Um curioso ponto de vista que eu faço questão de compartilhar com você!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoMafra
Ken Himura

Eu ia falar o que vocês falaram... então deixa pra lá.

makumbator
Moderador
# jun/10 · Editado por: makumbator
· votar


fernando tecladista
pra entender o o porque de ser 7 ou 12 tem que ler sobre os experimentos de pitagoras
e o porque sobre um do# e REb ser a mesma nota tem que ler sobre sistema temperado


Lembrando que no sistema de temperamento IGUAL é que o dó# é igual o réb (por exemplo). No temperamento DESIGUAL eles já são diferentes. No entanto, ambos são sistemas temperados(há vários tipos de temperamento desigual, baseados em terças puras, ou terças e sextas puras, ou quartas e quintas puras).

Um exemplo de temperamento desigual é o Werkmeister III (que era muito usado por Bach, e é o sistema preferido atualmente para execuções ditas "históricas" de música barroca do mestre alemão).

Há muitos outros temperamentos desiguais diferentes, que foram usados no passado e ainda hoje nas execuções e gravações "históricas"(temperamento de Young II, Silbermann, etc...)


O sistema não temperado seria aquele baseado no Sistema de afinação natural(em que a oitava não "fecha"). O de Pitágoras, Ptolomeu e justo tom são exemplos. Possuem alguns intervalos de lobo(desafinados) de acordo com a tonalidade e o sistema. Não permitem várias transposições e cromatismo por causa de intervalos impraticáveis. Mas são os com mais intervalos realmente justos.


A diferença a grosso modo entre o temperamento desigual e o igual, é que no primeiro o erro do sistema natual é colocado em alguns intervalos(deixando outros justos). No temperamento igual o erro é distribuído de maneria idêntica a cada intervalo, e portanto, apenas a oitava é justa, e todos os outros intervalos são levemente desafinados.

J.Dionatan
Veterano
# jun/10
· votar


vamo faze um bolão?
Quanto o primeiro jogo da seleção nacional???

meu palpite
Brasil 2 x 0 Coréia do Norte

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/10
· votar


O Brasil vai ser dizimado por ogivas nucleares se vencer a Coréia do Norte, logo, vou torcer pra Coréia. Mas se o Brasil ganhar, Tomara que a primeira seja em brasília ^^

Keys Master
Veterano
# jun/10
· votar


kkkkkkkkkkkk
provavelmente a coréia vai estar ocupada com sua vizinha do sul
e tbm teríamos com certeza o apoio do Irã numa guerra contra a coréia rsrs
então que se lasque, tomara que o Brasil ganhe de sei lá, 3x0 ou mais!!!

PauloFernando
Veterano
# jun/10
· votar


Alguns países de lingua inglesa preferem usar a cifra ao inves do nome da nota. Nunca vi um americano falar Dó ou Ré, sempre C e D.

Qnto ao temperamento, eu conversei com um amigo q tocava erudito e comentou que dependendo da peça C# e Db são coisas diferentes, existem instrumentos fáceis de se obter , outros não tem como.

Nosso instrumento mesmo já tem um errinho mesmo tentando temperar com C#=Db, mas parece que já nos acostumamos.

TrebleH
Veterano
# jun/10
· votar


rsrsrs...

GALOOO....!!!

agora sério... !!!

NA skala arábica existem mais notas??? tipo são mais q 12 ou são as mesmas 12 com ordem diferente.????

Vlw!!!

ThiagoMafra
Veterano
# jun/10
· votar


Keys Master
Cara não falei nada disso pra criar brigas, desculpe se meu tom foi um pouco ofensivo. É q quando foi colocado o exemplo do vossa mercê mesmo q tivesse outra intenção o que foi escrito dizia respeito a evolução e não ao caso do ut/dó. Indo por aí os seus exemplos não se aplicavam ao mesmo no mesmo caso.

Quanto ao lance do cristianismo, já disse: isso é assunto pra outro tópico. Se eu argumentar com isso vou acabar desvirtuando esse tópico. No caso da palavra Rio de Janeiro, indo pelo caminho q vc falou, não houve mudança como em ut/dó e sim redução. Isso de um modo muito superficial...

O pior é tentarem defender um ponto de vista tão inútil quanto o proposto pelo criador do tópico.

Eu não acho. Um dia eu já tive esse tipo de dúvida e só fui entender depois de pesquisar tudo isso q já disseram aqui, o q no final das contas me ajudou em um monte de outras coisas.

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar


NA skala arábica existem mais notas??? tipo são mais q 12 ou são as mesmas 12 com ordem diferente.????

Sim, mais notas. Acho que são 16, não tenho certeza. São notas que estão em intervalos como 1/4, 1/6 e 1/8 de tom - ou seja: a metade, a terça parte e a quarta parte do intervalo de semitom.

Piano ON GRACE
Veterano
# nov/10
· votar


foi mal galera é que não tomei o gadernal

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um curioso ponto de vista que eu faço questão de compartilhar com você!