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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
Boa noite pessoal ! Preciso de opiniões quanto a compra de uma caixa ou cubo ou algo similar para ligar meu Roland FP-4 (piano digital, com maior uso em timbres de piano (inclusive as notas mais graves) e strings), e futuramente meu Roland GW-8. Atualmente toco com um fone Koss Porta Pro, que deixa o timbre do piano lindo, na minha opinião, inclusive reproduzindo muito bem os graves.
Mas, como pianista, sinto falta daquele "sentir" o som ao tocar. Aquela vibração do ambiente, especialmente nos graves, o som se espalhando pela sala. Ou seja, tocar e sentir a música. Então está na hora de comprar minha(s) caixa(s).
Objetivos: meu piano digital fica numa sala pequena, onde o espaço é reduzido. A sala tem 3m X 3m (9 m2), e eventualmente ele vai para outra sala com 9m X 4m (36 m2). Então meu maior uso do piano é nestas salas, mas futuramente pretendo usar ele (e meu futuro Roland GW-8) numa ONG que trabalho, onde tem um salão de aprox 12m X 5m (60 m2) e ocorrem apresentações de teatro, coral, etc. (mas sempre de forma mais "acústica", sem bateria e no máximo um violão (amplificado) e flauta juntos).
Não é minha intenção utilizar com foco em ensaio com bandas ou monitor de palco, embora eu não descarte este uso. Por isso, gostaria de fidelidade no som, qualidade, e uma reprodução boa de graves, para poder tocar na oitava mais grave do piano sem me preocupar, além de strings, órgãos, etc.
Testei recentemente um Roland KC-60 (40W, 10'), Roland KC-150(65W, 12'), Roland KC-550 (180W, 15') e Selenium SPM1202A (400W, 12'). Não testei com o meu FP-4, testei com o Juno Stage. Não sei se é o timbre de piano do Juno que é diferente (e não tão bom), mas não ficou exatamente como eu queria. Meu teste foi rápido e numa loja barulhenta, por isso pretendo voltar lá e testar de novo, pois algumas conclusões minhas podem não ser tão corretas. Não havia na loja nenhuma Peavey para eu testar.
A Roland KC-60 começou a distorcer logo nos graves, por isso de cara meio que descartei ela. Já na KC-150 e SPM1202A, os graves estavam bons, o que não achei "ótimo" foi o resultado final do timbre (talvez faltou um equalizador ?). A KC-550 gostei, mas a combinação do preço e tamanho fazem dela uma opção não-viável.
Primeira pergunta: faz muita diferença ter duas caixas ligadas no piano em estéreo ? No fone, claro, o som é estéreo. Sei que os efeitos soam quase que apenas no estéreo, mas no quesito da "textura" do timbre, faria muita diferença ? Se sim, já devo pensar em comprar duas caixas para ter um som bom, ao invés de uma ? Ou seja, ao invés de uma caixa "power", duas caixas um pouco mais baratas ?
Então, algumas configurações que imaginei (lembrem da minha restrição de espaço: ter duas (no caso de valer a pena ter estéreo ) SPM1202A naquela sala de 3m x 3m que falei é impossível, e na 9m x 4m é difícil, além de ser um parto carregar):
1 - 2 caixas Roland KC-150 (ligação em estéreo, as duas caixas no chão). 2 - 2 caixas Roland CM-30 (ligação em estéreo, as duas caixas no chão ou a meia altura). 3 - 2 caixas Roland CM-30 + Roland KC-60 (ou outra Peavey) (futuramente, para reforçar os graves). 4 - 2 caixas Roland CM-30 + Roland KC-150 (ou outra Peavey) (futuramente, para reforçar os graves). 5 - 1 SPM1202A (duas é impossível de eu ter na sala atual onde tenho o piano). 6 - pesquisei e considerei caixas passivas, Attacks, Anteras, dentre outras, mas todas acabavam ocupando muito espaço, tanto quanto 2 SPM1202A. 7 - aceito qualquer outra sugestão !! 8 – se o estéreo não for tão necessário assim, posso pensar em outra configuração, com apenas uma caixa. 9 – ou então apenas uma das caixas citadas (ou 2 CM-30), em conjunto com um subwoofer (achei os subwoofers meio caros). 10 – no caso da opção 4, ao invés da KC-150, eu poderia usar 2 CM-30 e uma terceira caixa mais barata ? 11 – alguma opção nacional mais em conta que valha a pena ?
Algumas dúvidas: I - para eu ter uma boa reprodução e "sensação" dos graves, talvez apenas 2 CM-30 seja pouco (ela tem alto-falante de 6,5') ?? Neste caso, se, futuramente, eu comprasse mais uma KC-150 e uma mesa de som, poderia fazer um "bass bost" com ela ? Porém, neste caso, o custo vai lá em cima, será que não tem outra solução ? II - No caso da solução 3, achei que pode não ficar bom pois na loja, assim que eu aumentava um pouco o volume, reforçava os graves e tocava no sol mais grave do juno stage, a KC-60 começava a apresentar distorção. III - no caso da SPM1202A, o fato de ela ser projetada para uma potência muito maior, não faria com que a reprodução dos graves não fosse tão boa em baixos volumes ? (lembrem do meu espaço pequeno, seria insano eu levantar muito o volume dos 400W da Selenium). IV - lí comentários muito bons das CM-30. Entre a opção 1 e 4, meu receio é o timbre de duas KC-150 ficar mais "feio" do que duas CM-30 mais uma KC-150 (apesar da potência total ser a mesma). Um problema é que não tem CM-30 para testar neste momento nas lojas aqui em POA, então não pude conferir a resposta dela. V - nestas opções Roland e Peavey, fica legal ligar um microfone junto, para eventualmente usar Piano (ou teclado) + microfone ? VI – li reviews do Harmony-Central onde alguns dizem que a CM-30 tem uma qualidade de som muito boa, e consegue graves muito bons pelo tamanho dela.
A saber, os preços que encontrei (a vista): Selenium SPM1202A - R$ 1.260,00 Roland KC-150 - R$ 1.259,00 Roland KC-60 - R$ 1.100,00 Roland CM-30 (não achei em loja, mas na NET está entre R$ 750,00 e R$ 850,00). Roland KC-550 - mais de R$ 2.200,00 (não lembro exatamente quanto).
Valores aproximados:
Opção 1: R$ 2.518,00 Opção 2: ~ R$ 1.600,00 Opção 3: ~ R$ 2.700,00 (mais uma mesinha de som para dividir o som) Opção 4: ~ R$ 2.850,00 (mais uma mesinha de som para dividir o som) Opção 5: ~ R$ 1.260,00 (ou, duas SPM1202A, R$ 2.520,00)
Bom, como podem ver, estou com várias dúvidas, e muito medo de gastar muito dinheiro à toa. Já lí diversos tópicos por aqui, por isso postei um mais específico com as dúvidas que restaram. Agradeço muito se puderem me dar opiniões.
Obrigado !
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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E aí gente, alguma opinião ?
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pomtwo Veterano |
# dez/09
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cara sabe o que eh mais embaçado nisso , e conseguir algo bom e portatil .. eu ainda sou bem a favor de montar um combo/ pa se eh que existe essa categoria .. a ideia serai montar um sistema de som com mixer amplificado + falantes bons de medio grave + um bom driver feonico ou de titanio tudo isso embutido numa caixa feita sobre medida e bem calculada ... ai coloca-se rodinhas personaliza com pintura ou carpete e coloca grades .. eu acho que sairia um bom amp de teclado ao seu gosto e gastando so um pouco a mais do que um convencional
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Jonathas Lacerda Veterano |
# dez/09
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pomtwo Eu defendo essa idéia ai que tu falou...
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EveraldoJundiai Veterano |
# dez/09
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tudo isso embutido numa caixa feita sobre medida e bem calculada
Isso não é coisa pra amador, pra cada modelo de auto-falante, o bafle tem que ter a frequencia de "anti-ressonância" sintonizada com a frequencia de ressonância do auto-falante entre inúmeros detalhes que complicam um projeto/montagem de uma caixa acústica de alta fidelidade. A idéia é ter uma resposta de frequência o mais plana possível.
Para projetar uma caixa realmente de alta fidelidade, é necessário saber até a densidade da madeira a ser usada, antes de calcular a grossura. Tenho as formulas necessárias para a construção de caixas acústicas que adquirí em um curso de eletrônica, mas nunca cheguei usar.
Uma vez ví na Sta Efigênia um conjunto formado por 2 caixas pré-amplificadas JBL e um sub para a região dos graves, a qualidade do audio era fantástica, o som era limpo e definido em todas as frequências, apesar do "excesso de sub-graves", o som não embolava nessa região.
Geralmente, esse tipo de caixa acústica "de marca" é projetado por engenheiros especializados, e para adquirirmos uma, o bolso tem que estar preparado, a maioria delas é importada.
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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EveraldoJundiai pomtwo Pois é. Sou formado em engenharia, então tb já pensei em montar uma caixa, tenho conhecidos que poderiam me ajudar e já fizeram isso outras vezes. Mas o problema seria a praticidade. Como falei, tenho pouco espaço, e eventualmente gostaria de carregar essa(s) caixa(s) para tocar em outro lugar, meu carro não é grande. Pensando em ter duas caixas "próprias", com falantes de 15', outro para médios e tweeter, além disto mais um amplificador, seria muita coisa.
Vocês acham que, das opções que dei acima, nenhuma ficaria lá muito bom ? Por exemplo, se eu comprasse 2 Roland CM-30, que são pequenas, porém já elogiadas aqui no fórum. Além delas, comprasse outra caixa, de repente uma ativa processada, tipo Antera CP12A, ou Selenium SPM1202A, e ligasse: piano--> mesa de som--> main out--> um canal em cada CM-30. E ligassse o Monitor Out (estéreo), nos dois canais de entrada da caixa ativa, fazendo um reforço de graves e médios de forma mono. Assim, eu usaria as CM-30, uma em cada lado da sala (para ter a impressão espacial), e a caixa ativa deixaria num canto, ou num dos lados, como um reforço para graves. Mas tem aquela minha dúvida "III". Essas caixas ativas, por serem projetadas para uma potência muito maior, não teriam um reforço de graves meio fraco em baixos volumes ?
Em termos de qualidade, o que fica melhor ? Duas caixas ativas processadas, dessas que comentei, ou montar um sisteminha de 3 caixas, como citei ?
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Ah, sobre essa minha última dúvida, lembrem que é para usar isto, 80% do tempo, numa sala pequena, uma de 9m2 e outra de 36m2. Eventualmente eu levaria isto para um salão com 60m2, para pequenas execuções.
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pomtwo Veterano |
# dez/09
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EveraldoJundiai entao cara quando disse isso ja pensei em todas as especificaçoes dadas pelofabricante , e nao so isso , a caixa com certeza deve ser feita por alguem que intendente ... moro em cidade pequena e na minha cidade existem tecnicos que trabalham com isso e sao fabricantes de caixas acusticas de alta fidelidade ... imagine quem mora em cidade de grande porte ..
rodolfo1982
cara , mais praticidade de se ter um cubo com rodinhas infelizmente vc nao vai achar ... eu acho que falantes de 15 dara um volume ainda maior ao projeto , sendo que com falantes de 10 ou de 12 vc resolveria bem e teria assim uma caixa bem reduzida
esse tipo de projeto pode ser realizado comdiversos tipos de falantes e diversos tamanhos tambem.. so vai depender das especificaçoes do fabricante do falante ..
tem projeto com 2 falante de 8 + tweeter numa caixa e um sub de 12 , tem 2x 10 + tweeter tem 2x12 +driver ou usa- se falantes coaxiais .. e por ai vai ... vai depender da especificaçao do fabricante mesmo quanto a frequencia e todo aspecto que influencia no resultado final .. eu acho que era bom vc dar uma pesquisada antes na sua cidade e ver se acha algo legal
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Jonathas Lacerda Veterano |
# dez/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
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Geralmente, esse tipo de caixa acústica "de marca" é projetado por engenheiros especializados, e para adquirirmos uma, o bolso tem que estar preparado, a maioria delas é importada.
Tudo isso que você falou é verdade... Mas porque de vez em quando chega alguém sentando a mão nos mais variados fabricantes de cubos, desde staner a peavey, que são projetados por engenheiros?
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Hoje vou testar a CM-30 da Roland. Achei numa loja. Se eu gostar bastante dela, pensei no seguinte: compro duas. Isto me resolve a questão estéreo, praticidade e espaço. Mas sei que provavelmente vou sentir falta de graves.
Aí neste caso, eu mesmo então monto uma caixa com um falante de 12' ou 15', com um ampli externo, para dar um reforço nestas frequências que a CM-30 não responda muito bem. Aí ligo o piano numa mesa, a saída Master Out da mesa direto nas duas CM-30, e a saída de monitoração da mesa ligo no ampli e nesta caixa feita por mim. Tenho conhecidos que já montaram caixas e amplis, posso pedir ajuda...
O que acham ?
Neste caso, eu estaria utilizando aquela minha solução 4 proposta, só que ao invés de usar a Roland KC-150 para reforço, usaria uma caixa montada por mim.
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ThyagoAmaral Veterano |
# dez/09
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EveraldoJundiai Cara todo Alto-Falante tem manual, todo manual diz a litragem juntamente com uma tabela de frequencias (os engenheiros fizeram já pra gente)... não precisa ser nenhum PHD para lê e entender... fórmula de volume ? Na oitava série a gente aprendeu a fazer as cotas lá de trapézio, cilindro, cubo, prisma... Então? fazer esses calculos não precisa entrar em uma faculdade não!!!
Quando você refere a "engenheiros" eles entram com o sistema elétrico... e quando o alto-falante é novo, conjunto magnéctico e suspensão nova ai sim vai ter que gerar um novo cálculo...
Leia um pouco sobre ressonância dos materiais, frequências, dultos e litragem. Galera projeto de caixas tem de rodo na net... qualquer marceneiro faz seguindo os desenhos e usando os mesmo materias recomendados...
Cara eu não falo de "achismo" não, estudei acústica, e sou regulamentado para fazer projetos de acúsitca e isso é um depoimento de um cara que não tem problema de monitoração em casa e não gastei horrores.
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Pois é, o assunto desviou um pouco. Mas deixa eu colocar minhas impressões.
Fui hoje e testei, além das que citei lá no primeiro post (isso, testei elas de novo, desta vez com meu própria piano, o FP-4), testei também a Roland CM-30, Roland KC-350, uma caixa ativa da Antera, com falante de 15' (não gravei o modelo), e um monitor de estúdio Roland. Além da Selenium SPM 1202A. Olha pessoal, minha conclusão é que o timbre de piano é que é muito exigente e, além disto no caso do FP-4, é diferente ainda do Juno Stage. Com o Juno Stage, parecia que não havia tanta diferença entre as caixas. Os graves, médios e agudos soavam bem.
Mas com o FP-4 era diferente. Seja em qual delas eu ligava, faltava alguma frequência, pois o timbre não ficava legal. Estou falando do timbre de piano acústico puro. Porque outros timbres, como órgãos, strings, ficavam bons.
Usando apenas a KC-150, KC-350, Antera, Selenium, etc., parece que falta algum médio ou médio-agudo. E na Antera, pela potência da caixa ser muito alta, apenas com um volume alto conseguí ter uns graves bons.
Só gostei mesmo do timbre do piano do FP-4 quando, junto com uma destas citadas acima, eu ligava a CM-30. Neste caso, eu baixava os graves da CM-30, e baixava um pouco os agudos da outra caixa. Aí o timbre ficava show de bola.
ThyagoAmaral Cara, vou tentar montar uma caixa para mim. Mas vou fazer o seguinte. Vou começar aos poucos, para não gastar muito e não ficar legal. Comprei a CM-30, e vou comprar uma outra caixa daquelas que citei acima. Na loja, testando assim, ficou show de bola o som. Mas, ficaria ainda melhor com mais graves. Então vou montar uma caixa para mim, ficando apenas em graves. Consigo montar um amp e uma caixa. Mas isto vai demorar um pouco, só daqui a uns dois ou três meses. Se eu o fizer, posto aqui de novo depois como ficou.
Mas infelizmente, testando com o piano digital, nem caixas ativas da Antera ou Selenium, sozinhas, deram conta do recado (qualidade do timbre de piano). A não ser que eu aumentasse MUITO o volume. Aí seria insano para eu usar em casa.
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ThyagoAmaral Veterano |
# dez/09
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rodolfo1982 Pois é cara quando tiver fazendo vai postando os materias e as opções que a gente vai dando pitaco e fazendo ajustes... mas independente disso leia sobre os falantes que vc vai adquirir... um lance legal é você lê no manual do seu teclado as faixas de frequencias que ele trabalha e procurar falantes que "varram" todas essas frequencias...
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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ThyagoAmaral
Acho que vou escolher algum da Selenium, da linha Midbass ou Subwoofer. Mas vou analisar melhor tudo isso, vou dar umas lidas por aí. Alguma outra recomendação ?
Daqui a alguns dias começo a postar algumas dúvidas.
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gustavomorgado Veterano |
# dez/09
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Olha amigo, eu comprei um par de caixas KRK ROKIT 8 G2 mas o falante de 8" foi demais para a acústica do meu quarto, eu até consegui "tunar" os graves pelo equalizador, mas a acustica do quarto pequeno não ajudou muito e dava muita reverberação.
Ai eu comprei um par de caixas da Yamaha MSP-5 STUDIO que se mostraram excelentes e adequadas para ambientes pequenos e tem um range ótimo de 50 Hz - 40 kHz e tem regulagens de corte para graves e agudos direto na caixa.
Segue link: http://www.yamaha.com/yamahavgn/CDA/ContentDetail/ModelSeriesDetail/0, ,CNTID%25253D543310%252526CTID%25253D560744,00.html
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EveraldoJundiai Veterano |
# dez/09 · Editado por: EveraldoJundiai
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ThyagoAmaral
Cara, eu não disse que é preciso ser engenheiro para construir uma caixa acústica, e sim que é necessário levar em conta uma certa quantidade de detalhes. Disse porque já vi gente montar caixas sem ter um mínimo de perícia, assim como já vi lojas vendendo caixas acústicas genéricas para woofers de 15", como se a litragem calculada para um, valesse para qualquer woofer do mesmo tamanho, isso é amadorismo.
Cada caixa tem que ter seu volume e dimensão adaptados ao auto-falante a ser usado. E como cada modelo de auto-falante, de mesma polegada, tem especificação diferente, a caixa feita para um, pode não apresentar o mesmo rendimento com outro auto-falante.
Desculpem, me expressei daquela forma por ter lembrado de certas coisas que ví e não levei em conta o preparo que muita gente aqui tem.
Quando você refere a "engenheiros" eles entram com o sistema elétrico...
Eu me referi ao conjunto (caixa acústica + auto-falante) projetada em laboratório para ser vendida inteira e não apenas ao auto-falante. Quando um engenheiro ou grupo de engenheiros de uma marca de alto padrão, trabalha no projeto de uma caixa acústica para ser vendida pronta, eles estudam tudo, ressonância interna da caixa, tratamento da superfície interna da madeira, massa da madeira, diâmetro e comprimento do duto que é importantíssimo, material usado no duto (plástico, madeira, etc.), tentam adaptar ao máximo a caixa, às características do auto-falante. A diferença é que eles usam instrumentos de medição de altíssima precisão para testes das características do sistema, coisa que não temos quando montamos uma.
rodolfo1982
Como você disse que está pensando em montar uma caixa, digitalizei um pequeno tutorial que pode servir como complemento ao que você já tem, com explicações em linguagem simples e fórmulas para a montagem. Estas fórmulas são um pouco mais complexas que a de um simples cálculo de volume, porém fáceis, já que são equações que aprendemos no primeiro grau da escola. Se você atender a estes detalhes, com certeza terá uma caixa de ótima qualidade feita por você mesmo.
http://www.bepeli.com.br/varios/Caixas_acusticas.pdf (10 Mb)
Espero ter contribuído em algo.
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Então vou fazer mais uma pergunta: claro que a equalização é importantíssima para que eu consiga o timbre perfeito ou bom como eu quero, ou como é possível de escutar fazendo uma gravação.
Falam muito aqui no fórum em usar mixers ou mesas para isso. Por exemplo, já pensei em comprar a Xenyx da Behringer (conheço a 1202FX). Porém, eu tenho um equalizador de 10 bandas e 2 canais, da ciclotron, que comprei a uns 7 anos atrás, dos mais baratos que tinha.
Neste caso, a mesa em sí não é necessária, certo ? Ou há algum outro motivo que faça com que passar o som do piano digital através de uma mesa, num canal estéreo, e da mesa para as caixas amplificadas, ficaria melhor do que eu passar o piano direto pelo equalizador da ciclotron e depois para as caixas ?
EveraldoJundiai Tche, valeu pelo artigo. Já baixei ele e lerei-o.
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Olá pessoal ! Continuando....
Para uso em casa, numa sala pequena 3m X 3m e as vezes numa sala 9m X 4m. Ligar o piano digital Roland FP-4, quero os monitores não para gravação ou mixagem, mas sim para servir de caixa, em casa, para o piano digital (preciso de peso para o timbre de piano acústico). Para tocar em casa mesmo.
Opções que tenho:
Yamaha HS80M - R$ 2.500,00 Roland DS-5 - R$ 1.700,00 KRK Rokit 8 - R$ 2.300,00 Roland DS-7 - R$ 2.600,00
Vale a pena o Yamaha HS-80M ? Como está o preço ? Algum monitor de outra marca, mais barato, que valha a pena ?
Ou então: Roland DS-5 - R$ 1.700,00 e para complementar em graves: cubo Roland KC-150 - R$ 1.250,00. Nesta última opção, se mesmo com os monitores menores, eu conseguisse manter a mesma qualidade do que os Yamaha, eu teria a vantagem de ter o cubo para levar quando fosse tocar em outro lugar, embora não seja o foco.
Alguma opinião ou dica ?
Obrigado.
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Alguém ? Ou será que não estão lendo o tópico por ser antigo ? Não queria precisar criar outro...
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macaco veio Veterano |
# dez/09
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http://www.samedaymusic.com/product--PEVIMP1012 olhe neste link, penso que seria mais ideal duas caixas amplificadas tipo essas, tem delas da JBL, da Peavey e varias outras marcas com falantes de 10 de 12 e 15 polegadas. Sao de plastico, facil e leve pra carregar. Ja tem amplificador embutido entao nao precisa de mesinha de som, mas se quizer pode usar uma mesa pra ter melhor equalizacao. As JBL por exemplo sao coisa fina, algo muito bem acabado e otimo som.
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CBraga Veterano |
# dez/09
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Eu também vou de JBL, cara.
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rodolfo1982 Veterano |
# dez/09
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Pessoal, para encerrar o tópico: acabei comprando um par de monitores Yamaha HS-80M. Liguei ontem em casa, com uma mesa Behringer Xenyx 1202FX, e ficou ótimo ! Mesmo na sala pequena, o som ficou bom, os graves não embolaram. Gostei da solução, era bem o que eu queria. Recomendo ! A mesa é emprestada, pretendo comprar em breve uma Yamaha MG102C ou MG82CX.
Valeu pelas dicas ! E mês que vem pretendo montar uma caixa para ser apenas um sub, com um falante de 12' e um ampli, mas apenas para graves.
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