Qual teclado vale mais a pena na minha situação?

    Autor Mensagem
    vitor.unicamp
    Veterano
    # jan/10


    Gente, toco teclado desde 93 mas nunca toquei profissionalmente. Comecei com um daqueles Casio bem toscos da época, depois troquei por um yamaha psr-620 e depois por um yamaha psr-550 que, depois de uns 5 anos de uso, começou a me dar pepino.
    Vim pesquisar teclados novos e fiquei realmente perdido, tem tantas opções! Tenho cerca de R$ 3000,00 disponíveis, mas preferia gastar menos.
    Se tiver algum tecladista experiente aqui no fórum que possa me dar uma mão eu agradeço.
    Toco principalmente bossa nova, samba, usando bastante piano acostico, EP e flautas, além de improvisar um acordeon em algumas músicas.
    Como fiquei estacionado um bom tempo nos PSR's, não tenho idéia do que é um sequenciador ou um arpeggiator, não sei se seria útil pra mim ou se eu conseguiria usar isso em músicas.
    Vi numa loja os teclados roland Juno-G e o korg X-50 e gostei muito de ambos. Vi vídeos na internet sobre o Juno-Di, mais novo, com sons muito bons e tal, além de mais barato que os anteriores.
    Estava pensando em pegar esse Juno-Di, voces acham que é uma boa idéia?
    Obrigado

    rodolfo1982
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Você toca sozinho, toca em banda, ou apenas em casa ?

    Precisa de um teclado com acompanhamento ou não ?

    MayckonCouto
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara por mais que alguem lhe indique algo existe uma questão muito importante, seu gosto !!!.. vc tem que testar o equipo e comprar com outros que vc ja testou .. O Juno é um bom mid-level, tenta testar outros que estejam no mesmo nivel, pois vão estar dentro das suas condições atuais... é complicado pedir opinião pois existem um monte de equipo, por exemplo hoje vc pode comprar um XP80 por uns 3500 que é uma exelente maquina porem ja saiu de linha, mas pode pagar 2000 em um jundo D é complicado cara... depende muito do que vc quer com esse instrumento, eu com o seu dinheiro iria de XP80 vc irá ter uma otima experiencia, mas isso são as minhas necessidades, entendeu! abraço

    vitor.unicamp
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Quando eu disse que não toco profissionalmente, quis dizer que não ganho a vida tocando =P
    Toco em 2 bandas, uma delas de MPB e a outra de Samba/Bossa/Choro
    A principio não preciso de acompanhamento não, as bandas são completas e nos apresentamos regularmente em bares, o que eu preciso é de um teclado com boa sonoridade e que tenha recursos interessantes que acrescentem algo ao nosso estilo

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Acho que você deveria escolher entre esses três mesmo: Juno-Di, Juno-G ou X50 (exceto pelos pianos).

    vitor.unicamp
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E não existem teclados de outras marcas que valham a pena nessa categoria de teclado? Como um yamaha ou um alexis, sei lá?
    O piano do roland eu achei muito bonito, mas não achei feio o piano do x50, inclusive eu vi um vídeo na internet onde um rapaz toca um x50 e tem um som magnífico...

    riceira
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vitor.unicamp
    não tenho idéia do que é um sequenciador ou um arpeggiator

    Se você ficou 5 anos com um PSR550 então sabe o que é um sequenciador, pois o 550 tem sequencer (pistas para gravar os instrumentos internos do teclado da maneira que vc quiser, inclusive uma música completa).
    Os dois teclados citados por você Juno-G e X50 possuem timbres infinitamente superiores aos PSR550 e PSR620 e são dotados de inúmeros recursos que você deverá explorar com o tempo.
    Aqui no FCC usando a busca você saberá praticamente tudo sobre teclados e qualquer recurso que você encontre em um teclado e não saiba para que serve você encontrará aqui com certeza bem explicado.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    vitor.unicamp

    Se apenas 5/8 lhe satisfaz, existem essas opções para você.

    Sintetizador com seqüenciador completo na faixa de R$ 3.000,00 usados:

    - Yamaha MO6 (64 vozes de polifonia, mas possui os melhores sons e o melhor arpegioador nesta faixa de preço);
    - Roland Juno G (128 vozes de polifinia e é Sample);
    - Korg Tr 61 (64 vozes de polifonia, não tem pianos acústicos bons, mas pode ser Sample colocando uma placa - acessório não incluso).

    Sintetizador sem seqüenciador na faixa de R$3.000,00 novo:

    - Korg X50 (este é mais caro só por ser Korg, não necessariamente por ser melhor, é que a korg tem esse problema aqui no Brasil);
    - Roland Juno Di (este é mais barato e pode interagir com um Pendrive).

    Sintetizador com seqüenciador simples abaixo de R$ 2.000,00 novo:

    - Yamaha MM6 (possui ótimos sons derivados do Yamaha MO e novamente o melhor arpegiador entre os teclados novos abaixo de R$ 4.000,00, é o forte da Yamaha).

    OBS: Ainda tem a opção do Yamaha MM8 que tem 88 teclas pesadas GHS (Grand Hammer Stand) e novo está na faixa dos R$ 3.000,00.

    Já que você está acostumado com os PSR, e quer ter sons melhores, mais profissionais, e não quer gastar muito, aconselho comprar um Yamaha MM6. Não tem erro, pode ir de olhos fechados.

    http://www.youtube.com/watch?v=8E_bDg5ak9w

    vitor.unicamp
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vi alguns vídeos pela internet sobre o MM6 e ele realmente parece uma boa opção, principalmente por ser mais barato. O que eu estou perdendo em relação, por exemplo, ao Juno-Di ou ao X50? O que eles tem que o MM6 não tem?
    Preciso ir a uma loja pra escutar melhor os sons, pela internet gostei mais dos sons da roland, em geral, mas ainda preciso ver os sons pessoalmente...

    pomtwo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    eh complicado pra caramba .. alem de ter o gosto pessoal , ainda tem o custo/beneficio .. talvez um kurzweil kme61 te traria boas possibilidades .. so nao sei se ele possui um acordeon legal ..
    o mm6 tambem eh legalzinho, tem o juno g .. agora korg pra vc ja nao te aconselharia por que pelo quanto vc tem pra gastar nao da pra pegar um korg com pianos de qualidade ..

    o juno g te supriria legalzinho ,.. diria ate melhor que o x50 , a nao ser que vc nao use muito piano acustico .. e se bem que o piano x50 da pra dar uma enganadinha ..

    cara quer saber .. da pra investir em 2 teclados .. talvez um kurzweil sp 76 + um mm6 , ou juno d , ou s03 , algo pequeno so pra acordion e flauta ,.e piano acustico e eletrico brinca com o sp

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vitor.unicamp

    O pomtwo deu uma segunda opção muito interessante que não tinha atentado para ela.

    Só o MM6 já mata a charada, mas se você tiver disposto a gastar os R$3.000,00, com certeza dá para comprar um Kurzweil SP76 usado e um Yamaha MM6.

    Mais aí é só se você estiver afim mesmo. Se não, continua com o MM6.

    O X50 é um sintetizador completo, ou seja, tem as principais ferramentas de edição de som, o que lhe dá condições de alterar os parâmetros do som e deixá-lo do seu gosto e pode dividir o teclado em várias partes (Split) ou sobrepostos (Layer), o MM6 só possui algumas destas ferramentas de edição e só divide em dois (Split) ou dobra dois sons (Layer). O X50 é mais profissional.

    Já o Juno Di, é um lançamento da Roland. O Juno D também tem as mesmas limitações do MM6, só não sei dizer se o Juno Di também, pois não me interessei saber ainda. Mas agora vou pesquisar.

    Vai à loja e testa, só não vai na cabeça do vendedor. Estamos aqui para aconselhar dentro da experiência que temos, mas veja o que é melhor para você.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Finalmente os posts daqui do FCC de teclado estão voltando a ter alto nível.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Tô ligado que é porque estou citando o MM6. rsrsrs

    Completa aí se estou me esquecendo ou me equivocando em alguma coisa.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tô ligado que é porque estou citando o MM6. rsrsrs

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk né por isso não... é no geral :P

    Tudo que vc falou do MM6 tá certo... Na medida... Quanto às ferramentas de edição, o MM6 edita o seguinte: Reverb, Chorus e efeitos, resonance, attack, release, cutoff, e outras coisas mais simples... Só isso.

    O Juno-D tem maior poder de edição que o MM6. Ele é mais parecido com o X50 que o MM6.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Mas pelo preço e pelos sons, está bom demais.

    JV-90
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    vitor.unicamp
    Com os estilos mencionados, na linha Roland caberia o prelude e o GW8, apesar de terem acompanhamento tem os instrumentos necessários que você usa.

    Agora não se pode confiar em demos via vídeo! Tem que realizar o tesdrive! Pois nas demonstrações o pessoal consegue deixar o instrumento perfeito, e na hora do vamos ver as vezes não é do nosso agrado, é bom realizar o teste no prelude no GW8 entre outros, agora na linha Yamaha eu acho que tem um tal de PSR-3000 rsrsrs... brincadeira.

    Renatinho França
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Olá Pessoal!
    Vi esse tópico e me encaixei nele também!

    Pretendo sair de um Roland E-68, para um sintetizador!

    Sei que não é muito do gosto de vocês, mas espero que me ajudem, toco em bandas de forró, pagode e swingueira e uso principalmente metais, organ e leads...(pianos não importa muito e toco com bandas, não sozinho)

    Estou podendo investir de R$2000 a R$2500 no máximo e estou em dúvida entre o Juno Di, X-50, PS-60, MM6...

    O único que testei até agora foi o Juno di e me encantei bastante com os timbres, e demais efeitos utilizáveis como o D-Beam por exemplo, os outros ainda não testei, mas já pesquisei bastante todos eles, através do fórum mesmo...

    Agradeço as respostas de vocês e fico aberto a novas sugestões também! (Renatinho França)

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Renatinho França
    Dentro deste leque oferecido por ti, eu ano passado comprei o Juno Di, realmente para a proposta dele, é um tecladinho muito legal, bem sofrível exatamente na area que mais vai precisar os metais, a sessão de lead é bem grande e muito boa, os orgãos, já tem vários presets disponiveis pela galera como os do Adão aqui do fórum, que dão uma roupagem nova muito boa, vale realmente a pena

    MM6 corra, perde feio para o Di

    Já os Korgs, são ligeiramente mais caros, porem são teclados que tive muito pouco (x-50) ou quase nenhum contato (ps-60), portanto não arrisco opinar, mas acredito que ambos sejam superiores aos dois anteriores

    Boa escolha e continue lendo o fórum, realmente tem muito assunto a cerca destes 4 modelos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual teclado vale mais a pena na minha situação?