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Mensagem | 
Joninha Jazz Veterano | 
 # abr/10 
  
  O acorde com sexta napolitano é muito intereçante! na verdade ele é um acorde disfarçado! Como assim? Bom vamos lá!
  1º vamos imaginar um tom: Exemplo C Maior. 2º agora vamos pensar em uma progressão
            |       ||m     V         |      4/4  C7M / Dm7   G7  / C7M /
  3° Atenção! eu vou ser o mais direto possivel sem me preocupar com termos têcnicos, isso não quer dizer que eu não saiba! A minha intenção e de simplificar a matéria.
  4° A sexta napolitana simplismente vc tem que pegar o Quarto grau maior  ( F7M ), transforma o quarto grau maior em menor  (Fm7 ), e coloca o baixo no quinto grau aumentado do quarto grau  ( Fm7/C# ). A progressão ficaria assim.
           |         ||           6° Napolitana 4/4 C7M /  Dm7      Fm7/C#            / C7M /
  Ai esta o acorde com sexta Napolitana que na vaverdade, na verdade é um SubV. Porque na verdade o Fm7/C# é um C#7(9).
  Uma téoria minha! esperimente no lugar do quinto grau usar o sexto maior do quinto mantendo o baixo no quinto grau
  Ex: Tom C
  Quem é o quinto de C7M =  é o G7 Quem é o sexto maior do quinto grau= o sexto maior de G é E. esperimente fazer E/G no lugar de G7
                |         ||     Acorde napolitano Ex: 4/4 C7M / Dm7         E/G                         / C7M 
  mesmo ele não sendo um acorde Dominante ele soua como um!
  transporte para os outros tons!!!!! Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!
  
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pomtwo Veterano | 
 # abr/10 
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  cara realmente muito interessante e soa muito bem .. nas passagens realmente cai muito bem ... tanto subindo quanto descendo
 
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Carlos_Souza_Jr Veterano | 
 # abr/10 
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  Uso normalmente essas duas formas, só ñ fazia idéia que isso se chamava 6.a Napolitana. E a pergunta q ñ quer calar, Onde está a sexta???
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # abr/10 
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  caro amigo carlos Souza!
  a sexta do primeiro exemplo Fm7/C#, esta no baixo em C# que é sexta aumentada .
  E no segundo exemplo a sexta esta acima do acorde exemplo: E/G ( o mi é o que se sol! )
  A ideia e explorar tanto a sexta maior quanto a sexta aumentada! Valeu uma abraço.
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # abr/10 
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  So para frissar.
  C# é sexta bemol de F (que é na verdade a 13ºb) E é sexta maior de G.
  espero ter ajudado na explicação
 
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Carlos_Souza_Jr Veterano | 
 # abr/10 
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  Ah beleza, estava pensando no tom dominante... e depois acabei pensando em C# como o tom ...
 
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tecladistapvh Veterano | 
 # abr/10 
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  Fm7/C# é um C#7(9) tem certeza? onde está a sétima menor?
  então: G#m/C# é o que?
  Sobre a sexta de fá maior Sexta de fá é ré e não dó. quinta de fá é dó
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # mai/10 
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  meu amigo tecladistapvh!
  Eu dei mole Fm7/C# é C#7M(9) e não C#7(9)  E a sexta de Fá realmente ré.
  E que eu escrevi rapido e postei, e eu não consegui renomear se é que pode! mas vc tá certo me desculpe vou tentar prestar mas atenção valeu!
 
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Loues Veterano | 
 # mai/10 · Editado por: Loues 
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  Joninha Jazz Tá, se essa sexta napolitana aí, no tom do Dó (Cmaj7), é [C#maj9], então na verdade é praticamente a tônica subindo de um semitom, ou uma dominante substituída pelo trítono, certo?
  Agora, por favor, mata minha curiosidade - porque o nome é sexta napolitana?
  
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Ken Himura Veterano | 
 # mai/10 · Editado por: Ken Himura 
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  Acorde de sexta napolitana = supertônica maior = IIbM. Normalmente ocorre na primeira inversão; em harmonia tradicional é comum ser notado como II6 ou N6.
  (Na moral galera, vamos escrever essa porra direito. C e C# (primeira aumentada) <> C e Db (segunda menor), harmonicamente falando, por mais que sejam melodicamente enarmônicos).
  Agora, por favor, mata minha curiosidade - porque o nome é sexta napolitana? Convenção histórica. Este tipo de harmonização é associado à "escola napolitana"- importante corrente italiana de composição pelo século XVIII, da onde saíram nomes como Alessando Scarlatti, Giovanni Pergolesi, Paisiello, Cimarosa, e outros compositores de ópera. Mas também é uma prática harmônica frequente de compositores do fim do século XVII, como Corelli e Purcell.
  O acorde é conhecido como "sexta napolitana" por causa do intervalo de sexta formado entre a tônica e terça do acorde - o intervalo vêm da primeira inversão. Por exemplo, como o colega disse acima, em Dó Maior, o acorde seria Réb - Fá - Láb, na primeira inversão: Fá - Láb - Réb. O intervalo de sexta (menor)  é Fá - Réb.
  A função desse acorde é geralmente preparar a entrada da Dominante, geralmente substituindo a Subdominante (acordes de IV ou II) - é como se fosse uma alteração cromática da subdominante (é só pensar, qual a diferença entre Fá - Lá - Dó pra Fá - Láb - Réb?). É bem comum em tonalidades menores - onde substitui a subdominante menor por um acorde maior, dando um contraste legal. Também serve pra modulações pra tons distantes (mesmo exemplo acima, se eu partir de Fá-Láb-Réb e cair em Fá-Láb-Dó, modulei de CM pra Fm). Também dá (e fica legal) colocar a sétima no acorde.
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # mai/10 
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  valeu, Kem Himura!
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # mai/10 
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  Amigo Loues!
  Eu estou pensano em Db com sexta bemol de Fá, e não Nona bemol ou subV  de de Dó.
 
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Ken Himura Veterano | 
 # mai/10 
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  Aliás, eu acho fodas os acordes de 6a aumentada também. 3 tipos "famosos" - 6ª italiana, francesa e germânica. Os 3 são muito legais também.
 
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Loues Veterano | 
 # mai/10 · Editado por: Loues 
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  Ken Himura Aliás, eu acho fodas os acordes de 6a aumentada também. 3 tipos "famosos" - 6ª italiana, francesa e germânica. Os 3 são muito legais também.
  Cara, tem como postar eles aqui pra nós? Se não fugir do assunto do tópico, ou desorganizar o fórum, claro... qualquer coisa deve ter algum tópico de harmonia, o ruim é que esse é um assunto muito extenso...
 
  Joninha Jazz Amigo Loues!
  Eu estou pensano em Db com sexta bemol de Fá, e não Nona bemol ou subV de de Dó.
  Ah bom, agora entendi! A propósito, fica bom mesmo o som do acorde, valeu por dividir o conhecimento aqui com o fórum!
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # mai/10 
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  Grande Loues!
  Estou aqui para ajudar o que posso! eu vou criar mas foruns sobre outros assuntos que agente não acha em livros e nem na internet, e quase nenhum musico profissional passa para ninguem segurando materia.
 
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Ken Himura Veterano | 
 # mai/10 
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  Loues Dá sim! Quando eu tiver um tempinho, venho aqui e coloco os 3.
 
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Piano ON GRACE Veterano | 
 # mai/10 · Editado por: Piano ON GRACE 
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  Joninha Jazz O acorde com sexta napolitano é muito intereçante!
  Também não tem um acorde com sexta passas ao rum? (com calda de framboesa).
  Tô com medo do moderador...
 
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Joninha Jazz Veterano | 
 # mai/10 
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  Boa Piano on grace!!!!!!!!!!
 
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