Shadad Veterano |
# mai/10 · Editado por: Shadad
· votar
Joninha Jazz
Root Voicings São voicings com raiz (root = tônica do acorde) tocada obrigatoriamente na mão esquerda, junto com a 3ª ou a 7ª do acorde. Na mão direita são tocadas as demais notas do acorde. Se você optar por tocar a 3ª do acorde na mão esquerda, a nota mais grave da mão direita deverá ser a 7ª e vice-versa.
Exemplo:
C7(13)____________C-Bb na mão direita e E-A-C na esquerda A7(#5,b9)________A-G na mão direita e C-E#(F)-Bb na esquerda Dm7(9)__________D-F na mão direita e C-E-A na esquerda G7(b9,#5)_________G-F na mão direita e B-D#-Ab na esquerda C7(9)_____________C-E na mão direita e Bb-D-G na esquerda...
Se prestarmos atenção perceberemos que no violão muitos voicings são formados usando esse princípio.
Aqui tem a explicação melhor para o que são Root e Voicings Rootless Voicings: http://www.jazzcenter.org/index.htm?http://www.jazzcenter.org/cw-jrc/v oicings/
Block Voicings (Block Chords, Harmonia em Bloco...)
São voicings construídos diretamente abaixo da linha da melodia que caminham junto com ela formando um bloco de 4 notas para cada nota tocada na melodia principal. Essa construção é feita de acordo com a nota da melodia e o acorde que deverá estar soando nesse momento.
Exemplo:
Se a melodia estiver na nota "D" e o acorde tocado for um "G7(9)" o bloco poderá ser formado pelas notas (da mais grave para a mais aguda): F-G-B-D ou F-A-B-D. Se a melodia for para um "E", no mesmo acorde, o bloco poderá ser formado pelas notas F-G-B-E, F-A-B-E ou F-G-D-E. Esse voicings são muito usados em seções de metais para harmonizar as melodias, principalmente em músicas no estilo Big Band.
Double Melody Voicings (Shearing voicing)
O princípio é o mesmo do Block Voicing, porém ocorre uma dobra da melodia uma oitava abaixo. O bloco poderá conter 4 ou 5 notas.
Exemplo:
Se a melodia estiver na nota "D" e o acorde tocado for um "E7(9)" o bloco poderá ser formado pelas notas (da mais grave para a mais aguda) : D-G#-B-D, D-E-G#-B-D, D-F#-G#-D ou até mesmo D-F#-G#-B-D. Se a melodia for para um "F#", no mesmo acorde, o bloco poderá ser formado pelas notas F#-B-D-F# ou F#-G#-B-D-F#.
Locked Hands Voicings
São Double Melody Voicings executados em um instrumento de teclado. Essa técnica tem esse nome porque ao tocá-la o tecladista usa uma pegada mais "fechada", com as mãos juntas.
Esses são só alguns exemplos! Não são fórmulas!
Às vezes teoricamente está tudo ok, mas na prática o voicing não soa muito bem. Quando isso ocorre deve-se procurar a melhor disposição de notas possível, mesmo se não resultar em nenhum dos voicings citados.
Isso acontece freqüentemente quando estou fazendo meus arranjos.
Espero ter ajudado!
Abraço!
|