra sofrer (é claro que antigamente, pré-SP, só se tinha essa opção, ou se aceitava, ou se mata), mas nao mais hoje, mais ainda com os INCRÍVEIS SP novos, que chegam muito perto mesmo ao som e teclas de um acústico, onde se alguém tocar atrás de uma cortina, 9 em 10 nunca acertarão se ouvem um SP ou um acústico, face a altíssima qualidade dos SP-Tops, todos com timbres sampleados dos Steinway, Bosendorfer, CFX, C7, etc, imperciptiveis na diferença (é claro, sao gravações reais), que só um expert, bom mesmo de ouvidos (rarissimo) saberia ser gravações, nunca negar esses pianos, mas saber que sao samples deles. Resumo, se estes SP-Tops (Roland RD2000, FA, V-Piano, etc, Yamaha Montage, MODX, etc, Korg Krome, Kronos, etc, Kurzweil PC4, SP6, etc, Nord Stage 4, grand, piano 4, etc, se pergunta: com essas maravilhas, perfeições, tecnologias, etc, e ainda o mais importante: PORTÁTEIS (e mais baratas que as gigantes do acústico, além de se "ganhar" outros samples de outros instrumentos, só ganhos num SP), entao pra que um acústico, onde aquela desculpa de "sentir" o piano ou vibrações ou que suas teclas sao melhores (hoje a maioria destes SP possuem teclas-efeitos superiores em qualidade a maioria dos pianos acústicos populares), absolutamente alegações infundadas onde um Nord, Roland, etc, ganham de 100X0 perante um acústico "infame", de marca ruim, ou mal conservado (alias, qualquer SP bem sampleado de fábrica ganha em qualidade do melhor Fritz Dobbert ou qualquer outra marca Br ou já morta, sem comparação alguma). Portanto, como nao estamos na década 20, 40 ou 60 do século passado, nao há porque nao se preferir um SP (ate os anos 90 ou 2000, piano no GERAL era sim muito superior a um SP por nao existir nas épocas teclados sampleados de fabrica como hoje, mais ainda das gigantes marcas, piano de concertos). Muitos preferem o acustico ate de baixa qualidade, apenas por se impressionarem por seu tamanho e brilho, caindo no velho "tamanho nao é documento", achando que sairão de um carrão pra sentar numa moto ou bicicleta, absurdo engano nessa sensação. Portanto, sobre o título acima, na minha opinião pessoal, com essas novas tecnologias, deveriam ser extintos (as do povão, nao de riquinhos), afinações, reformas, pianos baratos, etc, pois é pedir pra sofrer, gastar, perder tempo, ganhar raiva e jogar dinheiro fora. O mundo mudou como mostra o google, os tempos mudaram, os materiais e tecnologias mudaram, etc e pianos mudaram (ou foram "arquivados", dos medio pra baixa qualidade, além da "raça" de afinadores estar em extinção..rsrsrs..face aos novos SP). SP-Top, super-SP, na falta de um excelente piano e de super-marca (nada de made in China ou made in Br), é a minha opiniao.

    Siruiz
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    Fui numa loja há tempos atrás testar pianos digitais e tinha dois pianos Yamaha acústicos, um de cauda e um de parede




    (Propaganda não deixa eu escrever)
    Impressionou me muito os digitais melhores, de r$4000 mais ou menos, som excelente, teclas boas... A acústica do lugar era ruim, loja de shopping, mas em ficar comparando um com o outro... Sinceramente, por mais que fosse lindo o digital, o acústico dá uma inspiração estranha, parece que as ínfimas variações no som a gente percebe e se inspira, e o digital não consegue tanto... Hoje quero ter dois, um digital e um acústico... Acho que é a melhor solução. O digital pra tocar peças complexas, praticar, gravar, se o acústico não estiver perfeito. Agora, mesmo com imperfeições, tocar num acústico é coisa de outro mundo, e é tudo pra quem gosta de música.

    viniciusjau
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    É só baixar o afinador do CifraClub

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    viniciusjau
    Se vc está brincando, não teve graça.
    Se não está brincando, evite falar merda sobre assuntos que não sabe nada.

    viniciusjau
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Não estava brincando não... Mas não é o aplicativo normal você tem que baixar o Afinador de Pianos Cifra Club..

    Da uma olhada lá na loja de aplicativos..

    E se precisar de alguma ajuda pra afinar o seu piano é só perguntar!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    viniciusjau

    pqp meu...


    estamos falando de afinar um piano, não um violão

    um piano tem lá 230 cordas em média, precisa de ferramentas, aprender a técnica, não tem tarraxas igual de violão
    piano antigo não troca de corda, então se um piano tem 50 anos ele tem um encordoamento de 50 anos dentro

    Casper
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Utilizando os equipamentos certos qualquer um é capaz de afinar qualquer instrumento, inclusive um piano.

    O afinador de piano (hardware) é bem mais sofisticado que um afinador de guitarra ou violão, porque lida com as cordas triplas e tem tabelas internas para afinar todos pianos, inclusive com afinações não temperadas. Exemplo:

    https://www.accu-tuner.com/accutuner4.html

    Toda teoria e prática é bem conhecida e explicada:

    https://www.accu-tuner.com/pdfs/2015_SAT_IV_Manual_A.pdf

    Evidentemente que os afinadores de piano desprezam a tecnologia acima, porque ela elimina a necessidade da profissão de afinador. Por isso esse mito que só um humano superdotado com ouvidos dourados é capaz de fazer o serviço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como afinar um piano?