Mais uma vez me subestimaram

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Eu acho que seria mais justo ele dizer, vc toka mal, ou seu trabalho não táH legal, do que ele simplismente dizer vc é muito novo'... eu não vejo lógica nisso...E o que me deixa mais nervoso é que esses idiotas fazem negócio com gente totalmente leiga musicalmente...

Como eu disse, ele não é obrigado a lhe fazer uma critica construtiva (embora seja o ideal), muito provavelmente ele não lhe subestimou, só tinha em mente um profissional mais velho, seja por preferência pessoal, seja po experiências negativas com os mais novos, seja porque não se sentiu à vontade com você, seja porque "não foi com sua cara".

Na hora de contratar a pessoa cria uma imagem de como é a pessoa que ela julga ser certa praquilo, e vai atrás dessa imagem. Por exemplo quando eu trabalhei em banco, tinha uns velhinhos que não aceitavam ser atendidos por mim pq eu usava 2 brincos numa das orelhas e pra eles "brinco é coisa de viado", não importa que eu atendesse as esposas, filhos, filhas, netos e netas deles todos os dias, ou que muito provavelmente eu atendesse eles melhor e mais rapido que o velhinho que atendia ele e só sabia reclamar como era ruim esperar mais 2 anos pela aposentadoria. Para eles, a imagem de alguém que trabalha em banco é de um cara mais maduro, com cara de sério, sem "viadagens", e eu embora já tivesse passado muito dos 20, tinha cara de 18 anos, usava brinco e por baixo da da camisa de botão as vezes usava uma camisa do Black Sabbath... enfim eu era a visão de tudo que eles achavam errado pra um bancario, enfim pra eles eu era uma bicha satanista, o que nem de longe condiz com a realidade.

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


A pessoa cria sua imagem.

R Palma
Veterano
# out/09
· votar


Caraca...o tópico rendeu.....tá até parecendo aquele que fala sobre remuneração dos músicos evangélicos........mas vamos lá.

Primeiramente, um esclarecimento: menor de 18 anos não comete crime, mas sim ato infracional.

Segundamente, vamos com calma. O rapaz apenas veio ao fórum demonstrar a sua indignação pelo fato do cara do estúdio não querer nem papo com ele, por causa da idade. E o rapaz tem todo o direito de se sentir subestimado por este fato. Se o cara do estúdio tem o direito de não querer nem papo com ele, ele tem o direito SIM de ficar chateado com isso.

Interessante que, não raro, vemos no YouTube, no Fantástico, no Faustão, no "Isto é Incrível", crianças com 5, 8, 10 anos de idade em apresentações com os mais variados tipos de instrumentos, sempre anunciadas como "gênios infantis"....Isso pode. Mas o guri, que aos 14, 15 anos de idade consegue ler partitura (coisa que o amigo mais velho dele não sabe), se oferece prá fazer um freela num estúdio, daí não pode? Acho que estão usando dois pesos e duas medidas.

Acredito que o guri veio ao fórum desabafar e encontrar um ombro amigo. Mas não foi o que ele encontrou. Todos tem direito a sua própria opinião, inclusive aqueles que entenderam pelo acerto da decisão do cara do estúdio em não querer nem papo com o moleque. Mas não acredito que isso seja motivo de críticas mais ásperas. Estudar música, fazer faculdade, crescer espiritualmente, tudo isso faz parte do processo de amadurecimento das pessoas. Mas o cara do estúdio não querer nem papo com o guri só pelo fato da idade, não me pareceu razoável.

Enfim, é a minha humilde opinião.

Abs!

Gus79
Veterano
# out/09
· votar


Você tem uma vantagem que nós, os maiores de idade, perdemos.

Pode pegar as suas coleguinhas de classe! kkkkk

Agora sério, pega leve que não é isso tudo não. Eu também não contrataria um garoto de 15 anos, mesmo que ele fosse Mozart.

Daqui a 3 anos, você vai ganhar um mundo novo, você vai ver.

(Pena que vai perder um monte de coisa legal que tem e nem percebe! ter que trabalhar, fazer faculdade, perguntar a idade da menina...)

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


R Palma
Se o cara do estúdio tem o direito de não querer nem papo com ele, ele tem o direito SIM de ficar chateado com isso.

Acredito que ninguém disse o contrário, a maioria tentou explicar ao garoto alguns motivos pela qual o dono do estúdio não tenha contratado ele, da mesma forma que tentamos exclarecer os tramites legais para se trabalhar na idade dele, para que comprêendendo os possíveis motivos de tal atitude, ele não levasse isso tão a sério.

Além de termos tentado mostrar que ele vai enfrentar esse tipo de situação, e que tem-se que aprender a lidar com ela, para que não virem frustrações, recalques e até mesmo complexos.

Interessante que, não raro, vemos no YouTube, no Fantástico, no Faustão, no "Isto é Incrível", crianças com 5, 8, 10 anos de idade em apresentações com os mais variados tipos de instrumentos, sempre anunciadas como "gênios infantis"....Isso pode. Mas o guri, que aos 14, 15 anos de idade consegue ler partitura (coisa que o amigo mais velho dele não sabe), se oferece prá fazer um freela num estúdio, daí não pode? Acho que estão usando dois pesos e duas medidas.

Cara, a lei existe para proteger a criança e o adolescente, para uma criança ou adolescente trabalhar, há de ser cumprido diversos pré-requisitos, e com certeza quando você vê uma criança em um programa de TV fazendo qualquer tipo de trabalho, alguém providênciou que esses tramites fossem cumpridos. É só ver o caso da menina lá do programa do Silvio Santos, mesmo tendo cumprido os tramites todos, por causa de uma brincadeira inconsequênte, a emissora quase foi condenada pelo Juizado de Menores.

A lei deve ser cumprida por todos, em todo o país, sob a pena de a barbarie em que vivemos se tornar ainda mais brutal e generalizada.

Acredito que o guri veio ao fórum desabafar e encontrar um ombro amigo. Mas não foi o que ele encontrou.

Eu acho que ele encontrou pessoas que tentaram ajudá-lo a entender a situação, e a como resolvê-la tanto legalmente quanto a dar aconselhamentos de como enfrentar situações frustrantes como estas. Se isso não é encontrar um ombro amigo, então eu não sei mais o que isso significa.

Mas não acredito que isso seja motivo de críticas mais ásperas.

Fora, algumas brincadeiras de alguns, não vi essas críticas mais ásperas, poderia apontá-las?

Mas o cara do estúdio não querer nem papo com o guri só pelo fato da idade, não me pareceu razoável.

Bom, ele tem tanto o argumento legal, como o argumento da maturidade, e provavelmente tem vários argumentos. Ademais nem tudo no mundo é razoável ou justo, cabe a nós entendermos isso, e trabalharmos para melhorar, tanto a nós mesmos quanto ao mundo.

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


Eu acho isso uma injustiça...Ninguém faz nada quando um menor de idade vai pra esquina da a rabeta, ou traficar...mais pra quando é pra trabalhar honestamente...Eu realmente fico de mãos atadas, meus pais tão a beira da falencia, eu não nasci em berço de ouro... À alguns meses pra comprar um sustain e um case eu tive que pedir patrocínio para as pessoas...ou seja...mendingar...

R Palma
Veterano
# out/09
· votar


Segundo e último post meu sobre o assunto.

Aspectos legais, leva a mal não, mas eu sei de cor e salteado. Aliás, ganho a vida usando isso no meu dia-a-dia.

Sobre o tópico em si, cansei de ver alunos do Conservatório Souza Lima indo prá shows, a noite inclusive, tocar com os professores. E todos na faixa dos 13/17 anos.

Simplesmente dizer que não contrataria o guri por causa da idade, sinto muito, mas não é um argumento plausível. Não sabia da situação do menino, que pelo q disse no post acima, tá passando por dificuldades. Realmente é muito mais interessante alguém passar fome do que não poder receber uns trocados para tocar uma meia dúzia de músicas, só porque tem menos de 18 anos. Bem legal esse raciocínio.

Daqui a pouco vão dizer que o adolescente não pode nem ajudar o pai no pequeno comércio da família. Juizado de menores, lei, direitos do cidadão, é tudo muito bonito escrito. Só que a vida real é beeeeeeeeeeem diferente. Só não enxerga quem não quer.


Saudações.

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


Só que a vida real é beeeeeeeeeeem diferente. Só não enxerga quem não quer.

Concordo, mais fazer oq néH'...

teclado_mania
Veterano
# out/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


R palma

Bem concordo plenamente, como eu falei pra roubar e fumar maconha não a filha da **** de policia ou fiscalização que impede ou prende, se prende eles soltam com a autorização da mãe como aquele menino de 12 anos que roubava carros ou até hoje rouba.

Agora pessoas de 14 , 15 anos ou 16 como eu e o lord não podemos trabalhar honestamente e ganhar alguns trocadilhos talvez poucos, minha mãe mesmo comerçou a trabalhar com 14 anos e na época não tinha lei nenhuma que impediu ela de trabalhar.

Infelizmente as leis do nosso pais estão ficando cada vez pior para nos, mas sim favorecendo os bandidos.

Não quero nem saber não a lei que impede de eu trabalhar na minha banda.

ThyagoAmaral
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Pode nem brincar... affff =/

Exigo um Edit no seu post lá em cima!!! hehehe

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Acho um absurdo o menor de idade não poder trabalhar e quando ele deixa de ser menor tem que ter de cara uma vasta experiência de mercado... vai entender.

Eu tirei a minha carteira de trabalho com 14 anos... na minha época podia trabalhar, só não tinha emprego °.°

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


R Palma
Juizado de menores, lei, direitos do cidadão, é tudo muito bonito escrito. Só que a vida real é beeeeeeeeeeem diferente. Só não enxerga quem não quer.

Rapaz, que a vida real é bem diferente do que prega a lei isso não há duvidas. Acho que o exemplo mais clássico é a lei do salário minimo que por lei deve garantir, alimentação, moradia, vestuário, proteção, educação e transporte para o trabalhador, você acha q consegue fazer tudo isso com R$ 465,00?

O problema é que uma vez que uma vez que você não cumpre a lei, você vive um mundo sem regras estáveis, um mundo onde a libertinagem impera e eu ou você podemos fazer o que quisermos. Inclusive botar uma criança pra trabalhar ou então impedir um adolescente de trabalhar, apenas porque é da nossa vontade.

Em um mundo onde as regras são claras, alguém que quer contratar os serviços de um menor só tem que seguir um procedimento legal, que é padronizado e igual em todo lugar. Em um mundo sem regras, você pode fazer o que quer, mas nem sempre sabe o final das coisas.

Digo isso, porque você pode realmente levar um menor pra tocar sem autorização do juizado ou contratar ele pra um estudio ou mesmo pra uma carvoaria no interior do Mato Gross ou pro corte de cana em Ribeirão Preto, vc pode fazer isso e nada acontecer, mas pode fazer isso e perder seu negócio porque houve uma denuncia e os agente legais foram lá constarar que a lei, aquele agente do mundo ideal, não estava sendo cumprida.

E já que você diz que é bem versado nos procedimentos legais, vc sabe que a lei brasileira diz que o desconhecimento da lei não é argumento para justificar seu descumprimento.

No fim, eu concordo com meu avô, quando ele diz que no tempo dele, não tinha criança de rua, porque em face da necessidade, elas iam é trabalhar, nem que fosse de engraxate, eu mesmo comecei a ajudar meus pais na loja deles aos 12 anos. Hoje em dia eles correriam o risco de serem acusados de exploração de trabalho infanto-juvenil por isso. Coisas do código da criança e do adolescente.

ElsioV.Junior
Veterano
# out/09
· votar


Eae ...
Seguinte:

Apesar de não ser tão mais velho assim ja passei por alguns situações do tipo....
A primeira vez que gravei estudio tb tinha por volta de 15 anos cara.
E hoje depois de andar um pouco como musico e pessoa reescuto a gravação e penso: que merda !!!
nao pelos arranjos que estao ate legais, mas
faltou algo que so o tempo como musico te da... experiencia... e saber com soar ... pra determinada musica.
Cresça como musico crie um estilo legal seja diferenciado, mas aprenda com os mestres do instrumentos (rick wakeman,jon lord elp herbie hancock eteceteras ..., isso é o mais importante.
Crie a sua cara... cada timbre de um teclado é unico e tem uma maneira diferente de se tocar explore isso.
voce esta com 15 anos o tempo "ainda" esta a seu favor...
estude muito teclado e cresça... se é isso que voce quer...
Com 20 anos se vai estar um puta tecladista...se estudar sempre e principalmente continuar com referencias legais.
e se voltar no mesmo estudio algum dia se da akela quebradinha de pernas se precisar...

Abraço.
http://www.myspace.com/garfieldjuba
http://www.youtube.com/user/Tkypianoman

macaco veio
Veterano
# out/09
· votar


David Gilmour, guitarrista e vocalista da banda Pink Floyd, após a morte de seu companheiro de banda Richard Wright (teclados e voz), está procurando um novo tecladista para compor um novo trabalho.

Você acha que existe a remota possibilidade de um garoto de 15 anos ser ideal para o trabalho? a resposta é NÃO.

Se o garoto de 15 anos for um Chopin da vida ele manda o metido do David Gilmour pra Pu.. qu. o pa..u

lusojunior
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe

Apenas não fique bolado com isso. Não se sinta frustrado.

Como falou o nichendrix, o sujeito pode simplesmente não ter ido com a sua cara.

Com essa experiência você cresceu, de um jeito ou de outro. Sinceramente não acredito que o cara tenha te subestimado, já que você disse ter tocado pra ele. Ou ele gostou ou não.

Pode ser ainda que te chame algum dia, se lembrar do garoto que detonou na frente dele. Nesse caso, você trabalharia com ele? Faria birra?

Não vai ser a primeira "piaba" que você vai receber na vida. Como deve ter sido a primeira (e grande), é normal que queira desabafar, mas vai perceber que no futuro isso não vai te deixar tão chateado.

Sua disposição pra trabalhar é louvável. Hoje em dia, na tua idade, tem muito "garotão" que não quer nada com a vida.

Acredite em você, se quer mesmo continuar na música. Mas não esqueça de ter um plano B, hehehe, você é muito novo ainda (putz, nem vai em cana por namorar uma de 15).

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


já que você disse ter tocado pra ele.
vc entendeu erradOh'...eu ñ disse issOh'...hehe'...antes fosse'...se ele tivesse me ouvido seria bem melhor, eu nem reclamaria...
Nesse caso, você trabalharia com ele? Faria birra?

Sim'...mais não seria barato'...
E o pior de tudo galera...a instituição da qual eu faço aulas de piano tá querendo me botar pra fora, tão dizendo que eu já tô lá a muito tempo, ou seja, ano que vem eu vou ter que esquecer piano, pq eu ñ tenho condições que pagar aulas particulares...que merda'...eu devo ter atirado pedra na cruz'...

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
E o pior de tudo galera...a instituição da qual eu faço aulas de piano tá querendo me botar pra fora, tão dizendo que eu já tô lá a muito tempo, ou seja, ano que vem eu vou ter que esquecer piano, pq eu ñ tenho condições que pagar aulas particulares...que merda'...eu devo ter atirado pedra na cruz'...


Na sua cidade não tem escola de musica da prefeitura ou do estado não?

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Então'...de ter tem...essa que eu tô agora... só que tem muita gente querendo entrar e não tem mais vagas... e como eu sou o aluno de mais tempo lá, provavelmente ano que vem eu rodo...tomara que não'...

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Então'...de ter tem...essa que eu tô agora... só que tem muita gente querendo entrar e não tem mais vagas... e como eu sou o aluno de mais tempo lá, provavelmente ano que vem eu rodo...tomara que não'...

Estranho, aqui as duas escolas do estado e a da prefeitura tem um curso estruturado, é 4 anos. VOcê entra estuda o programa inteiro e em quatro anos recebe o diploma, inclusive quem estudou nelas pode pedir dispensa de algumas disciplinas no curso de Musica da Universidade Federal.

dgmbob
Veterano
# out/09
· votar


fato é que É LEI né, se o contratante é serio ele busca agir dentro das normas para alcançar o que quer, não cabe a ninguém julgar se pessoa de 14 anos tem seriedade para tomar tal posto ou tem atitude de adulto ou qualquer coisa que designe ele ao trampo, ter 14 anos e não ser levado a sério por muita gente, todo mundo que tem mais idade ja passou por isso e mesmo sendo a pessoa mais estabilizada do mundo ainda esta "naquela fase".

Eu sinceramente acho que 14 anos e uma idade muito nova ainda, independente da pessoa ter certo alto grau de evolução mental acho que é muito madura ainda pra certas "malandragens" da sociedade.

Então relaxa op, tenta estudar enquanto não te levam a serio ;) , pra quando tu tiver idade suficiente fazer bonito e calar a boca de todo mundo hhehe..

é isso ai gl
abrss

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


pra quando tu tiver idade suficiente fazer bonito e calar a boca de todo mundo hhehe..
Isso eu jáH faço a muito tempo...haha'...

nichendrix
4 anos é muito pouco'...hehe'...

Walter Girao
Veterano
# out/09
· votar


Modesto!

victorcg
Veterano
# out/09
· votar


cara, se vc se garante, volta lah e faz o cara te ouvir! tipo, chega e diz: ow seu maldito! vc entende tanto de musica q nem reconhece um talento qnd ver!

e torra a paciencia dele ate te ouvir cara!

flw

marco (boicatolico)
Veterano
# out/09
· votar


Minha avó casou-se com 17 anos e meu avós aos 16 já estava comprando o terreno para poder casar......
Eu mesmo aos 14 anos comecei a trabalhar

A sociedade muda muito rapidamente os seus valores ......

Acho que com 15 anos de idade você pode exercer sim uma atividade profissional, afinal, quem aos 15 anos é criança?

Maturidade é uma coisa que vai sendo adquirido ao longo dos anos e isso ocorre muito em função das nossas experiências.

O trabalho nunca atrapalhou meus estudos, muito pelo contrário.
Hoje sou formado na USP em química, terminei o mestrado na UNICAMP e estou fazendo agora doutorado. Acho que foram fundamentais os anos em que eu pude trabalhar, tanto em experiêncía técnica quanto aos valores que eu adquiri.

É isso. Não sou a favor desta legislação atual dado minha experiência de vida pessoal, a qual foi muito importante para mim. Se a intenção da lei foi a de reduzir o trabalho infantil.......como sempre foi equivocada pois ainda vejo crianças trabalhando nas praias, esquinas, "lixões", etc.....

portanto Lord fafe estou com você!!!!

um abraço a todos

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
4 anos é muito pouco'...hehe'...

Bom é o tempo de duração de um Bacharelado em Musica, e o cara tem isso em um curso com certificado a nível de conservatório, acho muito válida a iniciativa.

Lord fafe
Veterano
# out/09 · Editado por: Lord fafe
· votar


nichendrix
Não creio que exista um concertista tenha estudado só 4 anos'...hehe'...

marco (boicatolico)
Valeu pelo apoio...

victorcg
Eu vou lá nesse estúdio provavelmene semana que vem, ensaiar com uma banda... se ele tiver lá ele vai ver'...AUssuh'...

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Lord fafe
Não creio que exista um concertista tenha estudado só 4 anos'...hehe'...

Com certeza não, mas com a mesma certeza não tem conservatório e nem curso superior em musica em lugar nenhum no mundo que tenha um cursos de mais de 5 anos.

tiago scott
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

Com certeza não, mas com a mesma certeza não tem conservatório e nem curso superior em musica em lugar nenhum no mundo que tenha um cursos de mais de 5 anos.

Existe sim, vide Berkeley e o Souza Lima que em cursos de Piano Erudito você finaliza após 9 anos.

Lord fafe
Nossa cara o tópico foi bom e polêmico kkkkk, sinceramente acho que esses obstáculos você enfrentará muitas vezes, mas encare isso como normal. por que?
Por que não tem jeito, muitos produtores e pessoas ligadas a musica profissional como gravações em stúdios, gravação de DVD etc, contam idade SIM como fator de avaliação. Temos de ser honestos com nós mesmos, pois isso envolve muita coisa. Imagina só cantores famosos do quilate de Ana Carolina, Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Wanessa da Mata ou Wanessa Camargo que estão bombando na mídia, nas gravações e apresentações tem uma banda de caras rodados musicalmente e em sua grande maioria caras de nome no meio musical. Não sei qual era o grau de importância desse trabalho, mas questão de idade e ter um nome formado no meio musical seja regional ou nacional influência e muito no meio musical.

O único cara que conheço que quebrou essa barreira logo cedo, mesmo assim só teve seu nome conhecido nacionalmente "tarde" foi o Erik Escobar, que tocava desde moleque com bandas como Placa Luminosa e afins, mas que só depois de turnês com Sandy e Junior e gravação do acústico MTV foi mais reconhecido.

Eu comecei a tocar entre 15 e 16 anos. Quando estava com 18 enfiei a cara em stúdios, show e eventos Gospel (Que é meu meio) passei por muitas situações como você, depois de me formar em piano popular e estudar até hoje com professores de Jazz etc, consegui como dizem Dar a volta por cima. Hoje consigo muitos trabalhos de pessoas que dizem, ah você é o Tiago que tocou com fulano, ciclano, beltrano e aí começa os contatos e quando você vê você já é reconhecido por muitas pessoas, seja na sua cidade ou redondeza. O segredo é ser persistente e não se abater com isso, outra coisa estuda e tenha o maior conhecimento possível de diversos estilos e esteja antenado no que está nas paradas pois isso diferência bastante, assim como ler partitura de primeira vista e tocar com grade de acordes, aí pode trazer qualquer coisa que você tira de letra.

ThyagoAmaral
Veterano
# out/09
· votar


tiago scott
Pois é cara, cada um na sua idade e no seu tempo, não adianta as vezes a gente querer por o carro na frente dos bois... e por ai vai...

Se for pra falar de gente que tocou com isso e aquilo, aqui no fórum tem muita gente que já rodou por ai... o Artref teve um projeto parecido com o meu de Rock dos anos 80, abriu show pra muita gente e parece que acompanhou algumas pessoas... o Fabio_Soul viaja pela região dele e tb é do meio gospel assim como o Jefferson Fernandes que já tocou até pro Papa... o KorgMan que acomponhou Leo Jaime e participou do projeto 80s, rpz tem muita gente mesmo...

Lord fafe
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Pois é...Mais o meu objetivo é ser concertista...hehe'...

tiago scott
É isso que me dá raiva cara'...Eu estudo todos os dias, as vezes atéh por 5h, pra chegar um idiota e não me ouvir'...hehe'...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais uma vez me subestimaram