Korg DS8 (Síntese FM) - Impressões

    Autor Mensagem
    _Rattu_
    Veterano
    # set/09


    Bem, amigos.


    Estava muito a fim de comprar um Yamaha DX7, mas as possibilidades me trouxeram um Korg DS8. Para quem não conhece, é o sint FM da Korg, do final dos anos 80. Fiquei bastante impressionado com o bicho, tanto que resolvi deixar aqui minhas impressões sobre ele.


    Construção:
    A parte de cima da caixa é de plástico e a de baixo é de algum metal, ele faz aquele barulho de plástico estalando quando você pega ele (tenho um Korg Poly 800 que é puro plástico e de alguma forma é parecido). Os botões são estilo anos 80 mesmo, só sliders e botões rasos que todos parecem confiáveis. O plástico do painel é que é um pouco barato, não gostei. Podia ser de metal também. A caixa do sint parece uma banheira, é horrível. Os jacks são firmes e instalados na parte de ferro da caixa, tudo bem confiável.

    Ação:
    Caramba. Excelente. Me lembrou a ação do Korg M1, o aftertouch precisa de alguma força pra ser acionado, o que eu acho ótimo. As teclas passam confiança e são bem mais pesadas (sólidas?) do que as teclas do meu Roland D20 ou Yamahas em geral. Impressionado pela qualidade das teclas e pela ação. Não passa medo ao usar o aftertouch.

    Arquitetura:
    Síntese FM de 4 operadores. Esse sint só usa um algoritmo que são dois Carriers + dois Moduladores, não dá pra trocar de algoritmo.
    O Korg DS8 não é como o DX7 ou outros sints que ao resetar ou desligar, voltam pro patch que voce tava usando, o que eu achei ruim. Sempre que é desligado vai pro timbre 00. Sobre programação e edição: Pra um sintetizador FM é a coisa mais fácil e interessante que já vi. Dá de pau no meu Microkorg (Modelagem Analógica) e no meu Roland D20 (Aritmética Linear). Mais simples do que isso é impossível, só mesmo se tivesse duzentos knobs no painel. Tem chorus, delay (não presetado, você controla ele como se fosse um pedal mesmo, com ajustes finos pode inclusive controlar a velocidade dele em tempo real) e flanger, tudo com botão de liga-desliga em tempo real no painel de Performance. Ah, o painel de Performance, palmas para a equipe da Korg: colocaram 4 sliders no painel pra controle em tempo real de Amp EG (no máximo só deixa o ataque e no mínimo sustain infinito), Balance (Pan) e um pra controle do efeito. Portamento, Aftertouch, Velocidade, (esses três com chave on/off no painel de performance) e uma cacetada de outrs parâmetros que ainda não tive chance de usar. Esse é um sintetizador FM que se edita como se fosse analógico. Nota 10 pra arquitetura dele.

    Presets:
    O primeiro preset (00) é a coisa mais linda. Um som vítreo bem cristalino, muito agradável, que só FM mesmo pode fazer. Parece uma mistura de strings curto com um sino bem macio. Daí pra frente se sabe que se esperar de um sint FM. Entre os presets há uns Brass e Pianos horríveis (o Poly 800 e o D20 fazem muito melhor) mas tem uns Leads (que com portamento) ficam maravilhosos, muito delicados e com forte apelo analógico. Achei inacreditável que a Korg tenha conseguido presetar bons strings (violinos, cellos e violas) nesse tipo de síntese que não é a mais adequeada para tal, esses strings soam muito macios para ser FM, alguns podem pensar, mas é FM mesmo. Os Baixos e os Pianos Elétricos (tem uns 5 de cada) são maravilhosos, como é de se esperar. Tem o Rhodes do DX7, meio magro por não ter os outros operadores, mas a parte "de cima" está toda lá igualzinho; tem um Wurlitzer que ficou o meu favorito, coisa linda de Deus, o baixo de "Take on Me" do A-HA e outras coisas interessantes. Todos os presets são modificáveis em tempo real através do Painel de Performance. Se tivesse preguiça, usaria 4 ou 5 dos presets (Lead, Baixo, Piano Elétrico, Strings, apenas) do jeito que estão, de tão bem programados que são.


    Consideraçãoes Finais:
    Paguei R$1000 no meu DS8, mas pagaria R$1500 se a caixa dele estivesse em melhor estado. Meu conselho? Se encontrar um COMPRA na mesma hora. Uma excelente alternativa para o DX7, só que com efeitos (com controles finos e em tempo real!) e uma interface de edição (e modificação ao vivo) milhares de vezes mais amigável e interessante. FM pra quem não sabe bosta nenhuma de FM... como poderia ser melhor? Esse só vai deixar a minha -ainda pequena- coleção de sints quando eu morrer.

    _Rattu_
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Fotos:
    Sintetizador
    http://www.deepsonic.ch/deep/pix/korg%20ds8%203.jpg
    http://farm3.static.flickr.com/2081/2394223797_068c66eb0a.jpg?v=0
    Painel de Performance
    http://farm1.static.flickr.com/179/420802675_d91f743c12_o.jpg

    Sons
    http://homepage.mac.com/synth_seal/html/ds8c.html

    Video
    http://www.youtube.com/watch?v=7OQ3s8rfHVA

    Sons e Review
    http://www.vintagesynth.com/korg/ds8.php


    Enjoy!

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/09
    · votar


    _Rattu_
    kara eu ñ conhecia este Korg DS8 mas é realmente bem interessante !!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/09
    · votar


    boa, nunca tinha ouvido falar deste modelo

    _Rattu_
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Só deixando um comentário a mais aqui



    depois de uns dias fuçando no bicho, fiz um rhodes nele que ficou do caralho. Vou gravar um video e posto aqui.

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Vou gravar um video e posto aqui.

    Boa !!!

    abirex
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Olá amigos, tenho um Aqui tbm, e vou lhes dizer, é um teclado muito interessante, mesmo sendo um tanto quanto antigo.

    Dá para se obter bons órgãs, leads, strings e efeitos que não precisa nem comentar neh, to utilizando ele junto com meu kawai k4 que é outra máquina, e tem uma facilidade de programação imensa.

    Pra quem realmente curte esse tipo de som, vale bem a pena.

    um abraço

    zolhof
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Rattu parabéns, você comprou um senhor teclado! Levando em consideração que um DX7 é quase o dobro do que você pagou, o DS8 é uma ótima solução

    Vou postar o video direto aqui, para a galera não deixar de curtir a sonzeira que esse teclado faz:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg DS8 (Síntese FM) - Impressões