Dúvida sobre dedilhado no piano

    Autor Mensagem
    __Arthur
    Veterano
    # dez/09


    Sou iniciante no piano (toco há cerca de 6 meses apenas) e tenho dificuldade em tocar partituras sozinho, sem o dedilhado escrito. Quero dizer, fico inseguro se a posição da mão é a correta. Como posso saber se estou tocando com os dedos nas posições certas? Há algum método para isso?

    Grato desde já (:

    silvG8
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    __Arthur
    Cara, eu nunca ouvi falar de nenhum método. Pra saber se você está fazendo o dedilhado certo ou não, um jeito que funciona é ver se você se esforça muito para tocar aquela sessão da música ou se sai o dedilhado naturalmente. Geralmente quando o dedilhado parece ser muito difícil pode ter quase certeza de que está sendo feito errado.
    Quanto ao se acostumar, cada um tem um tempo pra pegar dedilhado sem nem pensar, mas vai acontecer.

    Valeu!

    AGCC
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    __Arthur
    O que o silvG8 disse é certo, mas existem alguns métodos que ajudam a te dar noção do melhor dedilhado.

    Como você está fazendo o certo, APRENDENDO PRIMEIRO PARA DEPOIS TOCAR RSRS, tente pegar uns métodos como Czerny(acho que se escreve assim rs) ou parecidos... seu professor vai saber lhe indicar.

    Cara, se você continuar estudando mais 6 você vai ficar fera na partitura, e rapaz... isso é muito bom!

    Artref
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acho que isso é questão de experiência mesmo, não tem um 'caminho das pedras.'

    Procure ver as notas que você tem que tocar e encaixe os dedos da maneira que fique mais "bela" e que utilize a maior quantidade de dedos possíveis...evite usar só 1 2 e 3.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acredito que só em seguir os exercícios da forma que vem na partitura, isso é, a indicação dos dedos para o dedilhado, com o tempo e experiência, chega independência do dedilhado.

    __Arthur
    Veterano