Autor |
Mensagem |
ramon_cp2 Veterano |
# out/09
Oi pessoal, queria umas dicas de impoviso...
Já procurei na net toda e um achei nada. Tudo o que vi foram algumas coisas sobre escala, modos e etc( já tenho essa base)
Eu improviso sempre dentro de um campo harmonico pré-determinado? Quais escalas simples que dão um som maneiro ? Que tipos de saltos melodicos devo evitar numa progressão? Eu uso uma escala para cada acorde ou uma escala para uma progessão de acordes? Me ajudem pessoal! Vlw desde já.
|
Fernando VD Veterano |
# out/09
· votar
bom eu gosto das escalas de la e si ^^
|
ramon_cp2 Veterano |
# out/09
· votar
alguem responde as perguntas .... por favoooor.
|
Fabio L. Veterano |
# out/09
· votar
1 - Sim
2 - Depende do campo harmônico, mas eu costumo usar escala de blues, sempre dá um efeito legal nas músicas
3 - Não entendi a pergunta.
4 - Vc pode usar as 2 opções. Pode usar a escala do tom da música ou o arpejo referente a cada acorde.
|
ramon_cp2 Veterano |
# out/09
· votar
ok mas quais escalas eu uso em cima de cada acorde... há uma variedade muito grande e tem algumas que nao ficam legais ou simples de mais.... eu fico meio perdido
|
Fernando VD Veterano |
# out/09
· votar
vou falar uma frase:
a musica n precisa de tecnica só de sentimento...
|
Helder Gomes Veterano |
# out/09
· votar
ramon_cp2
Como ja foi dito use a "escala do tom".....nas variacoes de acordes a principio use a "escala do tom"...se for uma progressao harmonica nao diatonica* eh melhor usar a "escala do acorde" tocado sendo ele maior ou menor nao se esquecendo de dar uma certa enfase na melodia da musica.
Nao diatonica: acorde q nao esta no campo harmonico.
Exemplo em Dó maior Campo Harmonico...
C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 B°7
Progressao nao diatonica em Dó Maior:
C7+ Am7 F7+ (Ab7+)
Fernando VD
Acredito q a musica precisa de tecnica e sentimento... na verdade a musica eh um pacote de tudo....nao pode faltar nada....principalmente tecnica sem tecnica torna-se impossivel ser sentimental nas musicas por ela q da a dinamica pra tocar.
|
Fernando VD Veterano |
# out/09
· votar
hum
tava muito expirado naquela hora
eu sei que precisa de tecnica ^^
|
tiago scott Veterano |
# out/09
· votar
ramon_cp2
Ramon, acho interessante para você usar as escalas dos acordes, e para complementar use arpeggios pois isso caracteriza um improviso mais complexo. Procuro no final de cada frase terminar com uma nota que componha o acorde pode ser o 1º,3º,5º, 7+ ou 9. Procure misturar também escalas cromáticas e escalas pentatônicas, com essa gama de escalas e arpeggios tenho certeza que dá para fazer um bom improviso.
No demais é tirar algumas horas para praticar e ouvir uns CDS ou LPS de alguns stands de Jazz para aflorar algumas idéias novas e conhecimentos.
|
cmarcondes Veterano |
# out/09
· votar
a escala de blues em sol serve pra qualquer tom...ela pega todas as tonalidades muito boa pra improvisar...
|
Thi_tecladista Veterano |
# out/09 · Editado por: Thi_tecladista
· votar
cmarcondes a escala de blues em sol serve pra qualquer tom...ela pega todas as tonalidades muito boa pra improvisar...
Não é bem assim... experimente seguir este raciocínio numa música em Db e veja a caca que vai ficar.
ramon_cp2 -Primeiramente, você deve dominar as escalas o máximo que puder;
-A escala pentatônica é a que mais diminui a probabilidade de erros no improviso, por isso é adequada para iniciantes nesta área. Mas seus improvisos podem ficar pobres se você se prende só à pentatônica. A escala natural também é interessante.
-Independente da escala que você usar, ela deve estar no tom da música;
- Preste atenção nas notas de repouso, que são as notas que coincidem com o momento da batida do acorde. Normalmente, as notas de repouso pertencem ao acorde (tônica, terça ou quinta);
-E o mais importante: nem todas as escalas combinam com todo tipo de música. Não tem receita fixa. O importante é você conhecem várias escalas, ouvir muita música sem preconceito de estilo para saber quando, como e porque cada escala pode ser usada no improviso.
|
Ken Himura Veterano |
# out/09
· votar
a musica n precisa de tecnica só de sentimento... Vou te falar outra frase: Continue acreditando nisso e sua música nunca será eternizada.
Que tipos de saltos melodicos devo evitar numa progressão? Vai depender da linguagem (estilo) da música. Em certos estilos, você tem que evitar o trítono, sensíveis, 2as menores ascendentes etc. Em outros, tem que evitar até saltos maiores que terça... é mais uma questão de linguagem e estética do que regras fixas mesmo. Mas o geral é tentar evitar dissonâncias com as quais você não saiba lidar.
|
tiago scott Veterano |
# out/09 · Editado por: tiago scott
· votar
Ken Himura
a musica n precisa de tecnica só de sentimento... Vou te falar outra frase: Continue acreditando nisso e sua música nunca será eternizada.
PS. E a frase do ano CifraClub vai paraaaaaaaaaaaaaaaaaaa: Ken Himura. ushushushushushushushuhsuhs
|
Ken Himura Veterano |
# out/09
· votar
Hauhauahauha
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# out/09
· votar
Ken Himura É impressão minha ou você voltou há pouco tempo ao fórum? Vc tava cadastrado aqui lá pelos anos de 2004 ou 2005 né?
Seja bem vindo de volta!
E ai? Updates no set?
|