Teclado - recomendem!

Autor Mensagem
Idéias
Veterano
# jan/10


Olá!

Estou querendo comprar um teclado, não sei nada sobre o assunto ainda, então gostaria que vcs recomendassem um bom teclado para eu iniciar meus estudos.

Vou começar por piano, mas quero um teclado que tenha vários timbres e tal..

Enfim, q teclado seria ideal para começar? =)

Artref
Veterano
# jan/10
· votar


Tá difícil...
Vai usar pra quê e tem quanto pra gastar?

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


Bem, provavelmente farei aulas de piano, então quero um teclado para treinar em casa.

Cara, como iniciante, não quero gastar muito, mas quero um teclado bom.. acho que na faixa de R$ 500 tá bom né..

=]

marphy
Veterano
# jan/10
· votar


Eita cara 500 conto é meio dificil cara... nao sei se vc ta acostumado com outros instrumentos, mais diferente de violoes, guitarras e baixos é dificil voce achar um teclado decentemente tocavel nessa faixa de preço. Acho que nessa faixa de preço o melhor para seus estudos é a linha psr da Yamaha, principalmente o psr-e213.... mais se voce pretende investir um pouco mais no assunto para nao ter que troca de teclado tao cedo junto uns 1000 reais e parta para um psr-e413, ou, ja que voce vai usar mais pianos pode ser um piano digital da yamaha mesmo (dgx220). xD

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias
Como disse o marphy por 500 conto é difícil de mais conseguir um teclado com um pegada boa de piano... Sou guitarrista mas meu irmão é pianista, e os pianos digitais que ele me mostra são todos mais de 2.000!

O que vc precisa mais num teclado? Pegada ou timbres?

Artref
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, como iniciante, não quero gastar muito, mas quero um teclado bom.
Não quero estourar sua bexiga, mas "não gastar muito" não combina com "teclado bom". Se quer um teclado realmente bom vai ter que gastar sim.

Se você vai estudar piano, você precisa de um teclado com 88 teclas que imitem a ação de um piano, pois caso contrário sua técnica não vai se desenvolver de maneira satisfatória. Os mais baratos com essas características custam uns 2000 reais. Os bons custam por volta de 3500, e os realmente bons custam de 6000 pra cima.

Bem-vindo ao mundo dos teclados, onde tudo é caro pra caramba, hahahahah. Tem certeza que quer entrar nisso? rs

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias

Se você vai estudar Piano mesmo, aconselho no mínimo um Piano Digital Yamaha P-70 usado que você encontra no ML por R$ 1.500,00.

Agora se é só pra enrolar mesmo, compra um Yamaha DGX 220 usado, que ta por R$ 1.000,00 no ML.

Boa Sorte, ou melhor, prepare o bolso. rsrsrs

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


hahahah, eu andei pesquisando um pouco e realmente vi que se trata de uma coisa cara mesmo..

marphy

olha, eu vou fazer piano, mas como eu disse quero um que tenha vários timbres, então acho que piano digital restringe um pouco as opções..
por exemplo, quero um que tenha timbre de piano, orgão, acordeon etc.. pq futuramente eu pretendo tocar em banda.

fill.zanchez

É o seguinte, gostaria de um teclado versátil, que atenda as minhas necessidade no piano, mas q tenha tbm várias opções de timbres..

Oq vcs podem me indicar assim abaixo dos R$ 1000,00?
Poxa, eu vou iniciar ainda, não tenho noção de nada e tbm ainda vou juntar minha grana, compreendam.
Acho que um PSR pode suprir minhas necessidades no momento, mas qual modelo vcs me indicam?

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias

Vai de DGX-220. Não tem erro.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias

Bem vindo ao FCC!

Vamos ser práticos!

Você diz que quer tocar em uma banda, e que quer utilizar diversos timbres em um teclado. Então dê uma lida nas coisas que eu escrevi abaixo:

Aulas de piano exigem muito mecanicamente do estudante! Talvez você não entenda quando falamos isto, mas o piano é um instrumento diferente do teclado principalmente na questão mecânica. As teclas são fechadas ou tipo BOX, maiores e mais pesadas, não pesadas porque são maiores, mas pesadas porque existe um mecanismo de martelos (hammer) que tocam as cordas do piano. Este peso joga totalmente a favor da interação motora entre instrumento e instrumentista, porque oferece uma resposta, velocidade e manipulação ideal para exploração dos harmonicos e da sonoridade de um piano. Um piano digital não possui martelos, mas tem um sistema de peso que simula o mecanismo de um piano acústico. Cada marca no mercado utiliza de um nome para este mecanismo, alguns chamam de Grand Hammer como é o caso da Yamaha, já a Roland chamava e Progressive Hammer, e tem os mecanismos semelhantes em peso mas sem progressão de peso como é o caso do Ballanced Hammer e por aí vai. No fim das contas este mecanismo que pode ser simplesmente chamado de Teclas de Ação Pesada é o que vai te condicionar "mecanicamente" a aprender, aplicar e desenvolver sua técnica no instrumento. Estudar aulas e séries de piano em um teclado não vai ser o suficiente para que você avance em suas aulas.... Além da mecanica a quantidade de notas que tem um piano (88) só poderá ser explorada plenamente em forma de estudo em um mecanismo de teclado com 88 notas, exceto alguns síntetizadores e controladores de teclas semi-pesadas, o restante dos mecanismo de 88 teclas são pesados.

Outro ponto. Você quer um teclado com diversos tipos de timbres de vários tipos (rompler), não é? Aulas de pianos não vão te ensinar improvisar um orgão, arranjar metais, solar escalas e arpejos em leads monofonicos ou ritimar uma sanfona ou gaita... Aulas de piano não vão te dar noção técnica suficiente para explorar e utilizar um teclado, ou seja, por elas você não saberá o que é uma combinação, parte, ou zona no teclado, nem mesmo o que é um efeito, logo, precisará de um esforço extra muito grande, com estudo paralelo e principalmente pesquisas para se desenvolver em um teclado quando se estuda piano.... Isto é prático e muitas pessoas aqui poderão te confirmar isto!

Agora! Porque não fazer aulas de teclado? Não aula em uma escola que te cobre uma fortuna e te ensine tocar Jotalhão em C (só notas brancas) com acompanhamento automático em 60bpm. Mas procure um professor particular ou uma escola bem indicada, onde você terá aprendizagem técnica e teórica, abordagem técnica, onde você poderá questionar e trabalhar as diversas possibilidade timbrísticas de um teclado, até descobrir aonde está seu foco como tecladista, e de repente conhecendo mais poder fazer uma opção clara e concisa pelo Piano....

Olhando para este ponto talvez você se encontre na questão financeira: Até 1000,00 existe uma N opções de arranjadores bons para se iniciar, inclusive com 20~30% você começa a cogitar alguns sintetizadores (maior qualidade sonora, maior poder de fogo em termos de edição) antigos como um QS6, S03, RS5 ou até atuais como um MM6.

Comprar um PSR não seria problema algum para você. Procuraria apenas um PSR com 5/8, com teclas sensitivas e disponibilidade de uso de pedal sustain...

O resto é com você: decisão, convicção e vontade de aprender!

Abraço,

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


Gostei muito de sua explanação, caro Jeferson Fernandes.

Eu entendo que um teclado pode apenas simular a potência do piano nessa questão do peso das teclas. gostaria de entender oq significa sensibilidade nas teclas. é isso?

Na linha psr, cogitei nos modelos PSR-E 213, 223, 313 e 323.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Idéias
gostaria de entender oq significa sensibilidade nas teclas. é isso?

Na linha psr, cogitei nos modelos PSR-E 213, 223, 313 e 323.


É a capacidade que o teclado tem de reproduzir um som de acordo com o esforço, peso e velocidade que vc coloca nas teclas... Um teclado sem sensibilidade reproduz tudo na mesma amplitude... vc pode tocar devagar e leve, ou descer a porrada que o som (volume) será o mesmo...

Descarte o E-213 e 223 por não ter a tal sensibilidade... O E303, 313 e 323 já tem sensibilidade... ABraços..

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

umhum, percebi isso, a ausencia da sensibilidade nos 213 e 223..
por isso estou quase decidida a comprar o 313 ou o 323..

Outra coisa, que outros equipamentos serão necessários eu comprar? fonte, adaptador..?

obrigada!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Fonte e pedal.

Se você achar um PSR-E303 usado, pode comprar sem medo. Ele é idêntico ao E313 e 323, só muda a carcaça. Todas as funções estão lá, só que você pagará bem menos...

Mas se quiser um novo, tem loja por ai vendendo o E323 por menos de 700 reais se pagos à vista. Pesquisa no Google.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Mas se quiser um novo, tem loja por ai vendendo o E323 por menos de 700 reais se pagos à vista. Pesquisa no Google.

Ou até menos... Comprei o meu na Made in Brazil... O preço era 700,00 a vista + 47,00 da fonte original...

Acabei pagando 700,00 em tudo, com fonte (660,00 no teclado + 40,00 da fonte) em uma entrada de 250,00 + 3x de 150,00....

E poderia ser parcelado neste valor em mais vezes!!!

Abraços!

Renatosf
Veterano
# jan/10
· votar


Senhores,

Estou patrocinando minha esposa para começar a tocar teclado na igreja, ela já canto no grupo de Louvor e tem intenção de tocar.

Porém ela ainda não sabe se vai firmar, por isso quero comprar um teclado por volta de R$. 450,00. Encontrei 02 modelos da marca Hawk o 6102 e o 6105. Ambos possuem teclas sensitive e parece ser bons e com alguns recursos.

Tenho a intenção de comprar mais no futuro um Yamaha PSR 323, assim que vermos que vai dar certo (afinidade dela para aprender e tocar) porém não quero gastar muito dinheiro no início, pois pode não dar certo.

Solicito que alguém me ajude informando se os teclados Hk 6102 ou HK 6105 seriam razoável para iniciar. Desde já agradeço a todos pelo auxilio.
Renato

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


que outros equipamentos serão necessários eu comprar?

Acho que o unico equipamento além de fonte e outras coisas, é um suporte e se quizer mais segurança um estabilizador que você já deve ter.

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


Acho que o unico equipamento além de fonte e outras coisas, é um suporte e se quizer mais segurança um estabilizador que você já deve ter.


outra coisa que eu tinha duvida é o suporte.. se vinha junto ou se é aulso.. quanto custa?
estabilizador? de pc? Oo

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


se vinha junto ou se é aulso.. quanto custa?

É avulso, pra esse teclado um X da rmv já estar de bom tamanho.

estabilizador? de pc?

Correto, o mesmo que estar ligado no pc.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias

Entao futura tecladistA... Uma estante em X simples pro seu teclado é coisa de 40,00... Pode ser RMV, IBOX, SATY... Enfim... O teclado vai ser leve e não precisa de nada muito "fresco"...

Abraços...

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


teclado_mania

o estabilizador dá segurança em q sentido? em relação a voltagem?

teclado_mania
Veterano
# jan/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


o estabilizador dá segurança em q sentido? em relação a voltagem?

Como a energia aqui do Brasil me permitam falar isso é muito vagabunda um estabilizador apesar de não recomendado é necessario, tanto em caso de surto (mais frequentes no verão e inverno) e variações de energia (como alguém que acabou de ligar uma geladeira ou chuveiro).

Meu psr quase desligou uma vez, eu estava em uma igreja e sem estabilizador (preguiça de levar),e derrepente ligou as luzes do moving na hora do louvor eu vi o visor do meu teclado variar varias vezes quando ligou.

Claro que ele não segura abaixo de 90v mas já da uma segurança contra surtos , no caso uma fonte original custa 50R$.

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias com R$500 eu acho que você consegue um PSR-520 conservado, agora concordo com o Jeferson Fernandes, pois se vai trilhar o caminho de um piano acustico e quer treinar em casa com teclas parecidas, o valor a gastar será bem alto mesmo para um piano digital mais antigo.

mazza
Veterano
# jan/10
· votar


compra um Casiotone

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


compra um Casiotone


Cai no riso.kkkkrsrsrsrsrsrsrssrs

JV-90
Veterano
# jan/10
· votar


Kkkkk... que maldade... rsrsrs...
Mas, já que quer algo neste preço... não pode nem reclamar...

Guardião Washburn
Veterano
# jan/10
· votar


aproveitando o topico tenho 1,200 o q vcs recomendam? quero um bom piano e uns lead loucos, um string bonzin e um orgao mais ou menos ja da... digam ai:

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


eu vi um tópico dum cara perguntando qual o melhor entre o PSR 520 e o PSR-E 303, e pelo q percebi o pessoal recomendou mais o 520.. mas num sei..

tipo, até agora só encontrei o PSR-E 323 numa loja, e tava R$ 800..
acho q não consigo encontrar um 303 novo né?
e esse 520, q é mais antigo, pior ainda..
o problema agora é achar um usado, bem conservado e que não me custe um frete tão expansivo..

mas e então, qual a opinião de vcs entre os dois?

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Idéias

P.: 520 é bom?
R.: é?

P.: E quanto a timbres e teclas?
R.: O PSR-E323 tem teclas mais novas, um pouco maiores e mais firmes que o PSR-520. O PSR-E323 tem timbres do grupo XG Lite, contra apelas o XG do PSR-520, tem gerador de som AWM com 32 vozes de polifinonia, timbres novos.

P.: O PSR-E303 é encontrado novo?
R.: Salvo alguém que estocou o teclado para venda para uma demanada de 3 anos, você não encontrará novo. A versão atual é o E323, encontrado facilmente na casa dos 700,00 parcelado ou na casa dos 600,00 a vista em uma porção de lojas on-line confiáveis.

P.: É complicado comprar um PSR-520 usado em bom estado?
R.: Estamos falando de um teclado da década de 90, que foi muito requisitado na época. Não será difícil um deles apresentar desgastes na oitava das teclas (borracha), fraca luminosidade do display, ruídos ou mal contatos nos terminais.

P.: Qual a vantagem do PSR-520 em relação ao PSR-E323?
R.: Quantidade de recursos de arranjador, quantidade de timbres, expansão de stilos através do raro cartucho e valor mais baixo que o atual PSR-E520.

Idéias
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tava vendo o Cassio CTK 4000, e percebi q eles tem umas funções a mais que o PSR.. tem mais timbres etc..
e notei tbm q ele é mais voltado para o piano.

então, oq vcs tem a dizer sobre ele?

obrigada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado - recomendem!