Queal é a finalidade dos modos gregos?

    Autor Mensagem
    Pinto Iago
    Veterano
    # fev/10


    Algume sabe a finalidade dos modos Gregos?

    Acho que entendi a teoria mas na pratica não fecho muita utilidade
    ô certo???

    Prometherion
    Veterano
    # fev/10
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    Tá sim.

    NillMaker
    Veterano
    # fev/10
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    Ah cara, eu como não fiz aula, mas aprendi no auto-ditatismo ( nem sei se existe essa palavra..rsrsrs..), uso mais pra dar um sentimento ou produzir um sentimento ou impressão na música:

    Ex: Dórico pra parecer triste ou pra deixar com cara de soul, ou a mixolídia pra dar aquela cara de blues., por exemplo... basicamente ainda estou estudando também!


    abração!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/10
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    Como assim nao tem utilidade... e ainda ta certo...

    Modos Gregos sao muito importantes e bem interessantes inclusive

    Basicamente os Modos sao inversoes da escala maior natural
    Se começarmos por exemplo de Do maior, que é exatamente o I grau, modo I Jonico

    C, D, E, F, G, A, B, C
    ....T, T, st, T, T, T, st

    A 3 é Maior (intervalo de dois tons inteiro)

    Agora seguindo e passarmos para o II grau D, é o Modo II dórico e começar dai a escala

    D, E, F, G, A, B, C, D
    ....T, st, T, T, T, st, T

    A 3 é Menor (intervalo de um ton e meio)

    Lembrando teoria básica a terça é que vai ditar se o acorde é maior ou menor, certo

    Da para perceber entao que estamos diante de outra realidade, utilizando o D como nota fundamental, sem mudar nenhuma nota, simplesmente mudamos a caracteristica inteira da escala, que agora passa a ser menor

    E por aí vai nos conseguintes graus

    Ter o poder de alterar a caracteristica inteira de uma musica, se ela é alegre, ou se é sisuda, apenas alternando os modos, isso é sem importancia... eu acho que nao

    Recomendo voltar novamente aos livros e revisar todo este capitulo

    até mais pessoal

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
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    Desculpe a intromissão, sou guitarrista e baixista, mas acho que posso dar uma ajudinha aqui tb.

    Aproveitando o que o Edson falou, os modos gregos dão uma sonoridade diferente à música.

    Resumindo, da escala maior temos 7 modos derivados, começando a escala de cada um dos seus graus (I - Jonico, II - Dórico e assim por diante).

    Destes modos temos 3 maiores (onde a terça é maior):

    *O jônico que é a escala maior natural, onde temos os graus:
    I - II - III - IV - V - VI - VII

    *O lídio (que é montado a partir do IV grau da escala maior) tem os seguintes graus:

    I - II - III - IV# - V - VI - VII (repare na 4a aumentada que dá exatamente o som característico do modo lídio)

    *O mixolídio (que é montado a partir do V grau da escala maior), tem os seguintes graus:

    I - II - III - IV - V - VI - bVII (repare na 7a menor que dá o som característico do modo mixolídio)

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
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    Continuando:

    Sobre o VI grau temos o modo Éolio que é um modo menor (3a menor):

    I - II - bIII - IV - V - bVI - bVII

    Temos mais 3 modos menores:

    * o dórico (montado a partir do II grau da escala maior), onde temos os seguintes graus:

    I - II - bIII - IV - V - VI - bVII (repare que, em relação ao modo EÓLIO, a sexta é maior, que dá sonoridade característica deste modo)

    * o frígio (montado a partir do III grau da escala maior), onde temos os seguintes graus:

    I - bII - bIII - IV - V -bVI - bVII (repare que em relação ao modo EÓLIO, a segunda é menor, dando a sonoridade característica deste modo).

    * o lócrio (montado a partir do VII grau da escala maior)

    I - bII - bIII - IV - bV - bVI - bVII (onde temos o bII e o bV)

    Fiz meio que de cabeça, mas acho que é isso aí. Desculpe mais uma vez a intromissão.

    mjcmello
    Veterano
    # fev/10
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    Falando diretamente sobre sua dúvida (aplicação):

    As aplicações são várias, mas o objetivo é sempre aproveitar a "sonoridade" de cada um dos modos. Agora essa sonoridade vc só vai entender ouvindo.

    Vou dar somente um exemplo bastante usado no meio "guitarrístico", mas que se aplica perfeitamente pro piano / teclado:

    a música está em um trecho onde pinta o acorde de C em uma música que está em C.

    *Podemos solar usando o modo jonico (isso é meio óbvio). O modo jônico tem a 4a justa que é meio conflitante com a tônica (deve ser usado de passagem, nunca como repouso).

    *Podemos solar sobre o modo lídio, que tem a 4a aumentada, que "resolve" esse problema e ainda dá a sonoridade do modo lídio.

    *Se usarmos o mixolídio, daremos uma sensação de tensão, pedindo uma resolução já que é essa a característica do modo.

    Tudo isso pode ser feito em cima do C, mesmo que neste caso ele seja a tônica.

    Já se pintar um C7M, não podemos usar o mixolídio. Por que? Fica como exercício.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10
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    Já se pintar um C7M, não podemos usar o mixolídio. Por que? Fica como exercício.

    He He! É que no modo mixolídio entra a sétima e não a sétima maior como é na escala diatônica maior (a escala mais usada nas músicas em geral).

    Um blues tocado em C7+ soaria estranho!!

    Pinto Iago
    Veterano
    # fev/10
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    Valeu pelas dicas galera!!!!!!!!

    MusicMe
    Veterano
    # fev/10
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    Lembrando também que os dois modos mais usados são o modo Jônico - Escala maior e o Eólio - Escala menor.

    Se você quiser ser um bom tecladista/pianista, você tem que saber esses dois modos que são os básicos. Os outros já são mais avançados para você "enfeitar" sua música.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # mar/10
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    Aí, galera. Cuidado!
    Na verdade, a realidade estética-musical dos nossos dias não permite que usemos os chamados "modos gregos" como modos propriamente ditos. O que fazemos são frases baseadas na situação harmônica correspondente a cada um dos graus da escala diatônica.
    Para nós, hoje, só é coerente reconhecer como "modo" o Jônico e o Eólio, chamados de modo maior e modo menor.
    Vocês já sabem, eu sei. Mas cuidado nas afirmações duvidosas e sem base teórica.

    rodolfo1982
    Veterano
    # mar/10
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    Me corrijam se estiver errado, mas além disto tudo que foi dito, os modos gregos "vieram antes" da escala diatônica, da forma estudada como estamos acostumados hoje, com os intervalos para a escala maior, menor harmônica, menor melódica e menor bachiana.

    Não que não fosse aplicado antes, mas o estudo que se tem hoje da escala diatônica é posterior aos modos gregos. Então antigamente utilizava-se os modos gregos ao invés da escala diatônica...

    Mestre Duarte
    Veterano
    # mar/10
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    Também, o fato de não existir um "temperamento" fazia com que os modos soassem diferente do que aplicamos hoje.

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