O acorde certo para o rítimo certo, como saber?

    Autor Mensagem
    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10


    pessoal! alguém pode me ajudar a encaixar os acordes certos nos rítimos certos? tipo assim:

    para fazer uma levada + pop usa os acordes com 9 omitindo a 3°

    para MPB usa acordes com 7° e 9° .

    isso é só uma idéia do que eu queria saber , alguém pode me da + dicas de outros acordes que combinam com uma determinada levada ( o rítimo)?

    eder-zeroDb
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: eder-zeroDb
    · votar


    Dura pergunta fizeste Evelyn, hehehehe..

    Harmonia é um assunto interessante e tbm instigante, mas ao mesmo tempo complexo.

    Vc vai ver muito na MPB, acordes com 7 Maior, e muita 9, 11 e tbm 13. no Jazz e derivados, é comum encontrar 7 Menor e as mesmas 9, 11 e 13.

    Mas oq realmente posso te recomendar de util, é ouvir alguns musicos e grupos q são um verdadeiro show de harmonia, como Tom jobim, Djavan, Ivan Lins, João Bosco, e tantos outros como Ed Motta, q tem um estilo mais Soul e Funk, ainda acredito q a melhor maneira de aprender harmonia, é a influencia do q ouvimos

    Sou um completo louco por harmonia, e se de alguma maneira eu puder te ajudar estarei satisfeito.

    Maestro Eder Caetano

    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eder-zeroDb


    puxa que bacana cara!! adorei sua resposta , sei que a minha pergunta é um tanto quanto complexa + no fundo no fundo eu só queria tentar descobrir algum macete ou melhor uma " receitinha milagrosa" , sei lá !

    alguma coisa tipo assim:

    pra tonar uma música lenta bem melosa, aquela coisa bem dor de cotovelo eu uso os acordes com 7° e 9° , eu particularmente acho o Bm7(9) eo Em7(9) ( claro se o tom da música tiver esses acordes) perfeitos pra uma coisa + lenta e melosa , chega da vontade de chorar rsrsr.

    os com 9 ( omitindo a 3°) ja da pra música ( na minha opinião) um ar + descolado , uma levadinha + pop e tal.

    só que eu paro por aí , não sei + usar outros tipo de acordes pra outras levadinhas.

    tu não sabe + nenhum macetinho nessa minha linha de raciocínio não?

    rsrs

    eder-zeroDb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    OK, interessante...
    Vi q os dois acordes q vc citou estão em modo menor, se vc colocar os mesmos acordes em estado maior, o efeito é completamente diferente para o estilo musical. Outro ponto interessante, são os acordes de passagem, vale apena estudar mas vou ter um pouco de dificuldade de te mostrar.

    Ja chegou a executar algum destes acordes?

    7(9b)
    7(5#,9b)
    maj7(9)

    São interessantes, recomendo q vc toque a musica "Oceano" do Djavan, ela tem uma progressões de acordes bastante interessantes.

    Vou te deixar meu msn, caso queira estudar Harmonia em "tempo real" rsrsrs

    eder_zero-db@hotmail.com

    Abraço

    waltercruz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Uma sugestão, bem a longo prazo, é estudar o que se chama em inglês de 'chord voicings' ou 'piano voicings', que é mais ou menos a arte de encaixar os acordes em cadência... Enfim, isso é um resumo muito tosco, deem uma googlada no assunto.. A base de tudo é o II-V-I, o lance é o 'molho' que vc acaba dando ao acorde.

    Mas.... eu deveria ter uma resposta mais simples né? Puxa, esse é o tipo de coisa que eu acho absolutamente fácil de mostrar..e muito difícil de escrever.. Eu vou dar uma pensada e postar aqui depois :)

    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eder-zeroDb

    Adorei sua dica , muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mesmo , + só tem 1detalhe , eu não sei montar esses acordes :

    7(5#,9b)
    maj7(9)

    o que é "maj" ???

    ou melhor tirando essa coisa de " maj" eu até sei montar toscamente esses acordes + fica com uma sonoridade terrivel , eu não sei qual nota tirar e qual acrecentar . Eu aprendi a montar a montar os acordes com 7°e 9° assim:

    exemplo :

    modo maior ? 7(9)

    ME = 1 - 5 - 1

    MD = 2 - 3 - 7

    modo menor = ? m7(9)

    ME = 1 - 5 - 1

    MD = 2 - 3b - 7b

    jogando o dedilhado fica mt bom o som.

    E agora como montar esses aí que vc me falou?

    mostra mim como se monta , igual ao meu exemplo?

    vou te add no msn com mt mt mt mt certeza disso. Dxa só eu chegar em cada , pois agora estou no trabalho rs.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Evelyn

    7(5#,9b) = acorde com 7 usando a 5 aumentada e 9 menor
    maj7(9) = acorde com a 7 maior e 9

    o que é "maj" = maj é maior, muito usado para quando a 7 é maior, o 7 simples, que vocë está acostumada a ver é uma 7 menor


    Demorei a entender seu esquema, mas acho que ME é mão esquerda e MD é mão direita né, mas e os numeros, a principio achei que era o numero dos dedos, mas depois me cofundiou hehe

    Um acorde de sétima, obrigatóriamente é uma tetrade, mais a 9 que é a sua 5 nota, mais uma tensão

    Ou seja um acorde no
    modo maior ? 7(9) = Tonica + Terça Maior + Quinta + Sétima + Nona, são cinco notas, entao o seu arpejo pode contar com todas estas notas
    C 7 9 = Do, Mi, Sol, Si, Ré

    Vejo tambem que esta usando os acordes expandidos, ou seja utilizando as duas mãos para completar o acorde, a primeira nota bem grave e a ultima bem mais aguda, é isso

    Qual o seu nível de teoria musical, posso te indicar alguma literatura essencial para o que vocë quer

    Um assunto para vocë pesquisar, Empréstimo Modal, nada como apimentar a musica hehe

    Até

    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Demorei a entender seu esquema, mas acho que ME é mão esquerda e MD é mão direita né, mas e os numeros, a principio achei que era o numero dos dedos, mas depois me cofundiou hehe

    hahahah Desculpa , minha explicação foi meio tosca mesmo né?!

    MD = mão direi
    ME = mão esquerda

    rsrs isso vc acertou

    a numeração não é dos dedos não kkkkkkkkkkk é dos intervalos

    tipo assim :

    C = 1 - 3 - 5 que é igual a do - mi - sol ( o mesmo na mão esquerda rs)

    era isso que eu estava dizendo hahahah

    Bom! de teoria o que sei é uma mistura de muita coisa com quase nada ( eu conheço muita coisa + não entendo , nao sei como usa, não sei pra quer serve, não sei como faz ).

    obrigado pela ajuda !!!

    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Edson Caetano

    estava eu refletindo na sua resposta

    C 7 9 = Do, Mi, Sol, Si, Ré

    eu montaria assim:

    baixo : Do , Sol , ( Dó novamente)

    acorde : Re , MI , SI

    eu usei todas as notas que vc me deu + vc viu como ficou a montagem? uma nota no norte ,outra sul , uma na china outra no Brasil hahha

    é isso que não sei fazer essa montagem quem me ensinou foi um professor de música , + eu mesmo não saberia montar sózinha eu sei o intervalo do tom ( exemplo eu sei quem é a 5# de dó , a 7° de ré e etc. ,) + não sei arrumar isso dentro do acorde.

    entende o que quero dizer?

    vc consegue me explicar?

    eder-zeroDb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Olha só, na montagem de seu acorde vc só dobrou a Fundamental (no caso o do), para ficar mais interessante dobre a dominante tbm 9no caso nota SOl), qdo o acorde fica com notas muito distantes, perde um pouco da relação harmonica, é como se tivesse notas independentes e naum um acorde.
    OUtra coisa q naum é uma regra mas acho pouco interessante é usar dissonancias, como no caso a 7 como nota mais aguda.

    Abraço

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Evelyn.icm
    Vc ignorou um pouco o que o waltercruz disse. Mas ali reside quase todo o assunto q vc abordou. Eu sempre tive essa dúvida que vc tem como um grande curiosidade. Aí há um tempo atrás alguém criou um tópico por aqui falando sobre esses voicings... e mostrou um exemplo de um livro da Hal Leonard. Como eu me aventuro no inglês, caí dentro. Baixei tudo que encontrei. Acredite o assunto q vc falou não é complexo. É trabalhoso e grande. Nesses livros eles separam por estilos (tipo um só pra rock, um só pra blues...) e vão mostrando e ensinando a usar as "marcas" tanto harmônicas como ritmícas de cada um dos estilos. Acredite vc não viu nem a ponta do Iceberg ainda. Eu só olhei o Iceberg e fiquei besta. Mas talvez isso já seja um pouco avançado...

    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Vc ignorou um pouco o que o waltercruz disse.

    puxa thiago , claro q não ignorei , só não compreendi muito bem o que ele disse , tanto que ele falou assim:

    eu deveria ter uma resposta mais simples né? Puxa, esse é o tipo de coisa que eu acho absolutamente fácil de mostrar..e muito difícil de escrever.. Eu vou dar uma pensada e postar aqui depois :)

    Walter vc deve ser um cara com muito conhecimento em música, eu devo está mil anos luz de distância hahhahaha + to querendo muito aprender.

    Thiago o que são esses voicings... ? o que tem de tão incrivel? o que vc aprende a fazer conhecendo isso? só existe livros em inglês? puxa fiquei curiosa.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Os voicings passam pela formação do acorde. Quanta mais você vairiar a formação dos acordes mais sonoridades vc vai experimentar! Além disso cada estilo aceito ou prefere determinadas formações. Eu particularmente gosto muito das formações em clusters e em oitavas. Ir por volta da região aguda e jogar aquela tensão oitavada ou as vezes em quartal... Dá um som do caralho!! tipo em sequências como a q vc citou lá em cima: Bm7(9) - Em7(9). Experimenta alguma coisa assim jogas as fundamentais oitavadas e com 5º na esquerda e vai jogando as outras notas com a direita e oitavadas... tudo isso com pedal é claro.

    Falando dos livros cacei um exemplo tranquilo aqui de pop/rock do livro de rock q é o mais próximo q eu tenho aqui de pop.
    Primeiro baixe o livro com o cd e os exemplos nesse link.

    http://rapidshare.com/files/206026559/Rock_Keyboard.zip

    Na página 17 o exemplo 27 mostra um fraseado usando essa idéia das oitavas. Antes de tenatar ler a partitura tente ouvir a faixa de áudio q acompanha o cd.

    Qualquer coisa estamos aí.

    Abrçs

    E-09
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Posta mais livros ai ThiagoMafra, to super afim de estudar harmonia, cada dia que passa fico mais animado com o estudo!!!O de rock keyboard é maravilhoso, to estudando o mark levine, voltado para o smoth jazz, que tambem é maravilhoso, to na metade do livro e ja melhorei minha forma de tocar, e muito!!!!

    NillMaker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Evelyn.icm
    Opaa meu brother! Será que você poderia indicar algumas leituras sobre empréstimo modal ( de preferência que tenha para download... porque aqui a grana ta curta mesmo!! rsrsr! )? É uma coisa que ainda não me entra na cabeça!
    Sei de cór tudo quanto é modo e escala... mas não sei aplicar HARMONIA nelas.... tipo.. tirar um acorde de uma escala, colocar em outra e taw....

    Obrigado! Abraço! Fique na paz!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    E-09

    Esse link eu cacei na net. Mas eu até poderia upar algumas coisas no rapidshare ou megaupload e postar aqui a questão é que eu não sei se pode ficar postando links por aqui assim....

    De qualquer forma aconselho a quem se interessar ir no site da hal leonard e pegar os nomes da série Keyboard Styles e ir caçando pela net. Se alguém achar o de gospel (não é música evangélica é gospel mesmo) dessa série me diz...

    Evelyn.icm
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    gente valew pelas dicas, eu busquei tudo o que v6 me indicaram , confesso que alguns materiais são um pouco complexo, mas to me esforçando.

    waltercruz
    Veterano
    # jun/10
    · votar



    Walter vc deve ser um cara com muito conhecimento em música, eu devo está mil anos luz de distância hahhahaha + to querendo muito aprender.


    hehee, nem tanto, mas confesso que deixei a resposta no ar, eu estava um pouco corrido aquele dia...

    mas dá uma lida boa nessas coisas que o
    ThiagoMafra citou aqui, é esse caminho mesmo.

    Quanto aos voicings, infelizmente não tem quase nada (ou nada!) em português, mas se acha bastante coisa em inglês.

    Dêem uma olhada no pdf de piano voicings abaixo, ele é interessante. Só que ele é de voicings sem a tônica - ou seja - ideias para serem aplicados com banda e com um bom baixista.

    http://www.chrisfitzgeraldmusic.com/Articles.html


    Mas é claro, esse lance de voicings é o caminho longo, tem umas dicas mais sucintas que a gente poderia passar pra você :) Eu só tenho de organizar a mente.

    Evelyn.icm uma sugestão: se vc postar aqui alguma sequência de acordes eu (e talvez outros membros do fórum também!) mostrar algumas formas interessantes de formar/abrir os acordes. Eu sugeriria que você fizesse isso..

    A propósito, eu estou pensando em escrever alguma coisa sobre voicings em português no meu blog, só preciso de motivação e tempo.. na verdade, mais motivação do que tempo... :) Até porque explicando algo pra alguém a gente aprende pra caramba também!

    Mas Evelyn.icm tenta postar alguma coisa aqui pra gente poder te ajudar de uma forma mais prática!

    waltercruz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Evelyn.icm
    Se vc quiser me adicionar no msn a gente bate um papo. Aliás, quem aqui quiser :)

    walter.php@gmail.com

    waltercruz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    C 7 9 = Do, Mi, Sol, Si, Ré

    eu montaria assim:

    baixo : Do , Sol , ( Dó novamente)

    acorde : Re , MI , SI

    eu usei todas as notas que vc me deu + vc viu como ficou a montagem? uma nota no norte ,outra sul , uma na china outra no Brasil hahha



    Sem querer ser pedante, seria C7M(9) -> Isso porque na cifra C 7 9 seria uma sétima menor.. mas ach oque vc está falando de intervalos né?

    Existem muitas possibilidades, dependendo do que você quer. Inclusive a sua alternativa Evelyn.icm me parece interessante.

    Provavelmente eu faria assim:
    ME: C G
    MD: B D E G

    que é uma posição um pouco mais fechada...

    Outra possibilidade seria:
    ME:C G
    MD: E G B D

    que é algo que eu uso com frequencia também.

    Agora tem outras coisas que influem na esqcolha da formação do acorde, que são a melodia, a sequência de acordes, e o fato de vc estar tocando acompanhada ou não.

    Por exemplo, se vc estivesse com baixista, poderia fazer uma formação sem a tônica:

    ME: E B
    MD: D E G

    Ou mais aberto:
    ME: E B
    MD: E G D

    Ou ainda algo com uma sonoridade puxada pro quartal:

    ME: E B
    MD: D G C

    Isso tudo são possibilidades.. mas um lance interessante é tentar fazer o próprio acompanhamento 'cantar'.. encaixar os acordes de forma que fiquem bonitos na sequência. Espero que eu tenho conseguido me fazer entender agora!

    Abraço.

    E-09
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: E-09
    · votar


    Uma coisa que uso muito, é o seguinte tipo

    C7M = Em/C

    me = C C
    md = E G B

    outro exemplo:

    Bm7 = D/B

    me = B B
    md = D F# A

    Ja uso assim em algumas musicas, tipo Um dia Um adeus do Guilherme Arantes, Primavera do Tim Maia, entre outras...

    Mas tem que ter bom senso, pois algumas vezes fica ruim, o ouvido reclama, então tem somente que tocar e escolher a melhor formação para determinada musica, uma coisa que eu melhorei muito minha forma de tocar foi escutar muita musica brasileira, e ler muita partitura de mpb também, tentar tirar de ouvido também é essencial...

    Via muita partitura de mpb e via varios acordes meio loucos, daí passei a estuda-los e vi que são muitas das vezes a forma que falei acima. Olha mais uma aí

    Dm7b5 = Fm/D

    me = D
    md = Ab C F --Aqui ficou um Fm invertido

    tente, fazer este encadeamento ai:

    compasso de 4/4
    Cm7 | Fm7 | Dm7b5 | Gsus4 G+7 | Abmaj9 | Fm7 | Dbmaj9 | Gsus4 G+7| Cm7 |

    No primeiro compasso(Cm7) e legal usar a escala de Cm natural se for descendo ou Cm Harmonica se for subindo

    Nos próximos compassos, vc vão experimentando as escala de blues de do, mas sempre escutando a sonoridade, poderia eu dizer o que faço nos próximos compassos, mas vocês tem que fazer como eu, ir experimentando as diversas escalas que podemos estar usando sobre cada acorde...

    NillMaker
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    waltercruz

    Pô cara! Escreve sim a matéria no seu blog.... acho que faltam mais iniciativas de músicos como você!


    Abraços cara!

    waltercruz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Dêem uma olhada nesse links, são alguns pdfs sobre o tema reunidos:

    http://pdfcatch.net/ebook/piano+voicings/

    Alguns eu já tinha pego antes, outros to vendo agora. Muito interessante, vale a pena dar uma olhada!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    waltercruz

    Esse teu lance de blog me interessou! Eu poderia upar o material q eu tenho aqui no megaupload e tu posta lá no teu blog.

    Quanto à formação de acordes eu sou fanático pelo som dos acordes abertos! Mas tem um probleminha: nem todas as mãos fazem todas as formações... Além disso oitavar notas de tensão, jogar uma quartal no meio disso, jogar só duas notas oitavadas...

    Tente essas inversões, mas compare o som delas com o das mais comuns:

    (considerando o dó central como o C3)

    Cm7(9 11)

    ME = C1 G1 Eb2
    MD = G3 Bb3 D4 F4

    ou

    C7M(9)

    ME = C1 C2
    MD = B2 D3 B3

    Abraços!

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    esse

    ME = C1 G1 Eb2

    é dificil pra mim acredita? Minhas mãos são pequenas :(

    Só se for meio arpejado

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    Se eu trocar o Eb2 pelo E2 eu já não consigo fazer isso numa música

    Mas e o lance do Blog?

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    preciso juntar o tempo, ou melhor, a coragem, ou melhor... preciso dar um jeito na cara de pau!

    NoAlarms
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    eder-zeroDb

    Meu velho, o fórum seria outro se todos fosse igual a você tão prestativo. Parabéns aí!

    Shadad
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    waltercruz

    Cara, tenho um material vasto sobre voicings aqui. Até traduzi algumas coisas.
    Se vosê precisar de material para o blog, tamos aí!

    waltercruz
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Shadad

    Massa eu tenho alguma coisa aqui, me manda um e-mail ou adiciona no msn pra gente trocar figurinhas!

    walter.php@gmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O acorde certo para o rítimo certo, como saber?