The Fatal Tragedy

    Autor Mensagem
    R Palma
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: R Palma


    Caros amigos, preciso compartilhar com vcs a tragédia fatal que me aconteceu nesse fds, num show q fui fazer. (muitos devem ter pensado que o tópico era prá pedir a partitura da Fatal Tragedy do Dream Theater...hehehe)

    Vamos lá, já a algum tempo eu venho levando o notebook pro palco, aliás, contra a minha vontade, já que os onconvenientes são vários: (1)eu uso o note pro meu trabalho tbm, logo, se quebrar, zoa meu trabalho civil tbm; (2) dá uma trabalhera danada ligar tudo; (3) a chance do Ruindows/Sonar dar pau é diretamente proporcional a importância do show, entre outros.

    E foi esse último quesito que simplesmente acabou comigo nesse show. Eu uso o Sonar prá algumas trilhas de áudio, e algumas coisas em midi, pois em algumas músicas eu toco guitarra. Pow, já no começo a tragédia se consumou: no meio da música de introdução, o áudio simplesmente pára, eu olho prá tela do note e vejo a última palavra que eu queria ler naquele momento: DROPOUT.

    PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CARVALHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FILHO DA PUC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Que vergonha.........os caras da banda todos me olhando, sem saber o que tava acontecendo....Não teve outro jeito: começamos a primeira música, meio que de forma desengonçada.......

    Amigos, não tenho palavras pra expressar a minha decepção. E olha que no dia anterior eu testei tudo 3 vezes, de manhã, de tarde e de noite, antes de viajar.

    Pow, criei um usuário diferente no Vista, não carrego nada pra chupar memória (antivirus, placa de rede, etc) e sempre abro um arquivo por vez no Sonar (nem faço playlist, prá não dar chabú...) mas não teve jeito.

    Mas já encontrei uma solução (acho): vou comprar um gravador digital e disparar tudo por ele. Assim não levo mais o note pro palco, e (em tese) a qualidade ficará melhor, já que não dependerei da placa de som do note. Vai me dar um pouco mais de trabalho gravar tudo, mas pelo menos a chance de dar pau ´no gravador é a mesma de travar o teclado (ou seka, praticamente nula).

    Desculpem a extensão do tópico, mas não podia deixar de registrar o acontecido.

    Daqui pra frente, a mistura (fatal) notebook, Sonar, VST e VSTI, só pra gravar.

    Abs!

    DanRJ
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    R Palma
    Putz vei q merda hem... Mas essa é a merda do Windows =/

    Como diz akela velha frase:
    "Se o seu Windows nunca travou ligue pra Microsoft e reclame pq isso é um erro" =P

    R Palma
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pois é Dan, foi foda mesmo...pior foi a cara de bunda do pessoal da banda prá mim.....e com razão......ficou chato a beça.

    Mas sinceramente pensei que outros membros já tiveram problemas com isso.......achei estranho só você comentar. Será que o título do tópico não ajudou??hahahaha

    Abs!

    Eraques Neto
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    R Palma

    Rapaz, graças a Deus nem uso note, mas esse seu dia de tragédia me fez lembrar de um acontecimento há muito anos atrás. Estavamos tocando em um grande evento. Quase mil pessoas naquela noite. Eu tinha um Yamaha PSR-730 naquela época. Um dos meus primeiros teclados. Tinha também uma estante tipo stay, chamada Saty. No meio da apresentação, eu de olhos fechados, mandando ver no teclado e do nada a estante se desmontou toda!!! Parecia até dominó!!! heheheheheheh... Fiquei todo descompensado, pois o teclado quase caiu no chão e eu segurando ele, todo torto, todo mundo olhando.. heheheheheh!!! Foi engraçado relembrar isso, mas que foi trágico, foi...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: ThyagoAmaral
    · votar


    R Palma
    Eu passei um tempo usando um palmer ligado em um Mixer hehehe

    Já usei Mp3 ligado a um pedal de volume também...

    E atualmente uso tudo no celular ligado nas entradas de Audio IN dos teclados e controlo o volume de entrada e saida pelos Fades... hehehehe

    Qual teu teclado?

    E outra coisa cara... SIM o título do tópico ajudou... kkkk

    fábio_soul
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    Vejo que uma brincadeira que costumamos fazer entre os tecladistas daqui não está longe de virar realidade:

    Às vezes dizemos que vamos chegar com um controlador, ligar USB no celular e rodar VST pelo celular... hahahahahaha

    Mas e se alguém ligar no seu celular no meio da música??? hahahahaha

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    acho espetacular essas tecnologias. Em pensar que dá pra usar ao vivo uma porra de um celular com uma cacetada de seqüências ou trilhas gravadas! O povo dos anos 80 morreria de inveja!



    R Palma

    Sempre tive medo disso. Usei algumas vezes o Fruity Loops pra soltar seqüências ao vivo e certa vez ele deu um estalo (provavelmente o notebook superaqueceu) seguido daquele téééééén e continuou normal depois, mas quebrou o clima da música e todo mundo ficou tipo "que merda foi essa?" Hoje em dia a idéia que eu tenho é que a grana pra ter um bom notebook pra usar ao vivo dá pra comprar uma porrada de hardware, que são infinitamente mais confiáveis. Acho que o preço de se tocar VSTs ainda não é compensatório perto dos hardwares antigos. Eu já desencanei, cara, to carregando uma cacetada de tralhas "confiáveis" para o estúdio ao invés de um controlador e um notebook com windows e não me arrependo um segundo de carregar e montar tudo.

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fábio_soul

    rapaz, pra evitar que alguém ligue pro seu celular e dê merda ao vivo, é só programar a chamada pra um Pad bem etéreo! hauhauauhauuahuauhauahu


    imagina a cena:

    tocando a sequencia e ai ce ouve nos PAs "ziiiiiiooooooouuuuunnnffffff" "ziiiiiiooooooouuuuunnnffffff" "ziiiiiiooooooouuuuunnnffffff" "ziiiiiiooooooouuuuunnnffffff" ai ce olha lá no display e ta lá piscando o nome "Mamãe". Só tem que ter cuidado pra não atender sem querer.

    R Palma
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: R Palma
    · votar


    Ôpa, pensei que tinha pago mico sozinho..hehehe

    Mas serviu pra eu aprender que, ao menos por enquanto, não dá prá confiar em usar tudo isso no palco.

    O foda de usar os hardwares é o transporte e o monta/desmonta da quinquilharia toda.

    Agora, quanto ao celular, isso não tá longe de acontecer não, pois já tem até aplicativo pra iPhone endorsado pelo Jordan Rudess:

    [link]http://www.youtube.com/watch?v=KFG7-Q0WI7Q[/link]

    Enfim......vamos ver se os demais membros tbm já pagaram micos assim....

    Thyago

    Meu teclado é um XP-50. Tenho desde zero. Pensei em comprar um G6 no começo do ano (aliás, até postei um tópico aqui sobre isso), pois o sequencer interno muito me ajudaria, com as 24 trilhas de áudio. Na época, achei q o note daria conta do recado, e q gastar quase 10 paus só prá não levar o note pro palco seria exagero.

    Me fudi...........

    Abração a todos!!!!!!!!!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fábio_soul
    Cara coloco o celular em modo de VOO durante todo o Show!!!

    Pra tudo temos uma solução, e garanto a vocês eu não fui o primeiro já vi muita gente usando celular ao vivo... hehehe

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    _Rattu_
    Cara esse lance de carregar muita coisa é legal sim... da trabalho pra montar para carregar, mas tudo montado é lindo!!! E o melhor: Funciona!!!

    To carregando cmg hoje: KORG TR76 + JunoG + KSv7 com extensores + 2 pedais de cada. (Expressão e DP10) e de verdade que to tarado pra pegar um TX5 e ancioso para o V74 pq ai eu mando o JunoG para o espaço e usar tudo em "L" no palco!!! Tá minha banda tem Hodie mas em casa eu quem carrego, subo, monto, desmonto boto e tiro do carro... Enfim... G.A.S por fios, cabos, pitoco, botões... e tudo que faça barulho!!! =]

    R Palma
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Thyago

    Realmente um set "de peso" fica muito maneiro no palco. Ainda mais montado em "L". Não me incomodo de colocar tudo no carro e tirar depois. O que me agonia é montar e desmontar tudo no palco, já que minha banda não tem roadie. Porra, eu fico azedo de raiva quando todo mundo já montou tudo, batera inclusive, e eu ainda tô lá, quase me afogando no meio de tantos cabos. É a saída L do teclado que vai pra mesa, a saída R que vai pro batera (click), a saída de áudio do notebook......Pior que, com toda essa demora, nem dá pra fazer uns testes antes.

    Na verdade, essa situação toda se complica ainda mais pq tbm toco guitarra, e depois de montar o set de teclado, tenho q montar o ampli, pedaleira, etc.

    Eu, particularmente, embora ache maneiraço os sets com 2, 3, 4 teclados, sou mais no estilo Rudess, assim q ele entrou pro Dream Theater: apenas um teclado controlando tudo. Eu sei q ele tem uma pá de racks (V-Synth, Karma, etc), mas na minha humilde opinião, penso que o melhor seria um teclado controlando tudo.

    Vivendo e aprendendo.

    Já estou vendo o preço de um gravador digital. Espero com isso resolver boa parte dos meus problemas.

    Abração!!!!!!

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: _Rattu_
    · votar


    ThyagoAmaral

    Tem coisa mais linda e imponente do que o set de um tecladista no palco?

    É só olhar para o mestre e seguir o exemplo bem sucedido!
    http://underthebigtree.com/wp/wp-content/uploads/2009/02/rick_wakeman. jpg

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    R Palma

    Cara, pra bem ou pra mal, eu sou muito oldschool ainda. Mesmo com as facilidades digitais, não consigo "sentir" que to tocando um instrumento quando é um teclado pra trocentos sons. Pra mim não tem coisa mais horrível do que trocar de patch, mesmo que seja um só botão, mas se for no meio da música fico frustrado por demais.

    Não querendo de alguma forma me opor a você, por favor não pense que eu sou chato ou algo assim, longe disso, mas me parece que antigamente a galera tocava instrumentos e se especializavam nele ao extremo, meio que o instrumento ficava sendo parte dele. O Rick Wakeman é o deus dos Moog, ao passo que o Jon Lord é o mestre do Hammond, o Steve Wonder toca um clavinete que é o som dele, o Ray Manzarek o fodão do Combo Órgão, o Herbie Hancock usa o Rhodes como ninguém e o Roger Hodgson do Supertramp não me deixa relacionar o piano Wurlitzer a outra pessoa. Me inspiro muito nesses caras, que deixam uma marca forte em instrumentos específicos ao invés de se tornarem o músico "faz-tudo" da banda, que é a tendência que nós tecladistas normalmente seguimos.

    bem, é minha opinião...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    R Palma


    Pois é cara, troquei todo meu setup "virtual" (note, placa, vsts...) por teclados mesmo. Mesmo com um note bem estável como o que eu tinha eu sempre ficava com uma pulga atrás da orelha. Agora tenho um GEM PRP700 e um TX Classic, o legal é que só preciso me preocupar em tocar direito, e não ficar com a cabeça fazendo pensamento positivo: "não vai dar pau, não vai dar pau, não vai dar pau" hehehehe

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    _Rattu_
    Também sou assim cara... é muito mais tesão você trocar as mãos de um teclado para outro do que apertar um botão! Tem coisa que não tem preço!!! Para todas as outras existe Hodies!!!

    "não vai dar pau, não vai dar pau, não vai dar pau" Cara isso é foda =/

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu não sou um conhecedor dessa área de tecnologia MIDI, mas acompanho bastante as discussões no fórum, e percebo que a polêmica acaba se encaminhando para sintetizador X VST quando o assunto é performance ao vivo.

    Então eu me pergunto: por que não um meio-termo? Um sintetizador com timbres usáveis controlando VSTs não seria o mais adequado? Desta forma, o tecladista não fica nem 100% dependente da boa vontade do Sistema Operacional do PC e nem 100% preso às limitações sonoras dos sintetizadores. Aí, se o notebook dá pau, com o apertar de alguns botões pode-se usar os timbres internos do teclado.

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Thi_tecladista

    Não sei se só eu penso isso, mas pra mim não existe isso de "preso às limitações sonoras dos sintetizadores". Se eu comprar um sintetizador com os recursos que pra mim são necessários (um bom filtro, envelopes, ondas primitivas) só vou usar aquele pra aquilo, caso precise de um Sint FM, junto uma grana e compro um Sint FM. Se quiser um bom piano, melhor comprar um piano digital (se tivesse 4 roadies, por ter certeza de que compraria um piano de verdade, que já tá bem barato) e por ai vai.

    ainda não vi a graça de tocar com instrumentos dentro de um computador... oferece pra um bom guitarrista uma guitarra virtual pra você o que o que ele vai dizer. Nós é que nos acostumamos a aceitar a tecnologia e todas as suas falhas passivamente. Eu to desencanado quanto a virtuais. Não vou usar por que é trepar com boneca inflável.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    _Rattu_

    Rapaz, mas não é todo mundo que tem condições/paciência de carregar essa tralha toda não hehehehe. Minha banda, por exemplo, ainda depende de busão ou da carona de amigos. E ainda que eu tivesse paciência, espaço e dinheiro para ter tudo isso de teclado, acho que eu ficaria no digital mesmo. Mas viva a diversidade :)

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Thi_tecladista

    De fato, pra algumas pessoas talvez não fosse uma boa ter tanta coisa, um Sono 61 M-Audio, que é um controlador MIDI, interface de áudio para gravação, e o melhor: tem um piano Steinway sampleado em stereo que é uma coisa linda, fora um Hammond, um e um Rhodes que ce troca com um botão pra cada timbre, quebra um galhão de quem não pode carregar um set grande, mas também não confia em computadores, como eu.

    Se eu dependesse de tranporte público, jamais levaria um laptop (além de chamar ladrão...) comigo, usava um Sono 61 mesmo e talvez um Microkorg pros sints, que não pesa nem 3 kilos!

    ai se tem uma solução que não envolve necessariamente peso ou não-portabilidade, mas também não deixa você na mão e nem trava.


    e viva a diversidade!

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    _Rattu_

    Eu não uso laptop não. Uso um Alesis QS6 que me atende bem.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pense em um Tópico legal!!! O FCC ta precisando de mais disso!!!

    Chega de PSR, de Gente pedindo partitura, fonte sei lá oq... coisas que tem no manual... saco cheio dessa galera... acho que preciso fazer terapia!!!

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ... e o melhor: tem um piano Steinway sampleado em stereo que é uma coisa linda, fora um Hammond, um e um Rhodes que ce troca com um botão pra cada timbre, quebra um galhão de quem não pode carregar um set grande, mas também não confia em computadores, como eu.

    acho isso bem legal principalmente com esses timbres citados a cima.
    mas preferia ter um piano digital um hammond e um synth do que os VSTi .
    porque exatamente por pensar será que vai dar pau, será que vai dar pau...

    logico sairia mais caro e mais pesado mais compensaria muito mais . alias é um prazer ver aquele numero de teclados e ver que é tudo seu ...
    mas dar trabalho...mas é legal.
    abraço!!!

    _Rattu_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    apaixonados por teclado

    Eu também, cara, tanto é que meu set tem quase 100kg.

    Só mostrei um equipo legal pra quem não tem carro ou uma saúde boa pra carregar essas tralhas pra estúdio. Mas eu mesmo prefiro usar um monte de trambolho. Fica impressionante no palco!

    R Palma
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pessoal, maneiraço o rumo que o tópico tomou!

    Quando eu criei o tópico, além de contar sobre a minha tragédia fatal, a idéia era também saber dos demais membros o que acham do uso de notebook no palco. Aliás, eu já havia criado um tópico sobre isso, mas não foi pra frente.

    _Rattu_

    Cara, de forma alguma pensei q vc quisesse se opor a mim. Cada um tem que usar seu set da maneira que melhor lhe atende. No início, eu tentava tocar com dois teclados, mas particularmente não me dei bem com isso, nem mesmo um em cima do outro. (estante cascata). Por mais estranho que possa parecer, ainda prefiro ficar apertando o botãozinho prá mudar de timbre. Além do que, quase todas as músicas q tocamos eu uso mais q 3 timbres, portanto, em algum momento eu teria que trocar de patch em algum teclado.

    No mais, quanto a tocar um instrumento dentro do computador, acho que a questão, no meu modesto ponto de vista, não seria esta. Tem VSTI´s excelentes por aí, e se formos parar prá pensar, a arquitetura da coisa não é tão diferente de um teclado normal. Os timbres (tanto do teclado quanto do VSTI) estão lá, armazenados. Só acho que a tecnologia, especialmente de hardware, vai ter que penar muito pra fazer toda essa parafernália digital funcionar adequadamente, sem que o músico tenha q acender 3 velas antes do show pro Ruindow/Sonar/Asio não dar pau.

    Se algum engenheiro eletrônico se dipor, taí um filão de mercado que o faria milionário: um hardware estável, com um OS mais estável ainda, pra rodar tudo isso sem dar pau.

    Abs!!!!!

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    R Palma

    Cada um tem que usar seu set da maneira que melhor lhe atende.

    concordo contigo ...
    cada um usa seu set do jeito que quizer...
    no meu caso eu queria usar VSTI só do hammond B4,
    tentei mas não conseguir ai eu começei a desanimar.
    mas tu gosta é isso ai vai em frente.
    abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original