Autor |
Mensagem |
__Arthur Veterano |
# dez/09
Sou iniciante no piano (toco há cerca de 6 meses apenas) e tenho dificuldade em tocar partituras sozinho, sem o dedilhado escrito. Quero dizer, fico inseguro se a posição da mão é a correta. Como posso saber se estou tocando com os dedos nas posições certas? Há algum método para isso?
Grato desde já (:
|
silvG8 Veterano |
# dez/09
· votar
__Arthur Cara, eu nunca ouvi falar de nenhum método. Pra saber se você está fazendo o dedilhado certo ou não, um jeito que funciona é ver se você se esforça muito para tocar aquela sessão da música ou se sai o dedilhado naturalmente. Geralmente quando o dedilhado parece ser muito difícil pode ter quase certeza de que está sendo feito errado. Quanto ao se acostumar, cada um tem um tempo pra pegar dedilhado sem nem pensar, mas vai acontecer.
Valeu!
|
AGCC Veterano |
# dez/09
· votar
__Arthur O que o silvG8 disse é certo, mas existem alguns métodos que ajudam a te dar noção do melhor dedilhado.
Como você está fazendo o certo, APRENDENDO PRIMEIRO PARA DEPOIS TOCAR RSRS, tente pegar uns métodos como Czerny(acho que se escreve assim rs) ou parecidos... seu professor vai saber lhe indicar.
Cara, se você continuar estudando mais 6 você vai ficar fera na partitura, e rapaz... isso é muito bom!
|
Artref Veterano |
# dez/09
· votar
Acho que isso é questão de experiência mesmo, não tem um 'caminho das pedras.'
Procure ver as notas que você tem que tocar e encaixe os dedos da maneira que fique mais "bela" e que utilize a maior quantidade de dedos possíveis...evite usar só 1 2 e 3.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# dez/09
· votar
Acredito que só em seguir os exercícios da forma que vem na partitura, isso é, a indicação dos dedos para o dedilhado, com o tempo e experiência, chega independência do dedilhado.
|
__Arthur Veterano |
# dez/09
· votar
Vou fazer isso, pegar algumas partituras simples sem o dedilhado e ir tentando encaixar do melhor modo. Vou ver também se acho os métodos do Czerny, como o Caio indicou.
Muito obrigado mesmo ^^
|
AGCC Veterano |
# dez/09
· votar
__Arthur Manda bala e faz o seguinte... aprende partitura rs. Hoje eu vejo como faz falta. Quando eu tava começando aprender eu parei porque tirava tudo de ouvido, daí chega o ponto que tem coisa que é muito complicada pra tirar de ouvido e seria bem mais fácil ler na partitura rsrsrs e agora eu fico perdido por causa do tempo. kkk...
Falou!
|
Lord fafe Veterano |
# dez/09
· votar
__Arthur Rpz é melhor vc por enquanto ñ tentar pegar partituras sem as posições de dedos'... Depois que vc aprender a técnica dos 5 dedos, um monte de escalas, passagem de polegar, aí sim vc pode tentar'...Porque se vc fizer a posição de dedos errada é pior depois pra consertar'...eu acho que isso é um dos maiores defeitos de todos os tecladistas e pianistas...
|
CBraga Veterano |
# dez/09 · Editado por: CBraga
· votar
No livro `The Contemporary Keyboardist` tem um montão de dedilhados de escalas e tals. Outro que tem muitas frases e muitos dedilhados sugeridos é o Jazz Hanon, de Peter Dennef. Todos são excelentes. Agora, pensa só uma coisa....
O mais comum é vc usar dedilhado 1-2, 1-2-3 ou 1-2-3-4.
Para TODAS as escalas maiores, o dedilhado é sempre 123-1234. Não significa que vc vai começar sempre como dedo 1. Exemplo:
C-D-E-F-G-A-B (escala de Dó maior) 1-2-3-1-2-3-4 -1-2-3 ..........F-G-A-Bb-C-D-E (escala de Fá maior) ..........1-2-3-4 -1-2 -3 -1-2-3 ....................Bb-C-D-Eb-F-G-A (escala de Sib maior) ....................4 -1-2 -3 -1-2-3 -4 -1-2 .................................Eb-F-G-Ab-Bb-C-D (escala de Mib maior) ..................................3 -1-2-3 -4 - 1-2
E assim por diante no CÍRCULO DAS QUINTAS DESCENDENTES. A idéia é simples: o dedilhado é sempre 123-1234, começando em dó. Aí, é como se vc invertesse o dedilhado para funcionar nas outras escalas. Vc sempre vai tocar dedo 1 no dó, e sempre dedo 1 no fá.
Isso funciona até chegar na metado do círculo, em solb. De sol até si, na outra metado, seguindo as quintas ascendentes, todos são 123-1234 começando com dedo 1 na nota que dá nome à escala, a fundamental. Veja:
G-A-B-C-D-E-F# 1-2-3-1-2-3-4
D-E-F#-G-A-B-C# 1-2-3 -1-2-3-4
A-B-C#-D-E-F#-G# 1-2-3 -1-2-3 -4
ETC.
Este dedilhado é o mesmo de Czerny. Só analisei e simplifiquei o sistema. Com este dedilhado vc nunca tocará um nota preta com dedo 1. A mão encaixa nas escalas, seguindo anatomicamente a forma da mão. As notas pretas Dó# e Ré# sempre serão tocadas pelos dedos 2 e 3, enquanto que as notas pretas Fá#, Sol# e Lá# serão sempre tocadas pelos dedos 2-3-4. Não significa que vc precise tocar o Lá# com o dedo quatro no início de uma escala ascendente, como é o caso da escala de Sib maior, como mostrei acima.
Estes dedilhados, se treinados, em pouco tempo te ajudam a tocar várias partituras sem problemas. É uma questão de aplicar a técnica ao repertório. Analise suas partituras com dedilhados e veja se o mesmo sistema foi aplicados a elas. Bons estudos!
|
MusicMe Veterano |
# fev/10
· votar
__Arthur
Para começar a treinar seu dedilhado é bom você aprender a dedilhar as escalas maiores, depois disso você vai passando para as outras escalas.
É bom deixar bem claro que cada numero correponde a um dedo
1 - Polegar 2 - Indicador 3 - Médio 4 - Anelar 5 - Mínimo (vulgo Mindinho)
MD = Mão Direita ME = Mão esquerda
Vamos lá:
MD
C, D, E, G, A, B - 12312345
F - 12341234
Bb - 21231234
Eb - 21234123
Ab - 23123123
Db - 23123412
Gb - 23412312
ME
C, D, E, F, G, A - 54321321
Bb, Eb, Ab, Db - 32143213
Gb - 43213212
B - 43214321
Se eu estiver errado me corrijam por favor.
Abraços.
|