Como editar midis e adicionar outros instrumentos?

Autor Mensagem
tarcisiomandrade
Veterano
# jan/10


Galera, eu já fiz essa pergunta há um tempo atrás e não obtive ajuda, então resolvi criar esse tópico. Me parece que não tem outro parecido, então fiz esse. Eu queria saber o seguinte:
Eu toco em bares aqui na minha cidade com um amigo meu. Eu tinha um projeto de pegar as músicas que tocavamos e gravá-las usando um software de gravação como por exemplo o sonar, instrumento por instrumento, e o resultado final ficaria como se tivesse a banda toda tocando, so que na verdade seria só eu no teclado, o notebook e meu colega cantando. Ele me disse que eu poderia pegar as midis e só edita-las, evitando o trabalho de se gravar todos o instrumentos. a minha dúvida é: Tem como fazer isso? e como eu faria isso? Eu tenho o sonar 8 producer e queria fazer com ele. Me ajudem ai.
Obrigado.

Nikka Holopainen
Veterano
# jan/10
· votar


Eu não sei como é a MIDI sua cara mas um negocio que é legal é
editar no Guitar Pro, você pode editar pista por pista adicionar mais alguma e modificar, pegando o jeito do programa da pra fazer um monte de coisa...

Depois da pra exportar em MIDI ( e colocar no teclado) e wav pra
tocar no notebook ou gravar em CD...

Aqui uma música que eu fiz no Guitar Pro sem nem importar MIDI:
Aqui óhttp://www.4shared.com/file/189204701/3501fa7a/Jazz.html

expedifer
Veterano
# jan/10
· votar


Pegar um midi pronto "qualquer" e editar? Alterando os instrumentos? Isso é loucura: caia fora. Sai muito mais fácil começar do zero. Montar um midi tem a mesma dificuldade (ou muito mais) que montar um ritmo (falo isso de montar num sonar, encore, cakewalk, etc). Montar um midi num arranjador é muito mais fácil pois 80% do conjunto/grupo de instrumentos já estão prontos e basta iniciar o acorde no ritmo que quer (tem mais essa) e tocar o acompanhando com mais um ou 2 instrumentos solos. Mas pra isso tem que saber tocar teclado.

Já montar um midi como esses bons encontrados na web (como do midinet.com.br, é outra estória e só sabendo BEM (muito bem) mesmo tocar CADA instrumento pra montar pista por pista. Ou seja, TEM QUE SER MÚSICO bom em cada intrumento, passo a passo e toque por toque pra montar um midi de razoável audição. Esqueça essa besteira (absurdo) de pegar um midi existente (a não ser da mesma música e ai não passa de "cópia" o que está fazendo: melhor deixar o original).

boa sorte.

_Rattu_
Veterano
# jan/10
· votar


expedifer

Discordo do seu argumento.

Pegar um MIDI bem feito já pronto e trocar os instrumentos, adicionando outros é bem mais fácil do que criar um do zero. Na minha humilde opinião, usar um arranjador com styles "genéricos" pra tocar, digamos, 3 músicas "de estilos parecidos" do seu repertório fica pobre e engessado (você vai criar uma levada nova só por causa de um contratempo lááá no meio da música?), além de você não poder escolher AQUELE bumbo, AQUELA caixa e AQUELE baixo que você ouviu em algum lugar, ficando travado nos instrumentos de fábrica do arranjador.





eu apóio o uso de editores/players pra MIDI (você escolhe o seu) junto a um laptop ao invés de arranjadores, mas é apenas uma opinião.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


expedifer

E eu discordo da parte em que você diz:

TEM QUE SER MÚSICO bom em cada intrumento

No caso, para fazer um bom midi, o cara só tem que ser bom músico sim, mas só tem que tocar bem o instrumento que ele vai utilizar para fazer o midi (seja teclado, guitarra midi, etc), pois se o cara for fazer um midi pra uma trilha de sanfona, tocando no teclado, ele não precisa ser bom sanfoneiro para isto.

expedifer
Veterano
# jan/10
· votar


tem gente que não lê (ou sabe) o escrito:

montar um midi como esses bons encontrados na web (como do midinet.com.br, é outra estória e só sabendo BEM (muito bem) mesmo tocar CADA instrumento pra montar pista por pista. Ou seja, TEM QUE SER MÚSICO bom em cada intrumento, passo a passo e toque por toque pra montar um midi de razoável audição

é o fim ter que re-esrever...

tarcisiomandrade
Veterano
# jan/10
· votar


expedifer

Eu posso estar enganado cara, mas, pela lógica, eu acho muito mais trabalhoso vc querer gravar mais de 50 músicas, música por música, instrumento por instrumento. Por mim eu gravaria tranquilo (sou tecladista, mas toco um pouco de tudo), mas vai dar um trabalho do caramba! e, vc escolhendo um Midi bem feito acho que fica legal sim.

expedifer
Veterano
# jan/10
· votar


tarcisiomandrade
Levando-se em conta o que vc perguntou:

Tem como fazer isso? e como eu faria isso? [/]

e depois o que disse:

[i]Por mim eu gravaria tranquilo (sou tecladista, mas toco um pouco de tudo), mas vai dar um trabalho do caramba! e, vc escolhendo um Midi bem feito acho que fica legal sim.


....se acha que realmente consegue....ok: vá em frente.

Quem já fez/montou midi, sabe que trabalhar em cima de um outro pronto, é a maior roubada. Quem nunca fez (acredito que NENHUM aqui já fez algum pelos se vê nos post, posso estar enganado), pensa que é como um bolo que só falta a cobetrura. Nada disso. É como reformar uma casa velha, de madeira e querer fazer uma de alvenaria ainda de 2 andares em cima. Ou começa da fundação, ou esqueça, não dá. Nsso (alicerces) valem justamento pros acompanhamentos. Se não alterar, mudar pro ritmo que se quer, tempo, etc, como eu vou adicionar um sertanejo sobre um midi de valsa ou jazz? Ou vai pegar um ritmo mesmo de sertanejo? e o acorde, é o mesmo? o tempo? as frases? os acompanhamentos? as intro e finalização? as viradas? a bateria? os toques de guitarra ou metais? etc, etc. Isso de pegar um pra pôr outro diferente em cima..é coisa de pouca pratica ou conhecimento. Exeto pra remodelar A MESMA música e não outra. Por todo caso, boa sorte.

_Rattu_
Veterano
# jan/10 · Editado por: _Rattu_
· votar


expedifer

Bom, pelo menos quanto a mim, você está enganado. Eu faço MIDIs, componho também música eletrônica, gravo minha banda, uso sequências, fuço bastante com programações, principalmente em software... Só não tive ainda interesse em arranjadores por que o tipo de teclado não me agrada. Ainda não entendi o porque de você estar tão sem paciência, e de considerar complicado pegar um MIDI pronto e trocar os instrumentos dele, criando depois no arquivo uma nova pista com um instrumento novo para ser composto. Não entedi mesmo!

tarcisiomandrade
Veterano
# jan/10
· votar


pois é expedifer, as midis são as mesmas músicas que eu quero trabalhar. Por exemplo: Eu tenho a midi de "with or Without you" de U2. daí eu pego ela, do jeito que ela está e mudo só os instrumentos que acordo com o meu gosto. O ritmo, o tom, tudo será o mesmo que veio na midi, só mudo os instrumentos.

R Palma
Veterano
# jan/10
· votar


Acho que agora ficou explicadinho....

pois é expedifer, as midis são as mesmas músicas que eu quero trabalhar. Por exemplo: Eu tenho a midi de "with or Without you" de U2. daí eu pego ela, do jeito que ela está e mudo só os instrumentos que acordo com o meu gosto. O ritmo, o tom, tudo será o mesmo que veio na midi, só mudo os instrumentos.

O cara quer só trocar os instrumentos (patches) de arquivos midi já criados. Desculpe, mas isso é INFINITAMENTE mais fácil do que fazer um arquivo novo, do zero. Mesmo se ele quiser fazer uma firula aqui e outra ali, ainda sim é mais fácil.

Editar midi no GuitarPro é uma tremenda fria (pelo menos eu acho), O Sonar é muito mais funcional neste quesito, principalmente utilizando o Event List.

Midi do zero, no meu caso, só prá compor.

E antes que perguntem, sei sim criar midis e editar. Que o diga o bom e velho Cakewalk Pro Audio. Fazia umas musiquinhas eletrônicas bem maneiras com meu XP 50 e uma Groovebox MC 303, uma mesinha Spirit Notepad, gravando tudo em tape num Mini System.

Abs!

tarcisiomandrade
Veterano
# jan/10
· votar


Pois é galera, obrigado por todos terem respondido, só que, NINGUÉM ainda me respondeu como eu faço esse esquema de trocar os instrumentos. Eu tentei no reason, só que não saiu som nenhum (deve ser configuração. Se alguem souber, me fale).
abraço

Nikka Holopainen
Veterano
# jan/10
· votar


tarcisiomandrade

Se vc for usar Guitar Pro vc clica na opção q vem depois do nome
da pista aí vai aparecem uma lista com uns 120 tipos de som
divididos por categorias: piano, cordas, etc...

vc escolhe um deles e dá um OK

tarcisiomandrade
Veterano
# jan/10
· votar


Valeu Nikka Holopainen. Eu nunca usei esse programa, mas vou dar uma olhada nele. Eu queria mesmo era fazer no Reason. Se alguem soubere puder me passar como se faz eu ficaria muito grato.
Abraço.

Feliphph
Veterano
# abr/10
· votar


Galera tenho uma dúvida, meio tosca mas la vai...
O Guitar Pro 5 vem com o instrumento padrao (accoustic guitar) como eu faço pra adicionar baixo, percução, junto ao intrumento padrao?





Vlw

mmarques079
Veterano
# jun/11
· votar


Bom dia Pessoal, sou batera e estou buscando aprender a usar as tecnologias para melhorar as apresentações da minha banda, vi uma banda tocando onde o batera soltava algumas bases já com todos os arranjos de teclado e sopro, descobrir que eles chamam de sequences, e vem com um canal de metronomo e outro com a base, como montar? onde consigo as músicas? agradeço o apoio, se já ouver algum tópico sobre isso, agradeço a orientação, abraços!

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


Estou precisando editar uma partitura, tentei instalar o antigo encore em minha máquina mas não deu. Pergunto: O que tem fácil e barato (free) só que funfe no win7??? O que vc´s recomendam?

Adler3x3
Veterano
# nov/13
· votar


_BLACKMORE

Tem o Muse Score.

Free:

http://musescore.org/pt-br

Pago:
Notion 4
Inclusive fiz um Review neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/300548/

Com um bom custo benefício.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


valeu Adler3x3 !!

Piano ON GRACE
Veterano
# nov/13
· votar


Cara eu uso o MuseScore. Você adiciona quantos instrumentos midi quiser e pode usar um controlador para editar ou o própio software, e depois pode exportar no formato WAVE ou MIDI. detalhe 0800 total

NINO_D.BOB
Membro Novato
# nov/13
· votar


Amigo, abra um novo projeto no Sonar, e importe o arquivo midi que vc quer editar.
Ele vai abrir as pistas separadas, dai, é só vc alterar os Vst'is que vc desejar mudar, timmbres de sua escolha, e fazer as edições das notas com um controlador. Facil, facil.

Tiago Correia
Veterano
# nov/13
· votar


_BLACKMORE_

Tbm to com Win7. Não sei se já tentou mas esta versão roda normal:

http://www.solanomusic.com/

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


Piano ON GRACE

Instalei ... bacaninha ...

NINO_D.BOB

fazer as edições das notas com um controlador. Facil, facil.
eu não uso sonar.

Tiago Correia

verei mais tarde ... obrigado.

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


Anvil Studio é meio estranho, mas pra dar uma editada básica nada melhor. O resto é no FLSX pra mim.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# nov/13
· votar


eu não uso sonar.

Use qualquer daw, todas vc tem os utilitarios midi necessarios.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


NINO_D.BOB

Use qualquer daw

opa ... tentei aqui com o reaper, que é o que eu uso e consegui abrir as tracks e apagar ... mas não consigo ver o pentagrama. Mas confesso que foi muito mais simples do que eu esperava separar as tracks, foi selecionar e apagar, pronto. Agora consigo no MuseScore ver a partitura certinho e editar notas, o que não deve ser muito comum do jeito que estou fazendo mas de momento atende o que eu preciso.
Obrigado pela dica!

Jrhaddas
Veterano
# jul/14
· votar


Ola turma
Achei uma MIDI que vem com todos os canais em 1 so track. Tem como separar os canais em tracks? Obrigado

fernando tecladista
Veterano
# jul/14
· votar


Jrhaddas
Achei uma MIDI que vem com todos os canais em 1 so track. Tem como separar os canais em tracks? Obrigado

faz tempo que não faço isso, a ultima vez acho que ainda foi no cakewalk
lá em lembro que abria o midi e em "salvar como" tinha lá varios formatos e na opção de *.mid você escolhia com formato 1 ou 0,
nunca lembro qual era um ou outro
procurando agora achei esse arquivo interessante explicando muita coisa sobre midi
http://www.demac.ufu.br/andrecampos/textos/04protoc.pdf

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Olha para fazer isto tem que ter um filtro para selecionar e depois copiar.
Também gostaria de saber como fazer isto?
No link que o Fernando Tecladista postou sobre midi, consta:

"No formato 0 todas as notas de todos os canais são registradas no arquivo SMF em apenas um track conforme forem aparecendo na música. No formato 1 cada canal é registrado no arquivo SMF em um track independente."

Talvez a solução seja importar o arquivo midi no formato "O" num bom teclado, e depois exportar no formato 1, e abrir de novo o arquivo.
Ou tentar fazer isto numa DAW que tenha um recurso interno de filtro e faça isto.
E quando esta tudo misturado fica complicado fazer qualquer edição de variações por instrumento (velocidades e criação de automação).

Outra solução para ouvir seria criar várias instâncias do VST com vários canais, e tentar descobrir quais notas são de determinado instrumento (usando um editor de midi eventos, onde vai aparecer todas as instruções midi, e vai ser possível relacionar as notas com os instrumentos).
E ir copiando o midi para outras tracks, mas colocando o VST no canal certo, as notas que estão com outras canais de outros instrumento não vão tocar.

fernando tecladista
Veterano
# jul/14
· votar


Adler3x3
tem vários programinhas por ai que convertem automaticamente, mas boa parte deles são da época do win XP, talvez nem funcione nos atuais, eu esto sem daw neste PC pra fazer um teste, mas como comentei
nos outros era somente um "open" e um "save as" e escolher o formato do arquivo

um teclado que tenho aqui, le os dois formatos e salva em um dos dois somente, não vou lembrar qual formato, mas outra alternativa e ler o manual do proprio e ver se este faz essa conversão

como faz tempo que não sequencio nada não lembro as diferenças de um e outro
mas lembro que em um destes formatos eu conseguia ter algo assim:
track 01 canal 01 - piano
track 02 canal 02 - baixo
track 03 canal 03- ...
track 04 canal..04..
... ... ...
track 10 canal 10 bumbo
track 11 canal 10 caixa
track 12 canal 10 chimbal
... ... ....
track 17 canal 10 pandeiro
track 18 canal 11 pad...

mas se eu salva-se no outro formato
ele pegava todas essas tracks de bateria do canal 10 e virava uma só

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como editar midis e adicionar outros instrumentos?