[Dúvida] C ou Am?

    Autor Mensagem
    eduardocsm
    Veterano
    # jun/10


    Galera, estou montando uns arranjos aqui mas estou em dúvida quanto a tonalidade da música. não consigo identificar se é C ou Am?
    realmente existe diferença significante entre tonalidades realativas?
    como identificar as diferenças?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    bixo .. tanto faz ...

    se vc montar a escala de C e depois montar a escala de Am vai perceber que são exatamente iguais ...
    Se não me engano no forum de guitarra que tem uma excelente explicação sobre as relativas.

    abrax!

    edit:

    me enganei .. foi no de teclado mesmo ..

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/234902/

    Caike_bend
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara, as duas são relativas. Têm as mesmas notas, mudando apenas as posições.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    eduardocsm
    As notas são as mesmas. Se a música parece alegre, é C. Se parece triste, melancólica ou então agressiva, então é Am.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Na dúvida, observe o baixo...

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    eduardocsm
    Você tem a melodia e está montando a harmonia? Se já tiver a harmonia, dê uma olhada no final da música. Não é regra nem obrigatório, mas é relativamente comum as músicas terminarem na tônica.

    Outra dica é ver se o VII grau está elevado meio tom em alguns trechos; isso indicaria uma modulação pra menor harmônica.

    Tem também o que o tecladoprofusao falou, do "feeling" da música.

    Também não sou muito boa em identificar tonalidades, mas o que eu sei fazer é isso. Espero que ajude em alguma coisa.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    CheshireCat
    Outra dica é ver se o VII grau está elevado meio tom em alguns trechos; isso indicaria uma modulação pra menor harmônica.

    Bem observado.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Galera me corrijam se eu estiver errado.

    Pra mim Am é A só que menor. E não C contado a partir da sexta. Tanto que E7 em C vai ser uma tensão fora da escala. Já em Am é um V7, dominante. Como ocorreria em G7 - Cm.

    CheshireCat
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    ThiagoMafra
    Pra mim Am é A só que menor.

    Não entendi o que quis dizer com isso. A relativa maior de Am é C. Não faz muito sentido se basear na tônica.

    Já em Am é um V7, dominante

    Não, isso é na Am harmônica. O V grau da menor natural é Vm7. Na escala harmônica, o VII grau é elevado meio tom (sol # no caso da Am), e por isso o Vm7 vira V7.

    BlackHill
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    A escala menor harmônica existe exatamente pra resolver o problema do dominante no tom menor (por isso o nome harmônica). Por isso tem sim diferença entre C e Am. A cadencia na escala menor é V7 - Im.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    eduardocsm

    Faça o seguinte:

    Toque F, G, C

    depois toque F, G, Am

    Percebeu a diferença na resolução?!

    Veja esta também:

    Dm - G - C
    Dm - Em - Am

    Percebeu que o Dm é comum pros dois exemplos, o que muda é o acorde do meio (o G e o Em)?!

    O G é o V de C, prepara pro C. Neste caso o G exerceu uma atração em relação ao C.

    No outro caso o E é o V de Am, que também exerce uma atração, só que pro Am, porque ele é o Vº grau deste acorde.

    No exemplo eu utilizei o Em porque diatônico, por pertencer a escala menor natural. Se eu transformar o Em num E7 como um dominante característico eu fortaleço esta atração do E7 pro Am.

    Então embora o C e o Am sejam relativos, tenham as mesmas notas, as resoluções são obviamente diferentes: um maior e outro menor.

    No primeiro exemplo temos dois acordes comuns entre o Dó maior e o Lá menor: os acordes F e G.

    No caso de resolver em em Lá menor é porque esta também é uma característica do VII substituir o V na função dominante, e o G é o VII de Lá, certo?!

    Desculpe se confundi ou se errei alguma coisa, saiu de improviso e sem tempo agora.

    Estude "cadências harmônicas" (tem muito na net) e pratique as diferentes cadências, com foco na percepção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] C ou Am?