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eduardocsm Veterano |
# jun/10
Galera, estou montando uns arranjos aqui mas estou em dúvida quanto a tonalidade da música. não consigo identificar se é C ou Am? realmente existe diferença significante entre tonalidades realativas? como identificar as diferenças?
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/10 · Editado por: _BLACKMORE_
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bixo .. tanto faz ...
se vc montar a escala de C e depois montar a escala de Am vai perceber que são exatamente iguais ... Se não me engano no forum de guitarra que tem uma excelente explicação sobre as relativas.
abrax!
edit:
me enganei .. foi no de teclado mesmo ..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/234902/
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Caike_bend Veterano |
# jun/10
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Cara, as duas são relativas. Têm as mesmas notas, mudando apenas as posições.
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tecladoprofusao Veterano |
# jun/10 · Editado por: tecladoprofusao
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eduardocsm As notas são as mesmas. Se a música parece alegre, é C. Se parece triste, melancólica ou então agressiva, então é Am.
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Jonathas Lacerda Veterano |
# jun/10
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Na dúvida, observe o baixo...
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CheshireCat Veterano |
# jun/10
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eduardocsm Você tem a melodia e está montando a harmonia? Se já tiver a harmonia, dê uma olhada no final da música. Não é regra nem obrigatório, mas é relativamente comum as músicas terminarem na tônica.
Outra dica é ver se o VII grau está elevado meio tom em alguns trechos; isso indicaria uma modulação pra menor harmônica.
Tem também o que o tecladoprofusao falou, do "feeling" da música.
Também não sou muito boa em identificar tonalidades, mas o que eu sei fazer é isso. Espero que ajude em alguma coisa.
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Jonathas Lacerda Veterano |
# jun/10
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CheshireCat Outra dica é ver se o VII grau está elevado meio tom em alguns trechos; isso indicaria uma modulação pra menor harmônica.
Bem observado.
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ThiagoMafra Veterano |
# jun/10
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Galera me corrijam se eu estiver errado.
Pra mim Am é A só que menor. E não C contado a partir da sexta. Tanto que E7 em C vai ser uma tensão fora da escala. Já em Am é um V7, dominante. Como ocorreria em G7 - Cm.
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CheshireCat Veterano |
# jun/10 · Editado por: CheshireCat
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ThiagoMafra Pra mim Am é A só que menor.
Não entendi o que quis dizer com isso. A relativa maior de Am é C. Não faz muito sentido se basear na tônica.
Já em Am é um V7, dominante
Não, isso é na Am harmônica. O V grau da menor natural é Vm7. Na escala harmônica, o VII grau é elevado meio tom (sol # no caso da Am), e por isso o Vm7 vira V7.
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BlackHill Veterano |
# jun/10
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A escala menor harmônica existe exatamente pra resolver o problema do dominante no tom menor (por isso o nome harmônica). Por isso tem sim diferença entre C e Am. A cadencia na escala menor é V7 - Im.
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LeandroP Moderador |
# jun/10
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eduardocsm
Faça o seguinte:
Toque F, G, C
depois toque F, G, Am
Percebeu a diferença na resolução?!
Veja esta também:
Dm - G - C Dm - Em - Am
Percebeu que o Dm é comum pros dois exemplos, o que muda é o acorde do meio (o G e o Em)?!
O G é o V de C, prepara pro C. Neste caso o G exerceu uma atração em relação ao C.
No outro caso o E é o V de Am, que também exerce uma atração, só que pro Am, porque ele é o Vº grau deste acorde.
No exemplo eu utilizei o Em porque diatônico, por pertencer a escala menor natural. Se eu transformar o Em num E7 como um dominante característico eu fortaleço esta atração do E7 pro Am.
Então embora o C e o Am sejam relativos, tenham as mesmas notas, as resoluções são obviamente diferentes: um maior e outro menor.
No primeiro exemplo temos dois acordes comuns entre o Dó maior e o Lá menor: os acordes F e G.
No caso de resolver em em Lá menor é porque esta também é uma característica do VII substituir o V na função dominante, e o G é o VII de Lá, certo?!
Desculpe se confundi ou se errei alguma coisa, saiu de improviso e sem tempo agora.
Estude "cadências harmônicas" (tem muito na net) e pratique as diferentes cadências, com foco na percepção.
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