Queal é a finalidade dos modos gregos?

    Autor Mensagem
    Pinto Iago
    Veterano
    # fev/10


    Algume sabe a finalidade dos modos Gregos?

    Acho que entendi a teoria mas na pratica não fecho muita utilidade
    ô certo???

    Prometherion
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tá sim.

    NillMaker
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ah cara, eu como não fiz aula, mas aprendi no auto-ditatismo ( nem sei se existe essa palavra..rsrsrs..), uso mais pra dar um sentimento ou produzir um sentimento ou impressão na música:

    Ex: Dórico pra parecer triste ou pra deixar com cara de soul, ou a mixolídia pra dar aquela cara de blues., por exemplo... basicamente ainda estou estudando também!


    abração!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Como assim nao tem utilidade... e ainda ta certo...

    Modos Gregos sao muito importantes e bem interessantes inclusive

    Basicamente os Modos sao inversoes da escala maior natural
    Se começarmos por exemplo de Do maior, que é exatamente o I grau, modo I Jonico

    C, D, E, F, G, A, B, C
    ....T, T, st, T, T, T, st

    A 3 é Maior (intervalo de dois tons inteiro)

    Agora seguindo e passarmos para o II grau D, é o Modo II dórico e começar dai a escala

    D, E, F, G, A, B, C, D
    ....T, st, T, T, T, st, T

    A 3 é Menor (intervalo de um ton e meio)

    Lembrando teoria básica a terça é que vai ditar se o acorde é maior ou menor, certo

    Da para perceber entao que estamos diante de outra realidade, utilizando o D como nota fundamental, sem mudar nenhuma nota, simplesmente mudamos a caracteristica inteira da escala, que agora passa a ser menor

    E por aí vai nos conseguintes graus

    Ter o poder de alterar a caracteristica inteira de uma musica, se ela é alegre, ou se é sisuda, apenas alternando os modos, isso é sem importancia... eu acho que nao

    Recomendo voltar novamente aos livros e revisar todo este capitulo

    até mais pessoal

    mjcmello